Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O frio de queimar e o calor de chover: afinal, qual é o clima do Brasil? UCA/ Metodologia Científica.

 

23/08/2012

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a diferença entre clima e tempo atmosférico;

·         Verificar como é feita a previsão do tempo;

·         Relacionar o fator temperatura no tempo atmosférico e clima;

·         Identificar o clima nas regiões do Brasil;

·         Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Localizar, registrar e analisar informações;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·         Interagir com os pares;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate através do uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

 

 

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

 

 

 

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

 

 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa)

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas)

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acesso 08/09/2012.

 

Destaque à turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, dentre outros.

 

 

Sítios para auxiliar a construção de um blog:

 

Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 ( Aula do Portal - Vamos criar um blog da turma?)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278 ( Aula do Portal -  Criando um blog)

Acesso 08/08/2012.

 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1)

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2)

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 (Vídeo - Como criar um Blog)

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma)

Acesso 08/08/2012

 

Os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que eles percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes “Ferramentas de Ensino”,  que buscam incluir os alunos no mundo digital.

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf (Texto -  Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem)

  http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possiblidades didáticas para um ensino construtivista)

  Acesso 15/08/2012.

 

 

1ª Atividade:

 

Professor, o Projeto poderá surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

Dê uma volta com a turma pela escola e pergunte: como está o tempo hoje? Está calor ou frio? Está nublado ou ensolarado? Você poderá sugerir que os alunos fotografem e/ou filmem o tempo, utilizando tablet, câmera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). A partir daí, por exemplo, se for de interesse da turma pesquisar sobre o tempo e o clima eis que surge um Projeto de Pesquisa.

 

Outra forma seria detonar o tema com seus alunos. Veja:

 

Para desenvolver a Pesquisa com a turma, sobre o tempo atmosférico e o clima no Brasil, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

Separe imagens e fotografias que caracterizam o tempo atmosférico nas cidades.

Separe também, imagens e fotos de pessoas em lugares diferentes e com vestes de várias formas, para tentar evidenciar o tempo atmosférico.

 

 

frio                               calor

Fonte das imagens:

http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/331236.html

http://www.ideiajovem.com/vestido-estampado-tomara-que-caia/. Acesso 08/08/2012.

 

 

 

Coloque as imagens em uma caixa surpresa e apresente-as para as crianças na rodinha.

Assim que cada aluno tirar uma imagem, pergunte o que ele está observando e solicite que descreva a imagem. Indague-o:

 

  • Aonde você acha que esta pessoa está?
  • Como ela está vestida?
  • Como será que estava o tempo nesse dia?

 

Observando e registrando:

 

Em seguida, pergunte para os alunos como está o clima hoje na escola, solicite que os alunos olhem uns para os outros e observem se estão agasalhados ou não, quais as semelhanças e diferenças, se gostam mais do frio ou do calor e o porquê.  

Providencie várias revistas, jornais, livros usados e solicite que os alunos realizem seguinte atividade.

 

  •     Procure imagens que caracterizam as influências que o tempo exerce na vida das pessoas, no que se refere:

 

MODOS DE VESTIR:

 

                         DIA QUENTE                                                                                       DIA FRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

                                    DIA QUENTE                                                                              DIA FRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.

Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.

 

Sugerimos:

 

LITERATURA:

1ª Sinopse: Dois velhinhos não se entendiam: ele gostava de sair na chuva e senti-la, ela se trancava em casa nesses dias molhados e só saía quando o sol voltava. Até que um dia tudo mudou. O que será que aconteceu?

 

os velinhos da casa

Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/5910533/livros/juvenil/infantil5a8anos/livro-velhinhos-da-casa-os#  Acesso 01/08/2012.

 

 

2ª Sinopse: Severino mora em uma terra árida e triste, onde tudo está murcho, menos a esperança. Com arte, magia e muita brincadeira, Severino e seus amigos conseguem o que parecia impossível: fazer chover!

 

 

severino

Fonte: http://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2E3AAEB2012E49CCED182E5D&itemId=F37965C458A848908E22F4908C8B1083  Acesso 01/08/2012.

 

 

2ª Atividade:

 

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto.

 

  • Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta Pesquisa, no quadro abaixo:

 

 

                                  EU QUERO ESTUDAR SOBRE O “TEMPO E CLIMA” PORQUE...

