24/11/2011
O objetivo desta coleção é apresentar estratégias de trabalho com vistas ao desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças, utilizando textos presentes em rótulos, embalagens e calendários. Com as aulas de 1 a 5 as crianças aprenderão a explorar embalagens, identificar produtos nelas contidos a partir da leitura dos rótulos, além de criar produtos e produzir seus próprios rótulos. Estas aulas, além de desenvolver a capacidade criativa da criança, permitem a compreensão da função social da escrita em nossa sociedade. As aulas de 6 a 14 apresentam estratégias de leitura e reflexão sobre a matemática presente nos rótulos, como peso, medida, valores calóricos etc. Permitem, ainda, a organização de um mini-mercado pelas crianças com os produtos por elas criados, possibilitam a diferenciação entre rótulo e logotipo, a criação de textos de propaganda para divulgação e venda de produtos e a leitura e interpretação de legendas pelas crianças. As aulas de 15 a 22 trabalham o calendário como um texto que deve estar presente na sala de aula, permitindo um trabalho interdisciplinar com a matemática, história, ciências naturais, artes, dentre outras. Os conceitos de tempo, duração, simultaneidade, antes e depois trabalhados nestas aulas, possibilitam às crianças situarem-se no tempo e no espaço em relação a atividades desenvolvidas dentro e fora da escola, a perceber a organização dos dias, meses e anos na nossa cultura e em outras culturas como a japonesa e a de países muçulmanos, percebendo características próprias das tradições e forma de organização do tempo nestas diferentes culturas.
Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
linguagem escrita, embalagens, rótulos, calendário
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Introduzindo o trabalho com rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita. 05/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23385 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
2 |
Produções escritas utilizando rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia. 18/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7328 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
3 |
Produzindo embalagens
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá perceber que as embalagens costumam ser atraentes para chamar a atenção do consumidor, identificando as informações contidas e verificando a finalidade das mesmas. 18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3860 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
4 |
Criando o rótulo de um produto próprio
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens. • Confecção de um rótulo. • Participação das interações em sala de aula. 20/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13536 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Criando rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social. 05/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4145 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Matemática das embalagens
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceit... 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 22463 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Trabalhando com o alfabeto de marcas e rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita; Reconhecer marcas e rótulos; Trabalhar tipos de letras; Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12713 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Rótulos e logotipos: qual a diferença?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16971 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
“Pra que serve este produto?”: trabalhando a leitura de rótulos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam; Ampliar a habilidade de leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos; U... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12901 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Retirando informações dos rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa OBJETIVOS: * Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc. . * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no c... 17/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 33847 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
11 |
Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas...
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa observar e registrar escritas de placas, de outdoors, de letreiros, de faixas e de outros portadores de textos que encontrar em seu percurso para a escola. reconhecer o potencial de leitura que está por trás de qualquer texto e de qualquer suporte textual. produzir textos tend... 29/07/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25578 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
“Explorando embalagens - A importância das legendas na educação infantil”.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Explorar rótulos de produtos que as crianças mantêm contato diário: embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.; Aproximar a criança da linguagem escrita através da interpretação destes rótulos; Trabalhar a escrita das letrinhas iniciais que aparecem nestas embalagens de ... 13/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25426 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Classificar rótulos, separando-os pela sua utilidade
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: * Aprender a identificar um número significativo de rótulos dos produtos mais rotineiros dos supermercados, retirando as informações necessárias. * Tornar-se um leitor crítico dos diversos portadores de textos veiculados socialmente. * Torn... 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8965 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
Propaganda: leitura e produção de texto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual; Escrever textos em concordância com a proposta e com o gênero textual. 23/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 82953 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
Trabalhando o Calendário
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano do cidadão; Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – hora, dia, semana, mês e ano; Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tem... 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20846 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
16 |
De que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Trabalhar com parlendas; Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas; Explorar a leitura gráfica; Identificar os dias e os meses; Usar a ordem numérica em atividades propostas; Realizar atividades sobre o calendário; ... 19/10/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21955 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
O CALENDÁRIO: PERCEBENDO O QUE É E APRENDENDO A INTERPRETÁ-LO
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer a história do calendário; Aprender a utilizar o calendário para situar-se no tempo; Estabelecer as relações entre as unidades de medida de tempo. 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11442 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
18 |
Como marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo por meio do calendário de sala de aula?
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar... 14/09/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5971 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
UCA - Medidas de tempo: o calendário na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Segundo Objetivo Entender o calendário; Terceiro Objetivo Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, seme... 25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 55795 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
20 |
O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender as noções de antes e depois; Construir um calendário para a sala de aula; Brincar com mímicas, fantoches e historinhas em caixas de fósforos para compreender o tempo; Construir uma “rotina móvel”; Planejar as atividades do dia na escola. 31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5215 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário japonês.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário japonês e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário japonês. 10/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10188 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
22 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário islâmico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário muçulmano. 13/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 30024 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 13035 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!