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Adição, subtração e jogos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos;
  •   Registrar atividades realizadas;
  •   Brincar com alguns jogos: bingos, baralhos e dominós, que exploram o tema estudado.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula  

 Professor, nossa proposta em todos os momentos,  é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da  Matemática, como, adição e subtração, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.  

1ª Atividade:

Professor, o jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções.

JOGO DO BINGO

1ª sugestão: 

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.

Fonte: Acervo da autora

      

Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações as crianças.    

Fonte: Acervo da autora

Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o valor deverá marcá-lo na cartela, se preferir, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.   

2ª sugestão:   

Para essa opção, você irá precisar:

Material:

  •          cartela

Fonte: Acervo da autora

  •          lápis,
  •          100 fichinhas numeradas de 100 a 199
  •          grãos de feijão, pedrinhas

Modo de jogar:

Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número você poderá trabalhar da seguinte forma: É o sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado  por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. É o resultado de 115 -13. Enfim, criar diferentes desafios para que os alunos resolvam.

2ª atividade:

Professor, o jogo de dominó com operações além de aproximar os pares, desenvolve o raciocínio matemático.

Vamos jogar?

DOMINÓ

Material:

  •          Papel de rascunho
  •          Lápis para os cálculos
  •          20 peças de dominó

Fonte: Acervo da autora

  •          Tesoura sem ponta

Jogadores: 2 ou 3 participantes

Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão

Regras:

  •         Embaralhar e distribuir sete (7) peças para cada jogador. Se sobrarem peças, deixá-las como reserva.
  •         Decidir quem inicia o jogo
  •         O primeiro jogador vira uma peça sobre a mesa
  •         O jogador da direita verifica se há em sua mão um peça contendo um resultado igual a um dos resultados de peça que está sobre a mesa.
  •         Se houver, junta a sua ficha à da mesa, deixando encostados os resultados iguais.
  •         Se não houver, pega uma a uma peças da reserva, até encontrar uma peça que encaixe com a da mesa.
  •         Se as peças da reserva acabarem, o jogador passa a sua vez para o próximo jogador. Este procede da mesma maneira, buscando resultados iguais aos das extremidades.  

Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.

Professor, nos sítios a seguir você encontrará jogos que contemplam as quatro operações:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22602  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10011 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10018 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10082 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4846 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4847 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4751  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4761 

3ª atividade:

Professor, nesse momento sugerimos uma atividade com baralho.

BARALHO INTELIGENTE

MATERIAL:

  •       288 cartas de 4cm x 7 cm , contendo 144 com operações desejadas e 144 com os resultados.
  •          48 cartas para cada grupo de 4 alunos.

 

Em cartolina recortam-se 48 cartas para cada grupo de três ou quatro jogadores: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração, dependendo do conteúdo ou do nível dos alunos, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas, bem como outros conceitos matemáticos, dependendo do nível da turma.

PROCEDIMENTOS:

  •        No centro da mesa, colocam-se as 24 cartas, viradas para baixo,  formando  montinhos contendo os resultados.
  •        As outras 24 cartas contendo as operações serão divididas entre os participantes .
  •        Cada aluno desvira uma carta da mesa. Encontrando a resposta certa para uma das cartas que tem na mão, forma com ela um par e ganha um ponto, se a resposta não corresponder a nenhuma das operações contidas em suas cartas, recoloca a carta no centro da mesa, com o resultado para baixo, reiniciando, desse modo, um segundo monte, e passa a vez para o companheiro.
  •         Se o aluno comprar a carta com o resultado 8, por exemplo, e formar um conjunto com a carta 11 – 4, o resultado estará errado e ele perderá um ponto.
  •         A conferência dos resultados e a marcação dos pontos será feita numa ficha, pelos próprios alunos.

Fonte: Acervo da autora

4ª  atividade

Professor, nos sítios abaixo você encontrará diversos jogos que contempla adição e subtração. Leve os alunos ao laboratório de multimídia e realize alguns jogos com eles.

http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php   

 http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html  

  http://www.maristas.org.br/colegios/medianeira/download/labtecnologias/2serie.htm   

 http://www.redescola.com.br/software/uamf1033/uamf1033.swf   

 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1841 

 Logo após, pergunte se gostaram de jogar, se acharam fácil ou difícil e peça para justificarem suas respostas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a participação nos jogos, bem como na realização das operações de adição e subtração.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
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Opiniões

  • zilda, escola Eloáh D'Amico Rychwa , Paraná - disse:
    zildaferrari@bol.com.br

    10/09/2013

    Cinco estrelas

    A aula é maravilhosa, pois foi muito produtiva para meus alunos. os jogos na educação são muito motivadores. amei


  • islan junior, uneouro , Rondônia - disse:
    yslanjunior@gmail.com

    15/08/2013

    Quatro estrelas

    muito bom,esses jogos iram me ajuda muito,no meu trabalho para a faculdade.


  • Enilza tavares nóbrega, avulsa , Pernambuco - disse:
    enilzatavares@gmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Achei super criativa esta aula,pois estimula o desejo do aluno em aprender, levando em conta a vontade de vencer .


  • renata martins, Centro educacional Pinheiros , Rio de Janeiro - disse:
    renatamfpinheiro@hotmail.com

    01/10/2011

    Cinco estrelas

    excelente, pois muitas das vezes achamos dificil de trabalhar o lúdico na matemática, e essas ideias vem para desfazers essa teoria totalmente errada.


  • Gracileide dos Santos Lobo, Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy , Bahia - disse:
    jogara4@yahoo.com.br

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    As atividades são sensacionais, e ao passo que devemos sempre pensar no aluno, em relação ao seu estímulo em aprender; são atividades que despertarão até os menos ativos. É do conhecimento de todos nós pedagogos que jogos facilitam a apreensão de qualquer conhecimento. Espero com certeza poder sempre consultar este site a procura de sugestões e se possível trocar experiências e porque não dizer aflições. Parabéns!


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