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Projeto de Iniciação Científica Discente: Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega/UCA

 

18/09/2012

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar  pesquisa utilizando a metodologia científica;
  • Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;
  • Buscar informações e consultas em diferentes fontes de pesquisa: internet, jornais, revistas, livros e outros;
  • Desenvolver a escuta ativa enquanto subsídio da alfabetização;
  • Produzir textos a partir de atividades significativas.
  • Reconhecer a importância das regras de convivência;
  • Refletir sobre o respeito pelos outros e por si;
  • Estabelecer intercâmbio online com escolas de outros estados do Brasil;
  • Resolver situações-problema aplicadas ao cotidiano.
Duração das atividades
Esse projeto de iniciação científica tem duração prevista de 5 meses, ou seja, um semestre letivo. Entretanto, conforme as necessidades apresentadas pela turma e professor, tendo em vista as atividades que forem desenvolvidas, este cronograma pode sofrer alterações. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana, mas como esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.

Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).

Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa do tema escolhido;
  3. Construção dos objetivos do trabalho;
  4. Elaboração da problematização;
  5. Levantamento das hipóteses,
  6. Cronograma das ações;
  7. Fontes de pesquisa;
  8. Exploração do material coletado
  9. Confrontação das hipóteses com os dados da pesquisa;
  10. Socialização dos resultados/culminância do projeto;
  11. Avaliação do projeto.

 

Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o “Dossiê do projeto”. Ele pode ser montado em uma pasta catálogo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.

 

1ª Etapa: INTRODUZINDO: O QUE É PESQUISA? - Uma aula de 60 minutos.

Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes questões:

  • Quem sabe o que é pesquisa?
  • Será que somente os cientistas que ficam em laboratórios são pesquisadores?
  • Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
  • Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
  • Quem já viu algum filme ou desenho animado sobre “pesquisa”. Como era este filme?

 

 Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.

Posteriormente ao debate os estudantes poderão consultar no dicionário o significado da palavra “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.

 

Atividades

 

Peça aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.

Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necessário, você poderá fazer uma síntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.

Professor, o sítio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola -  Pesquisa como princípio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a importância da pesquisa na escola.

 

2ª Etapa: DESENCADEANDO O TEMA - Duas a quatro aulas de 60 minutos

 Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, música ou história ouvida.

 Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, é fundamental.

Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, algumas atividades interdisciplinares surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos. Proporciona também autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

 

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (texto instrucional, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

Artes: autorretrato

 

Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Com a finalidade de despertar a curiosidade das crianças com relação ao tema,  diversos recursos podem ser utilizados:

  • Contar uma história;
  • Ler uma reportagem, discutir uma notícia;
  • Assistirem a um filme ou vídeo;
  • Dentre outras.

 

O tema do projeto proposto é  “Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega/UCA” , neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar para eles.

 

 Para ouvirmos a canção faremos uma busca no acervo virtual do YouTube http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)

Faça a audição da música com as crianças!

 

Paz

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yvfxVxyMhSA (acesso em 09/09/2012)

 

Sugestões de perguntas:

  • O que o tema do projeto tem a ver com a música?
  • Conseguimos respeitar as diferenças ou julgamos as ações do próximo, como na história/parábola narrada?
  • Você já vivenciou situações de desrespeito ao próximo?
  • Como você reagiu a essa situação?
  • O que devemos fazer para incentivar as pessoas que estão em nossa volta a respeitar a todos?
  • Se quiser poderá também trabalhar com a letra da música, destacando palavras, rimas, dentre outras.

 

Professor, em um  segundo momento peça que os alunos acessem novamente seus laptops ou projete para eles um segundo vídeo http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012), o qual narra uma história abordando o respeito ao próximo. Depois debatam sobre o que ele mostra.

 

Respeito

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BXQiIVF2d2I (acesso em 09/09/2012)

 

Produção de Texto

Como registro, solicite que façam uma produção de texto com  um comentário ou avaliação sobre o que assistiram.

