Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar as operações de adição e subtração, a partir de jogos, como: baralho, bingo e dominó?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Adição, subtração e jogos

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar operações de adição e de subtração por meio de jogos;
  • Registrar atividades realizadas;
  • Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de sessenta 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam trabalhar as operações de adição e de subtração, a partir de jogos, como: baralho, bingo e dominó, é necessário que exponham seus pensamentos e  ideias com coerência, clareza e objetividade, consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula  

Professor, nossa proposta em todos os momentos,  é realizar jogos que propiciem uma aproximação de temas da  Matemática, como, adição e subtração, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.  

 

uca todos

 

1ª Atividade:

 

Professor, o jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções.

 

JOGO DO BINGO

 

1ª sugestão:

 

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.

 

Fonte: Acervo da autora

      

Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações para as crianças.    

 

Fonte: Acervo da autora

 

Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-lo na cartela, se preferirem, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.   

 

2ª sugestão:  

Para essa opção, você irá precisar:

Material:

  •          Cartela;

 

Fonte: Acervo da autora

 

  •          Lápis;
  •          100 fichinhas numeradas de 100 a 199;
  •          Grãos de feijão;
  •          Pedrinhas.

Modo de jogar:

Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número você poderá trabalhar da seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado  por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. É o resultado de 115 -13. Enfim, professor, crie diferentes desafios para que os alunos resolvam.

 

2ª atividade:

Professor, o jogo de dominó com operações além de aproximar os pares, desenvolve o raciocínio matemático.

Vamos jogar?

DOMINÓ

 

Material:

 

  •          Papel de rascunho;
  •          Lápis para os cálculos;
  •          20 peças de dominó;

Fonte: Acervo da autora

 

  •          Tesoura sem ponta.

Jogadores: 2 ou 3 participantes.

Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão.

Regras:

 

  •         Embaralhar e distribuir sete (7) peças para cada jogador. Se sobrarem peças, deixá-las como reserva.
  •         Decidir quem inicia o jogo.
  •         O primeiro jogador vira uma peça sobre a mesa.
  •         O jogador da direita verifica se há em sua mão um peça contendo um resultado igual a um dos resultados de peça que está sobre a mesa.
  •         Se houver, junta a sua ficha à da mesa, deixando encostados os resultados iguais.
  •         Se não houver, pega uma a uma peças da reserva, até encontrar uma peça que encaixe com a da mesa.
  •         Se as peças da reserva acabarem, o jogador passa a sua vez para o próximo jogador. Este procede da mesma maneira, buscando resultados iguais aos das extremidades.  

Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.

Professor, nos sítios a seguir você encontrará jogos que contemplam as quatro operações:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10011

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10018

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10082

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4846

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4847

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4751 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4761

 

3ª atividade:

Professor, nesse momento sugerimos uma atividade com baralho.

 

BARALHO INTELIGENTE

 

MATERIAL:

 

  •       288 cartas de 4cm x 7 cm , contendo 144 com operações desejadas e 144 com os resultados;
  •          48 cartas para cada grupo de 4 alunos.

 

 

Em cartolina recortam-se 48 cartas para cada grupo de três ou quatro jogadores: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração, dependendo do conteúdo ou do nível dos alunos, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas, bem como outros conceitos matemáticos, dependendo do nível da turma.

 

PROCEDIMENTOS:

 

  •        No centro da mesa, colocam-se as 24 cartas, viradas para baixo,  formando  montinhos contendo os resultados.
  •        As outras 24 cartas contendo as operações serão divididas entre os participantes .
  •        Cada aluno desvira uma carta da mesa. Encontrando a resposta certa para uma das cartas que tem na mão, forma com ela um par e ganha um ponto, se a resposta não corresponder a nenhuma das operações contidas em suas cartas, recoloca a carta no centro da mesa, com o resultado para baixo, reiniciando, desse modo, um segundo monte, e passa a vez para o companheiro.
  •         Se o aluno comprar a carta com o resultado 8, por exemplo, e formar um conjunto com a carta 11 – 4, o resultado estará errado e ele perderá um ponto.
  •         A conferência dos resultados e a marcação dos pontos será feita numa ficha, pelos próprios alunos.

 

Fonte: Acervo da autora

 

4ª  atividade

 

Professor, nesse momento, proponha jogos com o laptop Classmate. Nele, existe um programa chamado Tux Math, que é um jogo que auxilia na aprendizagem matemática, tornando a prática de cálculo de operações mais criativa. Nesse jogo, os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e as crianças devem controlar o Tux, o pinguim símbolo do Linux, para que proteja as casas dos pinguins, respondendo as operações corretamente antes que os meteoros atinjam as construções.

Conforme o jogador consegue destruir os meteoros, o jogo apresenta novos estágios com operações mais difíceis e meteoros mais velozes, o que torna o jogo cada vez mais desafiador.

Para acessar, siga o caminho: (Metasys > Edusyst > Matemática > Fatos Fundamentais)

tux math 

http://diariotec.blogspot.com/2011/03/tux-math-jogo-educativo-de-aritmetica.html

 

 

 

 

Professor, nos sítios abaixo você encontrará diversos jogos que contemplam adição e subtração.

 

http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php   

 http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html  

 http://www.redescola.com.br/software/uamf1033/uamf1033.swf   

 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1841

 

 Logo após, pergunte se gostaram de jogar, se acharam fácil ou difícil e peça para justificarem suas respostas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a participação nos jogos, bem como na realização das operações de adição e subtração.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raissa, China - disse:
    Raisinha@yahoo.com

    08/05/2013

    Cinco estrelas

    Ola pessoal essa aula foi muito legal adorei o site


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.