23/08/2012
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Diferenciar os conceitos de propriedade e posse.
Caracterizar e diferenciar três tipos de propriedade: privada, pública e coletiva.
Reconhecer a propriedade privada como forma dominante nas sociedades capitalistas e elemento fundamental para a conservação do sistema.
O processo de formação e consolidação do sistema capitalista.
O conceito de propriedade é fundamental para a compreensão sobre o que é e como funciona a sociedade capitalista. A propriedade privada é a forma predominante nas sociedades capitalistas, mas existem também outras formas de propriedade, como por exemplo, a pública e a coletiva. A presente proposta de pesquisa visa caracterizar e diferenciar estas três formas de propriedade, a partir da seleção de fontes e procedimentos de pesquisa que permitam aos alunos uma maior compreensão acerca do funcionamento do sistema capitalista, particularmente no Brasil.
a. Inicie a aula colocando no quadro a frase acima.
b. Levante o seguinte questionamento aos alunos: Você já leu ou já viu esta frase, ou outra frase parecida com esta, escrita em algum lugar? Deixe que os alunos comentem livremente onde e em quais situações eles tiveram contato com a frase em destaque.
c. Em seguida, pergunte aos alunos: você sabe o que é uma propriedade privada? Estimule os alunos a responderem a questão oralmente. Depois, coletivamente, professor e alunos devem construir o conceito de propriedade privada, o qual deve ser redigido no caderno. Para auxiliar na tarefa, oriente os alunos a fazerem uma leitura do texto abaixo indicado:
Propriedade privada é um direito que dá ao seu titular diversos poderes, e é objeto de estudo do direito civil. Propriedade privada compreende o direito de usar, gozar e dispor de uma determinada coisa, de modo absoluto e exclusivo (...) Existe também a propriedade privada dos meios de produção, que se constituem pelos meios de trabalho e pelos objetos de trabalho. Os meios de trabalho são os instrumentos de produção como máquinas, equipamentos, ferramentas, tecnologia; as instalações são como edifícios, armazéns, escritórios; as fontes de energia utilizadas na produção que podem ser elétricas, hidráulicas, nucleares, eólicas; e os meios de transporte. O processo de exploração pela propriedade privada acontece quando o proprietário detém os meios de produção e, através de diversas formas, apropria-se do trabalho (...). |
d. A partir da leitura realizada, converse com os alunos sobre a diferença entre a propriedade sobre bens de consumo e meios de produção e sobre como a detenção dos últimos confere à determinado grupo social a dominação sobre os demais grupos sociais.
2. Prossiga a aula propondo aos alunos a interpretação da charge abaixo indicada para o aprofundamento do conceito de propriedade privada:
Atenção, professor! "A charge é um recurso importante para o ensino/estudo da História não apenas por ser uma representação pictórica – o que de início já se define como uma provocação para os alunos – mas também por ter como princípio inerente a possibilidade de reflexão sobre uma determinada situação, fato, ideia. Ao fazer a opção pelo trabalho com a charge é importante reconhecer nesta linguagem um potencial para a reflexão histórica, não a encarando como mera ilustração, como muitas vezes acontece, particularmente em manuais didáticos. É importante levar o aluno a perceber a historicidade presente em outras fontes e linguagens que não o texto escrito. Isso pode contribuir para aguçar a sua capacidade de interpretação e espírito crítico, permitindo-lhe estabelecer relações entre fontes e/ou linguagens utilizadas no estudo de temas históricos." Leide Divina A. Turini. A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406 |
Roteiro para o trabalho com a charge:
a. O professor pode imprimir a charge e entregar aos alunos para que colem no caderno. Outra possibilidade é pedir aos alunos que se conectem à internet e acessem o link no qual a charge se encontra, no caso do projeto "Um computador por aluno", por exemplo, ou no caso de a escola possuir um Laboratório de Informática.
b. Oriente os alunos a formarem duplas para observarem atentamente a charge, nos seus mínimos detalhes. Em seguida, peça que as duplas discutam entre si as suas conclusões a respeito da ideia central da charge. Oriente as duplas a fazerem, por escrito, primeiro a descrição da situação representada na charge e depois a interpretação de sua ideia central, ou seja, a crítica feita por Angeli.
c. Em seguida, cada dupla deve apresentar as suas conclusões para a turma. Ao final, o professor pode propor a redação coletiva da ideia central da charge.