 

Sugestão de atividade:

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e peça que cada um elabore um desenho sobre ações de respeito ao próximo utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

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 3ª Etapa: JUSTIFICANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega. Para Antoine de Saint-Exupéry, autor do famoso livro O Pequeno Príncipe, “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”.

 

 

 

Amizade

Pesquisar “Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega” é importante porque....

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Fonte da imagem: http://jubahiav.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html (acesso em 10/09/2012)

 

Para envolver os alunos nesta construção, faça uma explicação sobre a importância de justificar a realização do projeto (por que ele é relevante?). Por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois façam um texto coletivo consolidando estas ideias. 

 

4ª Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:

- Qual é o objetivo de irmos ao shopping, ou seja, o que queremos com isso?

  • Fazer compras;
  • Brincar no parque eletrônico;
  • Comer sanduíche.

 

- Então o que queremos com este projeto sobre Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega? Veja alguns dos objetivos elencados:

  • Entender o que é amizade;
  • Compreender que se respeita o outro, quando cuidamos do nosso planeta;
  • Saber que temos ideias diferentes, mas temos que respeitá-las;
  • Conviver com o outro e respeitá-lo, mesmo que não concordamos com ele.

 

Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.

Veja uma sugestão: 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa

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Ilustre o que você pensou

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

5ª Etapa: ELABORANDO A PROBLEMATIZAÇÃO - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensar sobre suas curiosidades sobre o tema.

Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta.

 

 

 

Atividades

Lembre-se!

Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossiê do Projeto ou Portfólio!!! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 1º ano da Eseba:

  

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar - o respeito ao colega

Alunos

Problematização

1- Vinícius Costa

Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo?

2 – Carla Almeida

O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo?

3 – Andressa Carvalho

É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso?

4 – Silvana Miranda

Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso?

5 – João Rocha

O que é respeitar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Etapa: LEVANTANDO AS HIPÓTESES - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, as hipóteses dos alunos são referências importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.

Uma interessante forma de explicar sobre o que são as hipóteses é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, como questioná-los sobre coisas do cotidiano ou situações, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:

 

- Alguém sabe o que é o lanche da escola hoje?

- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?

- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?

 

 Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses, mas para sabermos se estas respostas  estão corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossas hipóteses são pertinentes ou não. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estratégias de pesquisa:

 

  • Entrevistar as cantineiras e perguntar-lhes;
  • Ir até a cantina e observá-las na preparação do lanche;
  • Consultar as anotações e receitas que elas utilizam, dentre outras.

 

Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematização levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:

  

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

Alunos

Problematização

Hipótese

1- Vinícius Costa

Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo?

Sofia: para não brigar.

2 – Carla Almeida

O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo?

Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver.

3 – Andressa Carvalho

É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso?

Analice: de jeito nenhum.

4 – Silvana Miranda

Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso?

Maria: é chamar todo mundo para brincar.

5 – João Rocha

O que é respeitar?

Leonardo: é esperar a sua vez.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 7ª Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Apesar de a execução de um projeto de iniciação científica não seguir um planejamento rígido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas é fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser construído mesmo depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento da pesquisa.

Outra questão importante que você deve prever é a sua duração: em semestre ou um ano? Assim, você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:

  

 

QUANDO

O QUE

QUEM

 

Agosto

1ª aula: aprender o que é pesquisa.

 

Professor orientador e alunos

2ª e 3ª aula: Definição do Tema.

4ª aula: Justificativa.

 

 

Setembro

5ª aula: Construção dos objetivos.

Professor orientador e alunos

6ª aula: Elaboração da problematização.

7ª aula: Levantamento das hipóteses.

8ª aula: Cronograma das ações.

 

Outubro / Novembro

9ª e 10ª aula: As fontes de pesquisa.

Professor orientador e alunos

11ª aula: As equipes de pesquisadores.

12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa.

 

Dezembro

22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados.

Professor orientador e alunos

23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto.

