23/05/2013
Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
O pré-requisito dessa atividade está relacionado à faixa etária das crianças envolvidas. As crianças devem ter no mínimo 3 anos. Para que possam aprender o que está sendo proposto os alunos devem estar com a linguagem oral já desenvolvida, pois, o uso de signos linguísticos e também gráficos serão parte essencial do trabalho pedagógico.
Desenvolvimento das atividades (2 horas e 45 minutos)
No trabalho pedagógico com o calendário na Educação Infantil o objetivo de dar acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade pode ser atingido, visto que o calendário e a organização temporal por ciclos são constitutivos da cultura humana. Além disso, a possibilidade de organização, registro e planejamento que o calendário possibilita, pode ajudar na possibilidade de desenvolvimento da noção de signos e do pensamento abstrato das crianças.
Materiais Utilizados:
* 3 Cartolinas;
* Cola;
* Tesoura;
* Tintas Coloridas;
* Canetinhas;
* Papel Contact colorido e transparente.
1º Momento (30 minutos) - Começando a confeccionar o calendário
Cortar 7 tiras de 10 centímetros de largura de cartolina. Cada tira representará um dia da semana. Dividir as crianças em 7 grupos. Cada grupo deverá pintar com pincel uma tira de cartolina com umas das cores disponibilizadas. O trabalho em grupo pode ser feito na sala de aula ou no pátio da instituição de Educação Infantil, dependendo das condições materiais existentes para a efetivação da pintura. O ideal é que a cor de cada grupo seja determinada por sorteio. Deixe as tiras secar por pelo menos um dia.
2º Momento (30 minutos) - Terminando o calendário
Com ajuda das crianças cole as tiras coloridas em uma base retangular feita com as cartolinas inteiras. Depois disso, coloque em cada uma das tiras os nomes dos dias da semana na seguinte ordem: (domingo; segunda-feira; terça-feira; quarta-feira; quinta-feira; sexta-feira; sábado). Quando a base do calendário estiver pronta, faça margens coloridas entre as tiras e proteja o trabalho com o papel contact transparente.
Acervo NDI-UFSC (2013)
3º Momento (30 minutos) - História
Contação da história "A Bruxa Salomé" de Audrey Wood. A história pode ser contada com as crianças organizadas em uma roda no tapete da sala de aula. Caso a instituição tenha acesso a internet e ao recurso do data show, a mesma história pode ser encontrada no site do youtube.
Imagem retirada do site da livraria Saraiva.
4º Momento (30 minutos) – Conversando sobre o calendário
Organizar as crianças em uma roda de conversas e incentivar a conversa sobre o calendário. Algumas perguntas possíveis são: Todos os dias tem aula? Quando vocês ficam em casa? Seus pais trabalham fora todos os dias? Quando podemos trazer brinquedos à escola?
A partir da manifestação das crianças sobre o assunto, explicar o objetivo do calendário em organizar nossas atividades e deixar registrado tudo que fizemos juntos durante a semana.
5º Momento (30 minutos) – Utilizando o calendário
Leve algumas fichas com desenhos que registrem as principais atividades da rotina diária (chegada – jogos; momento da roda; atividade direcionada; lanche; atividade recreativa). Cole com ajuda das crianças as cartas no calendário. Repita sistematicamente a atividade até o final da semana. Na semana seguinte as fichas podem ser desenhadas pelas próprias crianças. Uma dica é manter os desenhos sempre da mesma cor, até que as crianças reconheçam os signos linguísticos. Quando o uso do calendário semanal já estiver apropriado pelo grupo de crianças a professora pode inovar na simbologia, colando por exemplo imagens, caixas de objetos que representem as atividades.
Acervo NDI-UFSC (2013)
6º Momento (15 minutos) - Avaliando o processo
A professora deve retomar as atividades registradas no calendário junto com as crianças, para isso deverá se organizar em uma roda, disponibilizar o calendário e "ler" com as crianças as atividades desenvolvidas ao longo da semana. Durante o processo devemos questionar se foi importante para eles registrar o que foi feito. Pode-se deixar também encaminhada a ideia de que se tirarmos fotos todas as semanas do calendário completo, ao final do ano teremos um registro de tudo que fizemos no grupo 4.
http://www.youtube.com/watch?v=WJUEW_HZFyA
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CNE/CEB 5/2009). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866
WOOD, A. A Bruxa Salomé. Editora Ática.
Aula do Portal do Professor: Como trabalhar a linguagem escrita a partir de textos impressos em embalagens, rótulos e calendários com crianças do ensino fundamental. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=629
Aula do Portal do Professor: Como o calendário foi construído e utilizado ao longo da história. Disponível em> http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=636
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!