 

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

Após a realização da atividade solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.

 

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre o tempo e o clima no Brasil.

Prepare cartazes e registre neles os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto ou no Blog os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Objetivos:

·        Identificar a diferença entre tempo e clima;

·        Conhecer os climas das regiões do Brasil;

·        Verificar como é feita a previsão do tempo;

·        Aprender a realizar uma Pesquisa;

·        Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da Problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber a respeito do “Tempo e do Clima”.

 

Sugestão de atividade:

·         Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

 

 

O que eu quero saber sobre “Tempo e Clima” é...

 

 

·         Como as pessoas descobrem se vai fazer sol ou chuva?

 

 

 

 

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

 

 

 

 

Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando as ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte e Música >  Pintura Digital) no laptop .Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

 

 

5ª Atividade:

 

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre o Tempo e o Clima?”

 

É o momento ideal para os alunos apresentarem os seus conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

João Pedro

 

  •          Como as pessoas descobrem se vai fazer sol ou chuva?

 

 

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

ALUNO

 

HIPÓTESE

João Pedro

 

  • Observando se tem nuvem ou não.

 

Posteriormente, solicite que pesquise em revistas, jornais ou livros usados, figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

 

  • Represente sua hipótese por meio de escrita e colagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Atividade:

 

Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

 

“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?” 

 

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

 

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

 

Após todos participarem, é importante conversar com a turma,  sobre a importância de um estudo aprofundado sobre o” Tempo e o Clima no Brasil”, para que possamos compreender como agem na nossa vida e no mundo.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

  

7ª Atividade: 

 

pesquisa

 

 

Professor, comente com a turma que num mesmo dia, a manhã pode ser quente, à tarde, pode chover e, à noite, esfriar. O tempo varia, interferindo no dia a dia das pessoas e alterando as paisagens.

Providencie diversas imagens de pessoas aproveitando um dia de sol/calor ou um dia de chuva/frio para continuar o diálogo com a turma. Veja o exemplo abaixo:

 

1                                                                                                                         2                                                                                                             3

cça praia     lendo  pessoas dentro dagua

Fonte das imagens:

1 - http://www.blogjurereinternacional.com.br/2010/03/31/4082/

2 - http://peregrinacultural.wordpress.com/tag/pessoa-lendo/

3 - http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/calor-de-40-c-enche-as-praias-do-rio-de-janeiro-nesta-terca-feira-20120124.html. Acesso 15/08/2012.

 

  • Olhando essa paisagem, como você diria que está o tempo? Frio ou calor, com muito ou pouco vento? Parece que vai chover?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • O que você gosta de fazer num dia como esse?
  • Se o tempo estivesse chuvoso, como seria essa paisagem? Faça um desenho.
  • Como está essa praia: limpa ou suja? O que devemos fazer com o lixo (embalagens de água e de sorvete, guardanapos, etc) que produzimos quando vamos a lugares como esse?

 

Professor, apresente à turma a imagem abaixo que mostra a previsão do tempo:

 

previsao do tempo

Fonte: http://www.pvsul.com.br/boletim/pvsul122.HTM. Acesso 15/08/2012.

 

Se preferir, solicite aos alunos que utilizem seus laptops ou tablets para localizarem sítios que contém esse tipo de informação, ou seja, os alunos deverão encontrar imagens que retratam a previsão do tempo.

Sugerimos:


1. Climatempo: http://www.climatempo.com.br
2. Canal do tempo: http://br.weather.com/
3. Centro e Previsão de Tempo e Estudos Climáticos: http://tempo.cptec.inpe.br/

 

A partir das observações dialogue com a turma:

 

a)      O que a ilustração mostra? Mencione todas as informações que encontrar.

b)      Para que você acha que serve esse tipo de informação?

c)      Na sua opinião os desenhos utilizados ajudam a compreender a ilustração? Por quê?

d)     Você já viu esse tipo de informação antes? Onde?

e)      Já ouviu falar em previsão do tempo? O que sabe a esse respeito?

 

Professor, se achar pertinente, converse com a turma sobre os diferentes significados da palavra tempo. Ela é usada, por exemplo, para se referir à passagem das horas, dos dias, dos meses.

