17/06/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Reconhecer a formação histórica da estrutura agrária brasileira, resultando na atual condição caracterizada pelo predomínio territorial dos latifúndios;
Identificar a formação histórica e a caracterização socioespacial do campesinato e sua contribuição para o abastecimento do mercado interno e para a justiça social;
Estabelecer a diferenciação semântica entre as duas categorias (agronegócio e campesinato) e as implicações decorrentes.
Caracterização histórica e atual da estrutura fundiária brasileira.
Campesinato, agricultura familiar e agronegócio: definições.
Conflitos agrários no Brasil: histórico, caracterização e busca de solução.
O papel do Estado e das instituições na temática em estudo.
Sugestão de atividades para a 3ª série do ensino médio.
Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa.
Atividade 1:
A existência de dois ministérios para tratar da temática agrária demonstra a presença de conflitos históricos nessa área, merecendo maior atenção da sociedade brasileira. As investigações dos estudantes deverão passar pela definição de agricultura familiar, campesinato e agronegócio, caracterizando cada um deles e identificando as raízes desses conflitos, como eles se apresentam, como são tratados pelo Estado e pelos segmentos envolvidos, e como influenciam a sociedade brasileira.
O professor deverá dividir a turma em 6 grupos para um trabalho de pesquisa no laboratório de informática, distribuindo a cada um deles (por sorteio) os temas apresentados no quadro “Temas para pesquisa em grupo”.
Cada grupo deverá ler as fontes sugeridas para pesquisa, anotando a síntese das mesmas no caderno ou em arquivo virtual para elaboração da tarefa proposta na atividade 2. As atividades propostas (elaboração de cartazes e organização de um debate) serão realizadas em grupo e, ao final, propõe-se a redação de um texto argumentativo, elaborado individualmente.
Temas para pesquisa em grupo:
Grupo 1:O que se entende por agricultura familiar? Qual a sua contribuição para a sociedade brasileira?
http://agriculturanacidade.blogspot.com.br/2012/01/2014-sera-o-ano-internacional-da.html
Fontes sugeridas para pesquisa: Agricultura familiar, PRONAF: Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf
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Grupo 4:Campesinato e agronegócio: convivência possível?
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300015&script=sci_arttextFontes sugeridas para pesquisa: Campesinato, agricultura familiar e agronegócio: disputas e conflitos www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1394_1.pdf Atlas da questão agrária www2.fct.unesp.br/nera/atlas/questao_agraria.htm
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Grupo 2:O que se entende por campesinato? Qual é a sua origem histórica?
www.mpabrasil.org.brFontes sugeridas para pesquisa: Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade http://r1.ufrrj.br/esa/art/200310-042-061.pdf Raízes históricas do campesinato brasileiro http://www.redereparte.org.br/arquivos/reparte07-08-2012_110532.pdf
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Grupo 5:Ministério da Agricultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário: dois ministérios para a mesma finalidade?
http://www.seeklogo.com/mda-ministerio-de-desenvolvimento-agrario-logo-90073.html Fontes sugeridas para pesquisa: Ministério da Agricultura. História: www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/ministerio/historia Ministério do Desenvolvimento Agrário. Histórico: http://www.mda.gov.br/feirars/paginas/historico Ministério do Desenvolvimento Agrário. Histórico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_do_Desenvolvimento_Agr%C3%A1rio |
Grupo 3:Agronegócio: o que é?
www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=91910 Fontes sugeridas para pesquisa: Agronegócio: www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/agronegocio Projeções do agronegócio brasileiro: Açúcar foi principal produto do setor sucroenergético na safra 2012-2013 Agronegócio e reforma agrária: www2.fct.unesp.br/nera/publicacoes/AgronegocioeReformaAgrariA_Bernardo.pdf
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Grupo 6: Paradigmas do capitalismo agrário e paradigmas do capitalismo agrário
http://blog.opovo.com.br/educacao/educacao-inclusiva-em-debate/ Fontes sugeridas para pesquisa: Importância das teorias agrárias para a geografia rural www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619013 Estudo do debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário no Brasil www2.fct.unesp.br/semanas/geografia/geografiaruraleagraria/TCGRA02%20-%20Munir%20Jorge%20Felicio.pdf De camponeses e agricultores: paradigmas do capitalismo agrário em questão www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000028825 Questão agrária e desenvolvimento territorial www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Bernardo_QA.pdf |
Atividade 2
Por meio de leitura e interpretação, cada grupo deverá realizar as investigações nas fontes sugeridas. Em cartolina branca ou em papel pardo, os alunos deverão transcrever as principais informações de cada tema, ilustrando-as com imagens retiradas da internet ou em fontes de livre escolha.
