Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Anos 1990: O Brasil de Terra Estrangeira

 

27/07/2012

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o período dos anos 1990 no Brasil a partir da perspectiva apresentada pelo filme de Walter Salles e Daniela Thomas, Terra Estrangeira. Como a própria sinopse do filme trata de esclarecer: "No início da década de 90, Fernando Collor, primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção, inicia seu governo promovendo o Plano Brasil Novo (conjunto de medidas para o combate da inflação). Os efeitos dessa política econômica são o ponto de partida de Terra Estrangeira". O filme apresenta um país sem perspectiva, sem esperança num retrato do país no início de sua experiência democrática. Tentaremos compreender um pouco da história do Brasil a partir do filme.

Duração das atividades
4 aulas 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado com os alunos os seguintes conteúdos:

- o período de ditadura no Brasil, quando a população não elegia o presidente da república;

- o período de campanha pelas eleições diretas;

- a luta pela democratização no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

Nessa aula os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco da história do país no início de sua experiência democrática pós ditadura militar. Após uma intensa campanha por eleições diretas no país, a primeira eleição no Brasil em seu período de redemocratização foi marcada por uma série problemas, assim como o mandato de seu primeiro presidente eleito pelo voto direto após 25 anos de ditadura no país: Fernando Collor. Nessa aula tentaremos, através do filme de Walter Salles e Daniela Thomas identificar uma leitura do Brasil de Collor.

 

DESENVOLVIMENTO

Nessa aula trataremos do filme Terra Estrangeira, o filme pode ser visto através do link:

 

- Terra Estrangeira (1995), Walter Salles e Daniela Thomas

http://www.youtube.com/watch?v=xr_DJR5XsZg

 

Será necessário o uso do Laboratório de Informática da escola com acesso à Internet e de uma Sala de ProjeçõesUma ajuda muito importante é o cadastro no programa da Secretaria do Audiovisual (www.programadorabrasil.org.br), que tem como objetivo a divulgação gratuita do Cinema Nacional e, ainda, a formação de núcleos debatedores de cinema. Alguns filmes tratados aqui poderão ser adquiridos pela escola por meio do programa, desde que a escola se comprometa com a sua exibição. Uma sugestão é realizar um Ciclo Temático de Cinema, extraclasseque exiba os filmes acima, semanalmente, ao longo do decorrer das atividades.

 

Programadora Brasil - http://www.programadorabrasil.org.br/programa/19/

 

1

cartaz do filme Terra Estrangeira (1995), de Walter Salles e Daniela Thomas.

http://beneditacineclube.files.wordpress.com/2010/06/terra_estrangeira_cartaz.jpg

 

Aula 1) Na primeira aula o professor deve contextualizar o aluno sobre o processo eleitoras de 1989 no Brasil. Um bom auxílio para os alunos é a aula já publicada no portal do professor Fernando Collor e o Impeachment na imprensa:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30564

É importante destacar o fato da disputa eleitoral de 1989 ter sido marcado por uma forte polarização: por um lado Lula, vindo do mundo sindical sustentava um projeto de esquerda para o Brasil angariava uma larga parcela da intelectualidade, da classe artísticas e uma grande parcela da classe média, por outro lado, com forte apelo conservador, Fernando Collor usou de denúncias pessoais, falsas denúncias, anti-comunismo e muito mais, para garantir uma vitória de menos de 2% sobre seu adversário.

 

collor

Fernando Collor durante a conturbada campanha de 1989.

http://4.bp.blogspot.com/_XmbghAoiqi8/TUi6l9BqSGI/AAAAAAAAIq4/PoN20jR01HI/s1600/collor%2B%25281%2529.JPG

 

4

O jogo pesado de Collor incluía calúnias, difamações e envolvimento da vida pessoal de seu adversário na campanha eleitoral.

http://natusch.files.wordpress.com/2008/10/vejacollor061289-746403.jpg

 

O governo de Collor não foi menos conturbado. Sofrendo um processo de Impeachment, Collor, acusado de corrupção, foi abrigado a abandonar a presidência em menos de 2 anos. No entanto, um dos momentos mais marcantes do governo Collor, momento esse crucial ainda para a trama do filme em questão, foi o anúncio do plano Collor, um traumático plana para tentar reformular a economia do país e frear a inflação.

 

- Sobre  o Plano Collor - http://noticias.r7.com/economia/noticias/plano-collor-que-confiscou-a-poupanca-completa-20-anos-20100316.html

 

- Anúncio do Plano Collor feito por Zélia Cardoso de Melo - http://youtu.be/7KHza2R-C-E

 

2

Fernando Collor e Zélia Cardoso

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/274D/81C8/0127/63BB/FD2A/2496/foto%204%20gd.jpg

 

- Uma série de imagem do Plano Collor: http://noticias.r7.com/economia/fotos/plano-collor-completa-20-anos-20100315.html

 

Sugestão de Atividade: Por se trata de uma memória recente do país, os pais, tios e outros parentes ou conhecidos dos alunos devem guardar histórias relacionadas ao Plano Collor. Para casa os alunos deverão registrar histórias relacionadas ao tema. É sugerido que esse registro seja feita de preferência em vídeo (com câmera digitais, celulares o qualquer coisa que o valha). Caso não seja possível o registro pode ser por escrito. O registro deverá ser levado para a sala de aula.

