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Projeto de Iniciação Científica: O Satélite Natural: a Lua - UCA/Metodologia Científica

 

19/06/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os movimentos que a Lua faz em volta da Terra;
  • Compreender a Lua como um satélite natural da Terra;
  • Identificar o nome das diferentes fases da Lua;
  • Descobrir as propriedades e as formas da Lua;
  • Verificar se existem vidas na Lua;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos –10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja “Universo” e desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Acesso em 19/05/2012.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012.

Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

Acesso 07/05/2012.

Dessa maneira, para se trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Definição do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos Objetivos;nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa;
  4. Elaboração dos Problemas, nos quais os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência da Pesquisa;
  5. Levantamento das Hipóteses deverá sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio da Pesquisa;
  6. Definição das Fontes de Pesquisas, ou seja, os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido;
  7. Construção de um Cronograma para realização das atividades e conclusão da Pesquisa;
  8. Execução da Metodologia, os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo;
  9. Exposição nasConsiderações Finais das conclusões a que chegaram os alunos, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa;
  10. Registro das Referências Bibliográficas;
  11. Divulgação dosResultados/Culminância do Projeto. A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

Observação: É importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.

A cada etapa do Projeto é fundamental o registro que poderá ser feito de várias maneiras:

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizado utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto); o tablet e ou outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “O satélite natural: a lua” que será desenvolvido nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Definindo o Tema

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma visitou uma exposição do astronauta Marcos Pontes e levou para a sala de aula o certificado que recebeu. A turma ficou interessada em pesquisar sobre o que existe no céu e no universo.

Promova um momento de sensibilização do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, solicite aos alunos que pesquisem em livro, tablet e ou laptop, imagens do que podemos encontrar no universo. Veja alguns sítios de Pesquisa:

UNIVERSO 

http://www.sempretops.com/fotos/fotos-incriveis-do-universo-galaxias-nebulosas/. Acesso 07/05/2012.

Durante vários dias conversamos sobre o nosso Projeto, o que gostaríamos de pesquisar. Os alunos falaram que preferiam o universo e seus mistérios. Então, surgiram algumas sugestões como:

  1. A Lua
  2. O Sol
  3. Plutão
  4. Estrelas

 Agora, você poderá fazer uma votação na sala de aula, onde cada aluno defenda por que quer estudar determinado assunto, tentando convencer os colegas. O resultado da votação poderá ser registrado no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Não se esqueça do título: “Votando o tema do nosso Projeto de Pesquisa”.

Converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o tema do Projeto. Em seguida, defina um título para o Projeto: “Satélite natural: a Lua”.

 Se existe uma coisa que nunca foi e nunca será descoberta completamente, essa coisa é o Universo. A cada dia são descobertas coisas inacreditáveis, que só é possível ver através de satélites.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, histórias, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do espaço, características e formação da lua;
  • Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação noções do  tempo: dia, semana, mês e ano;
  • Ciências: compreensão dos movimentos de translação e rotação da Terra em volta do Sol e das mudanças nas fases da Lua;
  • Informática: linguagem digital, criação de blog e email, PowerPoint, Movie Maker, navegação na Internet;
  • Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade;
  • Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Caso prefira, organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar como é a Lua, do que ela é feita.
  • Vamos investigar se existe ar na Lua.
  • Para aprender se existe buraco na Lua.
  • Vamos descobrir quem mora Lua.

Professor, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a Lua. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir as propriedades e formas da Lua;
  • Conhecer as fases pelas quais a Lua passa;
  • Identificar se existem vidas na Lua;
  • Desenvolver o hábito do diálogo, da Pesquisa e da troca de ideias.

Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas, sobre os quais os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa.

  • Do que a Lua é feita?
  • Quais elementos naturais fazem parte da Lua?
  • Existe vida na Lua?
  • Por que a Lua brilha? Ela tem luz própria?
  • Existem quantas formas de Luas?

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. Acesso 14/05/2012. O que é um Wiki? (Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo.).

