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A intertextualidade de Portinari à Gonzaga

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
SOILA CANAM
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TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a intertextualidade entre imagens;

- Estabelecer relações intertextuais entre textos verbais e não verbais;

- Analisar as informações implícitas e/ou explícitas entre os textos;

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para desenvolver as atividades é preciso que os estudantes percebam a relação entre o texto verbal e não verbal.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Aula:

1ª Atividade: Para iniciar a atividade professor sugerimos que você estimule os estudantes questionando-os sobre: Profissão! Pergunte oralmente quais profissões eles conhecem? Qual profissão eles acham interessantes? Se já pensaram em que irão se profissionalizar? Pergunte ainda em qual área gostariam de atuar (saúde, educação, engenharia...)? E no município, qual profissão está saturada, ou ainda, qual área? Para qual cidade migram as pessoas do município quando não há vagas para trabalho? Na sua família já houve casos desse tipo (mudar de cidade ou estado para ir à busca de trabalho)?

 

2ª Atividade: Projete as imagens do texto I e texto II através do data show:

Texto I: Os Retirantes (Portinari)

Os Retirantes

 

 

Texto II: Retirantes (Portinari)

Retirantes

 

Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2733&ind=1&NomeRS=rsObras&Modo=C

 

 

Após, a projeção o professor deverá entregue para cada estudante o questionário com as seguintes questões:

a)     O que as obras retratam?

b)     Em qual região do país essa situação ocorre? Por quê?

c)     Qual a relação entre as obras e a vida de Portinari?

d)     Quais as semelhanças entre as obras?

e)     Quais as diferenças?

f)      Em sua opinião qual obra foi criada primeiro? Justifique.

2ª Aula:

1ª Atividade:Professor você pode iniciar a aula falando sobre canções... Diga que através delas é retratada a cultura de um povo ou grupo de pessoas e, que elas são utilizadas como forma de expressão do “eu lírico”, mostrando os sentimentos dos seres humanos. Peça que ouçam a canção de Luiz Gonzaga: Asa Branca, disponível no site:  http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c.

 

2ª Atividade: Entregue a cada estudante uma cópia contendo a letra da música e a obra. Após peça aos alunos que descrevam por escrito:

a)     Qual o tema do texto I e II?

b)     Quais palavras revelam as marcas de autoria do compositor?

c)     Quais trechos ou estrofes da canção estão ligados ao texto II?

d)     Explique o processo de migração explícito no 7º verso?

e)     No 6º verso o que representa a palavra “adeus” naquela situação exposta na música?

f)      Quais as semelhanças entre as obras de Gonzaga e Portinari?

 

Texto I:Asa Branca

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

(Luíz Gonzaga)

Fonte:http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/

 

Texto II: Retirantes (Portinari)

Retirantes

 

Fonte: http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_4070.JPG

 

3ª Aula:

1ª Atividade: Nessa atividade peça aos estudantes que façam a relação entre a imagem e o cordel descrevendo oralmente:

a)     Qual o assunto da obra e do cordel?

b)     Qual estrofe sintetiza situação exposta na obra? Justifique.

Texto I: Criança Morta

Criança Morta

 

Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2735&ind=3&NomeRS=rsObras&Modo=C

 

Texto II: A Seca do Ceará (Leandro Gomes de Barros)

 

Seca as terras as folhas caem,

Morre o gado sai o povo,

O vento varre a campina,

Rebenta a seca de novo;

Cinco, seis mil emigrantes

Flagelados retirantes

Vagam mendigando o pão,

Acabam-se os animais

Ficando limpo os currais

Onde houve a criação.

(...)

Não se vê uma folha verde

Em todo aquele sertão

Não há um ente d’aqueles

Que mostre satisfação

Os touros que nas fazendas

Entravam em lutas tremendas,

Hoje nem vão mais o campo

É um sítio de amarguras

Nem mais nas noites escuras

Lampeja um só pirilampo.

(...)

Tudo ali surdo aos gemidos

Visa o aspectro da morte

Como a nauta em mar estranho

Sem direção e sem Norte

Procura a vida e não vê,

Apenas ouve gemer

O filho ultimando a vida

Vai com seu pranto o banhar

Vendo esposa soluçar

Uma adeus por despedida.

(...)

Vê-se uma mãe cadavérica

Que já não pode falar,

Estreitando o filho ao peito

Sem o poder consolar

Lança-lhe um olhar materno

Soluça implora ao Eterno

Invoca da Virgem o nome

Ela débil triste e louca

Apenas beija-lhe a boca

E ambos morrem de fome.

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=21397

 

2ª Atividade: Professor sugerimos nessa atividade que você organize uma pesquisa no Laboratório de Informática, para que os estudantes explorem o site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, seguindo o roteiro abaixo (dependendo da disponibilidade de computadores, a atividade pode ser individual ou em duplas, ficará a critério do educador):

a)     Selecione no menu: tipo de mídia: Texto;

b)     Categoria: Literatura de Cordel;

c)     Encontrar dois textos que tenham o mesmo diálogo, anotar os títulos e o assunto.

 

3ª Atividade: Organizar a sala em semicírculo e perguntar aos estudantes como foi a pesquisa, se tiveram facilidade ou não para realizar a atividade? Quais cordéis encontraram? O diálogo entre os textos está implícito ou explícito?

 

4ª e 5ª Aula:

1ª Atividade: Essa atividade pode ser desenvolvida em duplas. Peça aos estudantes descreverem por escrito a relação entre os três textos. Saliente que seja interligado um texto ao outro, através das analogias. Após, peça que as duplas apresentem oralmente a análise dos textos.  

Texto I: Seca no Nordeste

Seca no Nordeste

 

Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/seca-no-nordeste-2012

 

Texto II: Fragmentos de Seca histórica gera guerra por água no sertão do Nordeste

Na beira das estradas que conduzem ao sertão, o verde não mais existe. Ao longo das BRs 232 e 110, em Pernambuco, carroças puxadas a jumentos magros tomam conta das margens em busca de água. Nos 100 quilômetros de extensão da PE 360, que liga os municípios sertanejos de Ibimirim e Floresta, há 28 pontilhões sob os quais os córregos corriam fortes. Hoje, estão todos secos. Até mesmo o leito do Riacho do Navio – que ganhou fama na voz do cantor Luiz Gonzaga — esturricou. Na última quinta-feira, bois magros tentavam em vão matar a sede e tudo que encontravam era uma poça de lama escura naquele conhecido afluente do rio Pajeú.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/e-o-sertao-nao-virou-mar-o-sertao-virou-sertao/

 

Texto III: Seca (Portinari)

Seca

 

Fonte: http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_1101.JPG

2ª Atividade: Mantenha as mesmas duplas para realizarem a atividade no Laboratório de Informática. Estruture um roteiro para pesquisa orientada. Sugerimos o site: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/index.htm para iniciar as pesquisas. Organizem nesse roteiro os itens para pesquisa tais como:

a)     Escolher uma obra de Portinari e outra de Luiz Gonzaga que retratem a mesma temática;

b)     Utilize o Power point para organizar os trabalhos em slides;

c)     Organize as obras para apresentação;

d)     Para finalizar as atividades, analise as obras apontando as semelhanças entre elas;

 

6ª Aula:As atividades serão apresentadas pelas duplas da aula anterior, expondo as reflexões sobre as obras pesquisadas. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Durante o desenvolvimento das atividades o professor deve observar as habilidades dos estudantes em relacionar o texto verbal e não verbal e, texto não verbal e não verbal. E ainda, sistematizar o diálogo entre os textos através de informações implícitas e explícitas.    

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