24ª aula: avaliando o trabalho.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8ª Etapa: AS FONTES DE PESQUISA - Duas aulas de 60 minutos.

 

Professor, as fontes são definidas de acordo com as questões que pretendemos responder. Como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já extrapolou os muros da escola e chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser úteis para suas pesquisas.

Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.

Nessa aula deverão ser discutidos os seguintes temas:

  • A tipologia das fontes:

Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, dentre outras.

  • Onde consegui-las?

Arquivos, Bibliotecas, internet, etc.

Surge aqui um ótimo recurso para você, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa histórica é o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos são formados com a  disponibilização, em páginas da internet, dos conteúdos existentes nos acervos físicos de instituições de preservação de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa. 

 

 Faça bom uso dos acervos digitais!!!

 

 

 

 

9ª e 10ª  Etapas: Pesquisa e análise das fontes coletadas – cinco a oito aulas de 60 minutos

 

FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS

Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.

Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras:

  • Os grupos poderão discutir apenas entre os membros da equipe;
  • Cada equipe deverá estabelecer; quem será o coordenador do grupo, quem será o relator ou relatores, como farão a socialização.

 

Agrupando as questões em subtemas.

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESES

Equipe 1 – Eu e o outro

Por que eu tenho que respeitar o outro, mesmo que ele não é meu amigo?

Sofia: para não brigar.

Equipe 2 – O outro e o planeta

O que tem a ver cuidar do planeta e respeitar o próximo?

Pedro: porque o colega precisa do planeta para viver.

Equipe 3 –  Violência x Respeito

É certo bater no colega que me bateu, porque meu pai mandou eu fazer isso?

Analice: de jeito nenhum.

 

 

Equipe 4 – Respeito e Inclusão

Mamãe falou que eu tenho que incluir todos os colegas. Como é isso?

O que é respeitar?

 

 

Maria: é chamar todo mundo para brincar.

 

Leonardo: é esperar a sua vez.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, faremos  a pesquisa de conteúdos específicos. É ela que nos fornecerá as referências gerais sobre o tema estudado. Ou seja: são as análises já existentes sobre o tema em questão.

Depois de organizá-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.

 

  1. Mas, para isso é necessário algumas orientações quanto a utilização de informações de outras fontes. Lembre-os de registrar: o sítio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informação coletada.
  2. Cada equipe deverá pesquisar informações relativas a sua ou suas questões  buscando verificar se as hipóteses que levantaram são verdadeiras ou não, para isso deverão fazer um relatório da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poderão utilizar a ferramentas do Kword, Tux Paint, do laptop Uca, para registrar e depois, organizá-las  em uma apresentação do Kpresenter (power point) . Mas, se a sua escola não participa deste projeto utilize a apresentação por meio de cartazes. Veja as sugestões a seguir:

 

 

Pesquisa de conteúdo específico.

Eu e o outro

Vídeo Projeto Afetividade

 http://www.youtube.com/watch?v=QrjamaSsl2s (acesso em 11/09/2012)

Artigo: Eu, nós e todo mundo na escola

 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml (acesso em 11/09/2012)

 

O outro e o planeta

Artigo: Eu, Tu, Ele, Nós e o Planeta -

http://www.visaopanoramica.com/2007/11/09/eu-tu-ele-nos-e-o-planeta/ (acesso em 11/09/2012)

Artigo: Aprender a respeitar o outro e o planeta

http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=92441108 (acesso em 11/09/2012)

 

Violência x Respeito

 Artigo: O fim da violência e o respeito aos cidadãos

  http://terradedireitos.org.br/biblioteca/o-fim-da-violencia-e-o-respeito-aos-cidadaos/ (acesso em 11/09/2012)

Artigo: Violência contra idosos: o avesso do respeito à experiência e sabedoria

http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_livros/18.pdf (acesso em 11/09/2012)

 

Respeito e Inclusão

Artigo: Inclusão: respeito às diferenças

http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Inclusao-Respeito%20a%20Diferenca.pdf (acesso em 11/09/2012)

 

Vídeo: Respeito à diversidade

http://www.youtube.com/watch?v=3TtFQQY7Vww (acesso em 11/09/2012)

 

Material: Educar na diversidade

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf (acesso em 11/09/2012)

 

Mantenha e, até mesmo, privilegie o contato das crianças com o LIVRO!