 

 

quadro 2

Fonte: Acervo da autora

 

Também pode referir-se a acontecimentos, informando como era no passado e como é no presente, o que mudou e o que permaneceu.

 

quadro 1

Fonte: Acervo da autora

 

É usada ainda para falar de uma época muito distante (de milhões e até bilhões de anos atrás), quando o planeta Terra se formou e originaram-se muitas paisagens naturais.

 

qudro 3

Fonte: Acervo da autora

 

A palavra tempo pode referir-se, ainda, às condições da camada de ar que envolve a Terra, a atmosfera, em determinado lugar e momento. É o tempo atmosférico. É com esse sentido que utilizaremos a palavra tempo nessa aula.

 

 

atmosfera

Fonte: http://geografiaprofessormarcusmatozo.blogspot.com.br/2011/04/teoria-da-polenta-explicando-atmosfera.html. Acesso 15/08/2012.

 

 

hhh

Fonte: Acervo da autora

 

 

A seguir, converse com a turma sobre PREVISÃO DO TEMPO. Pergunte aos alunos como está o tempo hoje e se eles sabem como ele estará amanhã e na semana seguinte. Depois questione-os sobre como é possível conhecer com antecedência as condições do tempo e se, ao falarmos disso, podemos afirmar ou apenas prever. Caso os alunos desconheçam o significado das palavras prever e previsão, peça que consultem um dicionário. Aproveite a atividade abaixo para avaliar os conhecimentos prévios deles a respeito desse assunto.

 

Dialogue com a turma e peça para que os alunos relatem exemplos de situações vivenciadas a respeito do tempo atmosférico. Exemplo:

 

“Já aconteceu, por exemplo, de você marcar um passeio ao ar livre e no dia cair a maior chuva? E de sair cedinho de casa bem agasalhado porque parecia que ia fazer frio e, durante o dia, sair um sol bem forte e fazer muito calor?” (Observação: professor, trabalhe outros exemplos, conforme a realidade da região em que os alunos vivem.).

Explique que o tempo atmosférico não é sempre o mesmo. Ele muda. Temperatura, chuvas e ventos são alguns elementos que mostram como está o tempo em determinado momento.

Mostre os quadrinhos abaixo para a turma e peça para os alunos responderem as questões seguintes:

 

tirinhs

Fonte: Acervo da autora

 

a)      O que aconteceu com a personagem?

b)      Invente outro final para essa história em quadrinhos. Escreva como a personagem poderia ter evitado o problema retratado nos quadrinhos.

 

Você poderá confeccionar um impresso para cada aluno, da seguinte forma:

 

SASD

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, você deverá informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinho.

Veja alguns exemplos:

 

 

baloess hq

Fonte: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html  Acesso 17/08/2012.

  

Acessando o sítio a seguir, você encontrará  outras informações.

http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792 (Slides -  Oficinas de Histórias em quadrinhos)

Acesso 15/08/2012.

 

É importante auxiliar o aluno sempre quando for necessário no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coesão da história. Faça intervenções quando necessário, questione os alunos sobre o que escreveram até chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coerência.

Professor, se preferir os alunos poderão criar história em quadrinhos online. Os sítios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.

 

hq turma da monica

Fonte:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx Acesso 14/04/2012.

  

http://www.inexistentman.net/2008/03/18/crie-personagens-e-historias-em-quadrinhos-online/ (Sítio que possibilita criar personagens e histórias em quadrinhos online)

http://www.pixton.com/br/ (Sítio que possibilita criar histórias em quadrinhos)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml (Texto da folha de São Paulo - Saiba como criar sua própria história em quadrinhos online)

Acesso 14/08/2012.

 

Situações como essas levam as pessoas a quererem saber com antecedência, como vai estar o tempo em determinado dia. Ou seja, elas querem saber a previsão do tempo.

Professor, organize a turma em duplas e solicite aos alunos que utilizando o laptop ou o tablet, pesquisem outras atividades humanas em que a previsão do tempo também seja de extrema importância. Faça um mural na sala de aula e exponha os trabalhos.

 

Exemplos:

 

 

agricultores

Fonte: http://cuite24horas.blogspot.com.br/2012/08/a-partir-do-dia-20-agricultores-recebem.html. Acesso 15/08/2012.

