Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica Artística – Estereótipos Corporais

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
ROSEANA MENDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as diferenças corporais entre homens e mulheres praticantes de Ginástica Artística (GA);

- Identificar a GA como possibilidades de análise de diferentes estereótipos corporais;

- Buscar a articulação entre as disciplinas Educação Física e Biologia, tendo a GA como tema central, por meio de vários debates complementares à aula. 

Duração das atividades
200 minutos de atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para um melhor aproveitamento desta aula, é necessário que os alunos já tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental. 

Esses conhecimentos estão disponíveis nas aulas do portal da Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 23 a 27. Essas aulas são propostas para que o aluno chegue à nossa aula com o conhecimento dos movimentos básicos da GA, com conhecimento dos aparelhos e algumas características dos mesmos. 

Estratégias e recursos da aula

Introdução ao conteúdo

A Ginástica Artística é uma modalidade esportiva que possibilita muitas experiências corporais, em diferentes aparelhos, sejam femininos ou masculinos. Cada aparelho traz uma característica e uma particularidade, possibilitando, assim, ações corporais distintas, porém próximas umas das outras. Os aparelhos da ginástica “moldam” corpos femininos e corpos masculinos. Esta reflexão é foco das atividades propostas para esta aula. 

Ginastica Artística – Estereótipos

Atividade 1

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em dois momentos

 

MOMENTO 1

Recursos: Sala de aula e multimídia

Duração: 20 minutos

Descrição:

Iniciando

Primeiro momento da atividade - O professor deverá questionar os alunos com algumas questões sobre a Ginástica Artística. Estas questões irão balizar os conhecimentos prévios dos alunos para que os objetivos da aula possam ser alcançados na íntegra.

Sugerimos que dois alunos sejam escolhidos para registrar o que os alunos irão falar, quais pontos eles levantarão.

Seguem algumas questões: 

  • Quais os conhecimentos que o grupo possui a respeito da Ginástica Artística?
  • Quais os aparelhos dessa modalidade?
  • Existem diferenças entre a ginástica feminina e masculina? Se sim, quais são essas diferenças? Peça a eles que listem o que sabem?
  • Como eles percebem os corpos masculino e feminino dos atletas de ginástica?

Após este primeiro momento o professor deverá mostrar imagens de diferentes atletas: 

Neste momento é importante trazer blocos de imagens de atletas masculinos e blocos de imagens de atletas femininos.

SUGESTÕES: 

Yibing CHEN NED.jpg

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=208

 

 

Diego HYPOLITO BRA.jpg

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=189

 

Dae Eun Kim KOR

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=185

 

Men's Vault podium

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5155

 

WAMMES Jeffrey (NED)

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5161

 

Feminino 

Women's Uneven Bars podium

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=5132

 

Podium Women's Teams.jpg

Disponível em:

http://gallery2.sportcentric.net/fig/main.php?g2_view=core.ShowItem&g2_itemId=224

 

 

Disponível em:

http://www.esportediario.com/portal/2012/01/12/selecao-brasileira-de-ginastica-artistica-feminina-conquista-vaga-nas-olimpiadas-de-londres/

Acessos em 20/05/2012.

 

MOMENTO 2

 

Recursos: Sala de aula e multimídia

Duração: 30 minutos

Descrição: Dividir a turma em três grandes grupos. A partir das imagens e de posse das anotações realizadas no momento 1, iniciar uma discussão sobre as diferenças dos corpos femininos e corpos masculinos, percebidos na Ginástica Artística. .

Quais os estereótipos observados?

Com as imagens, pedir aos alunos que comentem sobre os corpos dos atletas:

  • Como são?

  • O que eles percebem e o que identificam ser bonito?

  • O que não gostam?

  • Quais as diferenças e semelhanças percebidas nos corpos femininos e masculinos?

  • São corpos saudáveis?

 

Após esta reflexão solicitar que os alunos realizem uma pesquisa para ser utilizada na atividade 2. Os alunos deverão buscar os seguintes tópicos: estereótipos corporais (Como os atletas cuidam de seus corpos?), diferenças corporais (Existem diferenças corporais para os atletas de ginástica? E para outros atletas de outras modalidades?). A pesquisa pode ser realizada utilizando a internet, textos impressos e outros meios. 

 

Atividade 2

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em dois momentos

 

MOMENTO 1

Recursos: Sala de aula e multimídia

Duração: 10 minutos

Descrição:

Os estudantes, de posse da pesquisa prévia, assistirão a dois vídeos. 

Apresentação de um vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hP8BztoUJXM  e http://www.youtube.com/watch?v=Rh32Qs5jNtw (Acessos em 20/05/2012).

