02/07/2012
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Não são necessários conhecimentos prévios.
1. Como se trata de um tema pouco difundido pelo termo aqui empregado (erário), é importante que os alunos compreendam o significado da expressão.
O professor deve questionar os alunos da seguinte maneira: você sabe o que é erário?
Solicitar que realizem uma pesquisa de algumas definições da palavra "erário" em dicionários disponíveis na internet. O trabalho deve ser feito em grupos (máximo de 05 alunos).
Obs.: Caso não exista disponibilidade de acesso à internet, os alunos poderão utilizar os dicionários da biblioteca da escola.
Sugestões de sites para a referida pesquisa:
http://www.dicio.com.br/, acesso em 21/05/2012
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php, acesso em 21/05/2012
http://www.dicionarioweb.com.br/, acesso em 21/05/2012
2. Em seguida, para mostrar que o tema está muito próximo da realidade deles, será apresentado um vídeo crítico sobre a Copa de 2014 e seu respectivo financiamento por meio de verbas públicas.
O professor deve pedir que os alunos assistam ao vídeo abaixo. Durante o vídeo eles devem pensar no seguinte ponto:
Qual a relação do evento mostrado no vídeo com a discussão do erário?
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=LbLr_KRErLA&feature=related, acesso em 21/05/2012
3. Após a apresentação do vídeo, o professor abrirá um debate sobre o tema de modo a esclarecer as dúvidas e promover a discussão sobre o uso do erário (dinheiro público) na organização da copa de 2014.
Durante o debate, o professor deve provocar os alunos a responderem:
a) Além da Copa do Mundo, existem outros mega eventos aos quais são destinadas verbas públicas?
b) Para além dos mega eventos, existem outros setores onde poderemos questionar a aplicação do dinheiro público?
Deixe que eles respondam, argumentem e discutam. O professor deverá fazer um registro dos exemplos ( que serão considerados aqui como subtemáticas) emitidos pelos alunos nas respostas das perguntas acima.
Posteriormente, o professor anotará os exemplos no quadro (veja sugestão de registro abaixo), e dialogará com os alunos sobre aqueles que seriam os mais interessantes para estudarmos, ressaltando que devemos escolher no máximo três. Os critérios de escolha também devem ser discutidos. Orientados pelo professor, os alunos escolheriam os seguintes setores de investimento público: uma obra, um programa social e um mega evento.
Sugestão de quadro de registro:
Exemplos dos alunos em resposta as perguntas "a" e "b" logo acima |
Mega Evento: Copa do Mundo, Carnaval, Pan-americano. Obras: viadutos, estádios, teatros inacabadas. Programas sociais: bolsa escola, bolsa família, programas habitacionais. |
4. O professor destacará os exemplos escolhidos (como fizemos em cor azul no quadro acima) e convidará os alunos para uma pesquisa sobre os mesmos.
Obs.: Mesmo assim, o professor poderá sugerir outros critérios de escolha para relativizar a liberdade de escolha dos alunos, a trazer ora subtemáticas mais viáveis de se pesquisar na sua escola, ora mais atrativas dependendo do perfil da turma, ou mesmo subtemáticas mais próximas dos alunos (ex.: Uma escola situada no Rio de Janeiro, no mês de fevereiro, poderia estudar como mega evento o Carnaval)
O professor pedirá que os grupos se reúnam mais uma vez, e levantem perguntas referentes à relação do tema "erário" ou "aplicação do dinheiro público" com os exemplos escolhidos. E anotará no quadro, utilizando o mesmo recurso acima (item 3).
Em seguida, mediará a discussão para que os alunos escolham perguntas relevantes para uma pesquisa (sob os critérios de relevância social e científica).
No caso dessa proposta, a conversa geraria as seguintes perguntas:
O professor concluirá esta conversa, informando que não são perguntas fáceis de serem respondidas. Por isso mesmo, elas demandarão uma pesquisa, e em nosso caso, um estudo de iniciação científica.
Informar os alunos que uma pesquisa demanda um planejamento (projeto de pesquisa, com objetivos claros), e que, portanto, o faremos a partir da próxima aula.
1. O professor dividirá os alunos em 5 grupos para que seja construído um projeto de pesquisa para o estudo do tema "os meios e fins do dinheiro público" como foco nos setores escolhidos por eles (obra, programa social e mega evento). Para tanto, o professor orientará os alunos quanto os seguintes procedimentos:
A) O que pesquisar?
