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Período de Inserção: Para começar... Canções, poesias, parlendas e histórias. Quem quer brincar?

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a:

·      Ouvir e cantar canções;

·      Escutar histórias em companhia dos familiares, crianças do grupo e professores;

·      Compartilhar espaços de brincadeira com as demais crianças;

·      Cantar e dançar ao ritmo de músicas já conhecidas;

·      Gesticular e mover o corpo acompanhando a letra de diferentes canções;

·      Explorar o uso de onomatopeias durante a audição de músicas, histórias e poesias;

·      Conhecer e apreciar poesias;

·      Ouvir e contar histórias;

·      Conhecer e manusear livros de literatura infantil;

·      Participar de rodas de cantoria;

·      Conhecer instrumentos de percussão;

·      Tocar instrumentos;

·      Apreciar diferentes ritmos;

·      Participar de rodas de contação de história;

·      Participar de rodas de poesia;

·      Apreciar rimas;

·      Conhecer e apreciar o ritmo de diferentes poesias;

·      Cantar, dançar e experimentar momentos de expressão e descontração.

Duração das atividades
A atividade contará com 03 momentos de aproximadamente 40 min cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula ,vamos recuperar músicas e histórias que já fazem parte do universo das crianças. As canções e as histórias já conhecidas funcionarão como embasamento para ampliação do repertório do grupo.

Estratégias e recursos da aula

   Professor, esta aula tem como objetivo demonstrar possibilidades de planejamento para a inserção da criança pequena na escola (momento de acolhimento das crianças e famílias). Trata-se de dicas de como receber as crianças e seus familiares no início do ano e no decorrer dele, propondo momentos de interação entre a escola e as famílias.

   Esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária. Nossa experiência foi realizada com crianças de 02 a 03 anos de idade.

   Sobre o momento de inserção, consulte no portal, a aula: Período de Inserção: Para começar... Vamos inventar com água?

 

1º Momento: Músicas e brincadeiras cantadas

    Professor, comece o trabalho com as crianças e suas famílias apresentando canções já conhecidas. Pesquise com as famílias as músicas preferidas das crianças.  Neste momento, os folguedos infantis são bem-vindos. Em geral, as crianças pequenas gostam de cantar e expressam alegria e prazer durante estas atividades.

    Nesta faixa etária, comumente as crianças ainda não são capazes de cantar toda a letra de uma canção, na maioria das vezes, repetem o final das palavras, partes de que mais gostaram ou os refrões; e gostam de ouvir a mesma canção, muitas vezes.

Organização do espaço:

    Crie um ambiente aconchegante para receber as crianças e suas famílias. Organize algumas almofadas sobre um tapete e convide todos para sentarem num grande círculo. A formação de rodas para cantar são organizações que agregam e favorecem a integração do grupo. Neste período de inserção das crianças e famílias, são bastante adequadas.

Músicas e brincadeiras cantadas, algumas sugestões:

·      "A canoa virou";

·      "Peixe vivo";

·      "A Rosa Juvenil";

·      "A barata";

·      "Cai, cai, balão";

·      "Nesta rua";

     Professor, essas são algumas das canções conhecidas e cantadas pelas crianças no sul do Brasil, pesquise as mais conhecidas de sua região.

Caixinha musical:

    Professor, uma possibilidade interessante é construir uma caixa de música. Organize uma caixa, de forma que ela fique toda fechada, com apenas um buraco no meio, uma abertura suficiente para possibilitar a passagem da mão do professor e/ou das crianças. Dentro da caixa, selecione diferentes objetos que servirão para indicar uma canção conhecida das crianças.