 

 Programe também consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!

 

TAREFA DE CASA

RESOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMA

Professor, proponha situações-problema a partir dos depoimentos, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos são mais significativas o que contribui para uma melhor compreensão e, portanto facilita  a   aprendizagem.

Por exemplo:

  • A mãe de Marina sempre leva 1 lanche para alguma amiga no trabalho. Se ela fizer isso durante 1 semana, quantos lanches ela levará?

 

 

Tarefa de Casa

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

Pesquise em casa, com familiares ou amigos e registre gestos concretos dos mesmos, quanto ao respeito aos colegas, seja do trabalho, da rua, da escola, etc. Se preferir, além do registro escrito, grave os depoimentos, para serem compartilhados na sala de aula.

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MÃO NA MASSA

 

Atividades 

 

 

1º momento: Como sou?

Sabemos que somos diferentes entre nós, tanto nas características físicas quanto em nossa personalidade. Mesmo que na sala existam outras pessoas com o nosso nome, sabemos que somos diferentes, pois, temos nossa própria identidade.

Mas, como é que eu me vejo: alegre ou triste? Conversador ou caladão? Envolvo-me com a turma ou sou de ficar quieto na minha?

Professor, este momento é oportuno para explorar o autoconhecimento do aluno. Será que ele já parou para refletir como ele é? Se ele pode ou não melhorar? Que ele faz parte da diversidade humana. Vejamos.

 

1) Assinale com um (X) as alternativas que se parecem com você:

a) (   ) alegre

b) (   ) triste

c) (   ) brincalhão

d) (   ) caladão

e) (   ) bonito

f) (   ) feio

g) (   ) alto

h) (   ) baixinho

i) (   ) querido pelos colegas

j) (   ) querido pelos professores

k) (   ) rosto fino

l) (   ) rosto arredondado

m) (   ) olhos claros

n) (   ) olhos escuros

 

MINHA IDENTIDADE;

Questione os alunos se eles já têm Carteira de identidade, pois muitas crianças já possuem. Apesar de não ser obrigatório para crianças algumas famílias fazem para facilitar a identificação do filho. Questione-os:

- Para que serve este documento?

- Quais informações constam nele?

- Ele conta sobre nós?

Professor, mostre para eles a imagem de um documento de identidade  para observarem quais informações e como é um documento de identidade.

Se possível  faça a identidade escolar com eles, seguindo o modelo da identidade. Para esta atividade eles devem trazer algumas informações ou solicite que tragam uma cópia da certidão de nascimento, caso se esqueçam,  busque na secretaria escolar.

No lugar da foto solicite que desenhem sua imagem, para isso devem se olhar no espelho, observar: cabelo, olhos, pele, formato do rosto para que possam fazer o autorretrato.  Uma forma de enriquecer a atividade é contar com a parceria da professora de Artes.

Se necessário, mostre alguns exemplos de autorretrato. Eles poderão pesquisar na internet utilizando o  laptop UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática.

 

autorretrato

Fonte:  http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6  (acesso em 10/09/2012)

 

Veja a seguir um modelo de carteira de identidade que poderá utilizar, mas lembre-se de esclarecer que é uma “carteira de identidade “ de brincadeira, pois para ter validade legal ela deve ser retirada por um órgão público responsável.

 

Identidade

Fonte:   http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/05/identidade.html (acesso em 10/09/2012)

 

2º Momento: Quem é o outro?