O professor poderá solicitar para que cada grupo traga alguns rótulos ou embalagens de produtos que caracterizam a produção, a circulação e o consumo de itens produzidos pelas categorias campesinato, agricultura familiar e agronegócio. Alguns itens priorizados podem ser: áreas de cultivo, plantas industriais (caracterizando a produção), rodovias, ferrovias, portos, estabelecimentos comerciais (caracterizando a comercialização), restaurantes, pessoas comprando em supermercados (caracterizando o consumo).Poderão também trazer outros objetos que caracterizam as categorias estudadas (agricultura familiar, campesinato, agronegócio), como cartazes de eventos (exposições agropecuárias, exposições da agricultura familiar, encontros para orientação técnica, entre outros), bandeiras ou flâmulas (do MST, de algum sindicato rural, entre outras), alimentos artesanais (queijos, embutidos, pães e doces caseiros, entre outros), frutas e legumes in natura (banana, jabuticaba, abacate, cenoura, mandioca, entre outros) etc.
Um grupo voluntário de alunos poderá elaborar um organograma representando os três elementos da economia: produção, circulação e consumo. Exemplos de organograma ou fluxograma podem ser encontrados em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23460 (A rotina diária dos estudantes: construindo e interpretando um fluxograma). Sugere-se o uso do primeiro fluxograma (Rotina comum dos estudantes da turma) indicado nessa fonte, considerando a simplicidade e objetividade na elaboração. Esse organograma deverá ser elaborado numa cartolina, utilizando figuras retiradas das embalagens e em fontes de livre escolha. O referido organograma deverá compor o mural, juntamente com os demais cartazes.
A fixação dos cartazes deverá formar um mural na sala de aula, destacando a caracterização de cada uma das categorias priorizadas: campesinato, agricultura familiar e agronegócio. Os produtos, embalagens, rótulos e demais objetos deverão ser dispostos próximos ao mural, enriquecendo a representação proposta.
Simulando um evento inspirado na dinâmica de um congresso ou de um encontro, o professor deverá propor a realização de uma mesa de discussão, sendo que os próprios alunos elegerão colegas que representarão o campesinato, a agricultura familiar, o agronegócio, o Ministério da Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, um intelectual e um consumidor. Um outro aluno deverá ser eleito mediador do debate, definindo um tempo de cinco minutos para cada expositor. Ao final das exposições o mediador deverá conduzir o debate entre os demais colegas participantes e os expositores.
No endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714 (Exposição oral: debate) o professor encontrará subsídios para orientação aos alunos. Sugere-se o acesso ao link http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1027162&tit=Debates-em-sala-devem-ter-regras, disposto nesse endereço, para visualização de regras básicas presentes na realização de um debate.
Mais informações podem ser acessadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20527 (O debate: argumentação e contra argumentação orais).
Fechamento da atividade
A intenção desta atividade é explorar as dimensões formativa e reflexiva do tema. Ao final do debate, o professor deverá apresentar alguns questionamentos que conduzirão a elaboração de um texto dissertativo redigido individualmente. Os questionamentos são: Por que estudar esse conteúdo? Quais são os atores sociais envolvidos nessa temática? Como ela se reflete na sociedade?
O conjunto dos textos permitirá observar a apreensão conceitual dos alunos, bem como seus equívocos e defasagens, apontando para a necessidade da interferência do professor no fechamento da atividade, quando deverá esclarecer aspectos que considerar relevantes.
Na aula posterior à entrega dos textos, o professor deverá devolvê-los com comentários escritos, estabelecendo um tempo mínimo de alguns minutos para que os alunos tomem ciência das observações. Na sequência, o professor deverá solicitar a participação voluntária de alguns alunos, expondo oralmente o que redigiram textualmente.
Matriz de referência para o ENEM:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
O uso da imagem na pesquisa educacional:
http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf
Uso da imagem na educação: http://penta3.ufrgs.br/edu/imagensEducacao/sld004.htm
Esta aula também faz parte de uma proposta maior, apresentada na coletânea de aulas de Geografia denominada “Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real? O link de acessoéhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=45856
No início da atividade o professor deverá esclarecer os critérios a serem considerados como itens avaliatórios, atribuindo pontos a cada um deles. Por exemplo: Na elaboração dos cartazes: clareza, objetividade, síntese, estética; No debate: organização, coerência dos argumentos, adequação ao tempo pré-estabelecido, questionamentos, respeito às opiniões contrárias.
Outros aspectos a serem considerados: envolvimento, anotações, pontualidade.
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