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Minha cidade e as metrópoles: conexões e relações. Pesquisa.

 

10/07/2012

Autor e Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Faria de Resende e André Luiz Sabino.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Analisar o papel das cidades e suas relações com as metrópoles;

·      Compreender as relações estabelecidas entre a cidade onde mora e a metrópole;

·      Analisar os diferentes papéis das cidades e das metrópoles;

·      Pesquisar o papel da metrópole na escala local.

Duração das atividades
13 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cidade, município e região;

Metrópoles e Região Metropolitana;

Conurbação.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 01

Estratégia 01

 Qual papel o município onde moramos ocupa no cenário nacional? Ele faz parte de uma metrópole? Está próxima de alguma? Que relações ele mantém com as grandes cidades?

Inicie a aula no laboratório de informática com este questionamento e seja o mediador da discussão, identificando qual é o papel desempenhado pelo município onde a escola está inserida na vizinhança, na região ou no país, se este for o caso.

Em seguida, utilizando o programa Google Earth, peça aos alunos para encontrarem o município e as principais regiões metropolitanas próximas a ele (se o município fizer parte de uma região metropolitana, solicite que os alunos avaliem a extensão da mancha urbana e em quantos municípios ocorre o encontro das áreas urbanas).

Peça que os alunos encontrem a Região Metropolitana de São Paulo e avaliem qual é a extensão de sua mancha urbana, investigando quais municípios dela fazem parte.

Região Metropolitana de São Paulo

Fonte: Google Earth. Imagem capturada em 22 de maio de 2012.

Incentive os alunos a levantarem quais são as principais atividades desenvolvidas no município e para qual mercado consumidor elas se destinam. Levante os dados orais como, por exemplo, quais são os tipos de produções agrícolas e pecuárias presentes, quais são as principais atividades industriais, como é o desenvolvimento de novas tecnologias na cidade, quais são os polos de produção, dentre outras possibilidades. Levante o máximo de informações possíveis.

Em seguida, questione se as mercadorias produzidas são consumidas internamente ou se são enviadas para outros lugares. Também pergunte se produtos de outras regiões do país chegam para serem consumidos em escala local e procure por exemplos concretos.

Finalize a dinâmica inicial, perguntando sobre a existência de metrópoles próximas à cidade onde está localizada a escola e quais relações são estabelecidas entre ambas.

Estratégia 02

Divida os alunos em grupos de acordo com a dinâmica da sua sala de aula. Sugerimos que cada grupo seja composto por, no mínimo, cinco componentes que trabalharão juntos e trocarão informações sobre fontes de pesquisa e resultados obtidos. 

Exponha que cada grupo de alunos irá organizar um seminário. Ele é um procedimento metodológico feito em grupo com o objetivo de preparar uma apresentação.

Acrescente que ele é baseado em pesquisas, seguidas de análise, organização de argumentos e dos dados levantados e pode conter imagens, mapas, vídeos, músicas, poemas, tabelas, gráficos ou outros recursos que auxiliem na tarefa de passar as informações para os ouvintes sem, contudo, exagerar no universo de dados a serem passadas.

Professor, para saber sobre como orientar os seus alunos na tarefa de pesquisar utilizando a internet, acesse o 6º episódio da "Bits e Bytes". Se julgar pertinente, poderá passar o episódio para o aluno, pois ele mostra como surgiram e como funcionam os sites de busca e revela algumas dicas para fazer uma boa pesquisa na Internet, usando a ferramenta mais importante do ser humano: o cérebro. Disponível no site http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5905 (Acesso em 22 de maio de 2012). Já sobre o que é um seminário e formas de organizá-lo, você pode consultar os links a seguir:

- Aula do Portal do Professor sobre a apresentação de seminários. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277. Acesso em 18 de maio de 2012.

- Vídeo de treinamento sobre técnicas de apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=Nx-WdxElMOc&feature=related. Acesso em 18 de maio de 2012.

 - 7 dicas para montar apresentação utilizando o Programa Power Point: http://www.youtube.com/watch?v=74CE38vxiHY&feature=related. Acesso em 18 de maio de 2012.

Aula 02

Estratégia 03

Elabore um estruturador para a realização do seminário, onde constem as etapas que os alunos terão de executar.

Abaixo apresentamos um modelo de estruturador:

Estruturador de seminário.

Tema: Cidades, metrópole e estrutura urbana brasileira.

Data(ou datas) de apresentação: ______________________.

Forma de realização: grupos de 05 alunos.