Professor, problematize com seus alunos: agora já sei quem sou. Mas, e o outro, eu sei quem é? Devo entender que, com exceção de mim, todos são “o outro”.  Assim como eu, o outro merece todo o respeito. Um grande filósofo francês dizia que tenho que respeitar os direitos do outro como se fossem meus próprios direitos e também que sou responsável pelo bem estar dele.

É  convivendo com os outros, tendo experiências no dia-a-dia com eles que nós aprendemos a gostar de nossas semelhanças e respeitar nossas diferenças.

 Solicite que os alunos formem duplas para a realização da atividade

Peça que desenhe o colega da dupla e em seguida escreva um pequeno parágrafo sobre ele ressaltando apenas as qualidades, pois, os defeitos, ele mesmo reconhecerá no momento adequado.

- Após a realização do desenho, proponha que cada um apresente o colega para a turma, dizendo pelo menos duas qualidades do colega. Neste momento você deve ficar atento para evitar brincadeiras, caso ocorra, discuta sobre o “respeito” ao outro.

- Para finalizar, faça uma exposição dos desenhos no mural, identificando-o com:  título da atividade, os autores, o objetivo e a data da realização.

 

3º momento: Jogo – te conheço!

Nesse jogo, os objetivos são:

1º- conhecer e praticar atitudes para a boa convivência;

2º- aproximar as crianças do ponto de vista afetivo.

  • Professor distribua em uma mesa, figuras com diversas expressões;
  • Com o auxílio de uma música,  peça que as crianças encontrem no colega alguma das características presentes nas figuras;
  • Depois de recebida a figura, a criança pode trocá-la quantas vezes quiser até encontrar a que se identifica;
  • Ao final, cada criança apresenta a imagem que porta;
  • Nesse momento, alguma criança pode ter pegado a figura que não quis, é uma oportunidade de abordar a questão de oportunidade e solidariedade, propondo que alguma outra troque ou ainda, compartilhe a figura.

 

4º momento: História com fantoches

Professor, providencie alguns fantoches, se não tiver você mesmo pode confeccionar. Veja a seguir algumas sugestões.

 

Fantoche

Fonte:  http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2011/05/passo-passo-de-fantoches-com-moldes.htm

( acesso em 12/09/2012)

 

Outra opção: fantoches de espuma:

http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/09/fantoches-de-espuma-modelos-e-passo.html (acesso em 12/09/2012)

 

  • Conte uma história com os fantoches;
  • Basicamente, organizado com dois personagens, o primeiro, representando uma criança que  respondia mal, nada ajudava e tudo era motivo de briga e, o segundo, uma criança adorável,  bem educada e com muitos colegas;
  • A ideia é que seja uma história improvisada com a participação das crianças. A sugestão é que a história tenha um final que possibilite a comparação de atitudes tidas como desejáveis e não desejáveis, gerando inclusive a dúvida, que posteriormente, alcançará um consenso com a turma.
  • Sugere-se no decorrer da história, deixar clara a possibilidade da (personagem) criança mal educada mudar sua atitude e, que essas atitudes podem até ter algum sentido para ela, mas, gera problemas para os outros. Assim,  você poderá dar ênfase na necessidade de revisão das ações.
  • Essa história  pode ser registrada por você em cartaz ou quadro e/ou ilustrada pelas crianças, outra opção é digitar e reproduzir para as crianças, assim ela servirá de contexto para diversas atividades de leitura,  escritas e  interpretação.

 

5º momento: Leitura do Estatuto da criança e do adolescente

Professor, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.

 

 A Turma da Mônica em: o estatuto da criança e do adolescente.

 

 Estatuto I

Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm (acesso em 11/09/2012)

 

Vídeo: Turma da Mônica em: Regras e exceções:  

 

Estatuto 2

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RRJAO24G-rs&feature=PlayList&p=240C1AA3FD8DB0C1&playnext_from=PL&playnext=1&index= (acesso em 11/09/2012)

 

Professor, após a leitura, organize a turma em uma roda de conversa para debaterem o material e registrem em cartazes os artigos que mais chamaram a atenção. Estes cartazes poderão fazer parte na socialização do projeto.