Professor, você poderá incentivar os alunos a usarem outros tipos de wikis como:

Wikispaces é uma ferramenta para criação de wikis desenvolvida com a preocupação de tornar as coisas o mais simples possível. Foi construído para funcionar em todo o lado, em qualquer altura. Tudo o que precisa é de um navegador e de uma ligação à Internet. Os membros podem criar páginas e espaços sem restrições ou regras. Os convidados (visitantes anônimos) podem criar páginas ou inserir conteúdos sem sequer criarem uma conta. As páginas das wikis estão internacionalizadas de modo a que possam inserir conteúdos em qualquer idioma.

A Zoho Wiki é uma plataforma para criação de wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de versões, subpáginas, tags, área de administração, rss feeds e endereços optimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conteúdos entre eles.

http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html. Orientações de como criar e utilizar essas tecnologias. Acesso 09/05/2012.

http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens. Acesso 09/05/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, diante de todas as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Do que a Lua é feita?

Hipóteses: A Lua é feita de material como a Terra.

  • Quais os elementos naturais fazem parte da Lua?

Hipóteses: Os elementos naturais que existem na Lua são ar, terra, água e plantas.

Existe vida na Lua?

Hipóteses: Sim, existe outros seres vivos na Lua.

  •  Por que a Lua brilha? Ela tem luz própria?

Hipóteses: A Lua não tem luz própria, ela brilha por causa do sol que fica perto.

  • Existem quantas formas de Luas?

Hipóteses: A Lua tem 5 formas diferentes, que aparecem uma depois da outra.

Em seguida, converse com seus alunos que para pesquisar precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto nas Fontes de Pesquisas, ou seja,quais os recursos utilizarão para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outras.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas.

Na metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

  • Realizar entrevista com geógrafo;
  • Visitar um observatório;
  • Fazer observações das fases da Lua;
  • Montar um vídeo no Movie Maker com as fotos observadas;
  • Criar uma conta de e-mail;
  • Criar um wiki para o arquivo das atividades pesquisadas e sua divulgação para a comunidade escolar.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto de Pesquisa.

Solicite que os alunos desenhem, numa folha de papel como acham que é a Lua. Estimule-os a usarem a imaginação. Depois peça que mostrem seus desenhos aos colegas e professor. Organize uma exposição no mural da sala de aula.

Explorando o texto online

Inicialmente, propomos uma investigação online para identificarmos características, formato e localização da Lua no universo.

Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.

http://www.suapesquisa.com/astronomia/lua.htm. O texto trata das características, informações, localização, foto, formato, composição e superfície da Lua. Acesso  07/05/2012.

http://www.escolakids.com/lua-satelite-da-terra.htm. O texto aborda sobre tamanho e movimentos que a lua faz. Acesso 07/05/2012.

Discuta com a turma as informações presentes nos textos, durante a leitura dos mesmos.

  • Como são formadas as crateras na Lua?
  • O que é movimento de translação e rotação?
  • Qual o único satélite natural do planeta Terra?
  • A Lua permanece parada, estática?
  • Existe água na Lua?

Em seguida, proponha aos alunos a criação de um e-mail (Correio Eletrônico que funciona do mesmo modo que uma correspondência convencional).Caso eles ainda não possuam veja alguns sítios de Pesquisa de como criar uma conta de e-mail:

http://www.criaremail.org/. Acesso 08/05/2012. Este tutorial vai ensinar você a como criar e-mail grátis no gmail.

http://blog.mcsx.net/aprenda-a-fazer-um-email-gratis/.  Aprenda a fazer um e-mail grátis passo a passo. Acesso em 08/05/2012.

Professor, é de suma importância conversar com os alunos sobre: o que é um e-mail; para que ele serve; cuidados que devemos ter ao utilizar e que seu acesso deverá ser sempre acompanhado por um adulto.

Para mais informações de como criar um e-mail, juntamente com os alunos acessem a aula:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26866. E-mail: vamos enviar uma mensagem. Acesso em 08/05/2012.

