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Mosaico humano: (re)conhecendo a formação étnica do povo brasileiro (Pesquisa Científica)

 

04/07/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

Compreender o processo de organização da sociedade brasileira;

Conhecer os conceitos de raça e etnia;

Observar, coletar e organizar informações sobre a diversidade étnica do Brasil;

Reconhecer a importância e o respeito às diferentes etnias.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de colonização do Brasil. Leitura de tabelas e confecção de gráficos, além de conhecimentos básicos de informática.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Sugere-se, abaixo, as etapas de elaboração do Projeto de Pesquisa para alunos da Educação Básica, que contribui com o planejamento e o desenvolvimento do trabalho

PESQUISA

Imagem: Etapas de Elaboração e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educação Básica

Disponível em: http:// http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  25 de abril de 2012

 Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos.  Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento” (Portilho e Almeida, 2008, p.7).

 

EXECUÇÃO DA PESQUISA

Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que são ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a construção do conhecimento.

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Em sala, realize a apresentação da imagem do quadro Os Operários (1933) de Tarsila do Amaral que “[...] é um retrato do conjunto de operários das fábricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem à massificação do trabalho e às condições de vidas nas cidades. Estão representadas diversas etnias, fazendo referência à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo [...]” (Disponível em: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/operarios-de-tarsila-do-amaral.html Acesso em: 10 de maio de 2012).

A apresentação do quadro tem a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "A formação étnica da sociedade brasileira". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto da pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano. 

 

OS OPERARIOS 

Imagem: Quadro Os Operários (1933) de Tarsila do Amaral

Disponível em: http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2008/08/00operarios1933tarsiladoamaral.jpg

Acesso em: 10 de maio de 2012

 

Reflita com os alunos sobre o dia a dia, ao andarmos pelas ruas e olharmos para o rosto das pessoas que cruzam os nossos caminhos percebemos as diferenças, tal fato deve-se a diversidade da população do nosso país em decorrência das diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira.   

Antes de apresentar o quadro, converse com os alunos sobre a importância da observação das imagens:

  • Características do quadro;
  • O que observa no quadro;
  • O que mais chama a atenção ao observar o quadro;
  • A relação entre o quadro e a formação e organização étnica da sociedade brasileira.

 

2. Registre uma fotografia da turma. Sugere-se que:

a. Fotografe todos os alunos da turma na mesma perspectiva do quadro Os Operários. Poderá utilizar câmera digital, do celular, do netbook ou do tablet;

b. Apresente para a turma a imagem capturada e solicite que realizem uma atividade com a fotografia estabelecendo uma relação com o quadro Os Operários. A atividade poderá ser feita com desenho, colagem, pintura ou utilizando algum programa de edição disponível no computador.

c. Organize um espaço na escola para realizar a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.

d. Converse com os alunos sobre as diferenças e as semelhanças entre a fotografia da turma e o quadro Os Operários.

 

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de Artes para  conversar com os alunos sobre a História de Tarsila do Amaral e contar um pouco sobre o Movimento Modernista ocorrido no Brasil no início do século XX e, se possível, contribuir no desenvolvimento da primeira atividade. A participação de um profissional da área de História também será de grande importância, pois poderá retomar com os alunos o processo de formação étnica do Brasil. A aula Movimento operário no Brasil: influência do anarquismo italiano, disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27410 poderá contribuir para o entendimento do assunto.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

A atividade anterior teve como objetivo provocar os alunos para o estudo do tema. Em seguida, o professor deve orientá-los para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos de até quatro alunos. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:              

Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • Como a sociedade brasileira se identifica diante da diversidade étnica?  

 

Objetivo: a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.

  • Compreender a diferença raça e etnia.
  • Entender a organização étnica da sociedade brasileira;
  • Refletir sobre a diversidade étnica da sociedade brasileira.   

 

Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.

  • Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo histórico de colonização do território brasileiro

 

Justificativa: apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância. 

 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.

 

Fonte:  seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, mais sugestões consulte os Recursos Complementares.

 

Cronograma:  momento de organizar o tempo necessário para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

 

Socialização: como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc. Como o que será apresentado na última atividade sugerida. 

