11/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga distinguir os diferentes conceitos e a utilização das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disto, é importante que os alunos dominem a leitura e a escrita e saibam expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, as aulas de Matemática devem propiciar espaço para que os alunos possam falar, ouvir, ler e escrever, sempre embasados em contextos em que essas práticas ocorram em situações reais de comunicação. Para isto é necessário planejar suas aulas com o intuito de disponibilizar tempo para que os alunos explorem, formulem situações problema, desenvolvam estratégias, levantem hipóteses, testem a validade ou não destas hipóteses, discutam e argumentem, desde os primeiros anos de escolarização.
Por acreditarmos que as atividades lúdicas devem ser utilizadas em situações do dia a dia, assim contar e enumerar não será um ato mecânico, pois terá sentido a partir da relação entre números e quantidades, dentre outras. E que atividades lúdicas devem ser trabalhadas pelo professor em seu planejamento diário, além daquelas atividades em que o aluno deve ler, escrever e expor as diferentes táticas que utilizou para resolver determinada situação problema; optamos por trabalhar uma atividade lúdica que permitirá diferentes maneiras de aprender.
Professor, para iniciar a atividade, convide os alunos para irem ao Laboratório de Informática, a fim de realizarem alguns jogos que envolvem situações problema cujas soluções se baseiam na Matemática. Veja algumas sugestões de sítios:
Imagem 1 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=259
Imagem 2 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=285
Imagem 3 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1439
Imagem 4 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1841
Imagem 5 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1939
Imagem 6 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3702 (Sítios consultados em 30/09/2010)
Ao final da atividade pergunte a opinião dos alunos sobre cada um dos jogos realizados. É importante que eles justifiquem suas respostas.
Se em sua escola não tiver Laboratório de Informática, você poderá confeccionar jogos de quebra cabeça ou de memória. Você poderá encontrar algumas sugestões nos sítios:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10018
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19041
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10011
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10082 (Sítios consultados em 30/09/2010)
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para esta atividade você deverá providenciar alguns materiais. A turma deverá ser dividida em grupos, assim você deverá disponibilizar materiais para cada grupo. Faça assim:
* Providencie para cada grupo, uma imagem (mais ou menos de 50 cm X 50 cm) para montar um quebra cabeça. Poderá ser imagem de animais, pessoas, paisagens, dentre outras.
* Cole esta figura em um papel resistente, por exemplo, papel cartão ou até mesmo em caixa de papelão.
* Recorte as figuras no traçado desejado e em seguida escreva uma operação de subtração, adição, multiplicação ou divisão no verso.
* Providencie também outra folha, por exemplo, papel craft com a mesma medida da figura recortada (tabuleiro). Neste tabuleiro, escreva, no lugar de cada peça, o resultado da operação indicada, sem desenhar a mesma.
* Faça pequenos papeizinhos numerados de 1 a 5, sendo que deverá ter: cinco com o número 1, cinco com o número 2, cinco com o número 3, cinco com o úmero 4 e cinco com o número 5. Estes serão utilizados para sortear os elementos de cada grupo, providencie uma caixinha para colocá-los.
* É necessário que cada participante tenha lápis, papel e borracha.
PROCEDIMENTO
Professor, solicite que cada participante retire da caixinha um papelzinho para sorteio, no qual estará escrito números de 1 a 5. Todos os números 1 se reunirão e formarão um grupo de cinco elementos, isto deverá acontecer com os demais números. Peça que decidam quem será o primeiro a jogar. Feito isto, o primeiro pega uma peça, resolve a operação, procura a resposta no tabuleiro e coloca a peça em cima da resposta. Se o resultado estiver errado, a peça não encaixará nas demais e o participante perderá sua vez de jogada. Após esta jogada o próximo participante terá sua vez de jogar e assim ocorrerá até que a figura seja montada. Solicite que cada participante escreva a operação registrada na peça que pegou bem como o seu resultado, isto servirá para posteriormente fazer a verificação da montagem do quebra cabeça. Se no início da atividade alguém colocar a peça no lugar errado será descoberto quando já estiver sendo montado o desenho, assim, a anotação favorecerá na descoberta de quem colocou a peça no lugar inadequado.
Explicando o jogo para os alunos
__Vocês estão estudando os fatos fundamentais da subtração? Quero ver como vocês estão nos cálculos matemáticos. Formaremos grupos de cinco elementos, através do sorteio de números, no qual todos os alunos que tiverem números iguais deverão se reunir e formar um único grupo. Após a realização do sorteio vocês deverão decidir a critério de vocês a ordem das jogadas. Em seguida vamos montar um quebra cabeça com operações de subtração. É preciso que vocês escrevam a operação, a resolvam, descubram o seu resultado e encaixem a parte da figura correspondente ao desenho. Só depois de descobertos todos os resultados é que vocês irão descobrir a figura formada. Caso algum elemento do grupo coloque a peça no lugar errado a descoberta de quem o fez ocorrerá a partir da verificação das anotações das operações que cada um respondeu. Entenderam como será realizado nosso jogo? Alguma dúvida? Estão curiosos para descobrirem qual será a figura de seu grupo? Então se preparem, vamos começar.
