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Projeto de Iniciação Científica: A origem das nuvens – UCA/ Metodologia Científica

 

07/06/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem das nuvens;
  • Identificar os diferentes tipos de nuvens que existem;
  • Esclarecer os principais fatores que podem influenciar nos aspectos naturais de uma nuvem;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja “Universo” e desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . ( O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental.). Acesso em 19/05/2012.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. Texto que  apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, quais os passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica ao relatório.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40090 Acesso 07/05/2012.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050 Acesso 07/05/2012.

Professor, a partir da análise dos textos sugeridos, você poderá concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Definição do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos Objetivos;nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa;
  4. Elaboração dos Problemas, nos quais os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência da Pesquisa;
  5. Levantamento das Hipóteses deverá sinalizar paraas possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio da Pesquisa;
  6. Definição das Fontes de Pesquisas, ou seja, os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido;
  7. Construção de um Cronograma para realização das atividades e conclusão da Pesquisa;
  8. Execução da Metodologia, os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo;
  9. Exposição pelos alunos, nas Considerações Finais, das conclusões a que chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.
  10. Registro das Referências Bibliográficas;
  11. Divulgação dosResultados/Culminância do Projeto.A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

 

Observação: É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de várias maneiras:

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto); o tablet ou outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos disponíveis na sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “A origem das Nuvens” que será desenvolvido nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

A turma do 1º ano do Ensino Fundamental estava brincando no pátio da escola. Quando de repente o céu ficou escuro e os alunos começaram a observar as nuvens e levantaram questionamentos sobre o formato das mesmas. A turma ficou interessada em pesquisar sobre de onde vêm as nuvens e as diferenças que existem no céu.

 Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula. Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras ações.

  • OBRA LITERÁRIA

 CAPA   

MATA, Lília. A nuvem que queria chover onde era preciso. São Paulo: AAGCEA, 2012. (Coleção 25 anos uma História).

Sinopse:

“A nuvem que queria chover onde era preciso” é uma história, de Lília Mata, escritora e jornalista, que fala dos sonhos e da vontade de acertar na realização de trabalhos em favor dos outros. Fala também da amizade e da alegria de termos alguém que nos compreende. Destinada ao público infantil consegue igualmente enternecer jovens e adultos, com a beleza e a sensibilidade da sua mensagem.
O Projeto pretende levar as crianças das escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a trabalharem a aceitação das diferenças e a aprenderem a traçar objetivos, de acordo com os seus valores, no sentido de ajudarem os outros. 

Fonte: http://www.madeira-edu.pt/gcea/tabid/2814/Default.aspx. Acesso 07/05/2012.

  • HISTÓRIA EM QUADRINHO

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1422015#. Acesso 07/05/2012.

Neste sítio você encontra tirinha sobre as nuvens vista pelos personagens em forma de bichinhos. Acesso 11/05/2012. 

  • POEMA
  •  

Nuvem de Algodão “doce”

Autora: Cláudia Liz

Nesses versos vou agora
Fazendo o passado voltar
Recordando a tua infância
Brincando de adivinhar

Olha só veja no céu
A nuvenzinha a correr
Que parece um carneirinho
Ou um pássaro a descer

Bem branquinha
Bem fofinha
Corre brinca de esconder
Voa, Voa, corre, corre
Nem do tempo de eu ver!

Parece algodão doce
Da vontade de comer
Um pirulito, um cachorrinho
Em todas nuvens posso ver

Vem aqui brincar comigo
De nuvenzinha admirar
Brincadeira gostosinha
Nuvenzinha adivinha

Fonte: http://sitedepoesias.com/poesias/15060. Acesso 11/05/2012.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, poemas, obras literárias, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • Geografia: possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do céu, mudanças climáticas;
  • Matemática: interpretação de dados e informação; tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação noções do  tempo: dia.
  • Ciências: compreensão da origem, formação e caracteríticas das nuvens.
  • Informática: linguagem digital, criação de blog e Webgincana, PowerPoint, navegação na Internet.
  • Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.
  • Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos.

