21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR
Com o avanço da tecnologia e a utilização em larga escala do uso de eletrônicos nas atividades cotidianas, as crianças têm reduzido, cada vez mais, o tempo dedicado a leituras de livros de literatura ou outros livros, antes utilizados como forma de entretenimento e lazer. Além disso, quando encontramos crianças que manifestam o interesse pelos livros, a maioria delas, optam por leituras eletrônicas, em detrimento de materiais impressos. Assim, cabe à escola romper com isso, trabalhando desde cedo o hábito de leitura com as crianças, incentivando-os a tornarem-se leitores autônomos.
1º Momento: Para introduzir o tema convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a história: Uma viagem inesquecível.
Imagem disponível em: http://www.submarino.com.br/produto/112341985/livro-uma-viagem-inesquecivel. Acesso em 15 de junho de 2013.
Autora: Marta Reis. Editora Geração
SINOPSE: O livro conta a história de um garoto ranzinza que se fechou para o mundo, e que conseguiu ser salvo pela magia das histórias de livros apresentadas a ele por uma menina.
2º Momento: Explorar a história com as crianças por meio das seguintes perguntas: Por que o menino era ranzinza? Como ele deixou de ser ranzinza? Quem o ajudou a deixar de ser ranzinza? Você imaginava que ouvir uma história seria capaz de transformar a vida de uma criança?
Perguntar às crianças se elas se lembram de alguma história que tenham lido e que lhe trouxe reflexões interessantes.
3º Momento: Programar uma visita à biblioteca da escola para conhecer os livros mais recentes adquiridos. Caso não haja biblioteca em sua escola, faça contato com um responsável pela biblioteca da cidade. O ideal é que o professor vá com antecedência ao local e liste as obras mais recentes e que sejam destinadas às crianças, garantindo, no momento da visita, o auxílio aos alunos na localização dos mesmos. Cada aluno deverá pegar emprestado um exemplar do Livro Atrás da Porta, de autoria de Ruth Rocha.
Sinopse: Ruth Rocha narra a história de um menino que, após perder a avó, descobre uma biblioteca secreta, atrás da porta. Desde esse dia, todas as noites o garoto e alguns amigos adentram esse espaço fantástico e mergulham no mundo da imaginação.
Na falta de exemplares suficientes, escolher outra obra para pegar emprestada e levar para casa no final de semana para fazer a leitura. Durante a visita ao local, procure mostrar às crianças a diversidade de obras disponíveis.
1º Momento: Retomar a atividade com o livro que os alunos levaram para casa.
Caso cada aluno tenha levado um livro diferente para casa, na roda de conversa as crianças deverão contar, com suas palavras, a história lida, bem como fazer uma apreciação da mesma.
2º Momento: Em seguida, os alunos deverão organizar os livros por estilo, como por exemplo, romance, poesia, ficção, dentre outros, e, ao terminar, fazer uma sinopse para constar em cada obra. Orientar os alunos a utilizarem seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno e acessarem os sites abaixo para lerem sugestões sobre como fazer sinopse de livros:
Bibliotecando com a Cris. Disponível em: http://jessicristina.blogspot.com.br/2011/03/dicas-como-fazer-uma-sinopse.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
Como fazer uma sinopse. Disponível em: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sinopse#axzz2WROMl800. Acesso em 12 de junho de 2013.
Se toda a turma tiver levado a obra de Ruth Rocha - Atrás da Porta, explorar a história com os alunos e apresentá-la por meio do vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i2se7RZQrRk. Acesso em 12 de junho de 2013.
Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i2se7RZQrRk. Acesso em 12 de junho de 2013.
3º Momento: Após a exibição, orientar os alunos a recontarem a história com suas palavras, registrando-a em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno ou em seus cadernos.
1º Momento: Dividir o grupo em duplas para que assistam em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno- UCA o vídeo: Caminhos da escola: biblioteca na escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1989. Acesso em 12 de junho de 2013.
Imagem disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1989. Acesso em 12 de junho de 2013.
2º Momento: Explorar o vídeo por meio das seguintes questões:
1) Qual a importância da leitura na vida das pessoas?
