24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento por meio da linguagem oral.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o ensino da educação básica deve estar relacionado às áreas do conhecimento:
[...] Por isso, no trabalho de ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa nas séries iniciais, o docente pode se valer das experiências com temas de outras áreas do conhecimento, como forma de aproximar as crianças de assuntos específicos dessas áreas, ampliando o vocabulário e o trabalho com os gêneros textuais. (BARROS-MENDES, Adelma; CUNHA, Débora Anunciação e TELES Rosinalda. Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. Brasília: MEC,SEB, ano 3, unidade 6, p.6-19, 2012 . Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_6_MIOLO.pdf >. Acesso em : 02 maio 2013.)
Ainda, conforme os autores citados anteriormente, as funções sociais dos números devem ser exploradas de acordo com situações que permitem representações espontâneas de quantidades no cotidiano, por exemplo, número da casa, do ônibus, placa de carro, telefone, dentre outros. Contudo estas situações deverão abranger os aspectos:
Nessa perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca do uso dos números no nosso cotidiano.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos:
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre os números. Você poderá indagar um aluno por vez ou questionar a turma de maneira geral, porém é importante que você registre as respostas na lousa (não se esqueça de numerá-las). Pergunte, por exemplo:
Ouça as respostas, acrescente novos questionamentos de acordo com a realidade de sua sala de aula.
Em seguida, entregue uma ficha com o modelo a seguir, pedindo que os alunos leiam e respondam o questionamento registrado nela. (Você poderá fazer o questionamento oral ou escrito, vai depender do nível de seus alunos. Recolha as fichas e analise-as. Esta atividade será mais um elemento para que você possa diagnosticar os conhecimentos de seus alunos. Com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar suas ações, os agrupamentos e as intervenções. Em momento oportuno iremos utilizá-lo.).
Até quanto você sabe contar em voz alta? E até quanto você sabe anotar? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Aluno(a): _________________________________________________________________________ Data: ____________________________________________________________________________ |
Fonte: Acervo da autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a aula anterior relembrando alguns exemplos citados por seus alunos.
Informe-os que iremos trabalhar com imagens.
Apresente as ilustrações que se seguem em um data show. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa. Outro recurso é procurar imagens em revistas, panfletos e jornais. Você poderá pedir que os alunos procurem e recortem imagens com informações numéricas que eles consigam identificar e ler. Nosso objetivo é que a turma reflita sobre a utilização e a função dos números em nossas vidas. Eles poderão analisar as imagens ou classificar os recortes de acordo com a função desses números, ou seja:
Instrua os alunos que observem e analisem as representações. Peça que observem os detalhes e que descrevam as características de cada uma. Se você pediu para os alunos recortarem as imagens poderá fazer um mural e depois afixá-lo na sala de aula. Você poderá utilizar os sítios abaixo e também alguns questionamentos para interpretá-las:
http://www.crescimento.gpm.pt/como_cresco.htm
http://pintarecolorir.blogspot.com/2011/10/placa-de-coche-para-colorear.html
http://www.shoppingsetelagoas.com.br/noticia.asp?id=195&secao=2 Acessados em: 02/05/2013.
Fonte: Acervo da autora
Depois do diálogo, a troca de ideias e impressões, aproveite para indagar sobre o que foi possível aprender. Pergunte também:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para explorar diferentes funções dos números, você poderá registrar atividades na lousa e pedir para que os alunos copiem. Sugestões de atividades:
1- Para que servem os números em cada ilustração a seguir?
Observe com atenção e marque com um X a sua resposta.
Fonte: http://ibna2009.wordpress.com/2009/12/. Acesso em 02/05/2013.
a- R$ 4,00 serve para indicar:
preço ( x ) código ( ) hora ( ) ordenação ( )
Fonte: http://sp.quebarato.com.br/americana/placar-eletronico__5362BC.html. Acesso em 02/05/2013.
b- 18:06 serve para indicar:
preço ( ) código ( ) hora ( x ) ordenação ( )
Fonte: http://it.123rf.com/photo_8272495_podio-con-tazze-trofeo-isolata-on-white.html. Acesso em 02/05/2013.
c- 1, 2 e 3 servem para indicar:
preço ( ) código ( ) hora ( ) ordenação ( x )
Fonte: http://www.josivandroavelar.com/2011_12_01_archive.html. Acesso em 02/05/2013.
