03/05/2011
A coleção “Ginásticas” constitui-se de aulas que trabalham com esse conteúdo da Educação Física, sob diversas abordagens e apresentam propostas criativas e diferenciadas para o trabalho dos professores com os alunos do Ensino Fundamental Inicial e Final. A coleção reúne aulas sobre a história, construção do conceito “ginástica” e caracterização das modalidades de ginástica mais conhecidas (aulas 1 a 10). Nessa coleção o professor encontrará aulas que trabalham a ginástica na perspectiva do circo (aulas 11 a 16), com foco tanto artístico quanto técnico e outras que trabalham com o tema transversal saúde relacionando-o com a prática de diversos tipos de ginásticas (aulas 17 a 20). Em seguida, a coleção traz aulas que abordam, separadamente, cada modalidade de ginástica como ginástica geral (aulas 21 e 22), ginástica artística (aulas 23 a 27) e ginástica rítmica (aulas 28 a 34), trabalhando com progressões pedagógicas, fundamentos e dicas para organização de apresentações. Finalmente, a coleção apresenta outras modalidades de ginástica como pilates com bola (aula 35), trampolim (aula 36), hidroginástica (aula 37) e ginásticas de academia (aulas 38 e 39).
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A ginástica na minha vida.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conceituar ginástica; Identificar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a presença de seus elementos constitutivos na vida cotidiana; Vivenciar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a percepção do seu corpo, durante a realização da mesma; Avaliar as... 27/09/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 44948 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
2 |
A ginástica no passado
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar a ginástica como uma manifestação social do passado e do presente; Conhecer e experimentar formas ginásticas do passado. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10919 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Ginástica em grego Gymnádzein!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física - Conhecer a origem da ginástica. - Diferenciar as modalidades (masculina e feminina). - Pesquisar alguns grandes nomes da ginástica. 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25813 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
4 |
Descobrindo o Universo da Ginástica
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Criar um conceito sobre a ginástica, identificar a ginástica como uma manifestação da cultura corporal presente em nossa sociedade (GR, GA, Academia, Acrobática e os movimentos ginásticos presentes na atividade Circense) Reconhecer as principais características das manifestaçõ... 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7397 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
A ginástica faz parte do nosso mundo 1
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar diferentes tipos de ginástica na atualidade. Descobrir possibilidades de movimentos a partir dos fundamentos da ginástica (saltar, trepar, balançar/embalar, equilibrar e rolar/girar). Refletir sobre o que é de ginástica. 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10116 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
A ginástica faz parte do nosso mundo 2
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a origem dos fundamentos da ginástica na história do desenvolvimento humano. Estabelecer a relação entre os movimentos executados no cotidiano do homem na antiguidade e na atualidade, com os movimentos dos diferentes tipos de ginástica. 30/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5783 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Conceituando a ginástica.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ampliar o conceito de ginástica; reconhecer a presença da ginástica na vida dos alunos; identificar os tipos de ginástica mais difundidos na sociedade. 21/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11076 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
O que é Ginástica para Todos ou Ginástica Geral?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Reconhecer a Ginástica para todos ou geral como uma manifestação ginástica que possui diferentes sentidos; § Apreender os elementos que caracterizam essa forma de ginástica; § Vivenciar práticas de ginástica geral. 09/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11619 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
O que é Ginástica Acrobática?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Reconhecer a Ginástica Acrobática como uma manifestação ginástica; § Apreender os elementos que caracterizam essa forma de ginástica; § Vivenciar práticas de ginástica Acrobática. 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21840 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
O que é Ginástica Aeróbica Esportiva?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Reconhecer a Ginástica Aeróbica como uma manifestação ginástica; § Conhecer os elementos que caracterizam essa forma de ginástica; § Vivenciar práticas de ginástica aeróbica. 09/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16598 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Peso, contrapeso e... acrobacias coletivas!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de ginástica acrobática aprenderão as pegadas básicas necessárias para o equilíbrio, segurança e manutenção das posições; vivenciarão situações de parceria entre os colegas, sendo os parceiros dependentes entre si, para a realização dos movimentos; experimentarão ex... 20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18815 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Equilibre-se! (circo)
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das ... 24/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8126 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
Equilibrem-se!
