04/07/2012
Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo |
Com esta aula o aluno poderá:
Compreender o processo de organização da sociedade brasileira;
Conhecer os conceitos de raça e etnia;
Observar, coletar e organizar informações sobre a diversidade étnica do Brasil;
Reconhecer a importância e o respeito às diferentes etnias.
O processo de colonização do Brasil. Leitura de tabelas e confecção de gráficos, além de conhecimentos básicos de informática.
Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)
Sugere-se, abaixo, as etapas de elaboração do Projeto de Pesquisa para alunos da Educação Básica, que contribui com o planejamento e o desenvolvimento do trabalho
Imagem: Etapas de Elaboração e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educação Básica
Disponível em: http:// http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 25 de abril de 2012
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento” (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
EXECUÇÃO DA PESQUISA
Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que são ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a construção do conhecimento.
PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Em sala, realize a apresentação da imagem do quadro Os Operários (1933) de Tarsila do Amaral que “[...] é um retrato do conjunto de operários das fábricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem à massificação do trabalho e às condições de vidas nas cidades. Estão representadas diversas etnias, fazendo referência à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo [...]” (Disponível em: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html Acesso em: 10 de maio de 2012).
A apresentação do quadro tem a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "A formação étnica da sociedade brasileira". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto da pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano.
Imagem: Quadro Os Operários (1933) de Tarsila do Amaral
Disponível em: http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2008/08/00operarios1933tarsiladoamaral.jpg
Acesso em: 10 de maio de 2012
Reflita com os alunos sobre o dia a dia, ao andarmos pelas ruas e olharmos para o rosto das pessoas que cruzam os nossos caminhos percebemos as diferenças, tal fato deve-se a diversidade da população do nosso país em decorrência das diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira.
Antes de apresentar o quadro, converse com os alunos sobre a importância da observação das imagens:
2. Registre uma fotografia da turma. Sugere-se que:
a. Fotografe todos os alunos da turma na mesma perspectiva do quadro Os Operários. Poderá utilizar câmera digital, do celular, do netbook ou do tablet;
b. Apresente para a turma a imagem capturada e solicite que realizem uma atividade com a fotografia estabelecendo uma relação com o quadro Os Operários. A atividade poderá ser feita com desenho, colagem, pintura ou utilizando algum programa de edição disponível no computador.
c. Organize um espaço na escola para realizar a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.
d. Converse com os alunos sobre as diferenças e as semelhanças entre a fotografia da turma e o quadro Os Operários.
Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de Artes para conversar com os alunos sobre a História de Tarsila do Amaral e contar um pouco sobre o Movimento Modernista ocorrido no Brasil no início do século XX e, se possível, contribuir no desenvolvimento da primeira atividade. A participação de um profissional da área de História também será de grande importância, pois poderá retomar com os alunos o processo de formação étnica do Brasil. A aula Movimento operário no Brasil: influência do anarquismo italiano, disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27410 poderá contribuir para o entendimento do assunto.
SEGUNDA ATIVIDADE
A atividade anterior teve como objetivo provocar os alunos para o estudo do tema. Em seguida, o professor deve orientá-los para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos de até quatro alunos. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:
Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.
Objetivo: a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.
Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.
Justificativa: apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância.
Metodologia: processo de desenvolvimento da pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.
Fonte: seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/ que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, mais sugestões consulte os Recursos Complementares.
Cronograma: momento de organizar o tempo necessário para o planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.
Socialização: como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc. Como o que será apresentado na última atividade sugerida.
Para contribuir com o desenvolvimento do tema sugira que realizem uma pesquisa sobre os troncos raciais: mongolóide (amarela), caucasóide (branca) e negróide (negra) que é a classificação racial mais conhecida, mas não necessariamente a melhor. A pesquisa deverá abordar as características dos troncos raciais, a localização geográfica e imagens características dos grupos.
TERCEIRA ATIVIDADE
1. Apresente uma das imagens da Exposição Somos diferentes, somos parentes que ocorreu em 2010 no Museu do Homem em Paris – França.
Imagem: Somos diferentes, somos parentes
Disponível em: http://files.oliveirabritto.webnode.com.br/system_preview_detail_200051539-28c9629c38-public/Imagem1.jpg
Acesso em: 10 de maio de 2012
2.Solicite a leitura do artigo de Opinião Os brancos eram negros a milhares de anos atrás (Disponível em: http://www.planetanews.com/news/2010/11220 Acesso: 10 de maio de 2012). Proponha, em sala de aula, um debate com os grupos de alunos levantando as seguintes questões:
Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opiniões, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas ao conhecimento científico, aborde os principais conceitos que envolvem o tema em estudo.
QUARTA ATIVIDADE
1. Solicite que acessem no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o endereço web http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm que apresentam informações sobre à formação étnico racial do povo brasileiro.