B) O que queremos responder com a pesquisa?
C) Por que pesquisar?
D) Para que pesquisar? Onde quero chegar?
E) Como chegar? Qual melhor caminho? Quais os recursos a serem utilizados para coleta de informações - pesquisa na internet, revistas, jornais, entrevistas, etc.?
F) Registro dos dados, análise, avaliação e seleção/ organização das informações. Nesta etapa os estudantes orientados pelo professor devem reler e organizar as anotações feitas, bem como definir a estrutura do trabalho, que deve ter: a) introdução; b) desenvolvimento; c) conclusão; d) referências bibliográficas/fontes pesquisadas; e) a identificação dos integrantes do grupo).
G) Estruturação da apresentação da pesquisa realizada. Neste item, o professor irá propor a criação de um Blog que pode receber o nome dado pelos alunos.
2. O professor deve trabalhar cada elemento do planejamento de pesquisa com os alunos relacionando, dialeticamente, teoria e prática. Dessa maneira, a partir do tema de estudo, e na medida em que se explica cada um dos elementos, eles vão preenchendo os itens do projeto de pesquisa.
1. Serão selecionadas as fontes documentais a serem utilizados na pesquisa. Para iniciar as atividades, o professor apresentará em slides os Princípios da Administração Pública contidos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
Logo em seguida, nessa mesma aula, o professor solicitará que os alunos pesquisem na internet em qual lugar (ou seja, em qual artigo) da Constituição Federal se encontram aqueles princípios. O professor poderá dar dicas, para facilitar a busca deles. O importante é que eles pesquisem até encontrar o artigo 37 da CF/88, de modo que eles tenham contato com nossa Lei Maior.
2. No laboratório de informática (ou mesmo utilizando os tablets ou netbooks das escolas do UCA), o professor orientará os alunos a fazerem um levantamento das Leis dos programas e obras destinadas a realização da copa. Após esse levantamento e registro no caderno, os alunos responderão o seguinte questionamento:
É possível identificar os princípios da Administração Pública no uso do dinheiro público aplicado nas obras destinadas à organização da Copa de 2014? Quais são os princípios identificados?
Sugestões de sites para pesquisa das leis:
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/tags/lei-geral-da-copa, acesso em 21/05/2012
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/lei-geral-da-copa-e-aprovada-no-senado-e-espera-sancao-de-dilma.html, acesso em 21/05/2012
http://agenciabrasil.ebc.com.br/assunto-galeria/lei-geral-da-copa, acesso em 21/05/2012
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/obras-nos-estadios-da-copa-de-2014-entram-em-ritmo-acelerado.html, acesso em 21/05/2012
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120314_copa_obras_jp.shtml, acesso em 21/05/2012
1. O professor deve orientar os grupos da seguinte maneira. Os alunos deverão pesquisar imagens e vídeos sobre cada um dos setores de aplicação do erário, e com base na legislação, nas informações de artigos em sites e nos vídeos deverão descrever cada uma deles.
Sugestões de Imagens:
Fonte: Google imagens, clique aqui para acessar link , acesso em 22/05/2012 Fonte: Google imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 22/05/2012
Sugestões de Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=n-5rxmCJlwQ&feature=related, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Sites:
http://www.portal2014.org.br/, acesso em 21/05/2012
http://agecopa2014.com.br/copa-2014/ong-quer-o-tatu-bola-como-mascote-da-copa-2014, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Imagens
Fonte Google imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 21/05/2012 Fonte Google imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=LQACtoS17go&feature=related, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Sites:
http://www.portal2014.org.br/noticias/7580/HOMENAGEM+A+TOM+JOBIM+NO+PRIMEIRO+EVENTO+DA+COPA+DE+2014.html, acesso em 21/05/2012
http://www.sefau.df.gov.br/?q=node/112, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Imagens:
Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 21/05/2012 Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=EPsM1mUXauE&feature=related, acesso em 21/05/2012
Sugestões de Sites:
http://pstu.jusbrasil.com.br/politica/8698342/a-contrarreforma-urbana-no-brasil, acesso em 21/05/2012
http://ongcidade.blogspot.com.br/2011/10/minha-casa-teus-lucros.html, acesso em 21/05/2012
2. Utilizando as fontes acima, os grupos irão preencher os itens de dimensão descritiva da obra, do programa e do evento, com base nas referências legais encontradas.