Tempo de apresentação: 10 minutos, incluindo o debate com a plateia.

Objetivo: analisar os papéis das cidades e das metrópoles brasileiras, averiguando suas interferências em escalas local, regional e nacional.

Estrutura do seminário: o seminário deverá conter:

a)      Apresentação

Com o nome da escola, da disciplina, do professor, dos alunos e o local e a data de apresentação.

b)      Introdução

Qual é o assunto tratado no seminário? Que conceito será trabalhado? Como ele será abordado? Que fontes de pesquisa serão utilizadas? Como é a estrutura da apresentação?

c)      Argumentos (conceitos, mapas, dados, imagens, gráficos, tabelas, literatura, poesia, música, parte de documentários e filmes, etc.).

O levantamento dos argumentos para a apresentação é fruto do intenso trabalho de pesquisa, organização e debate sobre as fontes de pesquisa consultadas. Todo o material consultado deve ser citado ao final do trabalho, na parte das referências. Não exagere e não repita informações. Valorize as imagens e os mapas utilizados, criando legendas sobre eles e citando suas fontes. Explore gráficos e tabelas presentes na apresentação, enfatizando as fontes dos dados.

d)      Conclusão.

Fechamento do trabalho. Deve ser realizada por todo o grupo e resgatar os principais conceitos utilizados e associá-los ao tema. No caso deste seminário, relate a relação do município com sua vizinhança e com as metrópoles do país.

e)      Fontes consultadas e referências consultadas.

Fontes são os livros consultados (nome do autor, título do livro, cidade, nome da editora e ano de publicação) e os sites que você pesquisou para levantar os dados para a realização do trabalho (endereço do site, seguido da data de consulta. Exemplo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Acesso em 22 de maio de 2012). 

O grupo deve se dividir por tarefas:

     - Redator;

     - Pesquisador de textos;

     - Construtor e organizador de gráficos e tabelas;

     - Pesquisador e organizador de imagens. 

Ao realizar as tarefas, troquem constantemente informações, pois o trabalho deve ser interligado e todos os componentes do grupo devem participar e serem capazes de explicar as dúvidas da plateia.

Etapas:

a)      Realização de pesquisas, levantamentos de dados, imagens, mapas, gráficos, tabelas, poemas e letras de música sobre sua cidade e sua relação com as metrópoles brasileiras;

b)      Leitura, análise e tratamento dos dados, levantando argumentos.

c)      Construção de textos argumentativos.

d)      Escolha e adaptação de gráficos e tabelas sobre as cidades brasileiras;

e)      Preparação da apresentação do seminário utilizando o programa Power Point;

f)       Exposição temática do assunto (oral, quadro-negro, slides, cartazes, musical, teatro, filmes, poesia etc.), com posterior abertura para debate e perguntas sobre os temas apresentados;

g)      Avaliação da apresentação.

Para concluir a introdução do trabalho a ser feito, mostre aos alunos o trabalho estudantil sobre o Movimento dos Sem Terra. Peça aos alunos que prestem atenção aos recursos utilizados na elaboração da apresentação.

 Este trabalho está disponível no site

http://www.youtube.com/watch?v=6AZkpypCXv0 (Acesso em 18 de maio de 2012).

Pergunte se a criatividade dos alunos foi suficiente para passar informações sobre o tema proposto.

 Aproveite para discutir as diversas maneiras pelas quais os alunos podem apresentar o seminário: jornal, revista, encenações, apresentação utilizando o programa Power Point, vídeos montados com o programa Movie Maker, etc., chamando a atenção para o fato de que neste trabalho, utilizaremos o Power Point.

Divida a sala em grupos de trabalho, compostos por cinco ou mais alunos, em função da dinâmica da turma, e avise que as próximas aulas serão destinadas aos trabalhos de pesquisa, leitura e preparação dos seminários pelos grupos, que a esta altura já devem estar definidos.

Aulas 03 e 04.

Estratégia 04

Os alunos, já organizados em grupos, deverão pesquisar informações sobre o município onde moram.

Esta atividade pode ser realizado no laboratório de informática ou na própria sala de aula, utilizando computadores do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), tablets ou notebooks, desde que estejam conectados à internet.

O desafio será o de descobrir a população total do município, o quanto ele produz em um ano (o seu Produto Interno Bruto – PIB), quanto cada setor contribui para a economia local (setores primário, secundário e terciário da economia), que tipo de produção predomina no município, se industrial, extrativista ou agropecuária, se é um município que produz para abastecer seu próprio mercado ou se a produção é destinada para abastecer outros municípios e até as metrópoles vizinhas ou nacionais e, por fim, qual é a importância da cidade no contexto local, regional e nacional.