Em seguida, organize os alunos para elaboração de um pequeno texto online com as informações pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus textos por e-mail, para que o colega possa analisar os dados e acrescentar algo que ficou faltando.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Próxima parada: Lua!

Professor, agende com antecedência, se for possível, uma visita dos alunos, ao observatório de sua cidade, proponha uma “Aula de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.

Logo após, a “Aula Campo” proponha uma discussão sobre o passeio e o que aprenderam.

  • O que vocês viram no observatório?
  • Como podemos ver a Lua se ela não tem luz própria?
  • A Lua é do mesmo tamanho que o Sol? Explique.
  • Por que existem os satélites artificiais em torno da Terra?
  • Vocês gostaram de observar a Lua?

Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem desenhos  contendo informações sobre a observação feita do Universo no “trabalho de campo”.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Próxima parada a Lua”.

menino 

A Lua é um satélite, ou seja, um astro que gira ao redor de um planeta. No céu, ao longo dos dias, vemos a Lua de diferentes maneiras.

Solicite que os alunos observem o céu a noite e as mudanças que podem ocorrer a cada semana. Estabeleça um prazo de 30 dias e faça um registro. Veja algumas sugestões:

Tabela no caderno com 3 colunas e 8 linhas, uma para cada semana observada:

TABELA

Fonte: Acervo da Autora

Tire foto do que observou usando câmera digital, tablet, ou até mesmo o laptop do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera) para registrar as observações da Pesquisa.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Se possível convide um geógrafo ou um astrônomo para dialogar com os alunos sobre o Satélite natural: a Lua. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. Solicite que durante a entrevista os alunos façam as anotações por meio de registro escrito ou com o uso de palavras-chaves.

Além disso, se houver o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam.

Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Os alunos também poderão utilizar outros recursos tecnológicos para gravar esse momento, como o celular, o tablet ou gravador de áudio.

Professor, ao final prepare uma roda de conversa onde cada aluno possa compartilhar suas anotações, ou apenas o que ouviram socializando os dados coletados.

Disponibilize para os alunos os textos abaixo:

PENSAR E REPENSAR

O primeiro ser humano a pisar na Lua foi Neil Armstrong, em 1969. Durante a missão, foram tiradas muitas fotografias da Lua e trazidas amostras da sua superfície. Todos puderam ver mais claramente como são a superfície e a paisagem da Lua.

E a Lua então passou a não ser mais tão misteriosa para o ser humano como antes. Com as expedições à Lua, foi possível confirmar algumas coisas e descobrir outras:

  • A Lua é feita de um material rochoso, coberta de fragmentos de pedra e pó.
  • A Lua tem crateras na sua superfície.
  • Na Lua provavelmente não tem ar nem água e nem organismos vivos.

Fonte das informações: BORDINI, Santina Célia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, Júlio Rocker. Mundo Aberto Ciências. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Leya, 2011. 65.p.

Leia a entrevista do primeiro astronauta brasileiro que foi ao espaço.

INFORMAÇÕES 2  INFORMAÇÕES  INFORMAÇÕES3

BORDINI, Santina Célia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, Júlio Rocker. Mundo Aberto Ciências. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Leya, 2011. 68, 69,70.p.

Em seguida, comente com os alunos as informações dos textos:

  • Quais as descobertas feitas pelo homem em sua viagem para a Lua?
  • Você concorda com todas essas descobertas?
  • Existe algum fato que chamou mais sua atenção?

Agora, imagine que você fosse fazer uma viagem para o espaço.

  • Você já pensou em fazer parte da tripulação de uma nave que fará uma viagem no espaço?
  • Para que lugar do Universo você gostaria de ir?
  • Qual seria o destino dessa nave?
  • O que você levaria na bagagem?

Faça um desenho de como você veria a Terra e o espaço celeste da nave onde está. Desenhe também como seria sua roupa. Use a roupa dos astronautas como modelo e invente a sua.

