Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como o calendário foi construído e utilizado ao longo da história da humanidade?

 

23/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção trata da construção e uso do calendário ao longo da história da humanidade. Nessa perspectiva, foram selecionadas sugestões de aulas que abordam conceitos de tempo, espaço e cultura. Na aula 1 o professor encontrará sugestões de atividades que abordam o calendário enquanto construção histórico-social. A aula 2 apresenta orientações para se compreender os conceitos de tempo, espaço e, portanto, a organização do calendário enquanto forma de registro. Nas aulas de 3 a 7 as crianças podem aprender sobre a contagem do tempo histórico em diferentes culturas. Da aula 8 a 11 o professor encontrará sugestões que trabalham o calendário como unidade de tempo e que marca períodos vividos pelos seres humanos ao longo da história. Nas aulas 12 a 14 as crianças poderão aprender acerca dos conceitos de dia, mês, ano, hora e, das diferentes formas de representação desses conceitos nos calendários. A aula 15 apresenta formas de trabalho com o calendário utilizando a língua de sinais brasileira. Nas aulas 16 e 17 o professor encontrará sugestões que orientam o trabalho para o conceito 'tempo' e quais as possíveis formas de marcação do tempo no cotidiano da escola.

Autoria

EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

calendário, tempo, cultura, história

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Os calendários enquanto construções histórico-sociais.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Analisar o uso do calendário no nosso cotidiano e seu objetivo. - Entender os calendários como construções sociais e históricas. - Relacionar a invenção dos calendários com as relações entre os homens e entre estes e a natureza. - Identificar a presença de diferentes calendá...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27005 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 O tempo e o calendário

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;    Explorar a leitura gráfica;   Usar a ordem numérica em atividades propostas;   Realizar atividades sobre o calendário;   Montar o calendário anual da turma.

20/10/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 96825 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário islâmico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário muçulmano.

13/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 29996 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário japonês.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário japonês e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário japonês.

10/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10185 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 A contagem do tempo histórico no mundo ocidental: o calendário cristão.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário cristão e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário do cristão.

17/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 69111 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

6 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário maia.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características e o contexto de criação e extinção do calendário maia. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção  do calendário maia. - Analisar a apropriação do calendário maia por produções cinematográficas.

13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20538 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

7 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário judaico.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características do calendário judaico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário judaico.

17/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25761 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 O CALENDÁRIO: PERCEBENDO O QUE É E APRENDENDO A INTERPRETÁ-LO

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:    Conhecer a história do calendário;   Aprender a utilizar o calendário para situar-se no tempo; Estabelecer as relações entre as unidades de medida de tempo.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11437 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Trabalhando o Calendário

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como  fundamental  no cotidiano do cidadão; Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – hora, dia, semana, mês e ano; Construir a noção de  contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tem...

18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20837 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

10 UCA - Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Segundo Objetivo Entender o calendário; Terceiro Objetivo Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, seme...

25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 55779 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

11 CALENDÁRIO, O TRABALHO COM MATEMÁTICA, ESPAÇO E TEMPO.

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar  a sequência numérica.   Reconhecer as noções de espaço/tempo.            Fazer  uso do calendário como material de leitura e consulta. Identificar no calendário as datas importantes do seu cotidiano.

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21023 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

12 Calendário: o dia, o mês e o ano- UCA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento; vivenciar atividades de construção de painel de aniversariantes; compreender a quantidade de meses do ...

20/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7203 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 APRENDENDO LER O CALENDÁRIO: OS DIAS DA DA SEMANA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O que o aluno poderá aprender com esta aula: - Reconheçer a função do calendário - Ler as informações do calendário - Conhecer a organização do tempo em dias da semana - Ler e escrever palavras - Desenvolver noções cronológicas de tempo

28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12235 acesso(s)

Araci Rodrigues Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO: cada dia, um novo e diferente dia.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver a noção de tempo sucessivo tomando como referência os dias da semana. Utilizar o calendário como forma de organizar no tempo, acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.

14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13795 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 “Sete dias a semana tem...”: aprendendo os dias da semana e os meses do ano em língua de sinais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o calendário como marcador de tempo; identificar os diversos tipos de calendário presentes em nossa sociedade; conhecer os dias da semana e dos meses do ano em língua de sinais; nomear os dias da semana e meses do ano.

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 54316 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Como marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo por meio do calendário de sala de aula?

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar...

14/09/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5957 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 De que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

        Trabalhar com parlendas;       Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;       Explorar a leitura gráfica;       Identificar os dias e os meses;               Usar a ordem numérica em atividades propostas;       Realizar atividades sobre o calendário;    ...

19/10/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21938 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6133 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.