Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando identidade, gostos e preferências através de gráficos.

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreensão das características individuais e coletiva de cada pessoa e grupos.
  • Trabalhar a diversidade humana e suas implicações.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas ao registro de informações pertinentes ao tema.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Organizar dados em gráficos.
  • Ouvir histórias da literatura nacional que tratam sobre o tema de pesquisa.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Leitura do Livro: “As cores do arco-íris”

1- Professor essa aula tem como objetivo geral criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa e de trabalho. Trabalhar com as crianças a construção da identidade individual e do grupo desenvolvendo atitude de aceitação do outro em suas diferenças. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gostos e preferências onde o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. 

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão sugerimos a leitura do livro: “As cores do arco-íris” da autora Jennifer Moore-Mallinos, Editora Nacional. Este trata das diferenças e semelhanças entre as pessoas de forma lúdica e a importância das pessoas se unirem para alcançar um objetivo em comum.   

 

Livro

Livro: As cores do arco-íris – Autora: Jennifer Moore-Mallinos. Fonte: Imagem da própria autora. 

3- Explore as imagens do livro e depois converse sobre as diferenças das crianças, você pode utilizar um espelho para que eles percebam suas características individuais. Para isso sugerimos alguns pontos a serem trabalhados com as crianças:

  • Com o espelho, o professor pode trabalhar atividades de percepção e observação das características individuais de cada aluno. Pegando como referência as características trabalhadas no livro “Arco-íris”, o professor pode trabalhar a cor da pele, o formato (grande, curto, enrolado, liso) e a cor do cabelo, a cor e o formato dos olhos, a roupa que esta vestindo, e o que gosta de comer e de brincar. 
  • O professor também pode trabalhar com expressões faciais, estimulando a expressão individual, como por exemplo:
    1. Quando ficamos tristes como fica a expressão do nosso rosto?
    2. Quando ficamos felizes como fica a expressão do nosso rosto?
    3. Quando ficamos com dor como fica a expressão do nosso rosto?
    4. Quando ficamos com raiva como fica a expressão do nosso rosto?
  • Depois de realizar esses dois momentos anteriores, de espaço para que as crianças falem sobre as suas características, sugira que as crianças comparem suas características com a de outro colega, desenvolvendo o reconhecimento de si mesmo e do próximo, praticando assim o respeito pelas diferenças.
  • Para finalizar esse momento é importante que o professor retome a história do livro “Arco-íris” e trabalhe o sentimento de que mesmo diferentes por fora, por dentro podemos ser todos iguais, pois as pessoas são únicas em seu modo de ser, mas quando estão juntas tem algo em comum, sente felicidade, tristeza, amor, dor e querem mesmo é se divertir.  

  

Características

Observando nossas características a partir da leitura do livro “Arco-íris” - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

 

Atividade 2- Tarefa de casa

1- Após explorar o livro e trabalhar com as características de cada criança, envie uma tarefa para casa para que elas possam dizer sobre seus gostos e preferências. Elenque algumas temáticas como: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e histórias preferidas.  O aluno poderá colocar foto, desenho, ou imagem de revista para realizar a atividade. Veja o exemplo abaixo:

Atividade

Tarefa de Casa -  1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

 

Atividade 3- Construção dos gráficos

1- A partir da tarefa de casa sobre gostos e preferências, faça uma roda de conversa para compartilhar as informações da tarefa com o grupo e para que todos possam se conhecer melhor. Organize, juntamente com os alunos, essas informações em gráficos. Antes de iniciar a construção do gráfico converse sobre como é a sua estrutura e o que ele representa. O trabalho com gráficos ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como, proporciona condições na aquisição de uma nova linguagem matemática. Permite ainda que a criança estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas. Elenque as temáticas dos gráficos e use-as uma de cada fez, como por exemplo:

  • Tema: Animais preferidos
  • Pegue a tarefa e todas as crianças vão mostrando o seu animal preferido. O professor escreve em uma pequena ficha o nome desse animal, cola no gráfico. O aluno pega sua foto e coloca logo acima do nome do seu animal preferido.
  • Caso você tenha em seu grupo crianças que já conseguem fazer essa escrita peça a eles que eles mesmos escrevam seu animal preferido na ficha.
  • Podem surgir crianças que gostam do mesmo animal, como esta já vai estar escrito no gráfico, peça à criança que identifique essa palavra e cole sua foto.
  • Faça um gráfico para cada temática: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e histórias preferidas.  

