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Conhecendo e aprendendo com a cultura popular

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar elementos da cultura popular;

-Resgatar algumas danças, músicas e festas da cultura popular;

-Valorizar as diferentes manifestações culturais do Brasil;

-Conscientizar sobre a importância dos valores culturais passados de geração para geração;

-Aprender a respeitar a cultura de um povo;

-Desenvolver linguagem oral e escrita.

Duração das atividades
Cinco aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já tenham desenvolvido habilidades na alfabetização. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1º Momento: Roda de convesa:

Pergunte aos alunos: Para vocês, o que é CULTURA POPULAR?

Registre na lousa todas as respostas mencionadas pelos alunos, independente se são coerentes ou não. Dando continuidade, se a sua escola fizer parte do projeto UCA, solicite a cada aluno que utilize seus notebooks e acessem o site de pesquisa citado abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, leve os alunos ao laboratório de informática ou entregue a eles dicionários para que pesquisem o significado da palavra CULTURA POPULAR. Confronte as informações encontradas pelos alunos nos sites de buscas e materiais bibliográficos com as primeiras informações trazidas por eles. Estimule a discussão buscando garantir a compreensão sobre o tema.

CULTURA POPULAR

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular. Acesso em 19/05/2013.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura_popular.htm. Acesso em 19/05/2013.

2º Momento: 

Na grande roda retome com os alunos o que conversaram sobre cultura popular. Pergunte a eles se conhecem algum elemento da cultura popular. Comente com eles sobre algumas festas populares que fazem parte de nossa cultura como, por exemplo: o carnaval, a festa junina, a Congada e a Folia de Reis. Divida sua turma em duplas para estudarem as festas populares mencionadas acima a partir dos seguintes sites de pesquisa:

Carnaval: história e atualidade.

http://www.miniweb.com.br/cidadania/Dicas/carnaval.html. Acesso em 19/05/2013.

Origem da Festa Junina.

http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm. Acesso em19/05/2013.

Congada: festa folclórica une tradições africanas e ibéricas.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/congada-festa-folclorica-une-tradicoes-africanas-e-ibericas.htm. Acesso em 19/05/2013.

Folia de Reis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis. Acesso em 19/05/2013.

3º Momento:

Após pesquisarem sobre as festas, os alunos deverão montar cartazes, com recortes de revistas, desenhos produzidos por eles mesmos, com registros de palavras e frases que caracterizam a festa popular que pesquisaram. Feitas as produções, estas deverão ser expostas na escola, no mural, nos corredores, ou mesmo no refeitório como forma de divulgação do trabalho e de valorização da cultura popular.

Professor, no Portal do Professor você encontrará algumas aulas que trabalham esse tema e que poderão complementar a sua aula.

Carnaval, uma grande Festa Popular.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14672. Acesso em 19/05/2013.

A Festa Junina no meio de nós UCA.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33385. Acesso em 19/05/2013.

A Congada é Folclore?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24020. Acesso em 19/05/2013.

Aulas 2 e 3:

1º Momento:

Professor, para realizar a próxima atividade sugerimos que você assista o vídeo CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 2: CULTURA E RESILIÊNCIA,

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=377. Acesso em 19/05/2013.

 

2º Momento:

Inicie a atividade perguntando às crianças se eles já viram um Teatro de Bonecos. Depois, apresente à turma as principais informações sobre essa forma de cultura a partir do material disponível em: http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/. Acesso em 19/05/2013.

Imagem disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/teatro_de_bonecos.jpg&imgrefurl=http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/&h=240&w=320&sz=43&tbnid=iVbb4E4YZWJ4zM:&tbnh=97&tbnw=129&prev=/search%3Fq%3Dteatro%2Bde%2Bbonecos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=teatro+de+bonecos&usg=__5PRXCrKlbH5DHPmZJeUQWAl0Q4U=&docid=QWhn9zkFnnKA6M&hl=pt-BR&sa=X&ei=sOSaUcrQMuP40gHk8ICABQ&sqi=2&ved=0CDkQ9QEwAQ&dur=1110. Acesso em 19/05/2013.

3º Momento: Solicitar que os alunos individualmente respondam as seguintes questões:

1) Onde e quando surgiu o Teatro de bonecos?

2) Como os orientais consideravam os bonecos?

3) Quando esse movimento cultural chegou ao  Brasil, ele foi utilizado com qual objetivo?

4) Em qual região do Brasil ele foi consolidado e que nome recebeu?

4º Momento: Abrir a roda de conversa para socializarem as respostas de cada aluno, com o intuito de ampliar as possibilidades de compreensão sobre o tema.

