Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar a linguagem escrita a partir de textos impressos em embalagens, rótulos e calendário com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental?

 

24/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é apresentar estratégias de trabalho com vistas ao desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças, utilizando textos presentes em rótulos, embalagens e calendários. Com as aulas de 1 a 5 as crianças aprenderão a explorar embalagens, identificar produtos nelas contidos a partir da leitura dos rótulos, além de criar produtos e produzir seus próprios rótulos. Estas aulas, além de desenvolver a capacidade criativa da criança, permitem a compreensão da função social da escrita em nossa sociedade. As aulas de 6 a 14 apresentam estratégias de leitura e reflexão sobre a matemática presente nos rótulos, como peso, medida, valores calóricos etc. Permitem, ainda, a organização de um mini-mercado pelas crianças com os produtos por elas criados, possibilitam a diferenciação entre rótulo e logotipo, a criação de textos de propaganda para divulgação e venda de produtos e a leitura e interpretação de legendas pelas crianças. As aulas de 15 a 22 trabalham o calendário como um texto que deve estar presente na sala de aula, permitindo um trabalho interdisciplinar com a matemática, história, ciências naturais, artes, dentre outras. Os conceitos de tempo, duração, simultaneidade, antes e depois trabalhados nestas aulas, possibilitam às crianças situarem-se no tempo e no espaço em relação a atividades desenvolvidas dentro e fora da escola, a perceber a organização dos dias, meses e anos na nossa cultura e em outras culturas como a japonesa e a de países muçulmanos, percebendo características próprias das tradições e forma de organização do tempo nestas diferentes culturas.

Autoria

Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

linguagem escrita, embalagens, rótulos, calendário

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 Introduzindo o trabalho com rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.

05/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23365 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

2 Produções escritas utilizando rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as  informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia.

18/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7325 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

3 Produzindo embalagens

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá perceber que as embalagens costumam ser atraentes para chamar a atenção do consumidor, identificando as informações contidas e verificando a finalidade das mesmas.

18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3854 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

4 Criando o rótulo de um produto próprio

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens. • Confecção de um rótulo. • Participação das interações em sala de aula.

20/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13532 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Criando rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social.

05/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4142 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 Matemática das embalagens

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceit...

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 22435 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Trabalhando com o alfabeto de marcas e rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita;   Reconhecer marcas e rótulos;   Trabalhar tipos de letras;   Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos.

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12708 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Rótulos e logotipos: qual a diferença?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16961 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 “Pra que serve este produto?”: trabalhando a leitura de rótulos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam;  Ampliar a habilidade de leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos;  U...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12887 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Retirando informações dos rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  OBJETIVOS:   * Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc. . * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no c...

17/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 33818 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

11 Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas...

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

observar e registrar escritas de placas, de outdoors, de letreiros, de faixas e de outros portadores de textos que encontrar em seu percurso para a escola. reconhecer o potencial de leitura que está por trás de qualquer texto e de qualquer suporte textual. produzir textos tend...

29/07/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25558 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 “Explorando embalagens - A importância das legendas na educação infantil”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Explorar rótulos de produtos que as crianças mantêm contato diário: embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.; Aproximar a criança da linguagem escrita através da interpretação destes rótulos; Trabalhar a escrita das letrinhas iniciais que aparecem nestas embalagens de ...

13/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25421 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Classificar rótulos, separando-os pela sua utilidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

      Objetivos:       * Aprender a identificar um número significativo de rótulos dos produtos mais rotineiros dos supermercados, retirando as informações necessárias.        * Tornar-se um leitor crítico dos diversos portadores de textos veiculados socialmente.       *  Torn...

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8962 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

14 Propaganda: leitura e produção de texto.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual; Escrever textos em concordância com a proposta e com o gênero textual.

23/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 82943 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 Trabalhando o Calendário

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como  fundamental  no cotidiano do cidadão; Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – hora, dia, semana, mês e ano; Construir a noção de  contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tem...

18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20837 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

16 De que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

        Trabalhar com parlendas;       Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;       Explorar a leitura gráfica;       Identificar os dias e os meses;               Usar a ordem numérica em atividades propostas;       Realizar atividades sobre o calendário;    ...

19/10/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21938 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 O CALENDÁRIO: PERCEBENDO O QUE É E APRENDENDO A INTERPRETÁ-LO

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:    Conhecer a história do calendário;   Aprender a utilizar o calendário para situar-se no tempo; Estabelecer as relações entre as unidades de medida de tempo.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11437 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

18 Como marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo por meio do calendário de sala de aula?

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar...

14/09/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5957 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 UCA - Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Segundo Objetivo Entender o calendário; Terceiro Objetivo Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, seme...

25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 55779 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

20 O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender as noções de antes e depois; Construir um calendário para a sala de aula; Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo; Construir uma “rotina móvel”; Planejar as atividades do dia na escola.

31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5195 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário japonês.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário japonês e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário japonês.

10/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10185 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

22 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário islâmico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário muçulmano.

13/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 29996 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 13030 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.