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de equilibrismo na corda bamba pretendemos: ofertar situações para o aprendizado do equilíbrio na “corda bamba”, além de trabalhar as noções de centro de gravidade e suas variáveis. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5720 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Entre a rua, o circo e o esporte: múltiplas possibilidades do pular corda.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física As diferentes utilizações do elemento corda, na Ginástica Rítmica, no Circo e nas brincadeiras de rua. A habilidade do saltar em diferentes contextos Criar uma seqüência de movimentos inspirados na Ginástica Rítmica Construir um número de circo utilizando o elemento corda. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9393 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Estátua Maluca
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno poderá experimentar de forma lúdica as pirâmides humanas, elemento que se enquadram nos exercícios estáticos da ginástica acrobática. Além disso poderá desenvolver relações de confiança e cuidado com o corpo do outro. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 26106 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
Macaquices! (circo-acrobacias)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às... 03/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43470 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre. 27/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6521 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
A ginástica artística esportiva é saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística. 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6812 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Flexibilidade serve pra que?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de trabalho com a flexibilidade os alunos poderão: entender o que chamamos de flexibilidade e sua importância na manutenção da saúde; reconhecer os movimentos de flexibilidade nas próprias brincadeiras; criar novas formas de exercitar a flexibilidade a partir de uma... 14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30284 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
20 |
Alongando o corpo e melhorando a saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer a relação do alongamento com a saúde; compreender que a orientação de execução dos movimentos é importante; vivenciar diversos tipos de alongamento. 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7900 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
Aprender ginástica geral!
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessas aulas de ginástica geral os alunos poderão aprender elementos acrobáticos e de equilíbrio indispensáveis para todas as modalidades que a ginástica geral abrange; vivenciar o esporte de maneira individual e coletiva; experimentar situações de aprendizagem que enfatizem a... 21/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 156142 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
22 |
Ginástica: Movimentando na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar quais são os elementos constitutivos da ginástica; Identificar na escola, qual é o espaço físico (espaço natural e construído) propício para a vivência da ginástica; Propor e vivenciar coletivamente, arranjos didáticos para a vivência dos movimentos de saltar, cami... 20/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11336 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
23 |
Diferentes tipos de ginástica: Aprendendo sobre a Ginástica Artística
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Entender os riscos e cuidados que se deve tomar ao praticar ginástica. Construir referências sensoriais a partir dos movimentos da GA, buscando superar aquelas que podem se constituir como limitadores dos movimentos (medo, tensão...). Identificar a GA como uma modalidade de gi... 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 46579 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
24 |
A Ginástica Artística no nosso dia-a-dia
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer os movimentos da Ginástica Artística como uma das manifestações da Ginástica, identificar os movimentos gímnicos presentes nas brincadeiras e jogos bem como vivenciar alguns movimentos da ginástica artística através de um circuito lúdico. 23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 31222 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
25 |
As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as exigências técnicas da mesa de saltos na ginástica artística feminina; Relacionar aspectos matemáticos e físicos relacionados a esta prova (funções e transferência de energia); Construir, com materiais alternativos, aparelhos adaptados para as vivências. 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8436 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
26 |
As Provas da Ginástica Artística: A Trave de Equilíbrio
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as exigências técnicas da trave de equilíbrio na ginástica artística feminina. Construir, com materiais alternativos, aparelhos adaptados para as vivências. 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20768 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
27 |
As Provas da Ginástica Artística: A Barra Fixa
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as exigências técnicas da barra fixa na ginástica artística masculina. Relacionar aspectos físicos relacionados aos movimentos corporais envolvidos (movimento circular uniforme e forças centrípetas e centrífugas). Construir, com materiais alternativos, formas adaptada... 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7685 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