Imagem: Características étnico-raciais da população
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm
Acesso em: 10 de maio de 2012
Imagem: Características étnico-raciais da população: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça/2008
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm
Acesso em: 10 de maio de 2012
Imagem: Pessoas de 15 anos ou mais de idade, total e distribuição percentual por cor ou raça, nas categorias mais frequentes, segundo as Unidades da Federação selecionadas - 2008
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/tab_2.7.pdf
Acesso em: 10 de maio de 2012
Vale ressaltar que, para classificar as pessoas de acordo com a cor da pele, o IBGE utiliza as categorias branca, preta, indígena, amarela e parda, sendo a última utilizada para evidenciar a mestiçagem. Outras denominações são mais atuais como afro-brasileiros e euro-brasileiros, descendentes de africanos e europeus.
2. Após a realização das leituras e da análise dos dados solicite aos grupos que organizem um seminário para apresentar as conclusões a que chegaram. Entende-se que, o Seminário é uma importante metodologia de pesquisa e de ensino, deve-se ser desenvolvido apoiado em uma pesquisa profunda e reflexiva sobre o assunto. Sugere-se que, os grupos utilizem para a apresentação dos resultados recursos visuais e audiovisuais ligadas a tecnologia. A aula Consumo e Sustentabilidade, disponível no Portal do Professor, no endereço web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082 apresenta sugestões de como organizar um seminário.
Durante a apresentação dos seminários solicite que reflitam sobre:
No final dos seminários possibilite um momento de conversa sobre os trabalhos apresentados e as questões levantadas pelos grupos. Provoque uma discussão sobre as características da sociedade brasileira perpassando pelo trabalho de Tarsila do Amaral, o realizado em sala e o processo de colonização do território brasileiro. Procure relacionar as semelhanças e as diferenças encontradas na formação étnica da sociedade brasileira.
Retome a hipótese da pesquisa: "Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo histórico de colonização do território brasileiro”. Peça aos alunos que reflitam se a hipótese foi confirmada ou refutada e que dados e/ou fatos evidenciam tal conclusão. Depois, solicite individualmente aos alunos que elaborem um texto dissertativo apresentando as etapas do desenvolvimento da pesquisa e as conclusões, que poderá ser objeto de avaliação.
QUINTA ATIVIDADE
Promova uma roda de conversa com os alunos sobre a questão das cotas raciais, sugere-se que leiam o artigo http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ao-aprovar-cotas-stf-busca-justica-material a leitura poderá ser coletiva utilizando a dinâmica de leitura Explique o que foi lido, a seguir. Se possível, chegue na sala de aula antes dos alunos e cole embaixo de suas carteiras algumas questões para permear a discussão. Após a leitura do texto, peça para que olhem embaixo da carteira e que leiam a questão posta e se posicione sobre a mesma. Possibilite e incentive a participação dos alunos, trata-se de um tema ligado diretamente as suas vidas, em virtude do final do Ensino Médio e do ingresso na universidade, tais momentos possibilitam o desenvolvimento da cidadania plena.
Explique o que foi lido
Observações:
Sugestão de questões para permear a discussão:
Sugestão para leitura e pesquisa do professor(a):
Como preparar e apresentar seminários
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
Obras de Tarsila do Amaral
Disponível em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm
Acesso em:10 de maio de 2012
Tarsila do Amaral
Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html
Acesso em:10 de maio de 2012
Site Oficial de Tarsila do Amaral
Disponível em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Acesso em:10 de maio de 2012
Linguagem e Afins
Disponível em: http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2009/09/releituras-das-obras-de-tarsila-do.html
Acesso em:10 de maio de 2012
O que é Releitura?
Disponível em: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/
Acesso em:10 de maio de 2012
Fotógrafa faz releitura de obras de arte com a boneca Barbie
Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291297-17180,00-FOTOGRAFA+FAZ+RELEITURA+DE+OBRAS+DE+ARTE+COM+A+BONECA+BARBIE.html
Acesso em:10 de maio de 2012
Sugestão para leitura e pesquisa do aluno:
Os povos asiáticos
Disponível em: http://emdiv.org/pt/mundo/povosetradicoes/513-os-povos-asiaticos.html
Acesso em:10 de maio de 2012
Raça mongolóide
Disponível em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1336&cod_grupo=5
Acesso em:10 de maio de 2012
A raça negróide
Disponível em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1334&cod_grupo=5
Acesso em:10 de maio de 2012
Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf
Acesso em:10 de maio de 2012
Raça e etnia
Disponível em: http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/
Acesso em:10 de maio de 2012
Sua identidade genética
Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/sua-identidade-genetica-441461.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
Brancos, negros, índios e amarelos: todos parentes
Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/brancos-negros-indios-amarelos-todos-parentes-440658.shtml
Acesso em:10 de maio de 2012
Abaixo as raças
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/223/abaixo-as-racas
Acesso em:10 de maio de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
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