Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A mídia e o corpo belo: valores e padrões que devem orientar as práticas corporais saudáveis

 

26/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Os “saberes”, os valores dos alunos e a compreensão dos significados que cada um ou cada grupo atribui ao corpo, ou seja, as construções da imagem corporal, estão calcadas em referenciais sociais, éticos, políticos e estéticos, e contribuem para a formação sócio-cultural destes jovens. A coleção que segue, tem por objetivo propor discussões críticas sobre o papel da indústria da beleza e da moda e sua relação com a sociedade moderna e consumidora. As 8 primeiras aulas têm o objetivo de introduzir a questão da “construção da imagem corporal”. Nas aulas de 9 a 16, o conceito de “imagem corporal” é trabalhado com base na influência da mídia na construção da mesma. Nas aulas de 17 a 25 o tema é abordado com foco nas dietas, modelagem corporal, distúrbios alimentares, transtornos comportamentais, anabolizantes e obesidade.

Autoria

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

mídia, corpo, valores, padrões, estética, práticas corporais, imagem corporal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 Você tem um corpo ou você é um corpo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.

17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 65711 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

2 Auto-Imagem: Vamos conversar sobre imagem corporal?!

Ensino Fundamental Final | Saúde

O aluno participará de discussões e reflexões sobre a Auto-Imagem : o  que é, a sua importância na nossa vida, sobre o excesso de preocupação das pessoas com a imagem corporal e o que leva pessoas a se submeterem a incessantes cirurgias plásticas em busca não apenas da beleza,...

30/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34531 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

3 O corpo ao longo da História: padrões de saúde, beleza e estética corporal

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia. ·          Saber utilizar diferentes ...

18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 46960 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

4 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14483 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana.

23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21392 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

6 Hábitos saudáveis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum  

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35514 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

7 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38394 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Corpo Masculino e corpo feminino: verdade e mitos sobre as diferenças de gênero

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Identificar estereótipos vinculados ao corpo feminino. Identificar estereótipos vinculados ao corpo masculino. Comparar diferentes apropriações culturais de uma mesma prática esportiva em dois países distintos (o caso do futebol no Brasil e nos EUA).

04/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 51242 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Mídia e imagem corporal

Ensino Médio | Educação Física

Construir coletivamente um conceito de imagem corporal; Identificar os diferentes métodos de ginásticas européias relacionando-os com seu período histórico; Relacionar a influência da mídia com imagem corporal nos dias atuais.

24/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12372 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 POR FORA BELA VIOLA! POR DENTRO...

Ensino Médio | Educação Física

Observar que a mídia tem grande influência sobre nossos desejos.

23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 6431 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

11 MODA, MÍDIA E JUVENTUDE

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Compreender como a mídia tenta e muitas vezes consegue influenciar nossos desejos.

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18406 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

12 Saúde é o que interessa...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde.

20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9105 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

13 Meu corpo é perfeito?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral; Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade; Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto; Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade...

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6946 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

14 Como você enxerga o seu corpo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta.

26/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11149 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer as diferenças corporais entre homens e mulheres. Identificar nas imagens e nos vídeos difundidos nos veículos midiáticos a concepção de corpo. Construir reflexões a respeito do culto ao corpo perfeito na atualidade.

23/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9489 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

16 O corpo e a mídia.

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar os padrões corporais impostos atualmente com as imposições midiáticas e as atividades físicas.

13/09/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 9977 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 Corpo e Sociedade: as revistas de dieta

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais; - Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6218 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

18 Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar e categorizar diferentes técnicas de modelagem corporal da indústria da estética ou do campo da educação física – cirurgia plástica, musculação com fins estéticos, piercing etc. Identificar nos colegas de classe práticas cotidianas de modelagem corporal. Conhecer o...

12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6124 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa.

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15500 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex...

12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6616 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Vigorexia: Síndrome do Corpo Perfeito.

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

A Síndrome do Corpo Perfeito (disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=94 ) O que é, quais os sintomas, o que fazer caso sofra dessa sindrome.  Tipos de pessoas com maiores chances de sofrer dessa síndrome.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8866 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

22 Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24324 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

23 Esteróides e anabolizantes: riscos e prejuízos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Apresentação do que são hormônios esteróides e anabolizantes Comparar os efeitos dos hormônios presentes no organismo com o uso de hormônios sintéticos de forma indiscriminada Apontar os perigos do uso de anabolizantes sem necessidade Discutir a importância da estética sobre a...

09/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20322 acesso(s)

Ana Cláudia Bastian Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

24 A infância e a obesidade.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar os motivos que fazem da obesidade algo crescente nas crianças da sociedade moderna; identificar possíveis soluções para esse problema; vivenciar algumas atividades ligadas às sugestões dadas pelos alunos.

11/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5394 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

25 Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários.

12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13268 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 28568 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.