Algumas sugestões:

·      Um sapo – música: “Sapo Cururu”;

·      Uma rosa de plástico – Música: “A Rosa Juvenil”;

·      Uma canoa de madeira – Música: “A Canoa Virou”;

·      Uma boneca – Música: “Boneca de Lata”; e

·      Um chapéu – “O Meu Chapéu Tem Três pontas”

 

Músicas do Boi-de-Mamão:

    O Boi-de-Mamão faz parte do folclore do Estado de Santa Catarina, mais especificamente da cidade de Florianópolis e região litorânea. Professor, para conhecer mais sobre a história do Boi-de-Mamão consulte indicações nos recursos complementares. Em nossa instituição, desenvolvemos, há alguns anos, um projeto sobre o Boi-de-Mamão, que contemplou histórias, músicas, dramatizações, cantorias, danças, teatro de fantoches e caixas de histórias. O conjunto de tais atividades contribuiu para a educação das crianças pequenas e para o processo de apropriação de elementos de nossa cultura local.

    No período de inserção, utilizamos todo esse material disponível na instituição para organizar apresentações e cantorias a fim de recepcionar as crianças e suas famílias.

Representação do Boi-de-Mamão!

 

1

Foto 1: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

 

2

Foto 2: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2012

Foto 3: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

       Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2012      

Foto 4: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

Outras canções:

   Diferentes canções poderão ser apresentadas neste momento inicial, inclusive aquelas que não são feitas especificamente para crianças poderão ser contempladas na educação dos pequenos. Os acalantos são ritmos que encantam e tranquilizam e, geralmente, remetem a momentos de afetividade, por isso, são bem vindos nesta fase de acolhimento.

   Professor, pesquise e ofereça às crianças músicas de diferentes regiões brasileiras, canções populares, assim como músicas de outras culturas. Favoreça a audição de variados ritmos e estilos. Um ampliado e qualificado repertório musical, disponibilizado para as crianças desde cedo, irá contribuir para um apurado gosto pela música.

 Brincadeiras Cantadas!

5

Foto 5: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

Algumas sugestões:

·      Organizar um espaço para cantar e dançar com as crianças, ao ritmo de músicas já conhecidas – Cantigas de Roda;

·      Inventar com as crianças diferentes gestos, para acompanhar a letra das canções;

·      Cantar e mover o corpo;

·      Criar e repetir movimentos corporais;

·      Explorar o uso de onomatopeias durante a audição de músicas;

·      Organizar rodas de cantoria contando com a participação dos familiares e de outros grupos da instituição; e

·      Cantar e tocar instrumentos de percussão.

      Professor, sobre instrumentos de percussão, consulte a aula: Qual é o ritmo para dançar com Parangolés? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37150

2º Momento:Histórias

      Professor, utilizando apenas a oralidade, comece com histórias já conhecidas pelas crianças. Para esta faixa etária (02 a 03 anos), são recomendáveis textos curtos.  As histórias que apresentam repetições são apreciadas e oportunizam a participação das crianças no momento da narração.

Organização do espaço:

   Professor, diferentes ambientes poderão ser organizados para que este momento possa acontecer de maneira especial. Poderá ser uma roda, as crianças sentadas sobre um tapete ou sobre almofadas. O espaço deverá ser aconchegante e tranquilo. Deve-se considerar que, antes de contar uma história, algumas leituras prévias do material serão necessárias, no sentido de estabelecer uma familiaridade com o texto, antes do trabalho com as crianças.

   O momento de contar uma história, por mais simples que pareça, deverá ser cuidadosamente preparado. Depois de as crianças ouvirem a história, será importante um tempo para que elas possam expressar suas emoções e impressões; um tempo para relembrarem os personagens e recontarem a história.

  Quando utilizados livros, as crianças deverão ter a oportunidade de manuseá-los e fazer a leitura das imagens, o que as possibilitará mudar o enredo e criar outras histórias. 

Material necessário:

   As diferentes narrações poderão ser realizadas contando apenas com a oralidade do professor ou por meio de livros de literatura infantil.  

   Os fantoches, as caixas, os tapetes e aventais, que contam histórias, também são materiais que fazem sucesso com os pequenos.