Ao final da atividade desenvolvida no item I, proponha aos alunos que aprofundem as suas reflexões a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. Questione:
Toda propriedade no capitalismo é privada? Existem outros tipos de propriedade?
Para que desenvolvam o trabalho, inicialmente converse com os alunos sobre como se elabora um projeto de pesquisa e os itens que ele deve apresentar:
1. O tema de pesquisa. 2. A justificativa da pesquisa. 3. Os objetivos e questões da pesquisa. 4. As fontes e procedimentos para a realização da pesquisa. 5. O cronograma para a realização da pesquisa. |
A partir do desenvolvimento da pesquisa, com maior clareza a respeito do tema trabalhado, os alunos poderão elaborar um título mais original, condizente com o objeto central de investigação, no âmbito do tema geral.
Por que queremos fazer uma pesquisa sobre o tema/assunto escolhido? Quais razões explicam a escolha do tema? É uma pesquisa relevante? A pesquisa pode trazer contribuições? Quais? Partindo dessas indagações os alunos devem elaborar a justificativa para a realização da pesquisa.
Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, é preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/questões os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira questão de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necessário, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. Não basta uma consulta rápida a um sistema de busca na internet!
Incentive os alunos a levantarem questões suscitadas no desenvolvimento da primeira atividade, a respeito dos diferentes tipos de propriedade nas sociedades capitalistas. Quando os próprios alunos são incentivados a criarem as questões de pesquisa, o tema investigado passa a ter uma maior relevância e significado para eles. O professor poderá colaborar nesse processo orientando os alunos a definirem as suas questões a partir de eixos fundamentais relativos ao tema geral, como por exemplo:
1. O conceito de propriedade e a diferença em relação ao conceito de posse.
2. Os diferentes tipos de propriedade existentes nas sociedades capitalistas: características e diferenças.
3. Os impactos sociais da predominância da propriedade privada nas sociedades capitalistas, particularmente no Brasil.
Oriente os alunos no processo de definição das fontes e dos procedimentos para a realização da pesquisa. Inicialmente, discuta com os alunos a respeito dos diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar na pesquisa: fontes orais, escritas, imagéticas ou iconográficas, materiais, arquitetônicas.
Para auxiliar neste trabalho de rememoração dos diferentes tipos de fontes históricas, tema já discutido com os alunos em anos anteriores, proponha a consulta a links que tratam da temática, como por exemplo:
Aula "Fontes históricas: diferentes tipos": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832
Texto "As fontes históricas": http://conviteahistoria.webnode.com.br/ahistoria/as-fontes-historicas/
Os alunos devem organizar um cronograma para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, apontando o tempo previsto para cada uma delas:
![]() |
1. Elaboração do Projeto de Pesquisa 2. Levantamento das fontes e definição dos procedimentos de pesquisa 3. Análise do material selecionado a partir das questões de pesquisa 4. Escrita do texto de conclusão da pesquisa 5. Apresentação dos resultados da pesquisa |
1. Na atividade I os alunos puderam discutir e elaborar o conceito de propriedade privada. Com o desenvolvimento da pesquisa, será possível refletir sobre outras questões relacionadas à questão da propriedade no capitalismo. Para iniciar, questione:
Propriedade é o mesmo que posse?
a. Para iniciar a reflexão sobre a questão proposta, oriente os alunos a buscarem o significado dos dois conceitos em uma enciclopédia ou dicionário. Como sugestão, eles podem acessar o link abaixo indicado, o qual traz a definição proposta por Paulo Sandroni:
Propriedade “é o direito exclusivo que uma pessoa física ou jurídica tem sobre determinado bem, podendo transformá-lo, consumi-lo ou aliená-lo. Distingue-se da posse o desfrute de um objeto por uma pessoa, que só se transforma em propriedade plena pelo reconhecimento jurídico”. Posse “é o poder material que uma pessoa tem sobre determinado bem, podendo utilizá-lo economicamente”. Fonte: SANDRONI, Paulo. (Org. e Superv.). Dicionário de Economia. São Paulo: Circuito do Livro, 1992. Confira também no link: http://pt.scribd.com/doc/6965717/Paulo-Sandroni-NOVISSIMO-DICIONACIRIO-DE-ECONOMIA |
b. Proponha aos alunos que, em grupos de quatro alunos, busquem exemplos relativos aos dois conceitos, diferenciando-os. Cada grupo deve procurar apontar pelo menos três exemplos de cada conceito aplicado à realidade social e registrar no editor de texto do computador ou produzir um slide para ser apresentado posteriormente aos colegas.
