23/11/2011
Esta coleção trata da construção e uso do calendário ao longo da história da humanidade. Nessa perspectiva, foram selecionadas sugestões de aulas que abordam conceitos de tempo, espaço e cultura. Na aula 1 o professor encontrará sugestões de atividades que abordam o calendário enquanto construção histórico-social. A aula 2 apresenta orientações para se compreender os conceitos de tempo, espaço e, portanto, a organização do calendário enquanto forma de registro. Nas aulas de 3 a 7 as crianças podem aprender sobre a contagem do tempo histórico em diferentes culturas. Da aula 8 a 11 o professor encontrará sugestões que trabalham o calendário como unidade de tempo e que marca períodos vividos pelos seres humanos ao longo da história. Nas aulas 12 a 14 as crianças poderão aprender acerca dos conceitos de dia, mês, ano, hora e, das diferentes formas de representação desses conceitos nos calendários. A aula 15 apresenta formas de trabalho com o calendário utilizando a língua de sinais brasileira. Nas aulas 16 e 17 o professor encontrará sugestões que orientam o trabalho para o conceito 'tempo' e quais as possíveis formas de marcação do tempo no cotidiano da escola.
EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
calendário, tempo, cultura, história
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Os calendários enquanto construções histórico-sociais.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Analisar o uso do calendário no nosso cotidiano e seu objetivo. - Entender os calendários como construções sociais e históricas. - Relacionar a invenção dos calendários com as relações entre os homens e entre estes e a natureza. - Identificar a presença de diferentes calendá... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27005 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
O tempo e o calendário
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas; Explorar a leitura gráfica; Usar a ordem numérica em atividades propostas; Realizar atividades sobre o calendário; Montar o calendário anual da turma. 20/10/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 96825 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário islâmico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário muçulmano. 13/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 29996 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário japonês.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário japonês e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário japonês. 10/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10185 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
A contagem do tempo histórico no mundo ocidental: o calendário cristão.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário cristão e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário do cristão. 17/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 69111 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
6 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário maia.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características e o contexto de criação e extinção do calendário maia. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário maia. - Analisar a apropriação do calendário maia por produções cinematográficas. 13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20538 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário judaico.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características do calendário judaico e a extensão de seu uso no mundo atual. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário judaico. 17/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25761 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
O CALENDÁRIO: PERCEBENDO O QUE É E APRENDENDO A INTERPRETÁ-LO
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer a história do calendário; Aprender a utilizar o calendário para situar-se no tempo; Estabelecer as relações entre as unidades de medida de tempo. 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11437 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Trabalhando o Calendário
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano do cidadão; Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – hora, dia, semana, mês e ano; Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tem... 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20837 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
10 |
UCA - Medidas de tempo: o calendário na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Segundo Objetivo Entender o calendário; Terceiro Objetivo Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, seme... 25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 55779 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
11 |
CALENDÁRIO, O TRABALHO COM MATEMÁTICA, ESPAÇO E TEMPO.
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar a sequência numérica. Reconhecer as noções de espaço/tempo. Fazer uso do calendário como material de leitura e consulta. Identificar no calendário as datas importantes do seu cotidiano. 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21023 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
12 |
Calendário: o dia, o mês e o ano- UCA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento; vivenciar atividades de construção de painel de aniversariantes; compreender a quantidade de meses do ... 20/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7203 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
APRENDENDO LER O CALENDÁRIO: OS DIAS DA DA SEMANA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O que o aluno poderá aprender com esta aula: - Reconheçer a função do calendário - Ler as informações do calendário - Conhecer a organização do tempo em dias da semana - Ler e escrever palavras - Desenvolver noções cronológicas de tempo 28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12235 acesso(s) |
Araci Rodrigues Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO: cada dia, um novo e diferente dia.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver a noção de tempo sucessivo tomando como referência os dias da semana. Utilizar o calendário como forma de organizar no tempo, acontecimentos e compromissos comuns ao grupo. 14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13795 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
“Sete dias a semana tem...”: aprendendo os dias da semana e os meses do ano em língua de sinais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o calendário como marcador de tempo; identificar os diversos tipos de calendário presentes em nossa sociedade; conhecer os dias da semana e dos meses do ano em língua de sinais; nomear os dias da semana e meses do ano. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 54316 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Como marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo por meio do calendário de sala de aula?
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar... 14/09/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5957 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
De que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Trabalhar com parlendas; Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas; Explorar a leitura gráfica; Identificar os dias e os meses; Usar a ordem numérica em atividades propostas; Realizar atividades sobre o calendário; ... 19/10/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21938 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 6133 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!