13/06/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
- Perceber sensações, limites e integridade do próprio corpo e do corpo do outro;
- Interagir com crianças de outro grupo;
- Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social;
- Ampliar o universo cultural e vivencial.
A proposta prevê que os professores habitualmente possibilitem interações entre grupos e de diferentes faixas de idade. A proposta é indicada para crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos. Sugerimos que seja avaliado o número de crianças participantes.
Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final delas, o professor poderá montar um painel de fotos para registro do grupo e apresentação posterior às famílias.
Primeira Etapa: "Vamos escolher: brincar de quê e com quem?"
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Máquinas fotográficas, um equipamento para reprodução de imagens e som (DVD e aparelho televisor, ou similar), folhas de cartolina, lápis de cera e canetas tipo hidrocor. O material necessário à atividade deverá ser organizado previamente.
Local: Sala de aula, ou pátio da Instituição.
Proposta:
Esta atividade poderá ser organizada para 02 grupos de crianças com faixas de idade aproximadas, ou entre grupos de salas vizinhas, em que o professor perceba a possibilidade de aproximação entre as crianças.
O professor reunirá o grupo em uma roda e conduz uma conversa de forma que desperte a curiosidade das crianças. Ele poderá dizer às crianças que teve uma grande ideia, mas que, primeiramente, gostaria de apresentar uma imagem. Neste instante, ele deve reproduzir a filmagem, anteriormente preparada, no sentido de contemplar os dois grupos de crianças que estarão envolvidos na atividade. A filmagem dos dois grupos deve estar centrada em brincadeiras ou momentos em que as crianças estejam se divertindo, de forma que cause interesse nas crianças que as estão assistindo. Ao final da reprodução, o professor instiga a turma da seguinte forma: “Como seria bem divertido fazer algumas brincadeiras com outras crianças da escola!”
Neste momento, ele abre uma rodada de conversas sobre a importância da amizade e quantas amizades diferentes a gente pode criar brincando com outras crianças, conforme os Recursos Complementares sobre a amizade. Ele conduzirá uma conversa, também ouvindo as crianças, sobre o que elas pensam a respeito desta temática. Uma vez aceito o convite para brincar com o outro grupo, ele propõe uma rodada de sugestões das crianças, de forma que cada um do grupo possa se expressar, em particular, sem que os demais saibam o que foi sugerido, evitando assim que uma mesma proposta se repita. Para se valer desta estratégia, o professor poderá anotar a sugestão individualmente, em segredo, criando um clima de suspense e, ao final, transcrever as propostas de todos em um quadro negro ou papel do tipo cartolina ou pardo, com o intuito de que todos possam visualizar as brincadeiras sugeridas.
Ao final desta etapa, o professor explicará que somente uma, do total das brincadeiras sugeridas, será escolhida, pois o professor também sugerirá uma “brincadeira surpresa”, que ele só revelará no dia do encontro. Para a seleção das brincadeiras indicadas pelas crianças, o professor poderá se valer de um processo de votação, sendo anotado, novamente em um quadro negro, cada um dos votos declarados, a fim de que todos visualizem o processo final de eleição. As duas brincadeiras mais votadas serão executadas no dia da atividade.
O professor deverá estar atento a este processo de propostas e, caso observe o caráter competitivo e de exclusão de crianças, ou perceba que as brincadeiras geram filas imensas, ele deverá pensar em como intervir, nesta particularidade da brincadeira, justamente para torná-la mais interativa, cooperativa, garantindo o espírito de equipe, de solidariedade. O professor deverá, da mesma forma, proceder com o outro grupo.
SEGUNDA ETAPA: “Vamos experimentar primeiro!”
Duração: Em torno de uma hora para cada brincadeira. O professor estará atento ao tempo de duração da brincadeira escolhida pelas crianças.
Material: 01 máquina fotográfica, os materiais das atividades escolhidas, conforme sugestão de brincadeiras das crianças. Da mesma forma, o professor deverá estar atento aos materiais que serão necessários para a brincadeira escolhida pelas crianças.
Local: Parque, sala de aula, pátio, locais de passeios ou atividades externas à Instituição.
Proposta: O professor deverá organizar este momento, prevendo tanto os materiais necessários como também o espaço adequado para as propostas, tanto da sugestão das crianças, como também pela sua sugestão.
