19/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias e recursos:
Essa atividade tem por objetivo o confronto inicial dos alunos com algumas análises do corpo feminino na mídia a partir de um percurso histórico.
O professor e os alunos farão a leitura coletiva do artigo científico "O corpo feminino na publicidade: aspectos históricos e atuais", de Ângela Schaun e Rosana Schawartz. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-da-alcar-no-3-agosto-de-2012/O%20corpo%20feminino%20na%20publicidade.pdf Acesso em 16 jun. 2013
Após leitura, os alunos divididos em grupos de até 4 componentes terão de procurar, na internet ou em revistas antigas, por publicidades que contenham a imagem feminina e se relacionem a cada um dos períodos descritos pelo artigo, a saber:
a) colonização;
b) século XIX;
c) século XX;
c.1) 1901-1919;
c.2) movimento modernista - a partir de 1920;
c.3) revolução de 1930;
c.4) anos de 1940 a 1959;
c.5) anos da década de 1960;
c.6) anos da década de 1970 a 1980;
c.7) 1990 a 2000;
d) século XXI.
Essa atividade objetiva ao aluno ter uma noção geral e cronológica das várias etapas do corpo feminino na mídia.
Com os exemplares da imagem feminina na publicidade em cada um dos períodos descritos pelo artigo, os alunos, conjuntamente, deverão construir uma linha do tempo a partir de seus achados. Essa linha cronológica pode ser feita digitalmente, para ser compartilhada na rede por meio de um blogue, por exemplo, ou pode ser feita em papel pardo para ser afixada nos murais da escola.
Veja um exemplo de uma linha do tempo com imagens.
http://www.ensinoarterede-eav.org.br/matApoio/linhaDoTempo/index.htm Acesso em 16 jun. 2013
Nessa atividade, os alunos terão de descrever o corpo feminino em capas de revistas.
Os alunos, agora divididos em três grandes grupos, ficarão responsáveis pela descrição da capa das três revistas selecionadas para a análise do tema: o corpo feminino em capas de revistas. Serão contemplados 7 exemplares de cada revista.
Professor, as revistas escolhidas para a análise são revistas cujo foco central NÃO sejam assuntos que se relacionem de forma direta com a mulher. Assim, sugiro três revistas que têm como foco central questões relacionadas ao cotidiano político e econômico do país: Carta Capital, Época e Veja. A justificativa para a escolha dessas revistas se dá em função de tentar entender como veículos de comunicação que não têm por base assuntos femininos (como é o caso de Cláudia, Nova ou Vogue) evidenciam a figura da mulher. Ainda, a eleição das capas com o corpo feminino deixou de lado aquelas que apresentavam mulheres públicas, como é o caso, por exemplo, da presidente Dilma Roussef.
Sugestões de capas
Revista Carta Capital
http://www.cartacapital.com.br/revista/731 Acesso em 16 jun. 2013
http://www.cartacapital.com.br/revista/571 Acesso em 16 jun. 2013
http://www.cartacapital.com.br/revista/399 Acesso em 16 jun. 2013
http://www.cartacapital.com.br/revista/290 Acesso em 16 jun. 2013
http://www.cartacapital.com.br/revista/230 Acesso em 16 jun. 2013
http://www.cartacapital.com.br/revista/7 Acesso em 16 jun. 2013 |
Revista Época
Revista Veja
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 10 abr. 2013 - edição 2316
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 29 mai. 2013 - edição 2323
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 25 jan. 2012 - edição 2253
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 21 mar. 2012 - edição 2261
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 2 mai. 2012 - edição 2267
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 26 set. 2012 - edição 2288
http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 16 jun. 2013 21 nov. 2012 - edição 2296 |
A ideia da descrição é que cada grupo detalhe ao máximo tudo o que a capa contém, desde suas cores, diagramação até a postura corporal das mulheres e a linguagem verbal que se relaciona a elas. A descrição deverá ser relacionada em tabela, conforme exemplo abaixo:
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Revista Carta Capital |
Revista Época |
Revista Veja |
Cores |
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Planos da imagem |
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Layout da capa |
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Linguagem verbal |
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Mulher (idade aproximada, postura corporal, fisionomia, roupas e acessórios que veste etc) |
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Afinal da montagem das tabelas descritivas, os alunos deverão socializar os achados por meio de projeção da revista e da tabela concomitantemente. Isso permitirá aos outros grupos e ao professor realizar intervenções.
Os objetivos dessa atividade é propiciar aos alunos a construção de uma análise nos moldes científicos.
Após descrição das tabelas, os alunos partirão para as análises que deverão orientar-se pelos pontos:
Professor, é importante lembrar aos alunos que todas as análises deverão partir da materialidade textual, por isso, torna-se imprescindível uma exaustiva descrição, conforme proposto na atividade anterior.
Ao final, a pesquisa deverá revelar: i) quantos são os estereótipos que a mídia atual trabalha com relação à imagem do corpo feminino; ii) se há alguma correspondência com os estereótipos já tratados pelo artigo estudado no primeiro módulo; iii) se há alguma preferência em relação a cada um dos veículos consultados e os estereótipos; iv) a preferência pelo tipo de assunto que recruta o corpo feminino; dentre outros.
O texto da análise deverá orientar-se pelo gênero artigo científico, de acordo com o que foi trabalhado anteriormente. Professor, para a proposta ter maior alcance, é imprescindível que o gênero artigo científico ou já tenha sido trabalhado ou torne-se alvo de uma sequência didática anterior a essa proposta de aula.
As análises deverão ser lidas pelo professor para que possam ser ajustadas antes de apresentadas aos colegas. A apresentação de cada análise deverá ser feita por programa adequado, como o Power Point ou o Prezi, para que os colegas possam melhor compreender as evidências. O gênero para socialização da análise é a exposição/comunicação oral - gênero que já deve ser de conhecimento dos alunos.
Caso os artigos atendam os requisitos do gênero, o professor poderá socializá-los com a comunidade acadêmica, entrando em contato com algum curso superior (Comunicação Social, Letras, História), para propiciar circulação social e parcerias que somem aos objetivos da proposta de trabalho apresentada.
Para leitura do professor:
Embora processual, a avaliação dessa proposta centra-se, sobretudo, na construção da análise do corpo feminino em capas de revista. Por isso, as avaliações das etapas da proposta devem ser constantes, tendo o professor a responsabilidade de oferecer aos alunos feedbacks, de modo a reorientar o percurso toda vez que se fizer necessário.
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