VARIAÇÕES
Professor, esta atividade poderá ser trabalhada com as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) isoladamente ou simultaneamente, poderão ser acrescentadas também frações mistas, números romanos e ordinais, dentre outros.
Poderá ser trabalhada com grupos de dois elementos ou individualmente. Os participantes recebem os quebra cabeças desmontados e devolvem montados. Ao conferir o resultado esta atividade se torna uma excelente forma de avaliação.
Outra forma de trabalhar esta atividade é permitir que formem duplas e trabalhem em grupos de quatro elementos nos quais terão duas duplas. Faça você a dupla, coloque alunos que estejam demonstrando dificuldades em resolver operações matemáticas com alunos sem dificuldade, assim, um ajudará o outro.
Ao invés de usar uma figura já pronta, você poderá solicitar aos participantes que façam um desenho, do tamanho que você desejar, a fim de ser usado em uma atividade posterior, não diga qual será a atividade. Você poderá seguir os passos indicados anteriormente sobre como montar o quebra cabeça com imagens recortadas. Quando os alunos conseguirem montar o quebra cabeça a surpresa será gratificante, a imagem montada é o seu próprio desenho ou de um colega.
IMPORTANTE
Incentive os alunos a tentarem resolver as operações fazendo cálculos mentalmente e depois conferir os resultados. Agindo assim estarão trabalhando formas de estimativas.
Veja alguns exemplos:
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
REGISTRANDO
Após a realização da atividade anterior, faça seu registro no caderno de Matemática.
Escreva o nome do jogo, o/s objetivo/s, as instruções, os nomes dos participantes, as operações formadas e também a opinião dos participantes sobre a atividade realizada.
Depois deste registro elabore algumas situações problema utilizando as operações contempladas no quebra cabeça. Abaixo registramos alguns exemplos:
1- Pense no quebra cabeça que você montou e responda:
a- Quantas peças ele tem?
b- A quantidade de peças é par ou ímpar?
c- Qual é o antecessor e o sucessor do número correspondente a quantidade de peças?
d- Qual a diferença entre a quantidade de peças de seu quebra cabeça com a do seu colega que está assentado à sua frente? (Espera-se que o aluno que estiver assentado na primeira carteira responda que não há diferença, uma vez que ele é o primeiro da fila).
2- A sala do 3o Ano “B” confeccionou alguns quebra cabeças. Veja na tabela abaixo a quantidade de peças que tem o quebra cabeça que Marcos e alguns colegas confeccionaram.
NOME DO ALUNO |
QUANTIDADE DE PEÇAS |
MARCOS |
23 |
ANA |
19 |
ANA CLARA |
64 |
AUGUSTO |
32 |
Consulte a tabela e responda:
a- Quem tem o maior número de peças?
b- Quantas peças esses alunos têm ao todo?
c- Como as informações aparecem nesta situação problema? (Em uma tabela)
d- Qual é a diferença entre a quantidade de peças de Augusto e de Ana? Como você pensou para chegar ao resultado?
e- Se Ana Clara tivesse o dobro de peças em seu quebra cabeça, qual seria este novo número? E se ela tivesse a metade, qual quantidade seria?
f- Elabore mais uma pergunta que possa ser respondida com as informações que foram apresentadas nesta tabela. (Professor, proponha oralmente esta atividade antes de pedir aos alunos que respondam por escrito. Esclareça as dúvidas. Você poderá sugerir que troquem entre si estas perguntas para que uns resolvam as perguntas feitas pelos outros. Na correção, peça a alguns alunos que leiam para a turma as perguntas que fizeram).
3- Agora, desenhe a imagem de seu quebra cabeça. Depois produza um texto tendo como tema a referida imagem.
Nos sítios a seguir você encontrará várias atividades com situações problema.
http://www.quadroegiz.com/p_18.htm
http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/situacoes-de-subtracao.html
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2008/08/matemtica-situaes-problema.html
http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/07/matematica-para-as-series-iniciais.html
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/divisao-multiplicacao-500701.shtml (Sítios consultados em 30/09/2010)
Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo, em que você deverá aproveitar todos os momentos possíveis para rever sua programação e acompanhar o aluno em sua aprendizagem. Para isso é importante fazer diariamente as anotações das observações sobre o desenvolvimento da programação e dos alunos (dificuldades e facilidades). Durante as atividades planejadas observe se os alunos são capazes de: resolver situações problema envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; utilizar estratégias orais e escritas para resolver situações problema e respeitar as ideias uns dos outros.
Quatro estrelas 2 classificações
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21/03/2012
Quatro estrelasMuito bom. A título de sugestão, talvez fosse interessante na atividade de operações com números inteiros, proporcionar a oportunidade de controlar o tempo pelo menos para os iniciantes. Ou seja, haver vários níveis de tempo para resolver.
22/07/2011
Cinco estrelasAdorei esta técnica de aula. Estava precisando de algumas ideias para trabalhar com meus alunos e esta matéria foi suficiente para o desenvolvimento do meu projeto.