Para contribuir com o desenvolvimento do tema sugira que realizem uma pesquisa sobre os troncos raciais: mongolóide (amarela), caucasóide (branca) e negróide (negra) que é a classificação racial mais conhecida, mas não necessariamente a melhor. A pesquisa deverá abordar as características dos troncos raciais, a localização geográfica e imagens características dos grupos.

 

 TERCEIRA ATIVIDADE

1. Apresente uma das imagens da Exposição Somos diferentes, somos parentes que ocorreu em 2010 no Museu do Homem em Paris – França.

gente  

Imagem: Somos diferentes, somos parentes

Disponível em: http://files.oliveirabritto.webnode.com.br/system_preview_detail_200051539-28c9629c38-public/Imagem1.jpg

Acesso em: 10 de maio de 2012

2.Solicite a leitura do artigo de Opinião Os brancos eram negros a milhares de anos atrás (Disponível emhttp://www.planetanews.com/news/2010/11220   Acesso: 10 de maio de 2012).  Proponha, em sala de aula, um debate com os grupos de alunos levantando as seguintes questões:

  • Os grupos humanos pertencem à mesma raça biológica?
  • Qual a explicação científica para a existência da raça humana?
  • Quais são as dificuldades para utilizar o termo raça ao se tratar dos seres humanos?
  • Apresente as diferenças entre os conceitos de raça e etnia?
  • Qual o termo conceitualmente mais adequado ao se tratar dos seres humanos?
  • Como seria possível classificar a sociedade brasileira?

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opiniões, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas ao conhecimento científico, aborde os principais conceitos que envolvem o tema em estudo. 

 

QUARTA ATIVIDADE

1. Solicite que acessem no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o endereço web http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm que apresentam informações sobre à formação étnico racial do povo brasileiro.

 

 IBGE 1

Imagem: Características étnico-raciais da população

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm

Acesso em: 10 de maio de 2012 

 

 ibge 2

Imagem: Características étnico-raciais da população: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça/2008

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/default_raciais.shtm

Acesso em: 10 de maio de 2012

 

IBGE 3

Imagem: Pessoas de 15 anos ou mais de idade, total e distribuição percentual por cor ou raça, nas categorias mais frequentes, segundo as Unidades da Federação selecionadas - 2008

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/tab_2.7.pdf

Acesso em: 10 de maio de 2012

Vale ressaltar que, para classificar as pessoas de acordo com a cor da pele, o IBGE utiliza as categorias branca, preta, indígena, amarela e parda, sendo a última utilizada para evidenciar a mestiçagem. Outras denominações são mais atuais como afro-brasileiros e euro-brasileiros, descendentes de africanos e europeus.

2. Após a realização das leituras e da análise dos dados solicite aos grupos que organizem um seminário para apresentar as conclusões a que chegaram. Entende-se que, o Seminário é uma importante metodologia de pesquisa e de ensino, deve-se ser desenvolvido apoiado em uma pesquisa profunda e reflexiva sobre o assunto. Sugere-se que, os grupos utilizem para a apresentação dos resultados recursos visuais e audiovisuais ligadas a tecnologia. A aula Consumo e Sustentabilidade, disponível no Portal do Professor, no endereço web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082 apresenta sugestões de como organizar um seminário.

Durante a apresentação dos seminários solicite que reflitam sobre:

  • Características da organização dos troncos raciais;
  • A existência de um tronco racial puro;
  • A relação dos troncos raciais e a formação da sociedade brasileira;
  • A sociedade brasileira pode ser caracterizada levando em conta somente os troncos raciais;
  • A classificação em troncos raciais seria a melhor opção para analisar a organização da sociedade brasileira;
  • As características que a sociedade brasileira leva em consideração para identificar sua etnia;
  • A sociedade brasileira identifica-se de que maneira diante da diversidade étnica.

No final dos seminários possibilite um momento de conversa sobre os trabalhos apresentados e as questões levantadas pelos grupos.  Provoque uma discussão sobre as características da sociedade brasileira perpassando pelo trabalho de Tarsila do Amaral, o realizado em sala e o processo de colonização do território brasileiro. Procure relacionar as semelhanças e as diferenças encontradas na formação étnica da sociedade brasileira. 