 

 

Para o agricultor é essencial, por exemplo, conhecer a época certa das chuvas. O cultivo de milho é feito no período anterior às chuvas.

 

 

aeronae

Fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=8309. Acesso 15/08/2012.

 

Conhecer a velocidade dos ventos e as previsões de tempestade (chuva forte com vento) também pode evitar riscos para a navegação de aeronaves e de embarcações.

 

Em seguida, indague os alunos:

  • Alguma vez vocês já quiseram saber com antecedência como ficaria o tempo? O que fizeram para conhecer a previsão do tempo?

 

Professor, comente com a turma que no passado, era grande o número de pessoas que observavam a natureza para saber que tempo ia fazer. Ainda hoje, em alguns lugares do Brasil, muitas pessoas conseguem prever o tempo observando atentamente o céu, as plantas e os animais.

Providencie alguns exemplos da tradição oral. Veja:

 

  • Mosquitos voando muito de um lado para o outro dentro de casa, sem parar, é sinal de que vai chover.
  • Sapo coaxando, sol chegando.
  • Andorinha voando baixo: mau tempo.
  • Andorinha voando alto: bom tempo
  • Cerração baixa, sol que racha.
  • Quando a galinha não desce do poleiro ao amanhecer é sinal de que vai chover.
  • Cigarras cantando indica tempo bom.

 

ATIVIDADE DE REGISTRO:

 

a)      Entreviste uma pessoa mais velha, talvez avô ou avó, para saber se ela conhece alguma maneira de prever o tempo por meio da observação da natureza.

b)      No caderno, no tablet ou no programa KWord do laptop, anote o nome e a idade da pessoa entrevistada e a sua relação com ela. Escreva também o exemplo que ela lhe deu. Se quiser, anote outros dados.

c)      Na sala de aula, conte para a turma o que descobriu.

 

Professor, nesse momento, a turma já percebeu que as pessoas sempre tiveram interesse em saber com antecedência como estaria o tempo. As previsões, no entanto, não eram precisas, pois se baseavam apenas nas manifestações da natureza. Atualmente, é possível prever o tempo atmosférico com bastante precisão. Além da observação da natureza, existem diversos instrumentos que permitem conhecer as condições do tempo em diferentes lugares.

Nesse sentido, prever o tempo é importante porque possibilita às pessoas se planejarem, uma vez que as condições do tempo podem interferir nas atividades realizadas tanto no campo como na cidade.

Observação: Caso os alunos comentem que já consultaram uma previsão que não se confirmou, explique-lhes que isso acontece porque são muitos os fatores que interferem no tempo atmosférico, alterando-o.

 

Para obter mais informações sobre previsão do tempo: como é realizada atualmente, importância, finalidade, entre outras, solicite aos alunos que usem seus laptops ou tablets e consultem os seguintes sítios:

  • Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia www.cptec.inpe.br
  • Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento www.inmet.gov.br

 

Utilizando os sítios referidos acima, proponha uma Pesquisa online sobre os instrumentos que permitem conhecer as condições do tempo.

Os alunos irão identificar os seguintes:

 

Termômetros atmosféricos: medem a temperatura do ar.

Algumas vezes sentimos frio. Outras vezes, calor. Essas sensações estão bastante relacionadas à temperatura atmosférica, ou seja, à quantidade de calor existente na atmosfera.

A temperatura é um dos elementos que caracterizam o tempo atmosférico. Quando está alta, temos a sensação de calor; quando está baixa, a sensação é de frio. Se não sentimos frio nem calor, dizemos que a temperatura está agradável.

Para medir a temperatura atmosférica exata, utilizamos o termômetro. Esse instrumento indica a temperatura em graus.

 

termometro

Fonte: http://www.jgarraio.pt/index.php?main_page=product_info&cPath=3998&products_id=12089&subtemplate=mr. Acesso 15/08/2012.

 

 

Pluviômetros: medem a quantidade de chuva que cai em certo período.

 

 

pluviometro

 

Fonte: http://www.avix.com.br/coleta-de-dados.html. Acesso 15/08/2012.

 

Anemômetros: são instrumentos utilizados para medir a velocidade e direção dos ventos.

