Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tocando, cantando e jogando capoeira

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
MONICA RODRIGUES MAIA DE ANDRADE
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luíz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Explorar a manipulação dos diferentes instrumentos musicais presentes na capoeira (berimbau, pandeiro, caxixi, atabaque, agogô).

- Compreender a relação de intencionalidade que as músicas (letra e melodia) têm com o jogo da capoeira.

- Perceber a íntima relação que as letras, cantigas, ladainhas e os toques da capoeira têm com os acontecimentos históricos e também com o que acontece no momento do jogo da capoeira (intencionalidades).

- Articular os conhecimentos específicos da capoeira com aqueles experimentados na disciplina Educação Física, Música, História e Língua Portuguesa.

 

Duração das atividades
4 encontros de 50 minutos cada (total: 200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que os alunos já tenham vivenciado as seguintes aulas do portal:

Capoeira: corporeidade e ancestralidade (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40654); Possibilidades e intencionalidades do movimento corporal na capoeira: jogo, luta, dança (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40708); Os fundamentos básicos da capoeira a partir da pesquisa científica - ritmo, movimento e intencionalidade (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40707); Os diferentes ritmos e instrumentos da capoeira e sua relação com o movimento corporal (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=41383).

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO

Atividade 1: Explorando as possibilidades sonoras dos instrumentos

Para esta atividade o professor deverá possuir ao menos um berimbau, um pandeiro e um atabaque. Caso a escola possua outros instrumentos da capoeira (como o caxixi, agogô, etc), esses também devem ser disponibilizados. Para possibilitar ou aumentar a oferta dos instrumentos durante todos os momentos desta aula, o professor poderá utilizar instrumentos alternativos como aqueles das aulas: MÚSICA: Construção de instrumento musical - berimbau de caniço (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21579http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21579) e Oficina de construção de instrumentos para a Capoeira (Aula 10) (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10567).

Parte-se de um momento de exploração livre das possibilidades sonoras destes instrumentos. Este momento é importante para estimular o interesse dos alunos para as atividades a serem propostas posteriormente. Neste momento será possível identificar alguém na turma que toque ou que apresente alguma facilidade em algum instrumento musical. Posteriormente, é importante que o professor questione se os alunos percebem a presença desses instrumentos em outras manifestações (como o samba, axé, etc).

Atividade 2: Exibição do vídeo

 

Durante sua execução o professor deverá realizar a contagem  utilizada na capoeira (1, 2, 3,4) algumas vezes para que os alunos percebam a conexão entre esta contagem e a atividade a seguir. O professor deverá solicitar aos alunos que atentem-se à técnica de execução, principalmente do toque do atabaque e do pandeiro.

 

Atividade 3: Da técnica ao ritmo

Após assistirem ao filme os alunos serão divididos em dois grupos.

No primeiro grupo os alunos serão estimulados a reproduzirem o gesto técnico do toque do atabaque. Para tanto, o professor deve pedir que os alunos sentem-se em círculo sobre seus calcanhares. Primeiramente, o professor pedirá que os alunos repitam o ritmo observado no vídeo exibido anteriormente contando: 1, 2, 3, 4. Utilizando suas mãos, os alunos deverão reproduzir o ritmo em seus corpos seguindo a contagem. Nesta experiência o os alunos delimitarão três locais onde suas mãos deverão tocar: coxa direita, coxa esquerda e joelho direito. Na coxa direita os alunos tocarão as marcações 1 e 4. Na coxa esquerda a marcação 2 e no joelho direito a marcação 3. As marcações 1, 3 e 4 serão realizadas somente com a mão direita e a marcação 2 com a mão esquerda.

