Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso do corpo feminino em capas de revistas: efeitos de sentido

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer análises científicas do corpo feminino na mídia a partir de um percurso histórico.
  • Ter uma noção geral e cronológica das várias etapas do corpo feminino na mídia.
  • Descrever o corpo feminino em capas de revistas.
  • Construir uma artigo científico que privilegie uma análise do corpo feminino nas capas de revista.
  • Expor oralmente sua pesquisa.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero artigo científico.
  • Gênero exposição/comunicação oral.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • leitura coletiva;
  • pesquisa;
  • debate oral coletivo;
  • linha do tempo;
  • tabelas descritivas;
  • produção de texto.

 

Módulo 1

Atividade 1

Essa atividade tem por objetivo o confronto inicial dos alunos com algumas análises do corpo feminino na mídia a partir de um percurso histórico.

 

O professor e os alunos farão a leitura coletiva do artigo científico "O corpo feminino na publicidade: aspectos históricos e atuais", de Ângela Schaun e Rosana Schawartz. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-da-alcar-no-3-agosto-de-2012/O%20corpo%20feminino%20na%20publicidade.pdf   Acesso em 16 jun. 2013

Após leitura, os alunos divididos em grupos de até 4 componentes terão de procurar, na internet ou em revistas antigas, por publicidades que contenham a imagem feminina e se relacionem a cada um dos períodos descritos pelo artigo, a saber:

a) colonização;

b) século XIX;

c) século XX;

    c.1) 1901-1919;

    c.2) movimento modernista - a partir de 1920;

    c.3) revolução de 1930;

    c.4) anos de 1940 a 1959;

    c.5) anos da década de 1960;

    c.6) anos da década de 1970 a 1980;

    c.7) 1990 a 2000;

d) século XXI. 

 

Atividade 2

Essa atividade objetiva ao aluno ter uma noção geral e cronológica das várias etapas do corpo feminino na mídia.

 

Com os exemplares da imagem feminina na publicidade em cada um dos períodos descritos pelo artigo, os alunos, conjuntamente, deverão construir uma linha do tempo a partir de seus achados. Essa linha cronológica pode ser feita digitalmente, para ser compartilhada na rede por meio de um blogue, por exemplo, ou pode ser feita em papel pardo para ser afixada nos murais da escola.

Veja um exemplo de uma linha do tempo com imagens.

1

http://www.ensinoarterede-eav.org.br/matApoio/linhaDoTempo/index.htm   Acesso em 16 jun. 2013

 

 

Módulo 2

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos terão de descrever o corpo feminino em capas de revistas.

 

Os alunos, agora divididos em três grandes grupos, ficarão responsáveis pela descrição da capa das três revistas selecionadas para a análise do tema: o corpo feminino em capas de revistas. Serão contemplados 7 exemplares de cada revista.

 

Professor, as revistas escolhidas para a análise são revistas cujo foco central NÃO sejam assuntos que se relacionem de forma direta com a mulher. Assim, sugiro três revistas que têm como foco central questões relacionadas ao cotidiano político e econômico do país: Carta Capital, Época e Veja. A justificativa para a escolha dessas revistas se dá em função de tentar entender como veículos de comunicação que não têm por base assuntos femininos (como é o caso de CláudiaNova ou Vogue) evidenciam a figura da mulher. Ainda, a eleição das capas com o corpo feminino deixou de lado aquelas que apresentavam mulheres públicas, como é o caso, por exemplo, da presidente Dilma Roussef.

Sugestões de capas

Revista Carta Capital

2

http://www.cartacapital.com.br/revista/731  Acesso em 16 jun. 2013

 

3

http://www.cartacapital.com.br/revista/571 Acesso em 16 jun. 2013

 

4

http://www.cartacapital.com.br/revista/399 Acesso em 16 jun. 2013

 

5

http://www.cartacapital.com.br/revista/290 Acesso em 16 jun. 2013

6

http://www.cartacapital.com.br/revista/230 Acesso em 16 jun. 2013

 

7

http://www.cartacapital.com.br/revista/7 Acesso em 16 jun. 2013

 

Revista Época

8

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20Rio%2009/Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

9

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20S%C3%A3o%20Paulo%20059/00_capa.html

Acesso em 16 jun. 2013

 

10

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20774/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

11

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20764/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

12

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20766/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

13

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20765/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

14

http://contentviewer.adobe.com/s/Revista%20%C3%89poca/3297fac0e14742989cfd8ad8393d9e96/Revista%20%C3%89poca%20770/001_Capa.html Acesso em 16 jun. 2013

 

 

Revista Veja

15

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

10 abr. 2013 - edição 2316

 

16

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

29 mai. 2013 - edição 2323

 