 

anemometro

Fonte: http://turismo-m-c.blogspot.com.br/2010/03/instrumentos-meteorologicos.html. Acesso 15/08/2012.

 

Os principais instrumentos utilizados na previsão do tempo são os Satélites Artificiais, que circulam em volta da Terra. Eles fornecem informações cada vez mais confiáveis para a previsão do tempo.

Depois de coletados os dados sobre as condições do tempo,eles são reunidos em super computadores. Essas informações ajudam a prever o tempo para os próximos dias. Em seguida, as previsões são divulgadas na televisão, nos jornais e na internet. Muitas vezes elas aparecem em mapas.

 

 

satelite

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/satelites-artificiais.htm. Acesso 15/08/2012.

 

Professor, a atividade a seguir trabalha a leitura e a interpretação de um mapa da previsão do tempo para as capitais dos estados brasileiros em determinado dia do ano. Aliando o assunto previsão do tempo ao trabalho de alfabetização cartográfica, as atividades visam ressaltar a importância da legenda para a leitura e compreensão de representações cartográficas.

Diga à turma que para ler corretamente uma representação, com plantas e mapas, precisamos conhecer sua linguagem. As legendas explicam o significado dos símbolos usados nas representações.

Peça para os alunos observarem algum mapa na internet com a previsão do tempo para todo Brasil, similar ao da imagem abaixo:

 

 

mapraa

Fonte: SILVA, Leda Leonardo da. Aprender juntos geografia, 3º ano: ensino fundamental. 2.ed. São Paulo: Edições SM, 2008.

 

A partir da observação, resolva as questões abaixo:

 

  1. Desenhe os símbolos usados no mapa para indicar dia:

 

a)      Ensolarado

 

 

b)      Parcialmente nublado

 

 

c)      Com pancadas de chuva

 

 

               2.  Responda:

 

a) Além de símbolos para indicar se haverá sol ou chuva, o que mais a legenda informa? Que recurso foi usado para isso?

b) Qual cidade apresentou temperatura mais alta nesse dia? E em qual cidade a temperatura fiou mais baixa?

c) Qual foi a previsão para o lugar onde você mora?

 

3.  Cite três cidades que tiveram o dia com chuvas.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

Professor, como atividade de casa, solicite que os alunos pesquisem em jornais, revistas, televisão e internet a previsão do tempo para o lugar onde moram. Peça para anotarem os dados e a data no caderno. No dia, os alunos deverão observar as condições do tempo e responder as seguintes questões:

 

a)      As previsões para esse dia se realizaram? Dê exemplos que expliquem sua resposta.

b)      Por que vocês acham que isso aconteceu?

 

Professor, se preferir a Pesquisa poderá ser feita em sala de aula, se assim for, auxilie os alunos mostrando-lhes exemplos de previsões do tempo em jornais e internet, por exemplo. Independente de onde foi feita a Pesquisa, a observação para verificar se a previsão se concretizou, poderá ser feita em sala de aula, utilizando o laptop ou o tablet.

Caso as previsões não se realizem, reforce aos alunos, que são inúmeros os fatores que interferem no tempo e que podem sofrer alterações, fazendo com que muitas vezes as previsões sejam frustradas.

 

Apresente à turma a seguinte tirinha:

 

cascaoo

Fonte: Acervo da autora

 

1) Solicite que os alunos conversem com os colegas e resolvam as questões:

 

  • Por que o Cebolinha e o resto da turma estão brincando com água? Como deve estar o tempo?
  • Você acha que o tempo mudará à noite? E no dia seguinte?
  • Tem alguém da turma que não está na água? Quem é? Por quê?
  • Ele está se sentindo bem? Como resolve o seu problema?
  • Observe como o Cebolinha e a Mônica estão fazendo uso da água. O que você pensa sobre isso?

 

Observação: dependendo da realidade dos alunos, a escassez de água pode ser um problema enfrentado na comunidade em que vivem. Se for o caso, você pode propor que reflitam sobre a importância desse recurso, não só para refrescar as pessoas em dias quentes como mostrado na tirinha, mas também para outras atividades vitais ao ser humano. Na sequência, peça que comentem como as personagens Cebolinha e Mônica poderiam fazer uso racionalizado da água para se refrescarem e cuidarem da higiene do corpo.

