12/10/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Identificar e categorizar diferentes técnicas de modelagem corporal da indústria da estética ou do campo da educação física – cirurgia plástica, musculação com fins estéticos, piercing etc.
Identificar nos colegas de classe práticas cotidianas de modelagem corporal.
Conhecer os riscos e limites presentes nas técnicas de remodelamento do corpo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá apresentar diferentes técnicas de modelagem corporal presentes no cotidiano dos seus alunos. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar os riscos e limites presentes no remodelamento do corpo.
Atividade 1:
A primeira atividade será desenvolvida na sala de aula regular. O professor deverá escrever no quadro as seguintes palavras: tatuagem, piercing, escova progressiva, musculação, cirurgia plástica, botox, implantes. Peça para os alunos lerem as palavras e buscarem uma unidade temática entre elas. O que há de comum entre essas palavras? Caso os alunos apresentem dificuldade amplie o conhecimento sobre cada palavra. Por exemplo, piercing. O que é? Qual sua finalidade? Destaque os diferentes tipos de piercing existentes. Ou ainda, musculação. O que é? Qual a sua finalidade? Onde pode ser praticada? Ao final da primeira atividade, os alunos deverão ser capazes de relacionar as palavras com a indústria da estética ou modelagem corporal (são técnicas que buscam modificar o corpo).
Atividade 2:
O segundo momento da aula será um debate entre os alunos. Peça para os alunos se dividirem em grupos de acordo com suas experiências passadas com técnicas de modelagem corporal. Teremos, portanto, o grupo dos jovens que já tiveram experiências com: 1- musculação, 2- piercing, 3- tatuagem, etc.
Dica: É possível que alguns alunos não tenha realizado qualquer procedimento de modelagem corporal e não se identifique com nenhum. Nesse caso, permita que esses jovens formem um grupo distinto daqueles que, por razões diversas, realizaram alguma intervenção.
O debate ocorrerá em dois momentos distintos. O primeiro momento será com os colegas do próprio grupo. Peça para os alunos destacarem as suas principais motivações para a adesão as técnicas de modelagem corporal. Incentive os jovens a conversarem sobre suas escolhas, os receios e possíveis dificuldades para alcançarem seus objetivos. Por fim, devem destacar suas impressões sobre os resultados da mudança impressa em seus corpos. O grupo que não se identifica com nenhuma técnica de modelagem corporal também deverá responder as mesmas perguntas, ressaltando os motivos que levaram a não adesão das práticas.
Dica: É importante que o professor incentive os alunos a dividirem experiências pessoais com seus colegas, porém, não obrigue todos a relatarem suas experiências. Nesse momento, a adesão deve ser voluntária.
Terminado o debate com os colegas que vivenciaram experiências comuns de modelagem corporal (por exemplo, todos do grupo têm uma tatuagem) é chegado o momento do debate entre diferentes grupos. Cada grupo deverá formular no mínimo três perguntas para outro grupo sobre a experiência vivida pelos alunos de modelagem corporal. Caro professor, ordene os grupos e as perguntas de forma que todos possam formular perguntas e respostas. Auxilie os diferentes grupos sobre o tema das perguntas:
1- O que motivou os jovens a aderirem a tais práticas?
2- Quais as sensações vividas no processo de mudança do corpo?
3- O que os jovens sentem após a mudança? Há satisfação com o resultado?
4- Há dor no processo de mudança corporal?
Atividade 3:
Após o debate, os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre os possíveis riscos e benefícios da prática de musculação na adolescência. Essa atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Aproveite a divisão dos grupos realizadas na atividade 2.
Há um discurso presente na mídia que afirma uma relação de causalidade entre a prática de atividade física/esporte e saúde. Essa pesquisa visa desconstruir, mesmo que parcialmente, tal afirmação e apresentar os benefícios e riscos da prática da musculação para adolescentes.
Dica: Caro professor, para uma proposta de pesquisa mais elaborada sobre a relação entre a prática de atividade física e a saúde acessar as seguintes propostas:
Atividade Física e Saúde - Um projeto de pesquisa para a escola (Aula 3)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13727
Atividade Física e Saúde - Um projeto de pesquisa para a escola (Aula 4)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13728
Atividade Física e Saúde - Um projeto de pesquisa para a escola (Aula 5)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13729
Atividade Física e Saúde - Um projeto de pesquisa para a escola (Aula 6)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13730
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre os quatro temas que o professor irá apresentar. Ao final, os grupos deverão relatar os principais resultados de suas pesquisas (tempo estimado 10 minutos). O professor deverá avaliar a capacidade de concisão dos alunos e a qualidade das informações apresentadas pelos diferentes grupos.
http://spa-med.blogspot.com/2010/07/musculacao-emagrece.html
Temas para a pesquisa:
1- Há uma idade ideal para a prática da musculação? Indique os riscos presentes na prática da musculação na adolescencia sem acompanhamento de profissionais capacitados.
2- Quais os benefícios da prática da musculação?
3- Quais as principais mudanças observadas no corpo do praticante?
4- Destaque os principais cuidados que os adolescentes devem ter na prática da musculação?
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=9091
http://educacaofisica.org/joomla/index.php?Itemid=2&id=15&option=com_content&task=view
http://www.bemdesaude.com/content/beneficios_da_musculacao.html
Como leitura complementar para o professor.
VILLAÇA, Nízia; GÓES, Fred. Em nome do Corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Ao final da aula, o professor reunirá a turma para um debate final.
1) Quais são as técnicas de modelagem corporal mais comuns utilizadas pelos alunos da turma?
2) Quais os principais motivos destacados pelos alunos para aderirem às práticas?
3) Destaque pelo menos um risco presente nas técnicas de modelagem corporal?
4) A busca pelo corpo perfeito é algo almejado por todos os jovens da turma de forma igual? Discuta as principais diferenças observadas ao longo da aula.
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