13/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, nossa proposta em todos os momentos, é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da Matemática, como, adição e subtração, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.
Professor, o jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções.
JOGO DO BINGO
1ª sugestão:
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações as crianças.
Fonte: Acervo da autora
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o valor deverá marcá-lo na cartela, se preferir, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
2ª sugestão:
Para essa opção, você irá precisar:
Material:
Modo de jogar:
Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número você poderá trabalhar da seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. É o resultado de 115 -13. Enfim, criar diferentes desafios para que os alunos resolvam.
Professor, o jogo de dominó com operações além de aproximar os pares, desenvolve o raciocínio matemático.
Vamos jogar?
DOMINÓ
Material:
Fonte: Acervo da autora
Jogadores: 2 ou 3 participantes
Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão
Regras:
Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.
Professor, nos sítios a seguir você encontrará jogos que contemplam as quatro operações:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22602
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10011
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10018
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10082
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4846
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4847
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4751
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4761
Professor, nesse momento sugerimos uma atividade com baralho.
BARALHO INTELIGENTE
MATERIAL:
Em cartolina recortam-se 48 cartas para cada grupo de três ou quatro jogadores: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração, dependendo do conteúdo ou do nível dos alunos, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas, bem como outros conceitos matemáticos, dependendo do nível da turma.
PROCEDIMENTOS:
Fonte: Acervo da autora
Professor, nos sítios abaixo você encontrará diversos jogos que contempla adição e subtração. Leve os alunos ao laboratório de multimídia e realize alguns jogos com eles.
http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php
http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html
http://www.maristas.org.br/colegios/medianeira/download/labtecnologias/2serie.htm
http://www.redescola.com.br/software/uamf1033/uamf1033.swf
http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1841
Logo após, pergunte se gostaram de jogar, se acharam fácil ou difícil e peça para justificarem suas respostas.
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a participação nos jogos, bem como na realização das operações de adição e subtração.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2013
Cinco estrelasA aula é maravilhosa, pois foi muito produtiva para meus alunos. os jogos na educação são muito motivadores. amei
15/08/2013
Quatro estrelasmuito bom,esses jogos iram me ajuda muito,no meu trabalho para a faculdade.
10/05/2013
Cinco estrelasAchei super criativa esta aula,pois estimula o desejo do aluno em aprender, levando em conta a vontade de vencer .
01/10/2011
Cinco estrelasexcelente, pois muitas das vezes achamos dificil de trabalhar o lúdico na matemática, e essas ideias vem para desfazers essa teoria totalmente errada.
21/03/2011
Cinco estrelasAs atividades são sensacionais, e ao passo que devemos sempre pensar no aluno, em relação ao seu estímulo em aprender; são atividades que despertarão até os menos ativos. É do conhecimento de todos nós pedagogos que jogos facilitam a apreensão de qualquer conhecimento. Espero com certeza poder sempre consultar este site a procura de sugestões e se possível trocar experiências e porque não dizer aflições. Parabéns!