 

2)      Escrevam um texto contando o que vocês fazem para se refrescarem no calor e depois ilustre-o.

 

Depois que os alunos escreverem sobre como costumam se refrescar no calor, proponha que reúnam as informações e criem uma história para ser encenada pela turma. Eles devem aproveitar as experiências relatadas e passarem mensagens sobre as formas adequadas e inadequadas de como se refrescarem cuidando da saúde e evitando desperdício de água.

 

ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO:

 

Professor, nesse momento, solicite à turma uma observação do tempo atmosférico. Para a realização da atividade, é necessário providenciar um termômetro atmosférico e ensinar os alunos a manipulá-lo. Oriente-os na formação das duplas e na distribuição de responsabilidades entre seus membros.

Durante a realização da atividade, os alunos serão estimulados a colocarem diversos temas desenvolvidos, como, por exemplo, observação de variação de temperatura, uso de termômetro, observação de chuvas e ventos, e também poderão aparecer outros elementos, como a umidade.

A atividade requer também o trabalho com dados, análise de resultados, discussão e conclusão. A atividade instiga a curiosidade científica. Professor, caso seja oportuno, a observação e o registro das condições de tempo podem ser estendidos para um período maior. Outra possibilidade é ampliar o trabalho comparando os dados obtidos pelos alunos com as previsões do tempo elaboradas por institutos meteorológicos.

 

COMO FAZER:

 

1)      Primeiro a classe toda vai criar símbolos para representar as condições de tempo: ensolarado, nublado, parcialmente nublado, chuvoso, pancadas de chuva.

 

 

legenda

Fonte: http://guiadicas.net/como-saber-a-previsao-do-tempo/. Acesso 15/08/2012.

 

Deixe uma folha fixa na sala de aula, para que todos possam observar os símbolos durante a realização do trabalho.

 

2)      Junto com seus colegas de grupo, copiem a tabela no caderno. Ela servirá para anotar o que vocês observarem durante a Pesquisa. Usem os símbolos que vocês criaram para indicar as condições do tempo e as temperaturas.

           

 

 

DIAS DA SEMANA

 

CONDIÇÕES DO TEMPO

TEMPERATURAS

1º HORÁRIO DE OBSERVAÇÃO

  2º HORÁRIO DE   OBSERVAÇÃO

1º HORÁRIO DE OBSERVAÇÃO

2º HORÁRIO DE OBSERVAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA

DATA:

 

 

 

 

TERÇA-FEIRA

DATA:

 

 

 

 

QUARTA-FEIRA

DATA:

 

 

 

 

QUINTA-FEIRA

DATA:

 

 

 

 

SEXTA-FEIRA

DATA:

 

 

 

 

 

 

3)      Observem as condições do tempo e verifiquem as temperaturas durante uma semana toda, sempre em dois horários do dia. Uma sugestão é vocês realizarem essa tarefa logo no horário de entrada e perto do horário de saída da escola. Mas atenção: façam as medições sempre nos mesmos horários.

4)      Anotem as informações na tabela. Escrevam os dias observados, os horários, as condições do tempo (utilizem os símbolos que vocês criaram) e as temperaturas registradas.

 

CONCLUSÃO DA ATIVIDADE:

 

1)      Na semana seguinte a observação e registro, analisem os dados obtidos e respondam:

a)      Num mesmo dia, ocorreram variações nas condições do tempo? Quais?

b)      Que condição de tempo predominou no período observado?

c)      Qual foi a temperatura máxima nesse período? E a mínima?

2)      Com os dados de temperatura obtidos, construam um gráfico numa folha avulsa. Na vertical, anotem as datas; na horizontal, as temperaturas e as condições de tempo.  Exponha-os no mural da sala de aula.

3)      Comparem suas conclusões e o gráfico com as demais duplas.

 

Professor, se preferir, oriente os alunos a realizarem essa atividade de observação por meio de uma WebQuest.

A WebQuest é uma atividade didática para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.

Os sítios abaixo ajudarão a compreender melhor sobre WebQuest.

 

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233 (Texto -  O que é WebQuest?)

http://www.slideshare.net/marise/o-que-webquest (Slides -  O que é WebQuest)

http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Portal do Ministério da Educação - Recursos da internet para a educação)

Acesso 15/08/2012.

