Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comer bem faz bem: conhecendo a profissão do nutricionista.

 

12/06/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interagir com diferentes crianças e adultos;

Compreender a função social da escrita em nossa sociedade;

Auxiliar na compreensão sobre a importância de uma alimentação saudável;

Conhecer novas profissões;

Aprender a fazer salada de frutas;

Aprender a fazer suco de frutas;

Organizar o momento do lanche de forma convidativa.

Duração das atividades
Estes momentos podem ser vivenciados em dias diferentes, com a duração de aproximadamente 40 minutos a 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é proposta para dois grupos com crianças de 3 e 4 anos.

Para promover a interação entre diferentes grupos, é importante que os professores e demais profissionais se articulem no momento do planejamento, com o objetivo de pensar os tempos e espaços que propiciem o encontro entre diferentes sujeitos e, principalmente, que este encontro promova a troca de saberes entre as crianças e os demais adultos da instituição. Deste modo, sugerimos que a interação dos grupos deva partir de uma aproximação que possibilite as crianças se conhecerem, descobrindo interesses em comum que permitam a criação de vínculo nas brincadeiras e atividades que ocorreram no decorrer das propostas interativas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Vamos lanchar juntos hoje?

Materiais Necessários: Mesas e cadeiras para todas as crianças e uma carta elaborada pelo grupo convidando outro grupo para lanchar.

Local: Em espaço amplo, em que as crianças se sintam bem acomodadas para se alimentar e conversar.

 

Este primeiro momento deverá ocorrer durante o horário do lanche, a partir do qual o professor iniciará uma conversa sobre a alimentação, questionando as crianças sobre para que serve cada alimento. Após ouvir as hipóteses das crianças, o professor irá sugerir que elas façam a mesma pergunta a um grupo com idade maior, durante a realização de um lanche coletivo, em que as crianças terão a possibilidade de conversar entre si e se conhecerem. Desse modo, após o lanche, os meninos e as meninas se reunirão junto com o seu professor para escrever um convite para o outro grupo, convidando-o para uma merenda divertida.

Esse momento de encontro entre os diferentes grupos deve ser planejado pelos professores, pensando na organização do evento coletivo para que as crianças possam se aproximar e conversar, trocando suas experiências, e de que forma vão inserir o questionamento sobre os nutrientes presentes nas frutas servidas na refeição.

Com o espaço organizado e convidativo para a conversa entre as crianças, os professores irão convidar as crianças para participarem desse momento, desafiando-as a fazer novas amizades, sentando-se ao lado de colegas que não conhecem ou com quem conversaram por pouco tempo. Durante o lanche, os adultos deverão auxiliar as crianças no momento de aproximação, incentivando para que conversem entre si e questionem os colegas sobre o que sabem sobre os nutrientes dos alimentos.

 

Arquivo institucional – NDI/2013

Foto de: Rúbia Demétrio

 

Próximo ao término do lanche, os professores iniciarão uma conversa com todo o grupo, sobre o que aprenderam com os colegas e sobre o que sabem sobre aqueles alimentos que foram servidos na refeição.

A partir disso, indicarão às crianças a possibilidade de um diálogo com os alunos de Nutrição ou outro profissional que possa fornecer esses elementos aos grupos. Caso a instituição encontre dificuldade de propor uma conversa com um nutricionista, o professor pode fornecer essas informações às crianças, a fim de que todos possam compreender o que é saudável ou não.

 

2º Momento: A banana ajuda a crescer? Compreendendo as vitaminas e sua função.

Materiais Necessários: Tapetes e utensílios para o lanche.

Local: Uma sala de referência.

 

Como no momento anterior, o planejamento prévio é importante no que diz respeito à organização da conversa com o adulto convidado, para que as crianças compreendam o assunto tratado e tenham, por isso, os seus conhecimentos ampliados por esta interação com diferentes adultos.

Para este momento, os professores deverão organizar o espaço de maneira a acolher as crianças dos dois grupos. Portanto, o espaço deve ser amplo e aconchegante. Desse modo, as crianças serão auxiliadas no momento de acomodação na roda e, em seguida, um dos professores irá apresentar os estudantes, questionando-os sobre a profissão que irão exercer no futuro. Dada a explicação, as crianças terão a possibilidade de fazer perguntas para eles, sobre o exercício profissional do Nutricionista e sobre os alimentos e seus nutrientes. Para auxiliar as crianças nesse momento, os professores poderão elaborar alguns questionamentos junto às crianças, como por exemplo:

 

  1. Porque é importante ingerir frutas e verduras?
  2. Em nosso lanche há diversidade de frutas e verduras?
  3. E os sucos, quais frutas podem ser utilizadas para fazer os sucos?
  4. Todos os sucos precisam de açúcar?
  5. E a salada de frutas, é rica em vitaminas? Quais frutas podemos utilizar na salada de frutas?
  6. Devemos ingerir frutas todos os dias?
  7. O que faz um nutricionista?
  8. Onde ele trabalha?