Nesta atividade você poderá utilizar o tablet, ou o laptop acessando o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar o título.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre A Lua o satélite natural da Terra. Satélite natural é um astro que não tem luz própria e gira em torno de um planeta. A superfície da Lua é cheia de buracos que são chamados de crateras.Também existem satélites artificiais, criados pelo ser humano, que giram ao redor da Terra ou de outros astros. Seu objetivo é fazer pesquisas no espaço.

   EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre no quadro de giz, algumas indagações para a observação dos alunos ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.

  • O que você achou do vídeo?
  • Quantas Luas a Terra têm?
  • O que os primeiros observadores da Lua descobriram?
  • De onde ela veio? Como se formou?
  • Quais os nomes das fases da Lua?
  • Existe algo que gostaria de descobrir a mais?

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para que assistam ao vídeo:

http://www.achetudoeregiao.com.br/astronomia/lua.htm. Acesso 08/05/2012.

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

Em sala de aula, os alunos poderão fazer um registro da posição da Lua com o Sol e o planeta utilizando, para isso, o tablet ou o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Kolour Paint). Promova uma exposição dos desenhos, imprima e coloque no varal da sala de aula.

 menino

A INFLUÊNCIA DA LUA SOBRE A VIDA NA TERRA

Pesquise no lugar onde você mora, com seus familiares, profissionais ou pessoas de mais idade, se a Lua tem alguma influência na atividade que eles desenvolvem.

 Veja algumas dicas para a sua pesquisa:

  •  Converse com um agricultor e pergunte a ele se existe uma fase da Lua que é melhor ou pior plantar.
  •  Converse com um pescador e pergunte qual é a melhor fase da Lua para ir à pesca.
  • Converse com um médico e pergunte se a Lua influencia o crescimento dos cabelos e o nascimento das crianças.
  • Se possível converse com algum geógrafo e pergunte se a Lua influencia o ritmo das águas, especialmente dos oceanos (as marés).

 Anote as respostas no caderno e discuta com seus colegas na próxima aula.

 8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre as informações que descobriram com a entrevistas com os diferentes profissionais. Depois, retome a experiência da observação realizada em casa sobre as fases da Lua.

Para esse momento prepare uma contação de história:

GHOUBAR, Khaled. Todas as Luas. São Paulo: Ed. FTD, 2002.

 capa lua

Fonte: acervo da autora

Sinopse:

O autor descreve, através do olhar atento de uma criança, toda beleza e mistério da rainha do céu: a Lua. O ciclo lunar, seus fenômenos, o encontro da Lua com o Sol, e todos os sentimentos que cada uma dessas fases inspira, os quais fluem com suavidade e clareza num texto simples e ao mesmo tempo poético.

Outra sugestão de obra literária:

 RONIZE, Aline. O Dono da Lua. Rio de Janeiro:Ed. Escrita Fina, 2012.

lua 2

 Sinopse:

A autora conta a história de Nick, um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.

 http://www.cultura.rj.gov.br/evento/biblioteca-publica-de-niteroi-convida-para-o-lancamento-do-livro-o-dono-da-lua-de-ronize-aline. Acesso 08/05/2012.

 Logo após, a história converse com os alunos sobre a experiência observada em casa:

  • Você gostou de observar a Lua?
  • O que lhe chamou mais atenção?
  • Você viu a Lua aparecer no céu durante o dia?
  • Nas vezes que você observou a Lua, ela sempre tinha a mesma forma?
  • Como era a forma da Lua quando você a viu pela última vez?

 Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros e as fotos do trabalho realizado.

 Professor, promova um diálogo com a turma sobre as formas da Lua.

À medida que a Lua gira em torno da Terra, ela vai aparecendo no céu de formas diferentes. Isso acontece por causa da posição em que se encontra, em relação ao planeta Terra, ao receber a luz do sol.

Há quatro nomes especiais dados à parte visível da Lua vista por um observador em noites diferentes. Os nomes são: lua cheia, quarto minguante, lua nova e quarto crescente.