Os alunos deverão pesquisar dados sobre o município a partir do quadro abaixo, onde já existe a indicação de alguns sites de pesquisa.

 

Pesquisa sobre o perfil do município de _____________________________________.

 

 

Sugestão de sites para pesquisar.

População

_____________________ habitantes.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por município.

PIB (Produto Interno Bruto)

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por município / Informações Estatísticas / Produto Interno Bruto dos Municípios / último ano disponível.

PIB - Valor Adicionado pela Agropecuária

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por município / Informações Estatísticas / Produto Interno Bruto dos Municípios / último ano disponível.

PIB - Valor Adicionado pela Indústria

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por município / Informações Estatísticas / Produto Interno Bruto dos Municípios / último ano disponível.

PIB - Valor Adicionado pelos Serviços

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por município / Informações Estatísticas / Produto Interno Bruto dos Municípios / último ano disponível.

Perfil econômico do município

 

Site da Prefeitura municipal.

Proximidade de regiões metropolitanas ou cidades de grande influência.

 

www.maps.google.com

www.maps.google.com

Programa Google Earth.

Comércio do município com outras regiões.

 

www.google.com

Site da Prefeitura Municipal.

Jornal local.

Rede local de TV.

Regiões Metropolitanas brasileiras.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_regi%C3%B5es_metropolitanas_do_Brasil

http://www.stm.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2033&Itemid=192

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_metropolitana

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/sinopse/sinopse_tab_rm_zip.shtm

Aulas 05 e 06  

Estratégia 05

A partir da pesquisa realizada, os alunos deverão preparar conclusões, analisando o papel do município onde moram no cenário local, regional e nacional.

Eles já devem elaborar conclusões na forma de tópicos e associá-los a imagens, gráficos e tabelas, com o auxílio dos alunos responsáveis por estas etapas, visando construir antecipadamente a apresentação do seminário.

Valorize na pesquisa, o estabelecimento de relações entre o município, as metrópoles e as grandes cidades da vizinhança, identificando possíveis conexões.

Nesta etapa do trabalho você pode convidar os professores de outras áreas de conhecimento para auxiliar os alunos na execução das tarefas. Planeje, antecipadamente, este trabalho com os professores das outras áreas.

- Os professores das áreas de Matemática podem auxiliar no cálculo da porcentagem do PIB por setores da economia e na construção de gráficos, que poderão ser utilizados no seminário.

 - Os professores de Língua Portuguesa podem ajudar na leitura e na interpretação dos textos selecionados, ajudando os alunos a organizarem os tópicos da apresentação e ensaiando as falas com os alunos.

- Os professores de informática podem construir com os alunos gráficos e um filme de introdução ou conclusão utilizando o Movie Maker, capturar mapas regionais no Google Earth, com marcações realizadas pelos alunos, dentre outras possibilidades.

 

Aulas 07 e 08

Estratégia 06

Nesta etapa os alunos, ainda no mesmo grupo, realizarão pesquisas na internet sobre as regiões metropolitanas brasileiras, identificando quais relações o município onde vivem estabelecem com estes grandes aglomerados urbanos. Este trabalho pode ser realizado no laboratório de informática ou em sala, com o uso do UCA, de tablets ou de notebooks, desde que eles estejam conectados à internet.

Caso o município estudado faça parte de uma região metropolitana, os alunos podem analisar, na apresentação do seminário, o papel do município no contexto metropolitano e o papel que a região metropolitana exerce em escala nacional.

Para os municípios que não fazem parte de regiões metropolitanas, o desafio é estabelecer conexões com a região ou as regiões metropolitanas mais próximas ou importantes do país.

 

Relação entre o município e as regiões metropolitanas
Município: ___________________________________________________. Estado: ________.

Definição de Região Metropolitana:

Fonte:

Definição de conurbação:

Fonte:

Região metropolitana onde o município está inserido ou regiões metropolitanas mais próximas:

Fonte:

Municípios que fazem parte da Região Metropolitana mais próxima:

Fonte:

Relações entre o município e as regiões metropolitanas (compra e venda de mercadorias, lazer, serviços de saúde, educação, etc.):

Fonte:

 

A partir dos dados levantados, os alunos deverão preparar conclusões, analisando as relações entre o município onde moram e as regiões metropolitanas, já visando construir argumentos para serem utilizados na apresentação do seminário.

