22/08/2012
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:
Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.
1. A PROPOSTA DA PESQUISA
Inicie a aula apresentando o tema de pesquisa e a relevância dessa temática para os alunos. Eles poderão conhecer sobre as populações ribeirinhas do Brasil, principalmente as localizadas na região amazônica, e compreenderão o modo de viver e interagir dessas comunidades com o meio ambiente, nos ensinando valiosas lições de sustentabilidade.
“as populações tradicionais possuem um modo de vida específico, uma relação única e profunda com a natureza e seus ciclos, uma estrutura de produção baseada no trabalho da própria população, com utilização de técnicas prioritariamente baseadas na disponibilidade dos recursos naturais existentes dentro de fronteiras geralmente bem definidas, adequando-se ao que a natureza tem a oferecer, e também manejando quando necessário. Em tais populações, ocorre uma constante transmissão de conhecimentos através das gerações como forma de perpetuar a identidade do grupo.” (Disponível na íntegra em: http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf)
a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.
b) Divida os alunos em trios.
c) Peça que as duplas acessem os links dos textos abaixo:
Texto 1: Famílias ribeirinhas
Professor, esse texto, sucintamente, apresenta a definição do termo “ribeirinho”, as principais localidades geográficas das comunidades ribeirinhas no Brasil e algumas características comuns dessa população.
Disponível em: http://www.mds.gov.br/cgs/grupos_populacionais/textos/ribeirinhas.pdf Acesso em 17.08.12
Texto 2: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível
Professor, esse texto pretende estabelecer uma reflexão sobre a população tradicional identificada como ribeirinha, da região da Amazônia, articulando a sua existência a possíveis alternativas de desenvolvimento e a sua relação com a natureza.
Disponível em: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp. Acesso em 17.08.12
d) Peça aos trios que analisem os textos procurando, através de uma leitura crítica, levantar algumas questões fundamentais para a compreensão sobre o que são as comunidades ribeirinhas, as origens históricas e as principais características culturais dessas populações. Para tal entendimento, os trios deverão fazer um fichamento desses textos.
Professor, “o fichamento é uma atividade de investigação do conteúdo apresentado. O aluno deve tirar do texto as partes mais importantes para a compreensão do mesmo e fichá-las, ou seja, registrá-las no papel. É uma forma para o estudante absorver o conteúdo lido, ao passo que promove a reflexão durante o processo de seleção dos trechos mais significativos do material.” (Disponível na íntegra em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm)
Para compreender o que é um fichamento e como usá-lo com os alunos, acesse os links abaixo, os quais poderão também auxiliar os alunos na produção de seu fichamento:
1)
Disponível em: http://vilamulher.terra.com.br/fichamento-como-fazer-e-modelo-9-5602870-96586-pfi-meucantinho.php
2)
Disponível em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545
ORIENTAÇÕES:
Para esta atividade, os trios deverão fazer um fichamento de conteúdo dos textos acessados.
O fichamento deve ser feito no editor de texto do computador da escola e depois impresso, seguindo as instruções abaixo:
Disponível em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545
e) Ao final das leituras, análise dos textos e produção do fichamento de conteúdo, os trios deverão apresentá-lo em data show, com debate na sequência de cada apresentação. Nesse momento será possível perceber como os trios assimilaram o conteúdo dos dois textos propostos.
2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA
Após esse contato inicial dos alunos com a temática das populações ribeirinhas por meio dos textos, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática, como por exemplo:
3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
Imagem disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html
4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.
b) Os alunos se dividirão em grupos de no máximo quatro integrantes e farão uma Webinvestigação sobre a temática das populações ribeirinhas, procurando encontrar as respostas das questões levantadas anteriormente pelo professor e também por eles próprios. Confira, abaixo, um excerto de um texto/proposta que pode ajudar os alunos nesta atividade.
Procurar, encontrar, escolher – seleção de informação na Internet “A Internet é um território rico em informações interligadas – os hipertextos –, que permitem a cada um fazer o seu caminho, isto é, a sua própria leitura. Trata-se de uma infinidade de páginas, disponibilizadas em diferentes formatos e pelas mais variadas fontes. Diante desse cenário, o uso da Internet para realização de pesquisas dirigidas pelo professor proporciona ao aluno o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informações relevantes. Essas aprendizagens envolvem levantamento de hipóteses, análise, comparação e síntese, mas também habilidades como leitura de hipertextos e uso de navegadores e de buscadores.”