Retome a hipótese da pesquisa: "Identifica-se na sociedade brasileira diferentes etnias devido ao processo histórico de colonização do território brasileiro”. Peça aos alunos que reflitam se a hipótese foi confirmada ou refutada e  que dados e/ou fatos evidenciam tal conclusão. Depois, solicite individualmente aos alunos que elaborem um texto dissertativo apresentando as etapas do desenvolvimento da pesquisa e as conclusões, que poderá ser objeto de avaliação.  

 

QUINTA ATIVIDADE

Promova uma roda de conversa com os alunos sobre a questão das cotas raciais, sugere-se que leiam o artigo http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ao-aprovar-cotas-stf-busca-justica-material a leitura poderá ser coletiva utilizando a dinâmica de leitura Explique o que foi lido, a seguir. Se possível, chegue na sala de aula antes dos alunos e cole embaixo de suas carteiras algumas questões para permear a discussão. Após a leitura do texto, peça para que olhem embaixo da carteira e que leiam a questão posta e se posicione sobre a mesma. Possibilite e incentive a participação dos alunos, trata-se de um tema ligado diretamente as suas vidas, em virtude do final do Ensino Médio e do ingresso na universidade, tais momentos possibilitam o desenvolvimento da cidadania plena.  

Explique o que foi lido

  • O professor solicita a um aluno que, consultando o texto lido, escolha um trecho e leia em voz alta;
  • O professor solicita a um segundo aluno que, sem recorrer à leitura do texto, explique, da maneira mais clara possível, as ideias ou informações do trecho lido pelo colega. Este aluno, se quiser, poderá, também, usar exemplos ou escrever esquemas no quadro de giz, ou fazer desenhos de figuras ou sinais, ou, ainda, usar objetos como apoio à sua explicação.

Observações:

  • A dinâmica poderá ter continuidade com a leitura de um novo trecho;
  • Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Sugestão de questões para permear a discussão:

  • O que seria justiça social?
  • Quem são os excluídos na sociedade brasileira?
  • Você é a favor das cotas nas universidades públicas?
  • A cota nas universidades realmente atende aos excluídos?
  • As cotas deveriam atender que pessoas?
  • Concorda com a cota nas universidades públicas para negros?
Recursos Complementares

Sugestão para leitura e pesquisa do professor(a):

Como preparar e apresentar seminários

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012             

 

Obras de Tarsila do Amaral

Disponível em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm

Acesso em:10 de maio de 2012      

 

Tarsila do Amaral

Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/tarsila.html

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Site Oficial de Tarsila do Amaral

Disponível em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Linguagem e Afins

Disponível em: http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2009/09/releituras-das-obras-de-tarsila-do.html

Acesso em:10 de maio de 2012

 

O que é Releitura?

Disponível em: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Fotógrafa faz releitura de obras de arte com a boneca Barbie

Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291297-17180,00-FOTOGRAFA+FAZ+RELEITURA+DE+OBRAS+DE+ARTE+COM+A+BONECA+BARBIE.html

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Sugestão para leitura e pesquisa do aluno:

 

Os povos asiáticos

Disponível em: http://emdiv.org/pt/mundo/povosetradicoes/513-os-povos-asiaticos.html

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Raça mongolóide

Disponível em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1336&cod_grupo=5

Acesso em:10 de maio de 2012

 

A raça negróide

Disponível em: http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1334&cod_grupo=5

Acesso em:10 de maio de 2012

                                                            

Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Raça e etnia

Disponível em: http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/diversidade/raca-e-etnia/

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Sua identidade genética

Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/sua-identidade-genetica-441461.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Brancos, negros, índios e amarelos: todos parentes

Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/brancos-negros-indios-amarelos-todos-parentes-440658.shtml

Acesso em:10 de maio de 2012

 

Abaixo as raças

Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/223/abaixo-as-racas

Acesso em:10 de maio de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  • A participação na realização das atividades sugeridas;
  • A capacidade de reconhecer que o processo histórico interfere na organização étnica da sociedade brasileira;
  • O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilite a sensibilização para as questões relacionadas a organização étnica da sociedade; 
  • A possibilidade de compreender e de desenvolver ações de respeito à diversidade étnica.
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