Quadro com Dimensões Descritivas: legal, política e social
Dimensões Descritivas | Estudo Empírico | ||
Obra | Programa | Evento | |
Legal |
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Política |
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Social |
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3. Após as descrições feitas pelos grupos, em relação aos três setores acima, eles criarão um Blog, justamente, para postar as informações do estudo. Em seguida, cada grupo comentará a postagem dos demais.
Obs.: Sugestões de aulas com orientações de como fazer um blog e utilizá-los com alunos. Veja alguns exemplos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38698, e , http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37013, ambas acessadas me 21/05/2012.
Nesse primeiro momento, o Blog será utilizado para postar os resultados parciais do estudo, bem como os alunos comentarem os registros dos colegas.
1. Após análise descritiva, que também faz parte da pesquisa, o professor convidará os alunos a fazerem uma "análise crítica" dos setores escolhidos para aplicação do erário.
O professor explicará que elegeremos categorias para essa "análise crítica", para que seja feita do ponto de vista científico. Deve ser dito que nossas fontes de pesquisa (princípios, legislação, artigos dos sites e vídeos) nos trouxeram as seguintes categorias de análise: interesse público, transparência com a população e interesse de mercado.
2. Deve ficar claro que quanto mais o setor onde o erário é empregado se aproxima das duas primeiras categorias acima, isto pode significar uma boa aplicação do erário. E, ao contrário, quanto mais se afasta dos mesmos e se aproxima da terceira categoria, trata-se de um desvirtuamento dos meios e fins do dinheiro público.
Para essa análise crítica, deve ser preenchido o instrumento abaixo, com boas reflexões do grupo e em forma de textos, que serão postados no Blog.
Sugestão de Instrumento de Análise dos dados
Investimento Público | Categorias e análise | ||
Grande Obra/ Programa Social/ Grande Evento | Interesse Público | Transparência | Interesses de Mercado |
Estádios para Copa e Olimpíadas
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"Minha Casa Minha Viva"
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Copa do Mundo
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1. Após a coleta de dados, o professor promoverá uma discussão sobre os dados obtidos. Cada grupo falará sobre os aspectos de cada item do quadro, no coletivo.
2. Ao final da discussão, os grupos concluirão a elaboração dos textos finais, que também serão postados no Blog e que deverá, responder também:
1. Para uma discussão final, com base nos argumentos redigidos nas aulas 10 e 11, o professor deve criar uma fórum on line sobre um dos subtemas (obra, programa ou evento), para que os alunos discutam com base na pergunta da aula anterior.
O professor informará que irá observar o uso dos argumentos constantes dos textos que eles criarão, para que o nível de participação do fórum não fique superficial.
Sugestão de pergunta para o Fórum on line: A copa do Mundo é nossa?
Sugestão de vídeo com tutorial para criação de fórum: http://www.youtube.com/watch?v=ZPg0n3m2yQo&feature=related, acesso em 21/05/2012
2. O professor deve pedir que os alunos que participem do fórum em sala de aula (início da discussão).
Em seguida, ressaltar que eles devem continuar participando como tarefa de casa, por isso, devem postar mais argumentos acompanhando toda a discussão.
O fórum ficará aberto durante uma semana para que eles tenham oportunidade de se manifestar com o máximo de argumentos possíveis.
3. Outra possibilidade de socialização dos trabalhos dos alunos no ambiente da sala de aula seria a divulgação dos resultados de pesquisa dos grupos na forma de um Seminário. Nesse caso, no contexto dessa sequência didática que expusemos, a apresentação dos grupos demandariam outros procedimentos metodológicos precedentes. Veja como fazer um Seminário com uma excelente abordagem metodológica presente na seguinte aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082, acesso em 20/06/2012 (vide Atividade 1)
Sugestões de sites e vídeos:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/copa_do_mundo/index.shtml, acesso em 21/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=0Q6CMcmo3M4&feature=related, acesso em 21/05/2012
O professor deve observar o envolvimento e dedicação dos alunos em cada fase da pesquisa.
Deve-se avaliar, através da participação e produção do aluno, a sua capacidade de análise critica da utilização do erário público.
O Blog, além de um bom instrumento de registro, deve ser considerado como parte da avaliação, na medida em que o professor considera, como produção dos grupos, os textos postados pelos alunos.
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