Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pesquisando sobre a evolução do ser humano

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desmistificar a ideia que o homem descende dos macacos.
  • Conhecer a historicidade da evolução humana.
  • Compreender a importância dos vestígios para a teorização da evolução humana.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Iniciando uma discussão a respeito da evolução do Ser Humano

Professor, antes de começar a aula peça aos alunos que arrumem as carteiras na sala de aula em circulo, pois assim poderá ter uma maior fluidez no diálogo que deverá acontecer entre alunos/professor e aluno/aluno. Logo em seguida, a aula deverá ser iniciada com um diálogo onde o professor fará um levantamento prévio do que os alunos já conhecem do assunto proposto para esta aula.

Logo no início, a imagem abaixo deverá ser projetada. A projeção poderá ser na própria sala de aula por meio de um data show. Se a escola na qual o professor trabalha não possuir tal recurso, a imagem poderá ser impressa e distribuída a todos os alunos.

  Evolução

Imagem disponível http://www.osgeraldinos.com.br/alambrado/palmeiras/evolucao-da-humanidade/attachment/evoluo1/

Após a projeção, o professor deverá suscitar algumas perguntas para os alunos discutirem em sala. Este questionamento é importante neste momento para inserir os alunos no debate sobre a evolução do ser humano. Sugerimos que o professor distribua os alunos em grupos de três componentes para debaterem as questões abaixo.

Os textos dispostos nesta atividade poderão contribuir para um adensamento teórico sobre o assunto e ajudar na elaboração das respostas. É importante que o professor reserve cerca de 20 minutos para os alunos pesquisarem, discutirem e registrarem suas respostas. Durante o debate, o professor deverá ficar atento às respostas que os alunos irão expor, uma vez que, por meio dessa discussão, poderá abordar outros assuntos de interesse dos alunos que são pertinentes ao conteúdo da aula. Passado o tempo estipulado para a pesquisa, discussão e registros, deverá ocorrer na sala de aula a socialização do que foi discutido por cada grupo. O grupo deverá eleger um expositor, que apresentará oralmente as respostas consensuais para cada questão. Os demais alunos deverão ouvir e registrar aspectos comuns e divergentes nos posicionamentos de cada grupo. No final da explanação de cada grupo, o professor deverá abrir espaço para uma nova discussão, onde os alunos exporão, por ordem de inscrição, aquilo que anotaram como aspectos comuns e divergentes nas respostas. Deste modo, os alunos serão participantes ativos e não meros observadores.

  1. É correto afirmar que o homem evoluiu do macaco?
  2. Os Homens das cavernas e os dinossauros viveram na mesma época?

  3. O que possibilitou o desenvolvimento do ser humano até nos dias atuais?

  4. Se o ser humano originou-se do macaco, por que até hoje os macacos não viraram seres humanos?

  5. Os macacos atuais elaboram ferramentas?

  6. Como você acha que sucedeu a evolução do Ser Humano?

 

Os textos disponíveis abaixo poderão auxiliar os alunos, neste primeiro momento, a responderem as perguntas. Os textos deverão estar disponibilizados para os alunos. Sendo assim, o professor deverá formar grupos de leituras e, para cada grupo, deverá entregar uma cópia de cada texto. Sugerimos que cada integrante do grupo leia pelo menos um texto, caso não dê tempo para ler todos. Após as leituras, os alunos deverão discutir entre si e, em seguida, o professor deverá abrir espaço para um diálogo maior na sala de aula. 

 

2ª Atividade - Conhecendo um pouco mais sobre Evolução

Para realizar esta atividade é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar, previamente, em um dispositivo de armazenamento de mídia, os recursos do banco internacional de objetos educacionais disponibilizados no portal do professor dispostos abaixo. Procedendo assim, no momento da aula, poderá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso.

Sugerimos que o professor oriente aos grupos (poderão ser os mesmos da atividade 1) para que acessem primeiramente o recurso que é um texto intitulado "Nós viemos dos macacos? parte 1". Este material é uma orientação para o professor; então o mesmo deverá dirigir a leitura do conteúdo exposto.

Logo em seguida, o professor poderá disponibilizar o segundo material "Nós viemos dos macacos?: parte 2". É mais apropriada a projeção deste recurso por meio da utilização de um data show, o que possibilita que todos os alunos assistam o vídeo ao mesmo tempo.

Ao final da leitura e do vídeo, faça a seguinte pergunta aos alunos: Os seres humanos evoluíram dos macacos?

 

 

 

 

 

Logo após o debate a respeito do texto e do vídeo, o professor deverá propor aos alunos que realizem uma pesquisa na escola envolvendo toda a comunidade escolar. A pesquisa terá como objetivo principal saber se a comunidade escolar tem conhecimento sobre a origem dos seres humanos. Sendo assim, o professor, juntamente com os alunos, deverá elaborar um questionário estruturado com perguntas que possam subsidiar discussões a respeito do conteúdo desta aula. Este instrumento de coleta de dados deverá ser entregue em folha digitada aos componentes da comunidade escolar que queiram participar da pesquisa. Os alunos deverão esclarecer aos participantes da pesquisa que não será necessário se identificar.