 

5

Março de 1990 - pessoas assistem ao presidente Fernando Collor anunciando o Plano Collor, que bloqueou a poupança e todas as aplicações financeiras acima de NCZ$ 50 mil (cruzados novos) – o equivalente hoje a R$ 6.000.

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/274D/81C8/0127/63BE/76D3/4362/foto%207%20GD.jpg

 

Aula 2 e 3) No início da aula o professor deverá exibir a cena do filme Terra Estrangeira em que a personagem Manuela, interpretada por Laura Cardoso, recebe a notícia pela televisão do confisco das poupanças realizados pelo governo Collor. Manuela, costureira, é mãe de Paco e tinha um sonho: conhecer sua cidade natal Sán Sebastian, na Espanha: 

http://www.youtube.com/watch?v=GSbV8DK6P3Y (até 2:30)

 

6

Manoela, personagem trágico do Brasil de Collor.

http://desmond.imageshack.us/Himg70/scaled.php?server=70&filename=bscap0138yq9.jpg&res=landing

 

Após ver o trecho indicado acima os alunos deverão compartilhar numa roda de debate as histórias das famílias sobre como suas histórias pessoais foram afetadas pelas medidas do governo.  Após o debate o professor poderá então exibir o filme na íntegra. A exibição deverá durar até a aula seguinte:

7

Terra Estrangeira (1995)

http://4.bp.blogspot.com/-ZcpremuxCPg/TyvsIoCQBBI/AAAAAAAAAc8/d6sZrb-5q6U/s1600/terra+estrangeira.jpg

 

 

- Terra Estrangeira (1995), Walter Salles e Daniela Thomas http://www.youtube.com/watch?v=xr_DJR5XsZg (filme na íntegra)

 

Aula 4) Depois de assistir o filme o professor deverá debater com os alunos qual é o Brasil que o filme procura retratar. Por um lado vemos a família de Paco ser destruída pelas medidas do Estado; por outro lado vemos um casal que vive de maneira ilegal na Europa, traficando, vivendo de forma precária, perdidos. Em uma cena, Alex, personagem de Fernanda Torres, tenta vender seu passaporte de brasileira para espanhóis que oferecem um valor muito baixo, alegando que passaporte de brasileiros valem muito pouco. O que vemos a todo instante no filme é uma imagem muito negativa do Brasil dos anos 1990, um país sem esperança, desolado, assim como os personagens que o filme retrata e que, ao que parece, estão sempre fugindo. O professor deverá exibir a seguinte imagem aos alunos:

 

7

Cena emblemática de Terra Estrangeira.

http://3.bp.blogspot.com/-rjFCe6qTgL4/TmPU4SwMt4I/AAAAAAAACBw/GHNd6xwf0Rc/s400/terra%252Bestrangeira.jpg

 

Uma das cenas mais emblemáticas do filme, a cena do barco encalhado nos limites das terras de Portugal, é uma metáfora dessa imagem do Brasil dos anos 90 que o filme faz. Trata-se de uma metáfora: se por um lado, a 500 anos, as primeiras naus saíram de Portugal para descobrir um novo continente em um ato heroico e esperançoso, o que vemos aqui é o contrário disso: brasileiros vivendo ilegais, em fuga, a encararem um navio encalhado e envelhecido na costa lusitana.

 

Sugestão de atividade: A partir da foto exibida os alunos deverão fazer um texto tentando comparar a história dos personagens do filme, as histórias pessoais coletadas com suas famílias, e a situação do país nos anos 1990. Caso tenham sido coletados depoimentos em vídeo sobre as histórias familiares na primeira atividade proposta de atividade, é sugerido que a turma os junte todas histórias em um vídeo, um pequeno documentário, tentado dessa forma contar, como no filme, a partir de histórias pessoais, a história de uma época. 

Recursos Complementares

Artigos que relacionam o filme Terra Estrangeira com o Governo Collor:

 

Sobre o filme Terra Estrangeira - http://www.contracampo.com.br/77/dvdvhsterraestrangeira.htm

Terra Estrangeira - http://www.oolhodahistoria.ufba.br/03terra.html

Cinemática - http://cinematicabr.blogspot.com.br/2011/08/sob-os-muros-do-meu-pais.html

A imagem da nação em Terra Estrangeira - http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/rumores/article/viewFile/6547/5954

Terra brasilis em Terra Estrangeira: ensaio sobre identidade-  http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3192/2459
Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão em sala de aula se os alunos entenderam as relações entre as obras artísticas e a história. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente nas discussões em sala. A avaliação final deverá ser feita a partir do vídeo realizado (caso não seja possível realizar o vídeo, a avaliação deverá ser feita por escrito).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.