 Roda de conversa

Em seguida, é hora de dialogar sobre o tema do Projeto, peça que cada aluno dê sua opinião. Em seguida, defina um título para o Projeto: “A origem das nuvens”.

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Caso prefira organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa no Projeto. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar como as nuvens se formam e do que são feitas.
  • Vamos investigar se existe água nas nuvens.
  • Vamos pesquisar para aprender as diferenças nos formatos das nuvens.
  • Vamos descobrir se as nuvens têm nomes.

 

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a origem das nuvens. Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas, nos quais os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa.

  • Do que as nuvens são feitas?
  • Como se formam as nuvens?
  • Existe água nas nuvens?
  • Por que as nuvens são diferentes?
  • As nuvens possuem nomes?

Professor, diante das questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais serão testadas por meio da Pesquisa.

Para isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Do que as nuvens são feitas?

Hipóteses: As nuvens são feitas de água.

  • Como se formam as nuvens?

Hipóteses: Elas se formam movimentando umas perto das outras.

  • Existe água nas nuvens?

Hipóteses: Sim existe água dentro das nuvens.

  • Por que as nuvens são diferentes?

Hipóteses: Porque elas têm formações diferentes. 

  • As nuvens possuem nomes?

Hipóteses: As nuvens recebem nomes de acordo com suas características.

Em seguida, converse com seus alunos, que para pesquisar precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto, nas Fontes de Pesquisas, que são os locais onde os alunos irão pesquisar sobre: o tema escolhido e os recursos que utilizarão para responderem suas perguntas. Espera-se que elas sugiram: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outras.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as Pesquisas, suas reflexões e debates.

Na Metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

  • Observar o céu no pátio da escola;
  • Pesquisar em textos e vídeos informações sobre o Projeto;
  • Criar um Blog para divulgar as informações descobertas;
  • Participar de contação de histórias e dramatizá-las, por meio de apresentações teatrais;
  • Montar WebGincana sobre as atividades pesquisadas no decorrer do Projeto.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto de Pesquisa.

Explorando o ambiente

É possível olhar para o céu e ver elefante, leão, carrinho, casa ou golfinho? Claro que sim! As nuvens podem nos sugerir diferentes figuras. Você já experimentou olhar atentamente para elas?

Professor, defina um lugar confortável para acomodar no pátio ou jardim da escola todos os alunos e passe alguns minutos apreciando o céu. Essa observação da paisagem celeste deverá ocorrer durante três dias.

Você poderá sugerir que os alunos fotografem a atividade, utilizando tablet, câmera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).

Oriente os alunos para registrarem na folha de papel A4 suas observações. Coloque-as no mural da sala de aula.

1º DIA 2º DIA 3º DIA

 

 

 

 

   

Fonte: Acervo da Autora  

Ao final da observação proponha um momento de troca de ideias, socializando e comparando as observações feitas no pátio da escola. Comente com os colegas e professor:

  • Você percebeu diferença entre as nuvens?
  • Você identificou o mesmo tipo de nuvens nos três dias de observação?
  • Existe alguma nuvem que repetiu a sua forma em dias diferentes?
  • É possível identificar um tipo de nuvem mais frequente em sua cidade?

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois, da observação nos três dias, apresente para a turma a tirinha: 

TIRINHA   

Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira339. Acesso 11/05/2012.

 INTERPRETANDO A TIRINHA

  1. Essa tirinha apresenta uma brincadeira sobre como as nuvens se formam. Para onde Magali e Mônica estão olhando? (Para o céu.).
  2. Faça uma lista dos desenhos que Magali e Mônica estão vendo. (Sugestão: jacaré, crocodilo, cachorro, pássaro, montanha e urso dentre outros.).
  3. O que foi utilizado para desenharem? (Nuvens.).
  4. O que significa a expressão “feitas à mão”? (Sugestão; o que é feito à mão não pode ser feito à máquina. Trabalho feito à mão significa que a peça é única, exclusiva, não haverá outra igual. Os desenhos são perfeitos tanto que Magali e Mônica pensam que foram feitos à mão.).
  5. Escreva a história que você leu acrescentando o que as imagens mostram.