d - 8 serve para indicar:
preço ( ) código ( x ) hora ( ) ordenação ( )
2-Os números estão presentes em muitas situações.
a- Qual desses números indica uma quantidade? _____ 100
b- Qual deles expressa uma medida? ____ 260
c- Qual desses números é um código? ____ 123
d- Qual deles indica ordem? ____ 6o
3- Ditado de números
Para verificar como os alunos estão registrando números e se estão aprendendo a escrita numérica, proponha um ditado de números. Escolha números com diferentes características para o ditado. Procure ditar: números redondos (12, 20, 90, 100, 1000); números familiares, ou seja, de uso social, que aparecem em notas de real (5, 10, 20, 50, 100), moedas (25), datas (2010, 2013); com algarismos iguais (111, 555); números que são formados pelos algarismos de outro já ditado, porém invertidos (25, 52).
Faça a correção na lousa, ou peça que um colega corrija o do outro.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trocando ideias
Professor, se for possível, programe uma visita a um estabelecimento comercial ou peça que os alunos tragam para a sala de aula embalagens de produtos de consumo para serem analisadas. Estimule-os a extraírem o máximo de informações dos rótulos ou das etiquetas, como os números que indicam: massa, capacidade, preço, data de validade, data de fabricação e código de barras. O objetivo desta atividade é estimular os alunos a terem curiosidade de conhecer esse tipo de informação numérica e fazer com que eles aprendam a ler e utilizar as informações transmitidas pelos códigos numéricos.
Organize os alunos em grupos e convide-os a encontrar números nos produtos e a pensar para que eles servem. Eles devem observar as embalagens, perceber os números e o que representam, e discutir nos grupos o que interpretaram. Neste momento o esperado é que os alunos descubram novas informações por meio da exploração dos materiais, por isso se preocupe em provocar questionamentos e não em dar respostas. (Professor, chame atenção para o peso e a capacidade expressos nos produtos sob a forma de gramas, quilos, litros e mililitros; também para o código de barras que identifica e determina o preço do produto. Instigue-os a estabelecer comparação entre as medidas dos produtos. Alerte os alunos para as informações nutricionais dos alimentos, impressas nos rótulos.).
Destine um tempo para que os grupos socializem suas descobertas, ideias e opiniões. É interessante dar condições para que os alunos contem aos colegas, as suas hipóteses e os resultados que encontraram. Aproveite para levantar questões, por exemplo:
Durante os questionamentos, observe quais são as estratégias utilizadas pelos alunos. Considere que é possível que eles apontem outros valores em vez da quantia de gramas para definir qual é o mais pesado. Nessas situações, você poderá usar algumas embalagens e dizer coisas do tipo: Percebi que o aluno x olhou para o seguinte número para saber quanto pesava esta gelatina (apontando para a data de validade). Vocês acham que esse número mostra o peso deste alimento? Para onde temos que olhar para descobrir o peso? Existem outras maneiras de descobrirmos qual é o mais pesado sem olharmos para este número?
Importante: O fundamental não é apontar erros e acertos, mas proporcionar o intercâmbio de diferentes ideias e permitir que os alunos relatem quais critérios utilizaram.
Se você optou por realizar um trabalho de campo, faz-se necessário planejá-lo de acordo com as especificidades de sua turma. A autorização dos pais, regras, roteiro de observação, são alguns passos que precisam ser realizados. Você poderá acessar os sítios abaixo para obter informações de como esquematizar um trabalho de campo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20695. A reprodução das plantas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo. Acessados em 05/05/2013.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Relembre o que foi feito nas aulas anteriores.
Solicite que os alunos escolham quatro rótulos de embalagens. Em seguida registre na lousa e peça que copiem e respondam, no caderno de Matemática, as atividades.
1- Cole dois rótulos de embalagens (Cada aluno cola os seus.).
2- Analise as escritas dos números contidos nas embalagens.
a- Agora, escreva os números que informam o peso do produto, em algarismos e depois em palavras. (Se os alunos ainda não dominam a palavra algarismo, você pode informá-los dos nomes convencionais para que aprendam a se expressarem com maior precisão.).
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b- O preço de um produto pode ser escrito com números ou por extenso. Por exemplo: R$ 2,58 ou dois reais e cinquenta e oito centavos.
