30/11/2011
Nesta coleção contemplamos aulas que trabalham as quatro operações envolvendo os números naturais. Na aula de número 1, o aluno poderá observar o sistema de numeração e reconhecer a sequência numérica. Nas aulas de número 2 a 4, os alunos poderão compreender a importância dos números em nossa vida e perceber o seu uso no dia a dia. Nas aulas de número 5 e 6, os alunos poderão formar números de até 3 algarismos. Na aula de número 7, os alunos poderão utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração, assim como noções de dobro e metade. Nas aulas de número 8 e 9, os alunos poderão se apropriar do conceito de adição e subtração, bem como realizar adições e subtrações com números naturais. Nas aulas de número 10 a 13, os alunos poderão reforçar o que aprenderam na adição e subtração de uma maneira lúdica, por meio dos jogos. Na aula de número 14, os alunos poderão aprender o conceito de multiplicação e perceber a relação desta com a adição. Nas aulas de número 15 e 16, o aluno poderá trabalhar seu raciocínio lógico matemático e realizar operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Nas aulas de número 17 a 21, utilizando-se de jogos variados o aluno poderá novamente reforçar o que aprendeu sobre a adição, subtração, multiplicação e divisão.
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
números naturais, adição, subtração, multiplicação, divisão, raciocínio lógico-matemático, jogos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
TRABALHANDO COM NÚMEROS NATURAIS
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos; - Observar a regularidade do sistema de numeração; - Reconhecer a seqüência numérica crescente; - Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, le... 25/11/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 110119 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Qual a importância dos números em nossa vida? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer a importância dos números em nossa vida; Utilizar os números em diferentes situações em nosso cotidiano; Conhecer a origem dos números e sua evolução ao longo da história; Utilizar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões que envolvam o seu cotidian... 06/11/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17454 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Números no cotidiano
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Reconhecer que os números estão presentes em situações do dia a dia. - Identificar números no espaço escolar e o que representam em cada contexto. - Levantar números nas embalagens de produtos e o que significam. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 51529 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Reconhecimento do número natural dentro do contexto diário
Ensino Fundamental Inicial | Matemática · Utilizar a linguagem matemática nas situações do cotidiano escolar e social. · Explicar os elementos matemáticos a partir da observação do dia a dia. · Estabelecer a relação dos números dentro da convenção social e no cotidiano. · Ampliar o signif... 29/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12518 acesso(s) |
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
5 |
Combinando e construindo números
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -comparar números de até 3 algarismos pelo sistema de numeração decimal -ordenar os números - perceber o valor posicional de cada algarismo 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6041 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Formando números de três algarismos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais de 3ª ordem; - Reconhecer as características do sistema de numeração decimal (base e valor posicional); - Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela iden... 17/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17475 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Números e Operações
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração, assim como noções de dobro e metade. Expressar quantidade por meio da oralidade. Resolver situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração e identificar em situa... 16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 9257 acesso(s) |
Maria dos Anjos Sanches dos Santos Luna EE GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA PARANAIBA MS Alfabetização |
8 |
Adição de números naturais
Ensino Fundamental Inicial | Matemática •Introduzir o conceito de adição; •Realizar adições de números naturais. 29/08/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13325 acesso(s) |
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO COL MADRE CARMEN SALLES BRASILIA DF Matemática |
9 |
Subtração de números naturais
Ensino Fundamental Inicial | Matemática •Introduzir o conceito de subtração; •Realizar subtrações de números naturais. 29/08/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17717 acesso(s) |
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO COL MADRE CARMEN SALLES BRASILIA DF Matemática |
10 |
De que maneiras os jogos podem auxiliar no ensino de adição? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender o processo da adição; Interagir em jogos utilizando o princípio aditivo e o material dourado; Desenvolver habilidade de cálculo mental; Fazer comparações e perceber equivalências; Aprender a participar de competição em equipes;· Discutir e definir regras d... 26/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5877 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Adição, subtração e jogos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos; Registrar atividades realizadas; Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado. 13/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 103820 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Como trabalhar as operações de adição e subtração, a partir de jogos, como: baralho, bingo e dominó?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Realizar operações de adição e de subtração por meio de jogos; Registrar atividades realizadas; Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado; Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos r... 14/09/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 98373 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Trabalhando o raciocínio lógico matemático da adição e subtração
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo ... 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10727 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
14 |
Compreendendo a multiplicação
Ensino Fundamental Inicial | Matemática O aluno poderá: reconhecer a multiplicação como adição de parcelas iguais; perceber a relação existente entre a adição e a multiplicação; construir o conceito de multiplicação a partir de situações-problema; interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de parc... 14/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13403 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Trabalhando dinamicamente a multiplicação e divisão
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da multiplicação e divisão. Trabalhando dinamicamente as operações numéricas da multiplicação e divisão, por meio do tempo de resposta, reforço e cálculo mental... 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8382 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
16 |
Operações com fichas e números: fixando fatos fundamentais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver raciocínio lógico matemático e atenção; Fixar fatos fundamentais; Interagir com os pares; Participar de jogos com fatos fundamentais seguindo regras; Exercitar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Escrever numerais por extenso. 14/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17160 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
Calculando no pega varetas - Adição e multiplicação - Cálculo mental
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -resolver situações de adição e multiplicação -reconhecer dobro e triplo -utilizar cálculo mental em diferentes sentenças matemáticas 26/09/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12792 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Como trabalhar os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, a partir de um jogo de quebra cabeças?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver o raciocínio lógico matemático e atenção; Fixar fatos fundamentais; Desenvolver atenção, concentração e construir conceitos e noções de formas geométricas; Validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação; Interagir com os pares; Par... 19/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 22375 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
LOTERIAS NUMÉRICAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá: Desenvolver raciocínio lógico matemático. Aprimorar sua concentração. Memorizar fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão. Aperfeiçoar a leitura e escrita de numerais. Poderá também refor... 25/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18130 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Quebra cabeça numérico: resolvendo situações problema
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver o pensamento lógico, a atenção e a memorização; Resolver situações problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Compreender as semelhanças e as diferenças individuais, através da interação com os amigos; Fixar conteúdos. 11/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18235 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
SUDOKU: Estratégia e Lógica
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as atividades aqui propostas você professor/a poderá contribuir tanto com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos/as alunos/as, bem como da concentração e da competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem. A partir de ... 19/08/2009 Cinco estrelas 9 comentário(s) 79662 acesso(s) |
Equipe AlfabetizAÇÃO |
Sem estrelas 0 classificações - 28565 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!