26/08/2011
Os “saberes”, os valores dos alunos e a compreensão dos significados que cada um ou cada grupo atribui ao corpo, ou seja, as construções da imagem corporal, estão calcadas em referenciais sociais, éticos, políticos e estéticos, e contribuem para a formação sócio-cultural destes jovens. A coleção que segue, tem por objetivo propor discussões críticas sobre o papel da indústria da beleza e da moda e sua relação com a sociedade moderna e consumidora. As 8 primeiras aulas têm o objetivo de introduzir a questão da “construção da imagem corporal”. Nas aulas de 9 a 16, o conceito de “imagem corporal” é trabalhado com base na influência da mídia na construção da mesma. Nas aulas de 17 a 25 o tema é abordado com foco nas dietas, modelagem corporal, distúrbios alimentares, transtornos comportamentais, anabolizantes e obesidade.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
mídia, corpo, valores, padrões, estética, práticas corporais, imagem corporal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Você tem um corpo ou você é um corpo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente. 17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 65711 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
2 |
Auto-Imagem: Vamos conversar sobre imagem corporal?!
Ensino Fundamental Final | Saúde O aluno participará de discussões e reflexões sobre a Auto-Imagem : o que é, a sua importância na nossa vida, sobre o excesso de preocupação das pessoas com a imagem corporal e o que leva pessoas a se submeterem a incessantes cirurgias plásticas em busca não apenas da beleza,... 30/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34531 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
3 |
O corpo ao longo da História: padrões de saúde, beleza e estética corporal
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia. · Saber utilizar diferentes ... 18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 46960 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
4 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14483 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana. 23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21392 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
6 |
Hábitos saudáveis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35514 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
7 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38394 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Corpo Masculino e corpo feminino: verdade e mitos sobre as diferenças de gênero
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Identificar estereótipos vinculados ao corpo feminino. Identificar estereótipos vinculados ao corpo masculino. Comparar diferentes apropriações culturais de uma mesma prática esportiva em dois países distintos (o caso do futebol no Brasil e nos EUA). 04/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 51242 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Mídia e imagem corporal
Ensino Médio | Educação Física Construir coletivamente um conceito de imagem corporal; Identificar os diferentes métodos de ginásticas européias relacionando-os com seu período histórico; Relacionar a influência da mídia com imagem corporal nos dias atuais. 24/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12372 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
POR FORA BELA VIOLA! POR DENTRO...
Ensino Médio | Educação Física Observar que a mídia tem grande influência sobre nossos desejos. 23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 6431 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
11 |
MODA, MÍDIA E JUVENTUDE
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Compreender como a mídia tenta e muitas vezes consegue influenciar nossos desejos. 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18406 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
12 |
Saúde é o que interessa...
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde. 20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9105 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
13 |
Meu corpo é perfeito?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral; Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade; Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto; Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade... 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6946 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
14 |
Como você enxerga o seu corpo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta. 26/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11149 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer as diferenças corporais entre homens e mulheres. Identificar nas imagens e nos vídeos difundidos nos veículos midiáticos a concepção de corpo. Construir reflexões a respeito do culto ao corpo perfeito na atualidade. 23/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9489 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
O corpo e a mídia.
Ensino Médio | Educação Física Relacionar os padrões corporais impostos atualmente com as imposições midiáticas e as atividades físicas. 13/09/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 9977 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
Corpo e Sociedade: as revistas de dieta
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais; - Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6218 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
18 |
Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar e categorizar diferentes técnicas de modelagem corporal da indústria da estética ou do campo da educação física – cirurgia plástica, musculação com fins estéticos, piercing etc. Identificar nos colegas de classe práticas cotidianas de modelagem corporal. Conhecer o... 12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6124 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa. 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15500 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex... 12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6616 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Vigorexia: Síndrome do Corpo Perfeito.
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia A Síndrome do Corpo Perfeito (disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=94 ) O que é, quais os sintomas, o que fazer caso sofra dessa sindrome. Tipos de pessoas com maiores chances de sofrer dessa síndrome. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8866 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
22 |
Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24324 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
23 |
Esteróides e anabolizantes: riscos e prejuízos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Apresentação do que são hormônios esteróides e anabolizantes Comparar os efeitos dos hormônios presentes no organismo com o uso de hormônios sintéticos de forma indiscriminada Apontar os perigos do uso de anabolizantes sem necessidade Discutir a importância da estética sobre a... 09/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20322 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
24 |
A infância e a obesidade.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar os motivos que fazem da obesidade algo crescente nas crianças da sociedade moderna; identificar possíveis soluções para esse problema; vivenciar algumas atividades ligadas às sugestões dadas pelos alunos. 11/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5394 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
25 |
Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários. 12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13268 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 28568 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!