 

O sítio abaixo mostra como criar uma WebQuest:

http://www.youtube.com/watch?v=Hgz8lZgNJMM. Acesso 15/08/2012.

 

A seguir, o exemplo de uma WebQuest sobre "Como está o tempo? Informações tempo atmosférico", com as seguintes orientações: INTRODUÇÃO - TAREFAS - PROCESSO - AVALIAÇÃO - CONCLUSÕES

 

web11web2web3

web4web5

Fonte das imagens:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=2

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=3

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=3

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=5. Acesso 16/08/2012.

 

Professor, nesse momento, é importante que os alunos diferenciem conceitualmente tempo atmosférico de clima. Para tanto, as atividades seguintes se referem ao clima e à diferenciação.

Explorando o texto online:

 

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

 

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

 

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

Os sítios abaixo trazem a diferenciação entre tempo e clima. Oriente os alunos a acessá-los.

 

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-tempo-clima.htm (Sítio - Mundo educação: Qual a diferença entre clima e tempo?)

http://www1.cptec.inpe.br/ (Sítio: Centro de previsão de tempo e estudos climáticos)

Acesso 01/08/2012.

 

Eles identificarão que:

 

Tempo

É o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. 

Clima

É o estudo médio do tempo para determinado período ou mês em  certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas nas observações contínuas durante  certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo. 

 

 Em síntese:

O tempo refere-se ao estado momentâneo do clima.

O clima é a sucessão habitual dos tipos de tempo.

 

O clima pode ser muito diferente de um lugar para outro. Há lugares em que chove muito, outros que chove raramente; enquanto em certos lugares faz frio, em outros faz calor.

Nesse sentido, solicite à turma que pesquise os tipos de clima no Brasil. Anteriormente à Pesquisa, apresente o mapa do Brasil com os tipos de clima no telão da sala de aula ou desenhado em um papel maior. Veja:

 

 

mapa

Fonte:http://georesumos.blogspot.com.br/2012/05/variedade-de-climas-do-brasil.html Acesso 01/08/2012.

 

A partir do mapa, solicite que os alunos descubram o que significa cada clima e as regiões onde ele atua. Todos os sítios abaixo abordam a questão:

 

http://www.escolakids.com/tipos-de-clima-no-brasil.htm (Escola Kids -  Tipos de clima no Brasil)

http://www.suapesquisa.com/clima/ (Sua pesquisa - Climas do Brasil)

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2 (Sítio Só Geografia que explica os diferentes tipos de clima)

http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/tipos-de-clima (Sítio Brasil.gov.br que aborda os tipos de clima)

http://educacao.uol.com.br/geografia/climas-do-brasil-tipos-de-clima-e-mapa.jhtm (Texto - Climas do Brasil: Tipos de clima e mapa)

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/tipos-de-clima-no-brasil.html (Texto - Tipos de clima no Brasil)

http://www.smartkids.com.br/especiais/clima-e-tempo.html (Texto -  Especial clima e tempo para crianças)

Acesso 01/08/2012.

 

Os alunos conhecerão os seguintes climas:


Equatorial:  esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Tropical: abrange estados das Regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 °C e 28 °C.

Semiárido:  esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.

Tropical de altitude:  típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Fonte: http://www.escolakids.com/tipos-de-clima-no-brasil.htm Acesso 01/08/2012.

 

 

Observação: professor, lembre-se que esta aula é voltada para a alfabetização inicial, essa temática do clima geralmente é trabalhada a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, portanto, não exija dos alunos respostas exatas, porém as atividades e os sítios sugeridos lhe ajudam a adaptar o conteúdo à faixa etária.

O clima predominante no Brasil é o clima tropical. Para trabalhar com esse conceito, solicite que os alunos acessem o vídeo abaixo, utilizando o laptop ou o tablet, se não for possível providencie a letra da música para os alunos e leve um CD para a turma ouvir.

 

 

jorge bem

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eoca1Jb33Ts Acesso 01/08/2012.

 

 País Tropical

Jorge Ben Jor

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria

Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê

Do meu Brasil

Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza

 

Fonte: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/ Acesso 01/08/2012.