CONCEITOS | EXEMPLO 1 | EXEMPLO 2 | EXEMPLO 3 |
POSSE |
|
||
PROPRIEDADE |
|
c. Para reunir esses exemplos, os alunos podem consultar sites de busca na internet, como Google, e também podem conversar com familiares, amigos, vizinhos, para que esses possam ajudá-los nesta tarefa, apresentando casos relacionados aos conceitos de posse e de propriedade, na concepção deles.
d. Finalmente, nas apresentações de cada grupo, as conclusões, dúvidas e questionamentos devem ser discutidos, sob a orientação do professor.
2. Para iniciar esta reflexão, a primeira orientação que deve ser feita aos alunos é a leitura de textos que discutam os diferentes conceitos de propriedade, particularmente os conceitos de propriedade privada, propriedade pública e propriedade coletiva. Para tanto, os alunos devem ser estimulados a reunir, eles próprios, as fontes de pesquisa, sejam artigos de jornais e revistas, livros, textos digitalizados, entre outros.
a. Confira, abaixo, algumas sugestões de leitura:
MONTELLATO, Andrea e outros.O que é propriedade privada, pública e coletiva. In: História Temática. Terra e Propriedade. São Paulo: Scipione, 2001, p.15/16.
Artigo: "Quilombos, propriedades coletivas e divisão de propriedades". http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2010/7/quilombos-propriedades-coletivas-e-diviso-de-propriedades.html
Artigo: "Por Constituições baseadas no bem comum". http://ponto.outraspalavras.net/2012/01/20/por-uma-constituicao-baseada-nos-bens-comuns/
Artigo: "Reforma Agrária e limitação da propriedade". http://www.limitedaterra.org.br/noticiasDetalhe.php?id=219
GRUPOS DE LEITURA |
a. Incentive os alunos a formarem grupos de leitura, onde possam trocar informações e socializar conclusões sobre o material selecionado para a pesquisa.
b. Sugira a leitura a seguir: Como ler bem. http://www.brasilescola.com/dicasdeestudo/como-ler-bem.htm. Professor e alunos podem fazer a leitura e discussão do texto, antes da formação dos grupos de leitura. A boa leitura é fundamental no processo de pesquisa. Fontes mal lidas e interpretadas não permitem a aquisição de conceitos e o aprofundamento do tema focalizado no estudo. Desta forma é importante que os alunos:
I- Dividam as fontes que serão lidas e interpretadas por cada grupo.
II- Procurem termos, expressões, palavras desconhecidas e organizem um vocabulário para esclarecimento/definição do texto de cada fonte.
III- Façam anotações no caderno a respeito das ideias centrais das fontes trabalhadas.
IV- Discutam no grupo suas dúvidas e conclusões sobre as fontes de pesquisa selecionadas.
V- Socializem as leituras com todos os colegas da turma.
b. Em um segundo momento, apresente aos alunos os quadrinhos abaixo. O professor pode imprimir e entregar aos alunos para que colem no caderno. Outra possibilidade é pedir aos alunos que se conectem à internet e acessem o link no qual a história em quadrinhos se encontra, no caso do projeto "Um computador por aluno", por exemplo, ou no caso de a escola possuir um Laboratório de Informática.
Fonte: http://static.themetapicture.com/media/funny-capitalism-comic-tree.jpg Acesso em 10/08/2012
Roteiro para o trabalho com a história em quadrinhos:
I. Cada aluno, individualmente, deve observar atentamente os oito quadrinhos, buscando estabelecer a relação entre eles e a interpretação da ideia central da história.
II. Em seguida, o professor deve solicitar que oito alunos façam a descrição do que veem em cada quadrinho (um quadrinho por aluno).