 

Algumas sugestões:

1.    Os clássicos da literatura infantil:

·      "Chapeuzinho Vermelho";

·      "Os Três Porquinhos";

·      "O Patinho Feio"; e

·      "Branca de Neve".

2.    Fábulas reescritas por Monteiro Lobato:

·      "A Cigarra e as Formigas";

·      "O rato da cidade e o rato do campo";

·      "O macaco e o gato"; e

·      "O lobo velho";

3.    Lendas, contos e fábulas populares.

4.    Histórias dos Pingos de Mary França e Eliardo França.

 

Os Pingos!


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Foto 6: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

5.    Histórias do Boi-de-Mamão.

6.    Histórias sem texto escrito.

 

Ouvindo e contando histórias!

 

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Foto 7:  Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

 As caixas de história:


    Professor, para crianças desta faixa etária, as caixas de história são bastante adequadas. Por meio deste material, podemos construir os cenários e os personagens das diferentes narrativas que apresentamos para as crianças. As caixas criam a possibilidade dos pequenos contarem as histórias manuseando os personagens, trazendo para a narração maior dramaticidade e movimentação.
    As caixas poderão ser construídas pelo professor, ou com a participação do grupo de crianças.
   

Incorporando Personagens!


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Foto 8: ArquivoInstitucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI-CED-UFSC) – 2012

             Fotografia: Ligia Mara Santos


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Foto 9: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI- CED-UFSC) – 2012

Fotografia: Ligia Mara Santos


As caixas de história:

   Professor, para crianças desta faixa etária, as caixas de história são bastante adequadas.  Por meio deste material podemos construir os cenários e os personagens das diferentes narrativas que apresentamos para as crianças. As caixas criam a possibilidade dos pequenos contarem as histórias manuseando os personagens, trazendo para a narração maior dramaticidade e movimentação.

   As caixas poderão ser construídas pelo professor, ou, outra possibilidade, será confeccionar as caixas com a participação do grupo de crianças.


Caixas de histórias!

 

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Foto 8: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

 

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Foto 9: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

Boi-de-Mamão

 

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Foto 10: Arquivo Institucional NDI-CED-UFSC

Fotografia: Ligia Mara Santos

     Professor, consulte no portal a aula: Vamos fazer uma “Casa Sonolenta” e brincar de contar histórias? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37491

     Conheça uma sugestão de como  construir uma caixa de história.

 

3º Momento: Poesias, parlendas e trava-línguas

    Professor, os pequenos gostam  e devem ouvir poesias. Fazer poesia é brincar com as palavras e as crianças adoram brincar com as palavras. Elas se encantam com o ritmo e as rimas.

    O jogo de palavras e a sonoridade de parlendas e trava-línguas convertem-se em divertida brincadeira.

Organização do espaço:

    Professor, prepare um espaço confortável para apresentação das poesias. O material poderá ser lido ou declamado, os textos curtos poderão ser memorizados junto com as crianças e brincadeiras e movimentos corporais poderão acompanhar os textos.

    O espaço poderá ser a própria sala de aula ou qualquer outro cantinho que abrigue as crianças com aconchego. Almofadas e tapetes poderão ser disponibilizados para que cada criança se acomode com conforto, cada uma escolhendo a posição corporal mais adequada. Parques, bosques, praças e pátios, poderão funcionar como um lugar agradável para ouvir poesias.

    O início de cada dia na creche poderá se dar com poesia. As manhãs poderão ser brindadas com a leitura de uma poesia curta, que será repetida em outros momentos ou outros dias. Nesta faixa etária as repetições são bem recebidas, porque as crianças gostam de ouvir muitas vezes, o que para elas agrada e faz sentido.

     Professor, considere a pouca idade das crianças e avalie o tempo de concentração de seu grupo. Cada criança expressa uma disponibilidade diferente que deverá ser contemplada e respeitada durante a audição das poesias. Geralmente uma ou duas poesias curtas são indicadas nesta faixa etária, contudo, o que importa é conhecer cada criança, sua história, suas experiências e sua ligação com a literatura infantil, para uma adequação da proposta.