5º Momento:

Após esse momento, se os alunos possuírem notebook do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E,  para assistir ao vídeo:

Eu-  Palavra Cantada

Perguntei pra minha mãe: "Mãe, onde é que ocê nasceu?"
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro
Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Então o meu bisavô, um gaúcho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, já entrou de supetão
Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão
Para o alívio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele então se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarrão
E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria

Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"
Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife
Mas seu pai que é o meu avô
Era filho de um baiano que viajava no sertão
E vendia coisas como roupa, panela e sabão
E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião
Que achava que ele era da polícia um espião
E se fez a confusão
E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço
E ele então desesperado gritava: "Socorro!"
E uma moça apareceu bem no último instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confusão
E ele então deu-lhe um presente, um vestido de algodão
E ela então se apaixonou
Se aquela moça esperta não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse por aquele condenado
Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe
Então eu não contaria essa história familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar violão

6º Momento:

Explorar com os alunos a letra da música:

1)Sobre o que fala essa música?

2) Na sua percepção, o que essa música tem a ver com cultura popular?

Refletir sobre a importância da história na preservação da cultura popular. Solicitar que cada criança faça um resgate da sua história de vida: como os pais se conheceram, onde a criança nasceu, quem escolheu seu nome, tem irmãos, com quem mora atualmente, dentre outras perguntas que identificam as crianças. Professor, caso as crianças não tenham essas informações, você poderá remeter para casa e adiar sua atividade para a próxima aula.

Após a exploração sobre a história de vida das crianças propor a confecção de bonecos para uma posterior dramatização, em que as crianças terão a oportunidade de experimentar elementos da linguagem teatral.

No endereço abaixo você encontrará várias sugestões sobre confecção de bonecos, fantoches e  cenários para teatros de bonecos:

http://www.anaeosbonecos.com.br/index.asp?c=blog&modulo=conteudo&url=757. Acesso em 19/05/2013.

Professor, você poderá sugerir aos alunos que pesquisem se em sua cidade existem pessoas que trabalham com essa arte de teatro de bonecos. Caso exista, você poderá convidá-las à fazerem uma apresentação na escola. Além disso, você e a turma poderão também montar um mural de notícias sobre Teatro de Bonecos em diferentes regiões do Brasil. Como sugestão, indicamos as notícias abaixo para compor esse mural:

Museu de Bonecos de Uberlândia é inaugurado no Fundinho.

http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/museu-de-bonecos-de-uberlandia-e-inaugurado-no-fundinho/. Acesso em 19/05/2013.

Maior festival de teatro de bonecos do país apresenta dez espetáculos gratuitos no Teatro José de Alencar e Dragão do Mar.

http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/fiec-onlinev2/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=5719. Acesso em 19/05/2013.

Aula 4

1º Momento:

Os alunos deverão utilizar seus notebook para assistirem à um trecho do vídeo:

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 3: RAIZAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3770. Acesso 19/05/2013.

Professor, exibir o vídeo depois de transcorridos 20 minutos de programa e trabalhar parte referente à Dança Caxambu e Samba de lata.

Após esse momento perguntar aos alunos: Vocês já conheciam a Dança Caxambu? E o Samba de lata? O que acharam dessas danças populares?

2º Momento:

Na sequência, orientar os alunos para que dividam em duplas sendo que cada dupla deverá utilizar novamente seus notebook e acessar sítios de pesquisa citados abaixo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Na falta desse recurso, levar os alunos ao laboratório de informática.

Os alunos deverão pesquisar a origem de tais manifestações culturais bem como outras curiosidades das mesmas.

Danças Folclóricas- sudeste.

http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/. Acesso em 19/05/2013.

Folclore - Aspectos do Folclore Fluminense - Dança / Música / Folguedos.

http://www.inepac.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=28. Acesso em 19/05/2013.

Postais e mostra fotográfica revelarão belezas do Samba de Lata de Tijuaçú.

http://todomundojasabia.blogspot.com.br/2011/10/samba-de-lata.html. Acesso em 19/05/2013.

3º Momento:

Após exibição do vídeo, explorar: percepção das crianças sobre a dança Caxambú e Samba de lata. Propor aos alunos que tragam latas de casa. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos para que produzam uma letra sobre um problema da nossa sociedade atual e ensaiem um samba de lata para apresentarem no pátio da escola. Os alunos poderão fotografar ou filmar esse momento utilizando a Webcam, localizada na área de trabalho dos laptops de seus alunos, ou utilizem uma máquina fotográfica digital.

Comentários ao professor

Professor, à medida que os alunos forem demonstrando maior interesse pelo tema, você poderá ampliar a discussão e apresentar outros grupos de danças populares. Nesse sentido, sugerimos o Grupo Baiadô e Balaio de Chita de Uberlândia, Minas Gerais.