Já no segundo grupo os alunos serão estimulados a reproduzirem o gesto técnico do toque do pandeiro. Para tanto, o professor disponibilizará os pandeiros (quantos forem possíveis) para que os alunos explorem o instrumento. Além do pandeiro o professor poderá disponibilizar materiais alternativos como pratos do tipo descartável de plástico ou papelão, pratos de vasos de plantas ou simplesmente pedir-lhes que reproduzam o movimento em suas mãos. Primeiramente, o professor pedirá que os alunos repitam o ritmo observado no vídeo exibido anteriormente contando: 1, 2, 3, 4. Segurando o “pandeiro” em uma das mãos, os alunos serão estimulados a tocarem em dois locais do pandeiro: um mais ao centro do círculo e o outro no lado oposto àquele em que o pandeiro é segurado. No centro do pandeiro os alunos tocarão as marcações 1 e 3. Na extremidade oposta ao lado em que o pandeiro está sendo segurado os alunos tocarão as marcações 2 e 4. É importante que os alunos percebam que a área em que os instrumentos serão tocados influenciará o som produzido pelo instrumento.

Após esta primeira experiência o professor deverá exibir novamente o vídeo para que os alunos experimentem reproduzir o toque do atabaque e do pandeiro em seus corpos, no chão com desenhos de círculos representando o atabaque e o pandeiro, bem como nos instrumentos propriamente ditos. É importante garantir que os dois grupos tenham oportunidades de explorar os dois instrumentos.

 

2° MOMENTO

 

Atividade 1: Impressões e expectativas – o pandeiro, o atabaque e o berimbau

O professor deve iniciar este momento retomando a experiência com o pandeiro e o atabaque no último encontro. A partir das dificuldades e afinidades relatadas pelos alunos no que se refere aos instrumentos explorados até então, o professor deverá apresentar o novo instrumento a ser explorado – o berimbau.

É interessante que o professor disponibilize berimbaus (o maior número possível, feito com material alternativo ou não) para que os alunos possam explorar diferentes possibilidades sonoras deste instrumento.

 

Atividade 2: Exibição do vídeo

Para explorar este novo instrumento, o professor deverá exibir o vídeo do tutorial do berimbau (disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=FO3WOjSDhAg&feature=endscreen). É importante que o professor já tenha tido contato com este vídeo anteriormente e que esteja à vontade com os conteúdos técnicos apresentados.

Como os alunos já possuem algum conhecimento acerca dos ritmos da capoeira, é interessante que eles sejam estimulados a buscar correlações entre as notas musicais apresentadas no tutorial e os ritmos da capoeira já estudados.

 

Atividade 3: Tocando e jogando a capoeira

Nesta atividade os alunos se distribuirão em quatro grupos. Um grupo ficará responsável por tocar o pandeiro, o segundo grupo tocará o atabaque, o terceiro grupo tocará berimbau e o quarto grupo jogará a capoeira. Os alunos deverão realizar um rodízio nessas diferentes funções para que experimentem as diferentes possibilidades acontecendo concomitantemente.

Ao final deste rodízio o professor questionará aos alunos acerca de suas impressões acerca desta atividade. O professor poderá questioná-los acerca de possíveis dificuldades encontradas para a realização simultânea das diferentes tarefas, bem como da motivação para que a tarefa tivesse sucesso, uma vez que passam a ser dependentes para configurar, efetivamente, um jogo de capoeira.

 

 

3° MOMENTO

Atividade 1: Os cânticos da capoeira

O professor deve iniciar a aula questionando se os alunos conhecem músicas da capoeira. Posteriormente, é a vez de questioná-los sobre a diferença entre chula, ladainha, quadra e corrido. Neste sentido, é importante que sejam esclarecidas, em linhas gerais, as diferenças entre os cânticos da capoeira. Para tanto será importante que o professor leia o material a respeito dos cânticos da capoeira (disponível em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2057&action=geral). Esta informação será necessária para a atividade subsequente.

 

Atividade 2: Exibição do vídeo

Durante a exibição do vídeo os alunos devem se orientados a identificarem os diferentes cânticos apresentados a partir das explicações da atividade 1 e de seu conhecimento prévio.

 

Atividade 3: Criando cânticos

O professor deverá executar alguns exemplos de cânticos da capoeira (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cRPMM8Kt-1I).