17

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

25 jan. 2012 - edição 2253

 

18

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

21 mar. 2012   - edição   2261

 

19

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

2 mai. 2012  - edição   2267

 

20

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

26 set. 2012  - edição 2288

 

21

http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013

21 nov. 2012 - edição 2296

 

A ideia da descrição é que cada grupo detalhe ao máximo tudo o que a capa contém, desde suas cores, diagramação até a postura corporal das mulheres e a linguagem verbal que se relaciona a elas. A descrição deverá ser relacionada em tabela, conforme exemplo abaixo: 

 

Revista Carta Capital

Revista Época

Revista Veja

Cores

 

 

 

Planos da imagem

 

 

 

Layout da capa

 

 

 

Linguagem verbal

 

 

 

Mulher (idade aproximada, postura corporal, fisionomia, roupas e acessórios que veste etc)

 

 

 

 

Afinal da montagem das tabelas descritivas, os alunos deverão socializar os achados por meio de projeção da revista e da tabela concomitantemente. Isso permitirá aos outros grupos e ao professor realizar intervenções.

 

 

Atividade 2

Os objetivos dessa atividade é propiciar aos alunos a construção de uma análise nos moldes científicos.

 

Após descrição das tabelas, os alunos partirão para as análises que deverão orientar-se pelos pontos:

  • Assunto de capa da revista e relação com a imagem feminina.
  • Estereótipo feminino considerado.

Professor, é importante lembrar aos alunos que todas as análises deverão partir da materialidade textual, por isso, torna-se imprescindível uma exaustiva descrição, conforme proposto na atividade anterior.

Ao final, a pesquisa deverá revelar: i) quantos são os estereótipos que a mídia atual trabalha com relação à imagem do corpo feminino; ii) se há alguma correspondência com os estereótipos já tratados pelo artigo estudado no primeiro módulo;  iii) se há alguma preferência em relação a cada um dos veículos consultados e os estereótipos; iv) a preferência pelo tipo de assunto que recruta o corpo feminino; dentre outros.

O texto da análise deverá orientar-se pelo gênero artigo científico, de acordo com o que foi trabalhado anteriormente. Professor, para a proposta ter maior alcance, é imprescindível que o gênero artigo científico ou já tenha sido trabalhado ou torne-se alvo de uma sequência didática anterior a essa proposta de aula.

As análises deverão ser lidas pelo professor para que possam ser ajustadas antes de apresentadas aos colegas. A apresentação de cada análise deverá ser feita por programa adequado, como o Power Point ou o Prezi, para que os colegas possam melhor compreender as evidências. O gênero para socialização da análise é a exposição/comunicação oral - gênero que já deve ser de conhecimento dos alunos.

Caso os artigos atendam os requisitos do gênero, o professor poderá socializá-los com a comunidade acadêmica, entrando em contato com algum curso superior (Comunicação Social, Letras, História), para propiciar circulação social e parcerias que somem aos objetivos da proposta de trabalho apresentada.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

ARAÚJO, Denise Castilhos de. Corpo Feminino: Presença Obrigatória em Anúncios Publicitários? In: CADENA, Nelson Varón . Brasil – 100 Anos de Propaganda. São Paulo: Referência, 2001.
ARAÚJO, D. C. de. Corpo feminino: construção da mídia?. Disponível em:  http://www.efdeportes.com/efd120/corpo-feminino-construcao-da-midia.htm Acesso em 16 jun. 2013.
CASTRO, Ana Lucia de. Corpo, Consumo e Mídia. Comunicação, Mídia e Consumo. ESPM, vol. I n 1, p. 17- 31. 2004.
CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
PINTO, Alexandra Guedes. Publicidade: Um discurso de Sedução. Porto: Porto Codex, 1997.
SAMARÃO, Liliany. O espetáculo da publicidade: a representação do corpo feminino na mídia. Contemporânea, n.8, v.1.2007. Disponível em:  http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_08/04LILIANY.pdf   Acesso em 16 jun. 2013.
SANT`ANNA, Armando. Propaganda: técnica, teoria e pratica. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
 
 
Aulas do Portal do Professor:
 
Mídia e imagem corporal. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20267 Acesso em 16 jun. 2013.
O corpo ao longo da história: padrões de saúde, beleza e estética corporal. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22306 Acesso em 16 jun. 2013.
 
Avaliação

Embora processual, a avaliação dessa proposta centra-se, sobretudo, na construção da análise do corpo feminino em capas de revista. Por isso, as avaliações das etapas da proposta devem ser constantes, tendo o professor a responsabilidade de oferecer aos alunos feedbacks, de modo a reorientar o percurso toda vez que se fizer necessário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.