Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar os números naturais?

 

30/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção contemplamos aulas que trabalham as quatro operações envolvendo os números naturais. Na aula de número 1, o aluno poderá observar o sistema de numeração e reconhecer a sequência numérica. Nas aulas de número 2 a 4, os alunos poderão compreender a importância dos números em nossa vida e perceber o seu uso no dia a dia. Nas aulas de número 5 e 6, os alunos poderão formar números de até 3 algarismos. Na aula de número 7, os alunos poderão utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração, assim como noções de dobro e metade. Nas aulas de número 8 e 9, os alunos poderão se apropriar do conceito de adição e subtração, bem como realizar adições e subtrações com números naturais. Nas aulas de número 10 a 13, os alunos poderão reforçar o que aprenderam na adição e subtração de uma maneira lúdica, por meio dos jogos. Na aula de número 14, os alunos poderão aprender o conceito de multiplicação e perceber a relação desta com a adição. Nas aulas de número 15 e 16, o aluno poderá trabalhar seu raciocínio lógico matemático e realizar operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Nas aulas de número 17 a 21, utilizando-se de jogos variados o aluno poderá novamente reforçar o que aprendeu sobre a adição, subtração, multiplicação e divisão.

Autoria

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

números naturais, adição, subtração, multiplicação, divisão, raciocínio lógico-matemático, jogos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 TRABALHANDO COM NÚMEROS NATURAIS

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;  - Observar a regularidade do sistema de numeração;  - Reconhecer a seqüência  numérica crescente;  - Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, le...

25/11/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 110119 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 Qual a importância dos números em nossa vida? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Reconhecer a importância dos números em nossa vida;  Utilizar os números em diferentes situações  em nosso cotidiano;  Conhecer a origem dos números e sua evolução ao longo da história;  Utilizar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões que envolvam o seu cotidian...

06/11/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17454 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Números no cotidiano

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 -  Reconhecer que os números estão presentes em situações do dia a dia.  - Identificar números no espaço escolar e o que representam em cada contexto.  - Levantar números nas embalagens de produtos e o que significam.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 51529 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Reconhecimento do número natural dentro do contexto diário

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

·        Utilizar a linguagem matemática nas situações do cotidiano escolar e social. ·        Explicar os elementos matemáticos a partir da observação do dia a dia. ·        Estabelecer a relação dos números dentro da convenção social e no cotidiano. ·        Ampliar o signif...

29/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12518 acesso(s)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

5 Combinando e construindo números

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-comparar números de até 3 algarismos pelo sistema de numeração decimal -ordenar os números - perceber o valor posicional de cada algarismo

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6041 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Formando números de três algarismos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais  de 3ª ordem; - Reconhecer as características do sistema de numeração decimal (base e valor posicional); - Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela iden...

17/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17475 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Números e Operações

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração, assim como noções de dobro e metade.  Expressar quantidade por meio da oralidade.  Resolver situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração e identificar em situa...

16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 9257 acesso(s)

Maria dos Anjos Sanches dos Santos Luna

EE GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA

PARANAIBA MS

Alfabetização

8 Adição de números naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

•Introduzir o conceito de adição; •Realizar adições de números naturais.

29/08/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13325 acesso(s)

CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO

COL MADRE CARMEN SALLES

BRASILIA DF

Matemática

9 Subtração de números naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

•Introduzir o conceito de subtração; •Realizar subtrações de números naturais.

29/08/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17717 acesso(s)

CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO

COL MADRE CARMEN SALLES

BRASILIA DF

Matemática

10 De que maneiras os jogos podem auxiliar no ensino de adição? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender o processo da adição; Interagir em jogos utilizando o princípio aditivo e o material dourado; Desenvolver habilidade de cálculo mental; Fazer comparações e perceber equivalências; Aprender a participar de competição em equipes;·          Discutir e definir regras d...

26/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5877 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Adição, subtração e jogos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos;   Registrar atividades realizadas;   Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado.

13/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 103820 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Como trabalhar as operações de adição e subtração, a partir de jogos, como: baralho, bingo e dominó?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Realizar operações de adição e de subtração por meio de jogos; Registrar atividades realizadas; Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado; Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos r...

14/09/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 98373 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Trabalhando o raciocínio lógico matemático da adição e subtração

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo ...

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10727 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

14 Compreendendo a multiplicação

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

O aluno poderá:     reconhecer a multiplicação como adição de parcelas iguais;  perceber a relação existente entre a adição e a multiplicação; construir o conceito de multiplicação a partir de situações-problema; interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de parc...

14/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13403 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Trabalhando dinamicamente a multiplicação e divisão

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da multiplicação e divisão. Trabalhando dinamicamente as operações numéricas da multiplicação e divisão, por meio do tempo de resposta, reforço e cálculo mental...

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8382 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

16 Operações com fichas e números: fixando fatos fundamentais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver raciocínio lógico matemático e atenção; Fixar fatos fundamentais; Interagir com os pares; Participar de jogos com fatos fundamentais seguindo regras; Exercitar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Escrever numerais por extenso.

14/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17160 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Calculando no pega varetas - Adição e multiplicação - Cálculo mental

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-resolver situações de adição e multiplicação  -reconhecer dobro e triplo -utilizar cálculo mental em diferentes sentenças matemáticas

26/09/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12792 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Como trabalhar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, a partir de um jogo de quebra cabeças?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver o raciocínio lógico matemático e atenção; Fixar fatos fundamentais; Desenvolver atenção, concentração e construir conceitos e noções de formas geométricas; Validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação; Interagir com os pares; Par...

19/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 22375 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 LOTERIAS NUMÉRICAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá: Desenvolver raciocínio lógico matemático. Aprimorar sua concentração. Memorizar fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão. Aperfeiçoar a leitura e escrita de numerais. Poderá também refor...

25/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18130 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Quebra cabeça numérico: resolvendo situações problema

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver o pensamento lógico, a atenção e a memorização; Resolver situações problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Compreender as semelhanças e as diferenças individuais, através da interação com os amigos; Fixar conteúdos.

11/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18235 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 SUDOKU: Estratégia e Lógica

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as atividades aqui propostas você professor/a poderá contribuir tanto com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos/as alunos/as, bem como da concentração e da competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem. A partir de ...

19/08/2009 Cinco estrelas 9 comentário(s) 79662 acesso(s)

Equipe

AlfabetizAÇÃO

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 28565 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.