Durante a execução, os alunos poderão agrupar-se livremente para criarem cânticos de sua autoria. Eles devem ser estimulados a remeterem-se a fatos históricos, a fatos recentes, às suas crenças entre outras questões pertinentes para o grupo.Os alunos deverão registrar seus cânticos utilizando aparelhos celulares na função vídeo ou áudio. Esses arquivos devem ser enviados por email para o professor ou descarregados em um computador junto ao professor. O professor ficará responsável por agrupar essas informações e gravá-las em um CD. Caso a turma se interesse, suas cantigas podem ainda ser disponibilizadas em sites específicos para postagens de vídeo como o You Tube ou compartilhado em redes sociais como Face book e Orkut.

É importante que esta atividade possa se estender para além deste encontro. Os alunos devem ser estimulados a criarem seus cânticos até o próximo encontro.

 

4° MOMENTO

Atividade 1: Tocando, Cantando e Jogando a Capoeira

Neste momento os alunos deverão experimentar uma organização da roda de capoeira. Neste sentido, os alunos se distribuirão de acordo com as tarefas a serem desempenhadas, a saber: tocar o pandeiro, tocar o atabaque, tocar o berimbau, cantar e jogar capoeira. Os alunos deverão realizar um rodízio nessas diferentes funções para que experimentem as diferentes possibilidades acontecendo concomitantemente.

Ao final deste rodízio o professor questionará aos alunos acerca de suas impressões desta atividade. O professor deverá questioná-los acerca de possíveis dificuldades encontradas para a realização simultânea das diferentes tarefas, bem como da motivação para que a tarefa tivesse sucesso, uma vez que passam a ser dependentes para configurar, efetivamente, um jogo de capoeira. É importante que o professor levante a questão que liga a música à ludicidade na capoeira. Para além desta reflexão, é importante que o professor utilize as palavras de Moreno (2006) sobre a musicalidade para que seja possível um maior aprofundamento:

Toda essa preocupação com a musicalidade que envolve a capoeira visa manter forte a ligação entre a ancestralidade e o nosso cotidiano. Visa manter viva a ligação entre a capoeira e as manifestações populares, a luta do negro guerreiro contra um sistema opressor, a vida simples do poeta sertanejo. (MORENO, R. P.; 2006)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

Construção de instrumento musical - berimbau de caniço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21579

Oficina de construção de instrumentos para a Capoeira (Aula 10): http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10567

Tutorial do berimbau: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=FO3WOjSDhAg&feature=endscreen

Cânticos da capoeira: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2057&action=geral

Exemplos de cânticos: http://www.youtube.com/watch?v=cRPMM8Kt-1I

MORENO, R. P. Música: A Função das Cantigas de Capoeira. 2006. Disponível em: http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/musica+a+funcao+das+cantigas+de+capoeira. Acesso em: 19/05/2012.

Avaliação

A avaliação será processual. Sendo assim, a cada nova atividade o professor buscará observar um aumento da complexidade do conteúdo estudado.  Parte-se dos conhecimentos prévios dos alunos acerca destes instrumentos e da capacidade de percepção desses instrumentos em outras manifestações (como o samba, axé, etc). Posteriormente, será possível refletir sobre a experiência com o pandeiro e o atabaque e do berimbau. O professor deverá questioná-los acerca de possíveis dificuldades encontradas para a realização simultânea das diferentes tarefas, bem como da motivação para que a tarefa tivesse sucesso. No que se refere aos cânticos da capoeira, o professor poderá avaliar a compreensão acerca das intencionalidades de cada um deles (ladainhas, corridos, chula e ) principalmente na atividade em que eles devem criar cânticos de sua autoria. Ainda será possível observar a compreensão acerca da organização da roda de capoeira buscando possíveis dificuldades encontradas para a realização simultânea das diferentes tarefas, bem como da motivação para que a tarefa tivesse sucesso. A reflexão final, provocada a partir das palavras de Moreno (2006), será uma importante ferramenta de avaliação da questão envolvendo e a musicalidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.