III. Feita a descrição, é hora de propor a interpretação. O professor pode auxiliar os alunos nesta tarefa levantando alguns questionamentos:
IV. É importante que após a reflexão oral, os alunos registrem as suas conclusões, por escrito, no caderno.
3. Caracterizando e diferenciando os três tipos de propriedade: privada, pública e coletiva
a.Peça aos alunos que observem atentamente as imagens e façam a leitura do texto correspondente a cada uma delas. Em seguida eles devem escrever, onde se pede, o tipo de propriedade a que se referem a imagem e o texto, justificando a resposta com as características observadas no material analisado e nas leituras realizadas:
http://hblog.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/07/apra1.jpg |
A Praça Tubal Vilela em Uberlândia
A praça teve muitos nomes, mas, em 1958, ela foi denominada de Praça Tubal Vilela, em homenagem ao administrador municipal do início dos anos 50. Várias modificações em seu projeto original foram realizadas desde então, entretanto, a praça nunca deixou de ser o "cartão-postal" da cidade de Uberlândia e, além de ser espaço urbano de lazer e convivência, tem sido também ao longo dos anos palco para múltiplas manifestações políticas culturais. Foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 22/11/2004.
|
Tipo de Propriedade: | |
Justificativa:
|
|
O quilombo de Ivaporunduva
O Quilombo de Ivaporunduva está localizado em Eldorado/Iporanga -SP, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Possui 3 158,11 ha e mantêm 80% de sua área coberta de Mata Atlântica. Composta por 80 famílias, a comunidade de Ivaporunduva tem população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos. É o primeiro quilombo do Estado de São Paulo a ter sua área totalmente registrada, graças a uma ação judicial movida pela comunidade. É um precedente que vai ajudar outras comunidades a conseguir seus títulos de terras.
|
Tipo de Propriedade: | |
Justificativa:
|
|
A fazenda Ponte Alta
A Fazenda Ponte Alta teve como primeiro proprietário José Luiz Gomes, futuro Barão de Mambucaba. Fundou a Fazenda por volta de 1830, em sesmarias ocupadas por volta de 1808. Em 1855, com sua morte, a fazenda tornou-se propriedade de José Gonçalves de Oliveira Roxo, futuro Barão de Guanabara, que edificou casa, já no apogeu do café, com todas as suas benfeitorias. |
Tipo de Propriedade: | |
Justificativa:
|
b. Três alunos podem ser escolhidos para a apresentação das suas conclusões sobre a atividade. Na sequência, outros três alunos também podem ser consultados para dizerem se concordam ou não com o colega e quais as suas observações sobre a atividade.
c. As dúvidas devem ser esclarecidas pelo professor.
Como culminância das atividades propostas para o tema de pesquisa, os alunos devem produzir um texto a respeito dos "Diferentes tipos de propriedades nas sociedades capitalistas atuais".
Atenção, professor! Esta atividade poderá ser trabalhada em conjunto com o professor da disciplina de Português, o qual orientará os alunos na elaboração do texto.
RELATÓRIO DE PESQUISA
1. Oriente os alunos a organizarem os resultados do estudo realizado em um Relatório de Pesquisa.
a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui o passo a passo para a elaboração do projeto e, por conseguinte, a definição dos procedimentos de pesquisa e as conclusões obtidas durante a análise e discussão das fontes. É importante que os alunos apresentem no Relatório as suas conclusões sobre:
b. O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
c. Para auxiliar os alunos na organização do Relatório de Pesquisa, sugira a seguinte leitura:
RELATÓRIO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ. http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
d. Os relatórios devem ser individuais e podem ser digitalizados para que possam circular entre os alunos. Caso haja possibilidade, os próprios alunos podem selecionar um ou mais relatórios para publicar no jornal da escola.
e. Para a apresentação dos resultados de pesquisa, o professor deve definir uma data e um espaço para que os alunos façam uma COMUNICAÇÃO aos colegas, expondo as suas conclusões sobre a pesquisa realizada.
Nesta etapa de elaboração do Relatório de Pesquisa é importante contar com a colaboração do professor de Português, o qual poderá orientar os alunos na redação do texto.
Propriedade privada e liberdade em Hegel e Marx. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/viewArticle/4221
A propriedade privada dos bens de produção e a regulação. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/view/8973/9071
Propriedades coletivas, cooperativismo e economia solidária no Brasil. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282011000100005&script=sci_arttext
A propriedade da terra. http://www.eumed.net/libros/2008a/372/PROPRIEDADE%20DA%20TERRA.htm
Todos os links foram acessados em 10/08/2012
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, a partir das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados: atividades de interpretação de artigos, charges e fotografias, debates, relatório de pesquisa, entre outros. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcançados pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!