 Caso sinta necessidade promova uma Pesquisa em textos, imagens e vídeos sobre as fases da lua. Veja algumas Fontes de Pesquisa:

 http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-lua-satelite-natural-da-terra.html.O texto aborda sobre as fases da lua. Acesso 07/05/2012.

 http://www.infoescola.com/sistema-solar/fases-da-lua/. O texto comenta as formas que a lua assume enquanto está “mudando” de forma, são as chamadas Fases da Lua.  Acesso 08/05/2012.

  •   Calendário Lunar mensal

 destalhes lua    

Fonte: http://www.cosmobrain.com.br/res/fasesdalua.html. Acesso 08/05/2012.

  •  O que são as fases da Lua?
  •  

fases  

Fonte: http://www.oitopassos.com/2011/01/13/o-que-sao-as-fases-da-lua/#axzz1uQi8yCt6. Acesso 08/05/2012.

A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra.

CALENDÁRIO LUNAR 

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/eclipses/eclipses-fases-da-lua.php. Acesso 08/05/2012.

Você também poderá utilizar os vídeos dos sítios abaixo. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível de seus alunos.

  • Os movimentos e as fases da Lua

http://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso 08/05/2012.

  •  Doki - Doki Descobre as Fases da Lua

http://www.youtube.com/watch?v=t673XU_MwdU. Acesso 08/05/2012.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Seja por meio de texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.

 Ao concluir a Pesquisa, é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das Referências Bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnológicos e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.

Concluída a pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação juntamente com os alunos, agende a data, horários e providencie os materiais que julgar necessários.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação que poderá ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de colocar o dia, horário e local da apresentação.

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados edistribuídos pela comunidade e para seus usuários.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem apresentará os dados coletados da Pesquisa, os descobertas e as dificuldades enfrentadas e também.

Professor, a forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

 Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma será mais produtiva e que despertará maior interesse.

Os alunos poderão construir slides usando Power Point, contendo as informações e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos sítios:

 http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80. O vídeo apresenta os passos para a criação de uma apresentação no PowerPoint. Acesso 10/05/2012. 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

Construa um vídeo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as ações realizadas no decorrer da Pesquisa.

 http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O vídeo informa os passos de como construir um vídeo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.

 Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre o Satélite natural: a Lua.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

 http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/a-lua-satelite-natural-da-terra.html. Otexto comenta sobre as fases da lua. Acesso 07/05/2012.

  Sugestões de links para os professores:

  “Um guia sobre o uso de tecnologia em sala de aula”. Este texto mostra quando e como as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar.   http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml.Acesso 08/05/2012.

  http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=575&FASES+DA+LUA+E+ECLIPSES+NUMA+CAIXA+DE+PAPELAO. Acesso em 10/05/2012.

Neste sítio você encontra uma experiência das fases da Lua e os Eclipses Lunares e Solares simulados numa caixa de papelão. É um instrumento pedagógico simples e barato e capaz de chamar muita a atenção dos alunos.

Sugestões de links do portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12870 (nesta aula você encontrará uma observação feita em sala de aula sobre as fases da Lua),  acesso em 19/05/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, compreenderamos movimentos que a lua faz em volta da Terra; a Lua como um satélite natural da Terra; identificaram o nome das suas diferentes fases; descobriram as propriedades e formas da Lua; equando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

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Opiniões

  • Aldérico Rodrigues da Silva Junior, EE - ESCOLA COOPERATIVA DE ENSINO FENIX , Bahia - disse:
    alderiko@hotmail.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns professoras, pelo exelente projeto.


  • Zilá Roque da Silva, Escola Municipal Carlos Bispo Alves - Povoado Cachimbo , Goiás - disse:
    zilasilva@hotmail.com

    19/06/2012

    Cinco estrelas

    É uma explicação bastante detalhada de um projeto. Eu achei muito rico excelente os envolvidos na criação e divulgação estão todos de parabéns!


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