Abaixo apresentamos um modelo de questionário estruturado que poderá ser modificado de acordo com a realidade de cada escola.

 

Idade  (     )     Ano de ensino (     )

Você já estudou sobre a evolução dos seres humanos?               Sim (     )     Não (     )

Você acredita que os seres humanos evoluíram dos macacos? Sim (     )     Não  (     )

Macacos e Seres Humanos possuem o mesmo ancestral?         Sim (     )     Não (     )

Qual a principal pista encontrada na natureza que permitiu o homem a estudar a sua própria evolução ________________________ (fósseis).

Cite três importantes mudanças que ocorreram na vida do homem pré-histórico até os dias atuais que permitiram o seu desenvolvimento. ___________________________________ (hábitos alimentares, locomoção, cérebro, elaboração de ferramentas, manipulação do fogo, etc).  

 

Após o recebimento dos questionários respondidos pelos participantes da pesquisa, os alunos deverão tabular os dados e, em seguida,  interpretá-los. Essa tabulação permitirá uma melhor visualização dos dados, o que abrirá espaço para discussão mais ampla que os conduzirá aos resultados e às considerações finais/conclusões.

Obs.: Esta atividade não pretende esgotar o assunto sobre a evolução do homem, mas sim, iniciar uma provocação ao aluno em relação ao assunto proposto para esta aula. Neste sentido, os resultados da pesquisa poderão colaborar para cada aluno avaliar a importância do estudo sobre a evolução dos seres humanos.

 

O professor poderá propor aos alunos que socializem os resultados e conclusões obtidos na pesquisa por meio de uma apresentação a ser projetada por meio de um projetor de imagem (data show). Para elaborarem a apresentação, os alunos deverão utilizar uma planilha de slides do Microsoft Office - Power Point ou BrOffice - Kpresenter (aplicativo disponibilizado gratuitamente no endereço eletrônico http://www.broffice.org/download - acesso 23/03/2012). Imagens poderão ser buscadas na internet e inseridas na apresentação. Caso opte pela utilização do aplicativo Kpresenter, as imagens selecionadas deverão ser salvas previamente em uma pasta para inserção nos slides. Para inserir as imagens siga os seguintes passos dentro do aplicativo: na barra de menu localize e clique em Inserir » Imagem. Localize a pasta onde os arquivos foram salvos, selecione o arquivo e clique » Abrir.  

Outra opção para socialização dos resultados e conclusões de cada grupo é por meio da elaboração de um banner que deverá ser exposto em um local de grande circulação na escola.

 

3ª Atividade - Investigando os ancestrais do ser humano

 

De acordo com diversas pesquisas científicas, os primeiros ancestrais do ser humano surgiu cerca de 3 milhões de anos atrás. Este ancestral diferenciava dos demais exemplares de primatas da época devido à postura mais ereta, uma locomoção bípede e uma estrutura de mastigação parecida com o atual ser humano. Muitas divergências ainda existem sobre os estudos dos ancestrais do ser humano, pois a principal pista da existência da ancestralidade do homem são os fósseis, porém, os vestígios fossilizados não estão bem preservados na natureza para fornecer indícios sobre a evolução humana.

Professor, forneça a cada grupo (os grupos poderão ser os mesmos da atividade anterior) o quadro impresso das etapas evolutivas do ser humano disponível abaixo. Após a visualização do quadro, peça aos grupos que discutam sobre cada exemplar de homem pré-histórico disponível no quadro.

 

A evolução humana

 
 
Hominídeos: Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. O Australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé. Já caminhava sobre os dois pés e usava seus longos braços para pendurar nas  árvores. Mais alto e pesado, o australopiteco africano viveu entre 3 milhões e 1 milhão de anos. Andava ereto e usava as mãos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.
 
Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo. Viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra, construía cabanas e, provavelmente desenvolveu uma linguagem rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na África.
 
Homo erectusDescente do Homo habilis, viveu entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás. Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com  peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.
 
Homem de Neandertal: Provável descendente do Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.
 
Homo sapiens:  Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.

 

É preciso lembrar, porém, que esse painel não está completo. Ele apenas resume o que foi possível concluir a partir dos fósseis estudados até hoje. Ainda faltam muitas peças no quebra cabeça  da evolução humana, por exemplo, o tão procurado "elo perdido", aquele espécime com características de primatas e de humanos, que explicaria um importante passo da humanidade em sua fascinante aventura sobre a Terra.

A tabela acima foi adaptada e está disponível em http://www.sohistoria.com.br/ef2/evolucao/p2.php  - Acesso em 15/05/12.