(Sugestão: Magali e Mônica estão olhando para o céu e viram nuvens em forma de bichinhos. Mônica diz que eles parecem feitos à mão porque são perfeitos. Elas não veem os anjinhos brincando com as nuvens no céu.).

E você na sua observação do céu viu algum bichinho com forma de nuvem?

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, oriente os alunos a pesquisarem em textos e vídeos, informações sobre o formato das nuvens observadas, acessando os sítios sugeridos no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

Solicite que os alunos observem e registrem algumas informações presentes nos textos e nos vídeos durante a Pesquisa dos mesmos.

  • Como as nuvens se formam?
  • Qual a importância das nuvens para a Terra?
  • Do que as nuvens são feitas?
  • Como se chamam as diferentes formas de nuvens?

Textos online

online 

http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/. O texto apresenta informações sobre formação e características das nuvens. Acesso 09/05/2012.

 Vídeos

nuvem 

http://www.youtube.com/watch?v=UZX71CLwh1U&feature=related. Este vídeo mostra as nuvens em movimentos. Acesso 09/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=UZPBcSreva4&feature=related. O vídeo comenta a formação das nuvens, de que ela é constituída e a formação de tempestades. Acesso 09/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=I6M_ZBU7gBo&feature=related. Este vídeo da TV Escola comenta sobre a temperatura e o clima, sua variação e formação. Acesso 09/05/2012.

 

Em seguida, organize os alunos em grupos para elaboração de um pequeno texto coletivo  sobre as informações pesquisadas. Não se esqueça de orientar os alunos nessa construção.

1. Escolha um título adequado para o texto e crie uma maneira de apresentá-lo, usando cores, formas e tamanhos de letras.

2. Escolha e crie uma ilustração para acompanhar seu texto; ela pode explicar ou trazer outras informações.

3. Este texto vai ser lido por colegas, professores e comunidade, portanto, verifique se  precisa de ajustes. Siga as dicas:

  • Releia o texto várias vezes.
  • Veja se é preciso acrescentar mais informações.
  • Observe se escreveu o título.
  • Verifique se usou letra maiúscula no começo das frases.
  • Pesquise a escrita de palavras que despertaram dúvidas.
  • Verifique se o texto pode ser compreendido pelo leitor.

Por fim, analise se o texto que o seu grupo escreveu apresenta as informações de forma clara e objetiva. Para isso, o texto deve expor dados e curiosidades sobre a formação, tamanho e tipos das nuvens.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha a criação de um Blog da turma, onde os alunos poderão divulgar suas descobertas sobre o Projeto de Pesquisa.

Para a criação de um Blog são necessários alguns passos, convide a turma para ler informações sobre essa criação, acessando no sítio do Portal do Professor a aula “Vamos criar um Blog da turma?”:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso  10/05/2012.

O Blog da turma tem as mesmas características do Blog da escola. Exige preparação prévia e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e direção da escola e autorizações prévias para as imagens dos alunos aparecerem na rede, assim como a organização de eventos relevantes. Lembre-se que ele será o diário da sua turma e seu Portifólio.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. O texto apresenta passos e sugestões de como trabalhar com a criação de Blog com a turma. Acesso  11/05/2012.

Veja outras sugestões de sítios para a criação do Blog:

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).

 http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. O vídeo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara. Acesso 11/05/2012.

 7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

VOCÊ SABE LER AS NUVENS?

Professor, organize os alunos em equipes para pesquisarem sobre os diferentes tipos de nuvens acessando os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=OWsBFJ1ouvA&feature=related. Acesso 10/05/2012.