Sediado no Laboratório de Ações Corporais do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, sendo coordenado pela professora Doutora Renata Bittencourt Meira, o grupo Baiadô trabalha com pesquisa e prática das danças da cultura popular brasileira. Formado por pessoas da comunidade local, de diversas faixas etárias e atividades profissionais, reunidas pelo interesse nas expressões culturais tradicionais através da dança, expressões cênicas, folguedos, música e poesia. Coco, Jongociranda, caroço, cacuriá e bumba meu boi fazem parte do repertório do grupo que está pesquisando o congo, a catira e o moçambique. Utilizando o processo de criação popular o Baiadô pesquisa expressões e compõe seu próprio discurso, recriando significados e formas. Os versos, os movimentos utilizados e até os adereços de cena são fruto de colheita em pesquisa de campo. São também fruto de encontros com outros artistas e portadores de tradição ou são criados pelos integrantes do grupo.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiad%C3%B4. Acesso em 19/05/2013.

Balaio de Chita.

http://balaidechita.blogspot.com.br/p/quem-somos.html. Acesso em 19/05/2013.

Balaio de Chita.

http://www.youtube.com/watch?v=8ktM-g8pCjA. Acesso em 19/05/2013.

Baiadô.

http://www.youtube.com/watch?v=bt8cNEYuUzc. Acesso em 19/05/2013.

Grupo Baiadô e Trio Façua- Arte na Praça- 2011

http://www.youtube.com/watch?v=UNjpo_r3-28. Acesso em 19/05/2013.

Aula 5:

Propor à turma que em grupo de 4 alunos criem um livro de curiosidades sobre cultura popular. Os alunos precisarão dividir as tarefas e definir: como confeccionarão o livro, qual o formato, quem ficará responsável pela escrita, pela produção das imagens, como será a capa, que recursos serão utilizados na confecção. Poderão utilizar seus notebook, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou em outro formato. Após confeccionado, os livros poderão ser divulgados na escola, pelos próprios alunos, apresentando-os nas salas em horários previamente agendados com os outros professores.

Recursos Complementares

Livro:

SILVA, René Marc da C. (Org.). Cultura Popular e Educação – Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2008.

Professor, no endereço abaixo você consegue baixar o livro:

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em 19/05/2013.

Outros recursos:

Professor, é fundamental que você assista a  Série do Programa Salto para o Futuro, intitulada: “Cultura Viva e Escola Viva” composta de cinco programas que o auxiliará na discussão sobre o tema cultura popular com os alunos.

SALTO PARA O FUTURO- CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 1: CURRÍCULO E CULTURA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3759. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO- CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 2: CULTURA E RESILIÊNCIA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3771. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 3: RAIZAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3770. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 4 - OUTROS OLHARES SOBRE CULTURA E ESCOLA

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3767. Acesso em 19/05/2013.

SALTO PARA O FUTURO - CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA - PGM. 5 - CULTURA E ESCOLA EM DEBATE

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3765. Acesso em 19/05/2013.

Entrevista com Adriano Nogueira- Cultura Viva, Escola Viva

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=46. Acesso em 19/05/2013.

Os benefícios de ensinar Cultura popular para as crianças

http://www.chrisflores.net/educacao/4/materia/2169/educacao.html. Acesso em 19/05/2013.

A Cultura popular, em uma perspectiva artística, na formação cidadã e identitária

http://www.epepe.com.br/Trabalhos/01/C-01/C1-43.pdf.  Acesso em 19/05/2013.

Catálogo Culturas Populares e identitárias da Bahia

http://www.cultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2010/catalogo_cultura2010.pdf.  Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua, sendo fundamental observar se os alunos conseguiram identificar elementos da cultura popular por meio do resgate de algumas danças, personagens, músicas, festas do folclore brasileiro. Observar durante os debates em aula se os alunos se conscientizaram da importância de se valorizar as diferentes manifestações culturais do Brasil. Professor, como avaliação final solicite aos alunos que entrevistem um membro da família: pai, mãe, avós, tios ou outros responsáveis que deverão relatar sobre uma brincadeira, uma cantiga e uma receita caseira que tenham sido ensinadas por seus antepassados. Os alunos deverão registrar as informações para serem socializadas com a turma. De volta à aula, o professor deverá explorar as pesquisas dos alunos mostrando o quanto as famílias podem contribuir com a perpetuação da cultura popular. Durante o debate, o professor deverá procurar conscientizar as crianças sobre a importância dos elementos passados de geração para geração.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • andrea, Pedro Araújo , Bahia - disse:
    cloygatinha45-@hotmail.com

    09/08/2013

    Quatro estrelas

    é uma aula muito rica, conteúdos passo a passo. gostei muiiiiito !!! obrigada!


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