20/06/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1- Leitura do Livro: “As cores do arco-íris”
1- Professor essa aula tem como objetivo geral criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa e de trabalho. Trabalhar com as crianças a construção da identidade individual e do grupo desenvolvendo atitude de aceitação do outro em suas diferenças. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gostos e preferências onde o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão sugerimos a leitura do livro: “As cores do arco-íris” da autora Jennifer Moore-Mallinos, Editora Nacional. Este trata das diferenças e semelhanças entre as pessoas de forma lúdica e a importância das pessoas se unirem para alcançar um objetivo em comum.
Livro: As cores do arco-íris – Autora: Jennifer Moore-Mallinos. Fonte: Imagem da própria autora.
3- Explore as imagens do livro e depois converse sobre as diferenças das crianças, você pode utilizar um espelho para que eles percebam suas características individuais. Para isso sugerimos alguns pontos a serem trabalhados com as crianças:
Observando nossas características a partir da leitura do livro “Arco-íris” - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 2- Tarefa de casa
1- Após explorar o livro e trabalhar com as características de cada criança, envie uma tarefa para casa para que elas possam dizer sobre seus gostos e preferências. Elenque algumas temáticas como: animais preferidos, comidas preferidas, brinquedos e brincadeiras preferidas, as atividades que gostamos de realizar com nossos familiares e histórias preferidas. O aluno poderá colocar foto, desenho, ou imagem de revista para realizar a atividade. Veja o exemplo abaixo:
Tarefa de Casa - 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 3- Construção dos gráficos
1- A partir da tarefa de casa sobre gostos e preferências, faça uma roda de conversa para compartilhar as informações da tarefa com o grupo e para que todos possam se conhecer melhor. Organize, juntamente com os alunos, essas informações em gráficos. Antes de iniciar a construção do gráfico converse sobre como é a sua estrutura e o que ele representa. O trabalho com gráficos ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como, proporciona condições na aquisição de uma nova linguagem matemática. Permite ainda que a criança estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas. Elenque as temáticas dos gráficos e use-as uma de cada fez, como por exemplo:
Construindo Gráficos - Alunos do 1º período "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
2- Depois de pronto os gráficos, proponha a resolução de situações problemas:
3- Após realizar a construção do gráfico e a roda de conversa para resolução das situações problemas, disponibilize o gráfico para as crianças afixando-o na parede e solicite que façam a tentativa de escrita do nome do animal, comida, brinquedo, brincadeira, atividade ou história que mais gostam.
Atividade 4- Produzindo um texto coletivo
1- Ao perceber as características das crianças pertencentes a esse grupo, o professor pode construir um texto coletivo com o seu grupo para contar para outras crianças e para os familiares sobre os gostos e preferências desse grupo. Veja o exemplo abaixo:
NO DIA ______, O GRUPO FINALIZOU A COMPOSIÇÃO DOS GRÁFICOS DOS NOSSOS GOSTO E PREFERÊNCIAS. COM A INTENÇÃO DE VERIFICAR JUNTO ÀS CRIANÇAS AS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO PROPUSEMOS A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO COLETIVO. AO INCITÁ-LAS PARA FUNÇÃO DA ESCRITA, ISTO É, ESCREVE-SE PARA QUE ALGUÉM POSSA LER, ESSE TEXTO SERIA LEVADO PARA CONHECIMENTO DE OUTRAS CRIANÇAS E DOS FAMILIARES.A HISTÓRIA FOI CONTADA PELA NOSSA TURMA! MAS, NÃO É QUALQUER HISTÓRIA, É A HISTÓRIA DO GRUPO, DAS NOSSAS PREFERÊNCIAS.
ERA UMA VEZ UMA TURMA PERFEITA. NÓS AMAMOS A NOSSA FAMÍLIA. OS CACHORROS SÃO BONITINHOS E É NOSSO AMIGO PREFERIDO E PREDILETO. O NOSSO ANIMAL PREFERIDO É BEM FOFINHO E BONITINHO. A NOSSA TURMA GOSTA DE BRINCAR MUITO MUITO. ADORAMOS BRINCAR DE FUTEBOL E BONECA. GOSTAMOS TAMBÉM DE PIQUE ESCONDE, BASQUETE, CARRINHO E MOTO.
TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE PELAS CRIANÇAS. |
Atividade de Registro - Alunos do 1º período "B" - 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestões de links para professores:
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação – Ano 1 Unidade 1. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação – Ano 1 Unidade 6. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25610. Acesso em 3 de junho de 2013.
SANTOS, Josélia Soares Nunes dos. Brinquedos e Brincadeiras: construindo gráficos, registrando quantidades. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10481. Acesso em 3 de junho de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador as observações feitas durante todo o processo e a percepção do envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuais de cada criança e do grupo como um todo. Perguntas que poderão nortear essa avaliação:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!