Aprenda a identificar os tipos de nuvens

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nuvem/nuvem.php . O texto apresenta informações sobre as características das nuvens, seu processo de formação e tipos de nuvens. Acesso 10/05/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=3X-BYp2gPFY&feature=related. O vídeo apresenta os tipos de nuvens, sua classificação e diferenças. Acesso 10/05/2012.

Promova um diálogo sobre os tipos de nuvens encontradas e o nome de cada uma.

Em seguida, elabore fichas para identificar as nuvens. É importante que esse registro seja feito primeiramente em folhas de papel, para depois serem postadas no Blog, portifólio ou em outro recurso tecnológico.

 menino

 

Observação das Nuvens

Com as fichas de identificação das nuvens. Observe o céu e os tipos de nuvens em casa com seus familiares, em um lugar confortável.

Fotografe esse momento usando câmera digital, tablet, ou até mesmo utilizando o laptop do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera) para registrar as observações da Pesquisa.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre os tipos de nuvens que observaram em casa, compartilhe as fotos tiradas e o que as famílias dos alunos acharam desse momento de observação.Formule algumas questões para conduzir o diálogo:

  • Você gostou de observar as nuvens?
  • O que lhe chamou mais atenção?
  • Você viu a nuvem se movimentando no céu?
  • Nas vezes que você observou as nuvens, elas sempre tinham a mesma forma?
  • Quais os tipos de nuvens você e sua família observaram?

Em sala de aula, os alunos poderão fazer registro da observação feita em casa e escrever os tipos de nuvens que identificaram utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Promova uma exposição dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar.

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, nesse momento prepare o ambiente para contar a história, você poderá organizar um teatro de sombra com os alunos. Veja o exemplo:

 TEATRO

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica da UFU em 2011.

Acervo da Autora

A NUVEM BRANCA E PEQUENINA  

Era uma vez uma nuvem pequenina e branca que vivia triste pelo céu porque ela não queria ser nuvem. Ela não sabia para que servia uma nuvem. Então ela queria ser uma outra coisa qualquer. Um dia viu voar um passarinho e pensou:

— Ah! Eu queria me transformar num passarinho e cantar entre as flores da terra!

Estica daqui, puxa dali e virou um passarinho-nuvem! Que beleza!

Acontece que o passarinho de verdade voou para alimentar os seus filhotes. Como ela não tinha filhotes ela ficou lá no céu, sozinha! Não tinha graça nenhuma. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

Logo depois, ela viu voar um avião e pensou:

— Eu quero me transformar num avião e sobrevoar o mundo.

Estica daqui, puxa dali e virou um avião-nuvem. Incrível! Porém, não tinha graça nenhuma, ela não tinha um motorzão. Não fazia “rumnnn”. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

Logo de tardinha, o menino empinou uma pipa lá no céu, e ela pensou:

— Ah! Eu quero me transformar numa pipa e alegrar a garotada!

Estica dali, puxa daí e virou uma a pipa-nuvem! Que linda! Ah, mas o menino de repente foi lá e puxou a pipa de verdade. Ela não tinha ninguém para puxar, então ficou lá no céu, sozinha! Não tinha graça nenhuma. Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste.

Já estava quase chorando quando a noite chegou. E a noite trouxe com ela as estrelinhas e a lua. Então ela pensou:

— Ah! Eu quero me transformar numa estrelinha e realizar os desejos das crianças na terra!

Estica daqui, puxa dali e virou a estrela-nuvem! Que beleza!

Ah, mas o dia nasceu e o dia mandou embora as estrelinhas e a lua, e ela ficou lá no céu sozinha! Não tinha graça nenhuma! Foi encolhendo, encolhendo e voltou a ser a nuvem triste! Aí sim, ela começou a chorar, e chorar e chorar...E as suas lágrimas pareciam pinguinhos de prata caindo na terra! Porém enquanto ela chorava a terra começou a brotar. Abriram sementes, nasceram plantas, flores, frutos...E aí ela entendeu o que era ser uma nuvem, e pela primeira vez ela se sentiu importante e feliz em ser o choro do céu.

