21/06/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
- Compreender as diferenças corporais entre homens e mulheres praticantes de Ginástica Artística (GA);
- Identificar a GA como possibilidades de análise de diferentes estereótipos corporais;
- Buscar a articulação entre as disciplinas Educação Física e Biologia, tendo a GA como tema central, por meio de vários debates complementares à aula.
Professor, para um melhor aproveitamento desta aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental.
Esses conhecimentos estão disponíveis nas aulas do portal da Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 23 a 27. Essas aulas são propostas para que o aluno chegue à nossa aula com o conhecimento dos movimentos básicos da GA, com conhecimento dos aparelhos e algumas características dos mesmos.
A Ginástica Artística é uma modalidade esportiva que possibilita muitas experiências corporais, em diferentes aparelhos, sejam femininos ou masculinos. Cada aparelho traz uma característica e uma particularidade, possibilitando, assim, ações corporais distintas, porém próximas umas das outras. Os aparelhos da ginástica “moldam” corpos femininos e corpos masculinos. Esta reflexão é foco das atividades propostas para esta aula.
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em dois momentos
MOMENTO 1
Recursos: Sala de aula e multimídia
Duração: 20 minutos
Descrição:
Iniciando
Primeiro momento da atividade - O professor deverá questionar os alunos com algumas questões sobre a Ginástica Artística. Estas questões irão balizar os conhecimentos prévios dos alunos para que os objetivos da aula possam ser alcançados na íntegra.
Sugerimos que dois alunos sejam escolhidos para registrar o que os alunos irão falar, quais pontos eles levantarão.
Seguem algumas questões:
Após este primeiro momento o professor deverá mostrar imagens de diferentes atletas:
SUGESTÕES:
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=208
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=189
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=185
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5155
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5161
Feminino
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5132
Disponível em:
http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=224
Disponível em:
Acessos em 20/05/2012.
MOMENTO 2
Recursos: Sala de aula e multimídia
Duração: 30 minutos
Descrição: Dividir a turma em três grandes grupos. A partir das imagens e de posse das anotações realizadas no momento 1, iniciar uma discussão sobre as diferenças dos corpos femininos e corpos masculinos, percebidos na Ginástica Artística. .
Quais os estereótipos observados?
Após esta reflexão solicitar que os alunos realizem uma pesquisa para ser utilizada na atividade 2. Os alunos deverão buscar os seguintes tópicos: estereótipos corporais (Como os atletas cuidam de seus corpos?), diferenças corporais (Existem diferenças corporais para os atletas de ginástica? E para outros atletas de outras modalidades?). A pesquisa pode ser realizada utilizando a internet, textos impressos e outros meios.
MOMENTO 1
Recursos: Sala de aula e multimídia
Duração: 10 minutos
Descrição:
Os estudantes, de posse da pesquisa prévia, assistirão a dois vídeos.
Apresentação de um vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hP8BztoUJXM e http://www.youtube.com/watch?v=Rh32Qs5jNtw (Acessos em 20/05/2012).
MOMENTO 2
Discutir com os alunos possíveis diferenças a partir dos aparelhos. Existem diferenças corporais para atletas especialistas nos aparelhos? O que se percebe? Como é o corpo do atleta de argola? E do atleta de salto?
Recursos: Sala de aula
Duração: 40 minutos
Descrição: Dividir a turma em quatro grupos. Solicitar que cada grupo eleja um relator e um redator.
Cada grupo irá realizar uma discussão baseada na pesquisa realizada por eles e nas questões solicitadas pelo professor:
Existem diferenças corporais para atletas especialistas nos aparelhos?
O que se percebe?
Como é o corpo do atleta de argola?
E do atleta de salto?
Ao final desta discussão os grupos deverão apresentar à turma suas conclusões. O relator de cada grupo fará a leitura das questões discutidas. Desta forma todos participarão das conclusões de cada grupo. Ao final da atividade o professor recolhe os textos produzidos que serão materiais de novas consultas e de avaliação.
Recursos: Sala de ginástica com aparelhos adaptados ou não.
Duração: 50 minutos
Descrição:
Dividir a turma em 3 grupos. Solicitar que cada grupo realize movimentos da Ginástica Artística no solo, salto sobre a mesa e barra. Esses movimentos estão disponíveis nas Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 23 a 27.
Grupo 1 - Movimentos no solo: rolamento à frente, rolamento de costas, parada de mãos e estrela.
Grupo 2 - Movimentos no salto sobre mesa: salto lateral e rondada.
Grupo 3 - Movimentos na barra fixa: balanços e entrada de oitava (http://www.youtube.com/watch?v=3blMt4l3MkQ. Acesso em: 20/05/2012).
Finalizar esta atividade conversando com os alunos sobre as reflexões acima. Neste momento é importante levar os alunos a perceberem que existem dificuldades na prática para alguns alunos e para outros não. Que os alunos mais fortes muscularmente não necessariamente têm massa muscular exagerada. Que é mais fácil os homens se sustentarem na barra do que as mulheres.
Recursos: Sala de vídeo ou multimeios.
Duração: 50 minutos
Descrição:
Utilizando-se do vídeo complementar interligar os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores fazendo pontos de reflexões: Existe um corpo ideal para a prática da ginástica artística masculina e outro para a feminina?
Vídeo Complementar:
Apresentar a imagem e trazer algumas reflexões para os alunos.
1. Atleta de Ginástica Rítmica; 2. Atleta de ginástica aeróbica; 3. Atleta de ginástica artística;
4. Atleta de ginastica artística masc.; 5. Atleta de salto em altura; 6. Atleta de ginástica artística.
Disponível em:
(Acesso em 20/05/2012)
Muitas vezes observamos determinado esporte com o olhar de espectador e não percebemos certas particularidades e minúcias. O atleta é visto como aquele que possui um corpo perfeito.
Mas o que é o corpo perfeito?
Como cada atleta prepara seu corpo para determinado esporte? O corpo desejado pelos atletas é também aquele que a sociedade busca como corpo perfeito?
Quais estereótipos corporais são anunciados em nossa sociedade?
Nome | Tipo |
---|---|
Aula de anatomia [Visões do esporte] | Vídeo |
Leitura complementar para o professor: Artigo: RE-SIGNIFICAÇÃO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FACE AO ESTEREÓTIPO CONSTRUÍDO NA CONTEMPORANEIDADE. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1683 (Acesso em 20/05/2012).
Aulas do portal complementares:
Coleção ginásticas: aulas 4, 5 e 6 disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129 (Acesso em 20/05/2012);
Coleção de corpo humano: aulas: 8, 9 e 28 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=216 (Acesso em 20/05/2012);
Coleção Imagem Corporal: A mídia e o corpo belo: valores e padrões que devem orientar as práticas corporais saudáveis. Aulas: 13, 15, 20 e 21 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=323 (Acesso em 20/05/2012).
A avaliação se dará continuamente. Observar-se-á o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!