Material necessário:

      As poesias poderão ser apresentadas para as crianças contando apenas com a oralidade do professor ou por meio de livros.

Algumas sugestões de autores:

·      Cecília Meireles;

·      Manuel Bandeira;

·      Mário Quintana;

·      Lalau e Laurabeatriz;

·      José Paulo Paes;

·      Roseana Murray; e

·      Vinícius de Moraes.

Recursos Complementares

Sugestões de obras musicais:

A Arca de Noé. Toquinho e Vinicius de Moraes.

Os Saltimbancos. Tradução e Adaptação de Chico Buarque.

Casa de Brinquedos. Toquinho.

Canções Curiosas. Palavra cantada.

Mil Pássaros. Sete histórias de Ruth Rocha. Palavra Cantada.

Cantigas de Roda. Palavra Cantada.

Canções de Ninar. Palavra Cantada.

Adriana Partimpim. Adriana Calcanhoto. Vols. 1 e 2.

Pequeno Cidadão. Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgard Scandurra e Taciana Barros.

Brasileirinhos. Paulo Bira.

Gente Miúda. Rosy Greca.

A Canção para Crianças. Rosy Greca. Livro e CD.

 

Literatura infantil:

WOOD, Audrey. A Casa Sonolenta. São Paulo: Ática, 2005.

SMYTH, Iain. O Sapo Boca Grande.São Paulo: Brinque-Book, 2009.

BARBOSA, Rogério Andrade. O Boi-de-Mamão. São Paulo: FTD, 2005.

FURNARI, EVA. Amendoim.São Paulo: Paulinas, 2009.

MACHADO, Ana Maria (Reconta). Dona Baratinha.São Paulo: FTD, 2004.

ROCHA, Rute. (Reconta) João e Maria.São Paulo: Moderna, 2010.

 

Sobre Literatura Infantil

ABRAMOVICH, Fanny.Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

 

Poesias:

LALAU. Brasileirinhos: Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna. São Paulo: Cosacnaify, 2001.

____.Novos Brasileirinhos. São Paulo: Cosacnaify,2002.

____. Mais Brasileirinhos. São Paulo: Cosacnaify, 2003.

____. Bem Brasileirinhos.São Paulo: Cosacnaify, 2004.

QUINTANA, Mario. Sapo Amarelo. São Paulo: Global, 2006.

PAES, José Paulo. Poemas para Brincar. São paulo: Ática, 1997.

 

Professor, para incrementar suas aulas, consulte:

Sugestões de links para professores:

 

Palavra Cantada – acesso em 12/05/2012

http://www.palavracantada.com.br/

 

Rosy Greca – acesso em 12/05/2012

http://rosygreca.com/ie5/index.html?dhtmlActivation=inplace

 

Sobre o Boi-de-Mamão – acesso em 12/05/2012

http://www.vivonumailha.com/index.html

http://www.youtube.com/watch?v=O9UhlcnGr2I

Avaliação

         A avaliação deverá ser considerada como um processo de reflexão do professor, pois é uma ação que envolve todo o trabalho pedagógico do cotidiano escolar. É a avaliação que vai subsidiar nossas futuras ações, ela será a base para pensar as próximas intervenções com as crianças.

         Professor, pondere se o trabalho proposto foi significativo para as crianças; avalie a proposta, a organização do espaço, os materiais oferecidos e verifique o que funcionou bem e o que deverá ser repensado, avalie a capacidade inventiva e criativa das crianças, expressadas nos momentos de contação de histórias, leitura de poesias e rodas de cantoria. Neste momento de inserção das crianças e famílias, cada manifestação dos familiares e das crianças deverá ser acompanhada cuidadosamente. Medos, inseguranças e dúvidas deverão ser acolhidos no sentido de estabelecer um clima de confiança e bem estar entre escola e família.

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