 

GraficosGraficosGraficos

Construindo Gráficos - Alunos do 1º período "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

 

2- Depois de pronto os gráficos, proponha a resolução de situações problemas: 

  • Qual é o animal preferido da turma?
  • Qual é a comida preferida da turma?
  • Qual o brinquedo preferido da turma?
  • Qual a brincadeira preferida da turma?
  • Qual atividade que mais gostamos de realizar com nossos familiares?
  • Qual a história preferida da turma? 
  • Quais animais receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais comidas receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais brinquedos receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais brincadeiras receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais atividades receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?
  • Quais histórias receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?

3- Após realizar a construção do gráfico e a roda de conversa para resolução das situações problemas, disponibilize o gráfico para as crianças afixando-o na parede e solicite que façam a tentativa de escrita do nome do animal, comida, brinquedo, brincadeira, atividade ou história que mais gostam.  

Atividade 4- Produzindo um texto coletivo

1- Ao perceber as características das crianças pertencentes a esse grupo, o professor pode construir um texto coletivo com o seu grupo para contar para outras crianças e para os familiares sobre os gostos e preferências desse grupo. Veja o exemplo abaixo:

NO DIA ______, O GRUPO FINALIZOU A COMPOSIÇÃO DOS GRÁFICOS DOS NOSSOS GOSTO E PREFERÊNCIAS. COM A INTENÇÃO DE VERIFICAR JUNTO ÀS CRIANÇAS AS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO PROPUSEMOS A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO COLETIVO. AO INCITÁ-LAS PARA FUNÇÃO DA ESCRITA, ISTO É, ESCREVE-SE PARA QUE ALGUÉM POSSA LER, ESSE TEXTO SERIA LEVADO PARA CONHECIMENTO DE OUTRAS CRIANÇAS E DOS FAMILIARES.A HISTÓRIA FOI CONTADA PELA NOSSA TURMA! MAS, NÃO É QUALQUER HISTÓRIA, É A HISTÓRIA DO GRUPO, DAS NOSSAS PREFERÊNCIAS. 

 

ERA UMA VEZ UMA TURMA PERFEITA.

NÓS AMAMOS A NOSSA FAMÍLIA.

OS CACHORROS SÃO BONITINHOS E É NOSSO AMIGO PREFERIDO E PREDILETO. O NOSSO ANIMAL PREFERIDO É BEM FOFINHO E BONITINHO.

A NOSSA TURMA GOSTA DE BRINCAR MUITO MUITO.

ADORAMOS BRINCAR DE FUTEBOL E BONECA. GOSTAMOS TAMBÉM DE PIQUE ESCONDE, BASQUETE, CARRINHO E MOTO.

 

TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE

PELAS CRIANÇAS.

 Atividade de Registro - Alunos do 1º período "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação – Ano 1 Unidade 1. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação – Ano 1 Unidade 6. Disponível em:  http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25610. Acesso em 3 de junho de 2013.

SANTOS, Josélia Soares Nunes dos. Brinquedos e Brincadeiras: construindo gráficos, registrando quantidades.  Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10481. Acesso em 3 de junho de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador as observações feitas durante todo o processo e a percepção do envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuais de cada criança e do grupo como um todo. Perguntas que poderão nortear essa avaliação:

  • O Aluno trouxe questionamentos, indagações, e contribuições no momento de exploração do livro: “As cores do arco-íris”?
  • Na atividade de observação das suas características no espelho, conseguiu identificá-las e fazer comparações com outras crianças do grupo?
  • Ao apresentar ao grupo sua tarefa de casa, demonstrou compreensão da atividade e se expressou de forma clara e organizada?
  • Conseguiram compreender e elaborar uma estrutura gráfica?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.