Os alunos responsáveis pela escolha das imagens e da construção e adequação de tabelas e gráficos, devem dialogar com o redator, pesquisando possíveis fontes para enriquecerem a apresentação.

Como na estratégia anterior, desde que o planejamento seja realizado com antecedência, os professores de Língua Portuguesa podem contribuir na interpretação dos textos pesquisados, ajudando os alunos a organizarem os tópicos da apresentação e ensaiando as falas.

Aula 09 e 10

Estratégia 07

Professor, você deve retomar o estruturador de seminário disponibilizado na primeira aula e ser o mediador na preparação do seminário.

A tarefa é auxiliar os alunos na construção de suas apresentações a partir do estruturador proposto (apresentação, introdução, argumentos, conclusão, referências e conclusões) e dos argumentos já elaborados.

Você pode sugerir que eles adiantem o trabalho em casa. Também pode solicitar que professores de outras áreas do conhecimento participem desta etapa do trabalho, auxiliando os alunos na produção de textos, no tratamento de imagens, na construção de gráficos e na gravação de um documentário ou de um telejornal utilizando o programa Movie Maker, dinamizando ainda mais o trabalho dos alunos.

Sugira que a apresentação não ultrapasse 10 minutos, incluindo o debate, e que o objetivo é realizar uma apresentação sobre a cidade onde está a escola e suas relações com as metrópoles.

Chame atenção para alguns fatos:

a)      Construa o menor número de slides possíveis;

b)      Não repita informações, para que os ouvintes não percam a atenção;

c)      Imagens e gráficos devem conter uma legenda, serem explorados e terem a fonte de dados citada;

e)      Utilize tamanho de fonte entre 26 e 55.

f)       Ao montar sua apresentação, utilize negrito ou cor diferente para os argumentos mais importantes.

 

Incentive os alunos para a inserção de letras de música, reportagens da televisão e matérias dos jornais locais, valorizando o cotidiano e os fatos que acontecem em sua cidade.

O recurso multimídia do Projeto Canta cantos, por exemplo, discute a cidade e a metrópole de forma rápida e significativa, e pode ser utilizado na apresentação. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23289(Acesso em 18 de maio de 2012).

Incentive os alunos a explorarem os recursos didáticos do Portal do Professor do MEC (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html).

Portal do Professor

 

Aulas 11, 12 e 13

Estratégia 08

Este é o momento das apresentações dos seminários.

Convide os colegas das outras áreas do conhecimento, que auxiliaram nas etapas de elaboração do trabalho, para assistirem e avaliarem as apresentações. Para isso, elabore uma ficha de

observação de seminário a partir do estruturador distribuído no início, como o modelo abaixo.

Se julgar necessário acrescente outros itens ao processo de observação.

 

Ficha de observação / avaliação de seminário

Componentes do grupo: Alunos:_________________________________________________________________________________________.

Observações:

Apresentação: _______________________________________________________________________________________________________.

Introdução: __________________________________________________________________________________________________________.

Argumentos: _________________________________________________________________________________________________________.

Utilização e exploração de imagens: ______________________________________________________________________________________.      

Utilização e exploração de tabelas e gráficos: _______________________________________________________________________________.   

Caracterização do município: ____________________________________________________________________________________________.

Relação do município com a metrópole: ___________________________________________________________________________________.              

Conclusão: _________________________________________________________________________________________________________.

Referências (livros utilizados, sites pesquisados, fontes de imagens, tabelas etc.): __________________________________________________.

 

Se possível, programe a gravação das apresentações, com o objetivo de torná-los disponíveis para outros alunos e professores. Você pode divulgar os trabalhos no site da escola, caso isso seja possível, em um blog da turma ou no youtube (www.youtube.com).

Há vários sites gratuitos de hospedagem de blog. Procure no www.google.comum deles.

Uma sugestão é o www.blogger.com/(Acesso em 19 de maio de 2012).

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ser processual e constar em todo o processo de preparação do seminário.

Ela deve considerar a pesquisa, o trabalho de leitura e organização dos argumentos, a redação dos slides da apresentação, a construção e adaptação dos gráficos e tabelas e da pesquisa de imagens, além da apresentação final.

Os professores das outras áreas de conhecimento que participaram de todo o processo de construção de textos, de gráficos e do uso das tecnologias, podem auxiliar na construção de um instrumento coletivo de avaliação, valorizando a construção transversal do conhecimento.

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