Texto e imagem disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630 |
Além do texto acima, consulte também o link: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 para a realização dessa atividade, pois apresenta uma metodologia para fazer a webinvestigação com os alunos. Confira um excerto:
Explorando o campo de busca - Para explorar a busca no Google, faça uma pesquisa com o uso do projetor multimídia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hipóteses com os alunos e vá comentando. - Ao digitar um tema, o buscador encontra um número X de links, que podem ser de páginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no início, o aluno dê preferência aos sites oficiais. - Oriente os alunos explicando que, para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros. - Depois, é importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca.
Texto e imagem disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 |
ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE:
1. Os grupos deverão usar um Navegador de Internet para fazer a webinvestigação. Para essa atividade sugerimos: www.google.com.br;
2.Peça aos alunos que salvem as informações, as imagens e os links pesquisados no editor de texto do computador.
3.Oriente os grupos a seguirem a sugestão abaixo, para que a webinvestigação seja bem sucedida.
Sugestão de roteiro para análise de site
|
Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630
4.Após a seleção das informações no editor de texto do computador, sugira aos grupos que façam uma apresentação a respeito do tema de pesquisa, ou seja, sobre os seus “achados” e considerações. Os alunos deverão utilizar o programa de apresentação de slides do computador, descrevendo o percurso de sua investigação: por quais links navegaram e em quais links buscaram as informações para a pesquisa, o que mais gostaram nesse trabalho e o que mais acharam difícil.
c) Ao final, cada grupo deverá apresentar os slides com os resultados de sua pesquisa para todos da turma, exibindo-os em projeção através de data show.
a) Depois de terem conhecido e compreendido sobre os modos de vida das populações ribeirinhas, os grupos deverão criar um vídeo sobre os ribeirinhos, contemplando as questões já pesquisadas na atividade anterior. Sendo assim, os grupos deverão apenas selecionar e organizar as informações que julgarem mais importantes para a criação desse vídeo.
URL da imagem original: http://ecolivre.com.br/?p=3690
ORIENTAÇÕES
1) Para essa atividade os alunos poderão usar uma câmera fotográfica ou um celular.
Sugestões para as filmagens:
É importante que nessa atividade os grupos possam ter a liberdade para criar a sua maneira de explicar sobre o que foi pesquisado.
2) Depois de fazerem as filmagens necessárias, os grupos poderão usar o programa do computador da sua escola para cortar ou acrescentar alguma filmagem ou imagem que desejem. Estipule com os grupos o tempo de duração dos vídeos, o desejável é que tenham no mínimo 10 minutos.
3) Os grupos deverão salvar os vídeos em pendrive ou DVD para entregá-lo ao professor.
4) Todos os vídeos deverão ser exibidos para todos da turma.
Sobre essa atividade, oriente os alunos a acessarem o link abaixo:
Como fazer um vídeo - Disponível em: //www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=video
URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif
4. RESULTADOS DA PESQUISA
Para finalizar essa atividade, os alunos deverão realizar um evento em sua escola para arrecadação de livros, revistas, gibis, materiais escolares e brinquedos para o projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras" que leva até às comunidades ribeirinhas esses materiais arrecadados, proporcionando a essas populações a democratização da leitura.
Para que os alunos conheçam mais sobre esse projeto, sugira que eles acessem o link da "Biblioteca Itinerante Barca das Letras": http://barcadasletras.blogspot.com.br/
Para a realização do evento, os alunos deverão:
Para as doações:
Sugestão de link para os professores:
Livro: Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais < http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf>
Sugestão de link para professores e alunos:
Vídeo: Comunidades ribeirinhas <http://www.youtube.com/watch?v=963GZywppg8>
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
As comunidades ribeirinhas da Amazônia – UCA. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35861>
Fonte de subsistência para comunidades ribeirinhas: Rio São Francisco X Rio Tocantins <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30040>
Todos os links foram acessados em 17.08.2012
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em prática os resultados das informações coletadas, o que chamamos de pesquisa-ação, proposta metodológica que tem por objetivo a transformação da realidade através da prática, formando sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/08/2014
Cinco estrelasAjudou-me muito!