 

As perguntas serão respondidas à medida do possível, e aquelas que ficarem sem resposta no momento, serão indicadas para que as crianças pesquisem em casa e apresentem nos dias subsequentes. Percebendo a finalização da conversa, os professores irão propor às crianças um momento de culinária, em que farão uma salada de frutas e misturas de sucos. Assim, para o próximo momento, cada criança poderá contribuir, trazendo da sua casa uma fruta da estação. Se não houver possibilidade da contribuição das crianças, sugerimos a utilização das frutas da merenda da escola.

 

3º Momento: Uma história que nos ajuda a compreender!

Materiais Necessários: Tapete e Livro “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belink.

 

Nesta situação, o professor irá relembrar a conversa que tiveram no dia anterior sobre os nutrientes das frutas e questioná-los sobre o que lembram daquela conversa. Após ouvi-las, organizará um momento de história. Sugerimos a obra “A cesta da Dona Maricota”, da escritora Tatiana Belink (ver recursos complementares), pois sua narrativa irá auxiliar as crianças na compreensão dos nutrientes presentes nas frutas e verduras oferecidas na merenda.

Iniciando este momento, o professor irá solicitar atenção às crianças para a história, se atendo aos alimentos vegetais que vão aparecendo e quais características são apontadas, permitindo que as crianças observem as imagens e expressem suas impressões sobre o que estará sendo apresentado na narrativa.

Em seguida, o professor convidará as crianças para fazer um desenho sobre a história, incluindo o que aprenderam na conversa sobre a profissão de nutricionista. Esse momento pode ser realizado com os grupos subdivididos. O professor irá auxiliar as crianças no momento do desenho, questionando-as sobre o que estão desenhando e como esse desenho representa o que elas aprenderam.

Com o término dos desenhos, o professor irá propor um texto coletivo em que os grupos subdivididos e o professor, irão sistematizar o que aprenderam em forma de texto. O professor explicará para as crianças que será o escriba do grupo e questionará as crianças sobre o que viveram e aprenderam, elaborando um texto simples. Ao escrever, irá explicando para as crianças o que esta escrevendo e de que forma os grafemas (letras) se articulam com os fonemas (sons) constituindo as palavras do texto.

A cesta da Dona Maricota

Autora: Tatiana Belink

Ilustração: Martinez

http://crisquintas.com.br/obesidade-infantil-a-cesta-da-dona-maricota/

Acesso em: 08/06/2013.

 

Finalizando este momento, o professor conversará com as crianças sobre a próxima proposta, combinando como a organizarão juntos.

 

4º Momento: Uma mistura de vitaminas – Vamos fazer uma salada de frutas e mistura de sucos?

Materiais necessários: Liquidificador e utensílios domésticos para a culinária e frutas da estação, levadas pelas crianças, se possível .

Local: A sala de referência ou refeitório da escola.

 

No momento da culinária, o professor irá providenciar os utensílios adequados para as crianças (facas sem ponta) e chamar a atenção para as medidas de segurança, como o cuidado com as lâminas presentes na faca e no liquidificador; e para com a higiene, explicando que todos devem ter cuidado, por exemplo, com os cabelos para que não caia nos alimentos, etc. Depois desta conversa inicial, o professor irá apresentar as frutas que as crianças trouxerem, permitindo que toquem e percebam as diferenças e semelhanças entre elas, incentivando-os a atribuir características a cada alimento e a contar para os colegas se já experimentaram-no ou não.

Em seguida, o professor iniciará o corte das frutas, explicando às crianças suas ações e sobre estes alimentos, pensando nas possibilidades de receitas que podem fazer a partir desses vegetais. Se essa proposta for realizada com crianças maiores (5 ou 6 anos) que já são habituados a utilizar a faca, então elas poderão auxiliar neste momento. Conforme os adultos vão cortando as frutas e misturando a salada, as crianças poderão experimentá-las em pedaços pequenos para distinguir os sabores. O mesmo processo ocorrerá com os sucos, mas, neste caso, as crianças é que deverão escolher quais misturas irão realizar, refletindo sobre o que já experimentaram e no que poderão ousar.

 

Arquivo institucional – NDI/2013

Foto: Rúbia Demétrio

 

Depois de realizada a culinária, as crianças auxiliarão os professores a organizarem o momento do lanche. Sugerimos que, neste dia, as crianças se reúnam em pequenos grupos, contendo crianças de diferentes turmas, para que possam conversar sobre a proposta vivenciada por ambas.

Após a culinária as receitas devem ser registradas, semelhante ao texto coletivo, com a participação das crianças e adultos. Deste modo, as crianças começam a compreender a função social da escrita, entendendo que neste caso a escrita registrará as receitas que criaram juntos e outras pessoas poderão fazer a mesma receita a partir do indicativo escrito realizado pelo grupo. Na finalização da proposta, sugerimos que as produções dos grupos (desenhos, textos coletivos e receitas) sejam expostos no mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante a proposta, os professores irão observar o envolvimento das crianças nas diferentes fases realizadas, percebendo de que forma interagiram com as crianças de outros grupos e como reagiram às intervenções de diferentes adultos. Observará também como as crianças demonstraram os seus conhecimentos prévios sobre as frutas e os seus nutrientes, de que maneira se apropriaram dos conhecimentos trabalhados no cotidiano e como se comunicaram com os colegas e adultos durante as proposta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.