28 |
Diferentes tipos de ginástica: Aprendendo sobre a Ginástica Rítmica
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar a GR como uma modalidade de ginástica esportivizada. Conhecer os aparelhos da GR. Identificar a diferenças dos objetivos da prática da GR para atletas de alto nível e para as crianças na escola. Construir possibilidades de movimentar-se usando os aparelhos da GR te... 10/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9528 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
29 |
Descobrindo a Ginástica Rítmica
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Criar um conceito sobre a ginástica rítmica, identificar a ginástica rítmica como uma manifestação da cultura corporal presente em nossa sociedade, reconhecer as principais características da GR e vivenciar alguns movimentos da ginástica rítmica com aparelhos. 06/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38043 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
30 |
A Ginástica Rítmica: construindo e conhecendo os aparelhos.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender atividades da ginástica rítmica. Confeccionar os aparelhos “maças” e fitas com material alternativo. Aprender elementos básicos da ginástica rítmica, tais como lançamentos, recuperações, giros. Explorar os aparelhos realizando giros, saltitos, lançamentos etc, e conhe... 12/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 69289 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
31 |
O Vôo dos “Arcos” e das “Bolas”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a manejar os aparelhos “Arco” e “Bola” da ginástica rítmica. Experimentar e realizar elementos básicos dos aparelhos, tais como lançamentos, recuperações, manejos, giros, quicadas, rolamentos sobre o corpo e sobre o solo. Explorar os movimentos corporais em conjunto c... 12/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4132 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
32 |
Descobrindo a bola da ginástica rítmica desportiva.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar o aparelho bola da ginástica rítmica desportiva; Reconhecer e vivenciar os elementos corporais obrigatórios da bola na GRD; Utilizar o aparelho bola como possibilidade lúdica e de criação em grupo dentro dos trabalhos de ginástica; Vivenciar as habilidades corporai... 23/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9356 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
33 |
Vivenciando os movimentos do elemento bola da Ginástica Rítmica (aula 1)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar o elemento bola e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas. Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execução de cada movimento. Realizar as atividades, percebendo suas dificuldades e auxiliando os colegas quando necess... 14/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 36099 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
34 |
Brincando com o elemento bola da Ginástica Rítmica (aula 2)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de lançamentos (vertical e horizontal) com o elemento bola; Realizar, através de jogos lúdicos, diferentes tipos de recepção (mão, braço, perna e pé). Realizar uma pesquisa sobre os movimentos possíveis de se executar com a ... 02/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 36673 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
35 |
Pilates com bola
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de pilates, nos propomos a : conhecer a prática do pilates por meio de exercícios com bola; conhecer os 6 princípios básicos do pilates aplicando-os às suas atividades; experimentar outras formas de fortalecimento e alongamento do corpo tendo a bola como “mediadora”... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11762 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
36 |
Trampolim
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de iniciação ao trampolim pretendemos: conhecer a origem e as possibilidades dessa modalidade; trabalhar os movimentos básicos do trampolim (salto comum, grupado, carpado, com giros de 180º e 360º, etc.); estabelecer relações entre os conteúdos ginásticos aprendidos... 29/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21863 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
37 |
Hidroginástica
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade - Conhecer um espaço onde se pratica Hidroginástica - Assistir a uma demonstração de hidroginástica - Brincar de fazer hidroginástica - Representar a brincadeira através de uma linguagem artística. 08/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8599 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
38 |
Conhecendo o universo da Ginástica de Academia
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer as modalidades da Ginástica de academia e vivenciar os movimentos básicos de diferentes modalidades da ginástica de academia. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10481 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
39 |
A ginástica de academia: Conhecendo algumas modalidades
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Refletir sobre os objetivos da prática de ginástica de academia; § Conhecer modalidades de ginástica de academia; § Vivenciar algumas práticas de ginástica de academia. 27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 45670 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 33339 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!