Plim plim plim plim, olha a chuva! Plim plim plim plim, olha  a chuva. 

Fonte: http://www.skindolele.com.br/index_arquivos/Page1076.htm. Acesso em 11/05/2012.

Logo após, a história converse com os alunos:

  • Porque a nuvenzinha era triste?
  • Qual a importância dela para a natureza?
  • Para que serve as nuvens?
  • Se você pudesse escolher o que queria ser, o que você seria? Por quê?

Professor, organize os alunos para a dramatização da história acima. Para isso, distribua os   personagens, a narração e a direção. Promova quantos ensaios julgar necessários para que os alunos a apresentem com desenvoltura no dia da “Socialização dos resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.

      10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir uma WebGincana: é muito parecida com a WebQuest. Mas a proposta da WebGincana,  é de trabalho com Pesquisa na Web, como se fosse uma caça ao tesouro. Com uma página na internet aberta pelo professor, ou mesmo em uma folha entregue aos alunos, o professor juntamente com os alunos, define as condições, o tempo e a concepção do trabalho.

O que é WebGincana?

http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2007/06/webgincana.html. No  textos comentam o que é WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.

http://www1.sp.senac.br/hotsites/gde/oque.asp?me=1&sec=17. Os textos comentam o que é WebGincana e seus objetivos educacionais. Acesso 11/05/2012.

  Exemplo de WebGincana

http://llr.animarinhos.vilabol.uol.com.br/. Neste sítio encontramos exemplos de WebGincanas. Acesso11/05/2012.

 Cada grupo poderá elaborar as perguntas, sugerir os links de pesquisas para o outro grupo. Cabe ao professor orientar nesta elaboração.

 11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Seja por texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.

Agora oriente os alunos para procederem à indicação das Referências Bibliográficas, as quais deverão ser constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnológicos e outras).

Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação juntamente com os alunos, agende  data, horário e local e providencie os materiais que julgar necessários.

Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresentação que poderá ser feito no tablet ou no laptop. Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribuídos pela comunidade escolar.

 12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Combine com os alunos como será a divulgação dos resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem apresentará os dados coletados na Pesquisa, as descobertas e as dificuldades enfrentadas.

Professor, a forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

 Segue algumas dicas, veja com a turma qual forma será mais produtiva e que desperte o interesse dos alunos.

 Os alunos poderão construir slides usando PowerPoint, contendo as informações e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos sítios:

 http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80. O vídeo apresenta os passos para a criação de uma apresentação no PowerPoint. Acesso 10/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 10/05/2012.

Auxilie os alunos a elaborarem um banner para a apresentação da Pesquisa, em forma de exposição dos dados coletados.

Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído. 

      Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.          

     Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).  No final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e demais colaboradores. 

      No dia posterior, peça aos alunos, que registrem, no caderno de Projeto, ou utilizem o tablet ou o laptop para inserirem no Blog e ou na WebGincana suas opiniões sobre o que significou participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem,  enfim,  suas descobertas sobre a Origem das Nuvens. 

Recursos Complementares

      Sugestões de links para os alunos:

       http://webgincana.wikispaces.com/Abertura.  .O texto comenta o que é WebGincana e seus objetivos educacionais.  Acesso em 13/05/2012.

       Sugestões de links para os professores:

       MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011. 

       https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.  Acesso11/05/2012. “A Tecnologia na escola. Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. 

       http://www.brasilescola.com/fisica/raios.htm .   Acesso 11/05/2012. Este texto comenta sobre os raios entre as nuvens, sua formação e mecanismos de defesa.

Avaliação

O   Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, conheceram a origem das nuvens; identificaram os diferentes tipos de nuvens que existem; esclareceram os principais fatores que podem influenciar nos aspectos naturais de uma nuvem;e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

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