 

6º momento: Atividade

 

  • Marque um X no que representa as suas ações:

 

Marque X

Fonte da imagem: http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html (acesso em 11/09/2012)

 

7º momento: Leitura de imagens e Produção textual

 

Professor, neste momento organize os alunos por equipes de trabalho, como feito na pesquisa dos conteúdos específicos. Mostre as imagens seguintes, as quais abordam os temas levantados no projeto. Você poderá utilizar um projetor multimídia para projetar as imagens ou reproduzi-las. Oriente-os na leitura de imagens:

  • O que a figura quer dizer?
  • Qual a relação das imagens com a divisão das equipes de trabalho?

Agora, peça para aos alunos a confecção de outras figuras/panfletos, os quais possam passar a mesma mensagem ao leitor.

 

Gentileza

Fonte da imagem: http://garotamister.blogspot.com.br/2012/05/respeito.html (acesso em 09/09/2012)

 

Inclusão  

Fonte imagem: http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/07/24/shopping-de-sp-faz-campanha-de-respeito-ao-proximo/ (acesso em 11/09/2012)

 

Mafalda

Fonte da imagem: http://fotosdenatureza.blogspot.com.br/2008/05/os-quadrinhos-de-mafalda-e-o-meio.html (acesso em 11/09/2012)

 

 

11ª Etapa: CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

  

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

12ª Etapa: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO

 

Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

 

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados  ao longo do projeto, como os cartazes confeccionados.

A exposição necessita de uma boa organização e planejamento envolvendo toda a turma. Além de exporem devem também divulgar na escola e convidar as famílias para que conheçam o resultado da pesquisa.

 

  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados.

Qualquer que seja a forma de socialização os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo vídeos produzidos por eles.

 

  • Construção de um blog para divulgação do trabalho.

O Blog além de promover o intercâmbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa também possibilita o intercâmbio com alunos de outras escolas. Para isso você pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos usando a internet".

 

Blog

Outra opção:  http://www.criarumblog.com/pt/  (acesso em 26/08/2012)

 

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

Planejamento

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Elaborar convites;
  • Divulgar no jornal da escola;
  • Confeccionar cartazes.

 

13ª Etapa: AVALIANDO O PROJETO

 

Professor, o Portfólio ou Dossiê do Projeto oferecerá um bom material para avaliação, mas é importante reservar um espaço para que os alunos possam conversar e avaliar, não só os resultados, mas o processo, assim você terá elementos para aprimorar seu próximo trabalho.

Eles poderão fazer por escrito:

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

Cuidar de si, do colega e do nosso lugar – o respeito ao colega

AVALIAÇÃO

Eu aprendi que....

Eu achei mais interessante...

 

 

O que eu não gostei....

 

 

Recursos Complementares

Professor:

Dissertação   de Mestrado: Cuidar de si, cuidando do outro, ampliando a consciência do eu.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5210/000422890.pdf?sequence=1

(acesso em 08/09/2012)

Aula: Quem sou eu? Quem é o outro? UCA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179 (acesso em 08/09/2012)

 

Aula: O diálogo na relação com os colegas e professores

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19093 (acesso em 08/09/2012)

 

Aula: Cultivando a amizade desde a infância

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19200  (acesso em 10/09/2012)

 

Você sabe guardar segredo?  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18998 (acesso em 10/09/2012)

 

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia (acesso em 08/09/2012)

http://pensador.uol.com.br/frases_do_pequeno_principe/ (acesso em 08/09/2012)

Avaliação

Professor, verifique se os alunos conseguiram: compreender as estratégias de pesquisa e refletir de forma crítica sobre o significado e a importância do respeito ao próximo; reconhecer que suas ações interferem na vida do outro; compreender a importância de ouvir e prestar atenção ao que o outro fala, respeitando as diferentes opiniões; participar da elaboração da síntese coletiva. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao longo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.

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