O professor deverá organizar uma roda, com as crianças, e iniciar alongamentos corporais, se espreguiçando e esticando partes do corpo, dando ênfase aos braços e às pernas, de uma forma bem humorada e divertida, sem se preocupar com a performance, conforme, por exemplo, o mostrado nos Recursos Complementares. O professor deverá estar atento às particularidades da brincadeira sugerida pelas crianças e fazer adaptações para torná-la o mais cooperativa e interativa possível sem grandes filas de espera, sem exclusão das crianças no momento da brincadeira, de forma que estas possíveis alterações possam ser sutis ao ponto de não se perder a essência do que foi sugerido. No caso da “brincadeira surpresa”, o professor deverá se apoiar nas sugestões dos Recursos Complementares.
O professor deverá proceder da mesma forma com o outro grupo em que vai interagir, com o grupo acima mencionado.
TERCEIRA ETAPA: "Agora vamos brincar e conhecer quem são nossos amigos!"
Duração: Em torno de uma hora para cada brincadeira e, no mínimo, em 02 dias alternados.
Material: Colchonetes ou tapetes, uma máquina fotográfica, materiais necessários para as brincadeiras sugeridas pelas crianças dos dois grupos e materiais da proposta do professor a respeito da “brincadeira surpresa”.
Local: Sala de aula, pátio da Instituição ou parque, pensando nas 04 brincadeiras.
Proposta: O professor poderá iniciar esta etapa propondo um alongamento, com base nos Recursos Complementares sobre alongamento . Solicitará ao grupo uma primeira apresentação de forma que todas as crianças possam se apresentar uma a uma pelo seu nome. Na sequência, o professor solicitará uma roda de conversa, a fim de comentar e de relembrar às crianças o tema da atividade e a importância de termos amigos.
Primeiro momento- O professor solicitará uma roda. Iniciará optando pela brincadeira : "Vamos Salvar o Planeta brincando", conforme sugestão de aula do Portal do Professor - ver nos Recursos Complementares. No momento da escolha de equipes, o professor proporá que os grupos se mesclem. Na sequência, proporá uma das brincadeiras sugeridas por um dos grupos de crianças e, dependendo da brincadeira, fará nova mescla, no sentido de se formar outro grupo diferente do primeiro.
A composição da aula deverá ser pensada para que seja harmônica e haja um momento de reflexão entre as brincadeiras. O professor deverá estar atento às explicações das brincadeiras para a compreensão das crianças. Este momento deve ser marcado pela descontração e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade, porém, devendo ser preservados o silêncio e a atenção das crianças no momento da apresentação de cada brincadeira. Poderá ser aberta a palavra ao grupo para comentários, ao final da apresentação, de uma forma ordenada com o levantar de mãos.
Segundo Momento- Da mesma forma, esta etapa também deverá ser organizada por uma roda inicial para um alongamento se inspirando nos animais, podendo ser o de um gato ou de um cachorro. O professor inicia uma brincadeira conforme sugestão de aula do Portal do Professor, Segunda Etapa - "Vamos aproximar as crianças por intermédio de interações divertidas?". Ver nos Recursos Complementares. Na sequência, organizará a brincadeira de sugestão das crianças. O professor deverá fazer uma pausa entre as brincadeiras, de forma que haja um período de reflexão do grupo do que foi experienciado. Ao final, o professor retoma o tema da amizade.
Os momentos desta atividade deverão ser registrados fotograficamente, bem como de forma escrita. Este material poderá fazer parte de um grande painel que ficará exposto na Instituição para os pais e visitantes.
Arquivo Institucional NDI/2013
Crianças fazendo alongamento antes da brincadeira
Foto de: Giandréa Reuss
Sobre a amizade :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade
Sobre alongamento :
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Sobre aula Portal do Professor- "Vamos Salvar o Planeta brincando" :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37638
Sobre aula Portal do Professor- Segunda Etapa. "Vamos aproximar as crianças por intermédio de interações divertidas?" :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40938
Por fim, o professor convidará o grupo para uma última roda e fará uma brincadeira de espreguiçar com as crianças. Em seguida, na mesma roda, o professor fará comentários acerca da proposta e possibilitará às crianças se pronunciarem, a fim de perceber a importância do assunto sob a ótica das crianças. A atividade deverá ser finalizada com parabenizações ao grupo e com uma retomada acerca do valor do tema para a paz mundial, para a preservação do planeta, enfim, para a preservação da espécie. O professor, em seus apontamentos, avalia como as crianças reagiram às propostas, corporalmente, e como foi a interação e a compreensão das crianças.
É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.
Revisão ortográfica e gramatical: Lygia Schmitz
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