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo ou da música é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

1)      O que cada aluno achou do vídeo/música;

2)      Percepção da frase: “ moro num país tropical”’;

3)      O que mais chamou a atenção.

 

Destaque o seguinte trecho da música:

 

“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval) [...]”

 

 Converse com a turma:

 

  • O que significa dizer morar num país tropical?
  • Esse trecho de música remete a ideia de tempo ou de clima?
  • Se dissermos que o dia hoje está quente, estamos nos referindo ao tempo ou ao clima?
  • Se dissermos que em Macapá tempo é quente e úmido ano inteiro, estamos nos referindo ao tempo ou ao clima?

 

Anote as prováveis hipóteses dos alunos, a partir das leituras realizadas nos textos online e disponibilize uma cópia da imagem abaixo ou acesse o sítio dela.

 

tropical

Fonte: http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/04/03/pais-tropical/ Acesso 01/08/2012.

 

 

 ATIVIDADE DE REGISTRO:

tipos de clima

Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2010/04/atividades-sobre-climas.html. Acesso 08/08/2012.

 

TRABALHO DE CAMPO:

 

 Pergunte aos alunos:

  • Vocês já visitaram um Centro de Estudos ou Estação Meteorológica?
  • Como funciona uma Estação Climatológica e quais são os equipamentos que fazem parte desse trabalho?

 

Organize previamente um dia e horário para visita, estabeleça coletivamente com os estudantes os combinados e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem os principais equipamentos utilizados para coleta de dados sobre o tempo atmosférico e o clima. Questione:

 

  • Como se medem a temperatura de um ambiente?
  • Qual é o aparelho usado para medir a temperatura do ar? Como ele é usado?
  • Como se faz para medir a quantidade de chuva?
  • Qual aparelho é usado para medir a velocidade e a direção do vento?

 

8ª Atividade:

 

Concluindo com um “Quiz”.

Professor, depois que os alunos vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática “ Tempo e Clima”. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual desenvolve diversas habilidades nos participantes.

Dessa forma, convide a turma para criá-lo, para isso utilize os sítios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

 

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html (Quiz sobre verminoses)

  http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm (Seção quiz - vários exemplos de quiz com ilustração)

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html (Diversos exemplos de quiz: cadeia alimentar, cérebro, copa do mundo, dentre outros)

Acesso 05/08/2012.

 

Para aprender como criar um Quiz acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8 (Vídeo: Como fazer um quiz/jogo com o power point)

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html (Blog que traz -  Como criar um quiz - joguinho legal)

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related (Vídeo: Quiz - Apresentação power point)

http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ (Texto: Você sabe o que é um quiz?)

Acesso 10/05/2012.

 

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, utilizando questões de múltipla escolha e ou de verdadeiro ou falso.

Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e peça para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.

Auxilie os alunos para elaborarem as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

 

 9ª Atividade:

 

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para socializar e divulgar os resultados dessa Pesquisa, indicamos a apresentação um Telejornal Digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e Webcam, permite auxiliar os estudantes na compreensão de situações reais, possibilitando a observação e a reflexão sobre o mundo a sua volta.

Para saber mais sobre telejornal digital acesse: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617 Acesso 12/04/2012. 

 

Outra opção para a apresentação seria a utilização do programa Power Point. Veja como criar os slides nos sítios:

 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related (Vídeo: Curso de power point - 1ª aula)

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related (Vídeo: Aula 2 - Power Point - Inserir slides)

  Acesso 14/05/2012.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·        Conhecimento do tema estudado;

·        Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·        Participação nas atividades propostas;

·        Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso, por exemplo, o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Veja um exemplo:

 

·                 COMO FOI SER PESQUISADOR?

 

 

 

·                 PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

 

 

 

 

·                 VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-fenomenos-climaticos.html . Jogos. Acesso 01/08/2012.

http://pt.scribd.com/doc/53301887/exercicios-tempo-e-clima. Exercícios. Acesso 01/08/2012.

http://www.smartkids.com.br/especiais/clima-e-tempo.html. Jogos e passatempos. Acesso 01/18/2012.

 

Sugestões de links para os professores:

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/  Acesso 15/05/2012.

(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle).

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/aula “ O frio de queimar e o calor de chover: afinal, qual o clima do Brasil?”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.