2) Qual a importância da biblioteca?
3) O que as crianças aprendem por meio dos livros?
4) Quase os sentimentos expressos pelas crianças do vídeo ao relatarem sobre os livros e sobre as histórias que leem ou escrevem: de alegria? De tristeza? De cansaço?
5) Como eu me sinto quando estou lendo um livro?
Professor é fundamental que durante a discussão, os alunos reflitam sobre a importância da leitura na vida das pessoas e identifiquem a leitura enquanto algo bom e prazeroso, onde a pessoa pode ampliar seus conhecimentos de mundo, suas possibilidades de se comunicar, apresentar suas ideias, sonhar, imaginar, criar.
3º Momento: Propor a construção de uma história por meio de uma brincadeira: “Sanfona maluca”. Dobrar a folha em várias partes como se fosse fazer um leque. Escrever uma frase inicial, como, por exemplo: “Era uma vez uma criança que vivia triste por não ter amigos, um belo dia...”Solicitar que os alunos se sentem em roda. Início da brincadeira: a primeira criança da roda deverá ler em voz baixa o que está escrito, e completar a frase. Terminada sua escrita, ela deverá fechar a primeira dobra e disponibilizar apenas a segunda dobra para que o colega ao lado leia e complemente. E assim prossegue até que percorra todos os alunos da roda.
4º Momento: Ao final dessa etapa, abrir a sanfona e ler em voz alto o texto construído pelo grupo. Você poderá registrá-lo na lousa para que os alunos o copiem em seus cadernos ou em seus notebooks/Projeto Um Computador por Aluno- UCA. Aproveite para fazer, coletivamente, as correções ortográficas e bem como outras alterações necessárias para garantir um texto coeso, coerente, contendo começo, meio e fim e, dotado de sentido.
5º Momento: Professor, se o grupo demonstrar interesse em produzir outras histórias por meio dessa estratégia, aproveite a oportunidade para construir os textos coletivos de forma prazerosa e criativa. Tendo reunido várias produções, você poderá incentivar e orientar a montagem de um livro de “Histórias Encantadas” produzido pela turma. Não deixe de organizar um dia para o lançamento do livro na escola.
Professor, você poderá acessar algumas aulas do Portal sobre o tema que apresentam ideias interessantes para complementar sua aula:
Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21063. Acesso em 15 de junho de 2103.
Como funciona a Biblioteca: Descobrindo várias maneiras de classificar livros. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19606. Acesso em 15 de junho de 2013.
Recursos complementares:
Professor, para um maior aprofundamento do tema assista os programas da série Letra Viva, disponíveis na TV ESCOLA e têm o objetivo de apresentar diferentes maneiras de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Apresentam projetos e atividades para professores de crianças de até 10 anos de idade. Dentre os programas da série, indicamos os seguintes:
Leitura também é coisa de criança. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 15 de junho de 2013.
Para ser cidadão da cultura letrada. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276. Acesso em 15 de junho de 2013.
Outros recursos
Ler para aprender- parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PShxl_4EFwQ. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ler para aprender- parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fR54Ia0XXWo. Acesso em 15 de junho de 2013.
Ler para aprender- parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dN2X_AIU9Zg. Acesso em 15 de junho de 2013.
A avaliação deverá se contínua e processual. Procure perceber se os alunos se entusiasmaram com o espaço da biblioteca e com a possibilidade de ampliação de seus conhecimentos por meio dela. Observe a concentração, atenção e interesse dos alunos no momento das leituras e sua participação nas rodas de conversa e procure identificar se as aulas incentivaram o hábito de leitura dos alunos e contribuíram com a formação de leitores autônomos. Solicite aos alunos uma autoavaliaçãoe uma avaliação geral das atividades realizadas no decorrer das aulas. Atribua uma nota ou um conceito para as produções escritas individuais e em grupo. Por fim, produza um relatório final sobre suas percepções sobre o envolvimento dos alunos com o tema, e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/06/2013
Cinco estrelasótima!
25/06/2013
Cinco estrelasadoreiii!!!!!!!!