 

Após a entrega do material, cada grupo deverá escolher um representante de ser humano primitivo disposto na tabela acima. Professor, é importante que tenha no mínimo 5 grupos, de modo que cada grupo fique responsável pela pesquisa de um determinado homem pré-histórico.

Logo em seguida, o professor deverá propor que cada grupo realize uma pesquisa sobre o seu homem primitivo, respondendo a algumas questões. A pesquisa deverá ocorrer fora do horário de aula, ou seja, no contra turno e poderá utilizar como fonte de pesquisa a internet. Neste caso, se nenhum aluno do grupo possuir acesso à internet em sua residência, o professor deverá disponibilizar um local de pesquisa na própria escola (o professor deverá reservar um horário na escola no contra turno para que o grupo possa realizar a pesquisa, utilizando um computador com acesso a internet). 

 

Imagem disponível em http://blogdaprehistoria.blogspot.com.br/2008/03/evoluo-humana.html

 

Na tabela abaixo, estão dispostas as questões que deverão ser pesquisadas e respondidas de acordo com o homem primitivo destinado para cada grupo. 

Evolução do homem: _________________________
Perguntas a serem pesquisadas Respostas                                                                  

Qual época que este ser humano viveu no planeta?

 

Ele elaborava sua própria ferramenta?

 

 

Era nômade ou sedentário?

 

 

Como era o seu crânio?

 

 

Cozinhava o alimento?

 

 

Como era a sua dentição?

 

 

Possuía postura ereta?

 

 

Era bípede ou quadrúpede?

 

Possuía polegar oponível?

 

Onde foram encontrados seus vestígios?                                                

 

 

Qual a sua característica principal?

 

 

Qual era a sua alimentação?

 

 

Como era o seu habitat?

 

 

Por que recebeu este nome?

 

 

Como era a sua estatura?

 

 

Possuía o corpo coberto por pêlos?

 

 

Por que foram extintos?

 

 

Observação: O professor poderá incluir mais perguntas no questionamento acima, se considerar necessário.

 

4ª Atividade - Apresentação da pesquisa

Após a pesquisa realizada na atividade anterior, o professor deverá pedir a cada grupo que elabore uma apresentação contendo os dados da pesquisa da atividade 3. Na elaboração da apresentação do conteúdo pesquisado, os alunos poderão utilizar os recursos disponíveis em seu computador. Para isso, deverão utilizar uma planilha de slides do Microsoft Office - Power Point ou BrOffice - Kpresenter (aplicativo disponibilizado gratuitamente no endereço eletrônico http://www.broffice.org/download - acesso 23/03/2012). Imagens poderão ser buscadas na internet e inseridas na apresentação. Caso opte pela utilização do aplicativo Kpresenter, as imagens selecionadas deverão ser salvas previamente em uma pasta para inserção nos slides. Para inserir as imagens siga os seguintes passos dentro do aplicativo: na barra de menu localize e clique em Inserir » Imagem. Localize a pasta onde os arquivos foram salvos, selecione o arquivo e clique » Abrir.

Sugerimos que o professor organize um seminário onde cada grupo fará sua apresentação. É necessário que a sala de aula esteja equipada com um computador e um data show. Cada grupo deverá ter um tempo estipulado pelo professor para sua apresentação, de acordo com a sua proposta. Após a exposição de cada grupo, o professor deverá reservar um intervalo de cinco a dez minutos para que os alunos façam perguntas ao grupo apresentador tirando suas dúvidas e expressando suas opiniões sobre o tema apresentado pelos colegas.

É necessário que a apresentação siga a sequência da evolução humana mostrada no quadro da atividade 3, até mesmo para facilitar as conexões que poderão ocorrer aos alunos com esta atividade:

1ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO: Hominídeos

2ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO: Homem erectus

3ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO: Homem habilis

4ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO: Homem de Neandertal

5ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO: Homem sapiens

 

Professor, ao terminar as apresentações peça aos grupos que disponibilizem cada informação pesquisada, pois assim, poderá juntar as pesquisas e elaborar um material único e completo contendo as informações necessárias sobre a evolução do homem. Este material poderá ser disponibilizado para todos os alunos via e-mail ou impresso, caso a turma assim preferir.

 

5ª Atividade - Revendo os dados obtidos

Professor, para fechar esta aula volte a atividade 1 e refaça as questões que foram trabalhas. Em seguida, relembre com os alunos o texto e o vídeo que aborda a seguinte pergunta: "Nós viemos dos macacos?". Questione também os resultados obtidos na pesquisa que envolveu a escola e, por fim, faça um último debate referente à evolução do ser humano.

Para finalizar faça a seguinte pergunta: O SER HUMANO ATUAL É DESCENDENTE DO MACACO OU COMPARTILHA UM MESMO ANCESTRAL COMUM?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nós viemos dos macacos?: parte 2: vídeo Vídeo
Nós viemos dos macacos?: parte 1: hipertexto Hipertexto
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1.  Verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.

2. Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

3.Constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

4. Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.

5. Observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

6. Avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

7. Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.