Imagine o preço de seus produtos, se necessário troque ideias com os colegas e o professor. Depois, para registrar sua pesquisa, preencha a tabela a seguir:
Produto | Preço | |
Com números | Por extenso | |
Fonte: Acervo da autora.
c- Observando sua tabela, responda:
Em qual produto o preço foi mais baixo? E mais alto?
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Você compraria seus produtos com os preços que você estipulou? Por quê?
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d- Retome a ficha preenchida na primeira atividade. Peça aos alunos, que revejam o que escreveram e se a resposta dada anteriormente corresponde ao que já apreenderam. Questione: Vocês continuam mantendo o que responderam? (Até quanto você sabe contar em voz alta? E até quanto você sabe anotar?) Alterou alguma coisa?
Ouça as respostas e solicite que colem a ficha no caderno e logo abaixo, respondam novamente as mesmas perguntas.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividade Lúdica
Professor, no espaço escolar o jogo se trata de um instrumento pedagógico, um meio de ensino. Por meio de jogos de regras, por exemplo, os alunos aprendem que a participação exige atendimento às regras. E é possível obtermos importantes benefícios em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos. Além de que constitui um momento de interação social bastante significativo.
Considerando essa relevância, propomos o jogo “Encontre o par”. Ele poderá ser utilizado para trabalhar, por exemplo, Matemática (números naturais, tabuadas, conjuntos, par e ímpar, vizinhos, ordem crescente e descrente, situações problemas...); Língua Portuguesa (substantivos, ortografia, coletivo, sinônimo/ antônimos, singular/plural, masculino/feminino...), Geografia (estados e capitais), Ciências (animais/habitat, animais/alimentação, nomes de frutas), Temas Transversais (ética, trabalho e consumo), dentre outros.
Veja como realizá-lo:
Material: quarenta metades de folhas A4, ou pedaços de papelão, numerados de 1 a 20 (duas vezes). Este número vai variar de acordo com a quantidade de alunos, se você tiver trinta alunos, deverá organizar 30 pedaços de papelão (duas vezes).
Importante: Quando for realizar qualquer um dos jogos providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em grupos. Lembre-se que ao desenvolver uma atividade lúdica em sala de aula, devemos primeiro planejar e analisar cuidadosamente o jogo ( finalidade e objetivos a serem alcançados), o número de alunos que farão parte do jogo, o tamanho da sala ou (local), o material a ser utilizado, o relacionamento em grupo e o tempo disponível. Explique as regras dos jogos aos alunos em termos bem claros, e conscientize-os de que elas devem ser respeitadas.
Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar suas impressões. O que gostaram e não gostaram. O que foi fácil e difícil. É fundamental que justifiquem suas respostas
Variações:
Se você desejar, poderá fazer o registro do jogo.
Peça que os alunos pensem como foi realizado o jogo, passo a passo. Solicite que relembrem a forma como jogaram, ou seja, quais as regras.
Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia. Solicite que: escrevam, individualmente, sua opinião sobre a realização do jogo e que justifiquem a resposta e ilustrem o texto.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Solicite que os alunos ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Após a digitalização providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.
BRAINER, Margareth; TELES Rosinalda. Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? In:Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ludicidade na sala de aula, Brasília: MEC,SEB, ano 1: unidade 4, p.22-25, 2012, Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em 02/05/ 2013.
LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília: MEC,SEB, ano 3 : unidade 2, p. 6-14, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em 02/05/2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=605. Coleção de aulas: Como trabalhar os números naturais? Acesso em 02/05/2013.
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_bruxa.html. Jogos pares, ímpares, múltiplos de dois, três e cinco. Acesso em 02/05/2013.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_serie_inicial/281_contar.swf. Quantas caixas cada caminhão leva? Acesso em 02/05/2013.
http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar/. Ajude o coelho a pular até 100. Acesso em 05/05/2013.
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana de seus registros e dos alunos. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, observe se os alunos: conseguiram interpretar e utilizar informações numéricas presentes nas mais variadas situações do cotidiano; foram capazes de formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido; leram, interpretaram e resolveram as situações problema; se foram capazes de produzir relatório e interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre a importância e a presença dos números em diferentes gêneros textuais.
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