 

MOMENTO 2

Discutir com os alunos possíveis diferenças a partir dos aparelhos. Existem diferenças corporais para atletas especialistas nos aparelhos? O que se percebe? Como é o corpo do atleta de argola? E do atleta de salto?

 

Recursos: Sala de aula 

Duração: 40 minutos

Descrição: Dividir a turma em quatro grupos. Solicitar que cada grupo eleja um relator e um redator.

Cada grupo irá  realizar uma discussão baseada na pesquisa realizada por eles e nas questões solicitadas pelo professor: 

Existem diferenças corporais para atletas especialistas nos aparelhos?

O que se percebe?

Como é o corpo do atleta de argola?

E do atleta de salto?

Ao final desta discussão os grupos deverão apresentar à turma suas conclusões. O relator de cada grupo fará a leitura das questões discutidas. Desta forma todos participarão das conclusões de cada grupo. Ao final da atividade o professor recolhe os textos produzidos que serão materiais de novas consultas e de avaliação. 

 

Atividade 3

 

Recursos: Sala de ginástica com aparelhos adaptados ou não.

Duração: 50 minutos

Descrição:

Dividir a turma em 3 grupos. Solicitar que cada grupo realize movimentos da Ginástica Artística no solo, salto sobre a mesa e barra. Esses movimentos estão disponíveis nas  Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 23 a 27. 

Grupo 1 - Movimentos no solo: rolamento à frente, rolamento de costas, parada de mãos e estrela. 

Grupo 2 - Movimentos no salto sobre mesa: salto lateral e rondada.

Grupo 3 - Movimentos na barra fixa: balanços e entrada de oitava (http://www.youtube.com/watch?v=3blMt4l3MkQ. Acesso em: 20/05/2012).

  • Levar os alunos a refletirem sobre seu próprio corpo na execução de alguns movimentos da Ginástica Artística em alguns aparelhos.
  • Fazer com que os alunos reflitam quais grupos musculares são mais exigidos em cada movimento e como esta exigência pode "moldar" seus corpos.
  • Ainda com a percepção da prática, questionar as dificuldades encontradas nas execuções de alguns desses movimentos. O que eles percebem?
  • Um aluno mais musculoso consegue se sustentar na barra mais tempo do que outro aluno menos musculoso?
  • Basta ter músculos para conseguir executar os movimentos?
  • Existe um corpo ideal para prática da ginástica artística masculina e outro para a feminina?  

Finalizar esta atividade conversando com os alunos sobre as reflexões acima. Neste momento é importante levar os alunos a perceberem que existem dificuldades na prática para alguns alunos e para outros não. Que os alunos mais fortes muscularmente não necessariamente têm massa muscular exagerada. Que é mais fácil os homens se sustentarem na barra do que as mulheres. 

 

Atividade 4

Recursos: Sala de vídeo ou multimeios.

Duração: 50 minutos

Descrição:

Utilizando-se do vídeo complementar interligar os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores fazendo pontos de reflexões: Existe um corpo ideal para a prática da ginástica artística masculina e outro para a feminina? 

Vídeo Complementar:

 

 

Apresentar a imagem e trazer algumas reflexões para os alunos.

1. Atleta de Ginástica Rítmica;  2. Atleta de ginástica aeróbica; 3. Atleta de ginástica artística;

4. Atleta de ginastica artística masc.; 5. Atleta de salto em altura; 6. Atleta de ginástica artística.

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/-hA8uJxsO6DM/TaWsTojr6MI/AAAAAAAAbx4/a1YlXMbyTAg/s1600/1%2Ba%2Ba%2Ba%2Bcorpo%2Bperfeito%2Bgin%2Britmica%2Baerobica%2Bginastica%2Bginastica%2Bsalto%2Bginastica.jpg

(Acesso em 20/05/2012)

 

Questões para reflexão

Muitas vezes observamos determinado esporte com o olhar de espectador e não percebemos certas particularidades e minúcias. O atleta é visto como aquele que possui um corpo perfeito.

Mas o que é o corpo perfeito? 

Como cada atleta prepara seu corpo para determinado esporte? O corpo desejado pelos atletas é também aquele que a sociedade busca como corpo perfeito?

Quais estereótipos corporais são anunciados em nossa sociedade?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aula de anatomia [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Leitura complementar para o professor: Artigo: RE-SIGNIFICAÇÃO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FACE AO ESTEREÓTIPO CONSTRUÍDO NA CONTEMPORANEIDADE. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1683 (Acesso em 20/05/2012).

Aulas do portal complementares:

Avaliação

A avaliação se dará continuamente. Observar-se-á o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.