Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo em textos jornalísticos: o arranjo sob medida

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a postura corporal gera várias interpretações, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorrência.
  • Elaborar questões de interpretação sobre a posição corporal e a mídia: efeitos de sentido.
  • experimentar "tratar" a imagem na produção de um gênero jornalístico.
Duração das atividades
200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros jornalísticos (entrevista, notícia, reportagem, texto opinativo etc).
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussão oral e coletiva;
  • trabalho em grupo;
  • elaboração de questões;
  • produção de gêneros jornalísticos;
  • data-show e internet.

 

Módulo 1

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos deverão compreender que a postura corporal gera várias interpretações, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorrência.

 

O professor inicia a aula exibindo uma foto

1

http://www.cartacapital.com.br/revista/692  Acesso em 19 jun. 2013.

e dizendo: "essa é uma foto que foi retirada de uma capa de revista de circulação nacional. Qual das opções relaciona-se a essa foto na revista?"

a.(    ) "Meu olho está ardendo!"

b.(    ) "Estou de olho em você!"

c.(    ) "Que coceira!"

d.(    )"Abre o olho Perillo!"

 

Professor, destaque com os alunos a pista: a foto é de uma capa de revista de circulação nacional. Essa pista já indica algumas pressuposições que deverão ser levadas em consideração, tais como:

  • capa de revista de circulação nacional tratará de assunto de interesse do país e não apenas regional.
  • capa de revista apresenta, geralmente, o assunto ou tema mais importante do período em que foi publicada.
  • a postura corporal do homem, muito provavelmente, em capa de revista de circulação nacional, não condiz com a de um cidadão comum, já que nenhum cidadão comum seria capa de revista de circulação nacional se não por algum motivo relevante à sociedade. Logo, pode se tratar de um homem que seja foco de interesse político ou econômico do país.

 

Após a resposta dos alunos, o professor deverá exibir a foto contextualizada:

2

http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.

 

A ideia é despertar nos alunos a curiosidade acerca das várias interpretações que a posição corporal pode gerar, incluindo seu lugar de ocorrência. Nesse caso, a pressuposição de que não se tratava de um cidadão comum é confirmada porque Perillo, o homem com o dedo no olho, é político e governador do estado de Goiás, no terceiro mandato. O enunciado "Abre o olho Perillo" não somente referencia diretamente a postura corporal do político, mas também direciona as interpretações a partir do momento que se tem conhecimento do contexto social e político da edição da revista. Ademais, como se trata de uma revista de circulação nacional cujas matérias são focadamente orientadas pelos temas políticos e econômicos do país, a posição corporal de Perillo é bastante sugestiva a várias interpretações, mas, sobretudo, coloca como a mídia, no caso específico a Revista Carta Capital, entende e percebe a situação que envolve Perillo. Carta Capital, a meu ver, ao colocar a imagem de Perillo com o dedo no olho, apresenta uma versão irônica acerca dos acontecimentos, de modo que coloca em dúvida a posição do governador em relação ao envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

Professor, para orientar os alunos quanto à situação de Perillo, leia mais informações em: http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/marconi-perillo.shtml Acesso em 19 jun. 2013. 

 

Atividade 2

Os alunos deverão elaborar questões de interpretação sobre a posição corporal e a mídia: efeitos de sentido.

 

Os alunos deverão formar grupos de até 3 pessoas para elaborarem aos colegas questões sobre a relação posição corporal e argumentação, na mídia. A seguir, algumas sugestões para a atividade:

Professor, as imagens abaixo deverão ser acompanhadas de seu contexto no lugar de ocorrência para que os alunos sejam capazes de elaborar questões sobre a relação posição corporal e a mídia. Somente no momento de trocar as questões com outros grupos é que os alunos deverão mostrar apenas as imagens descontextualizadas para gerar os efeitos esperados.

 

1) "Demitido e de volta"

35

http://www.cartacapital.com.br/revista/658 Acesso em 19 jun. 2013.

 

2)"A crucificação de Neymar"

67

http://placar.abril.com.br/galeria-de-fotos/relembre-as-capas-mais-polemicas-da-revista-placar.html Acesso em 19 jun. 2013.

 

3) "Para a polícia, não há mais dúvidas sobre a morte de Isabella: foram eles"

89

http://ipsis.verbis.zip.net/arch2008-04-27_2008-05-03.html Acesso em 19 jun. 2013.

 

4) "Como afastar os jovens das drogas"

1011

http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/09/Capa_escolhida.jpg Acesso em 19 jun. 2013.

 

5) "Tarifa do transporte público em São Paulo voltará a ser de R$ 3."

1415

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556743507700990&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.

 

6) "Governo de Minas pede apoio da Força Nacional depois de confronto de ontem durante protestos."

1617

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556166324425375&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.

 

Ao final da elaboração das questões, os grupos trocarão entre si as atividades, de modo que respondam as questões propostas pelos colegas. Depois, de responderem, devolverão aos proponentes das questões e estes apresentarão as atividades e as repostas dos colegas a toda turma.

Finalmente, uma grande roda de discussão deverá ser formada para alunos e professor discutirem sobre a forma como a mídia posiciona o corpo humano em seus textos e os efeitos de sentido gerados por esse posicionamento.

 

Atividade 3

Os alunos, nessa atividade, experimentarão "tratar" a imagem na produção de um gênero jornalístico.

 

Os alunos, ainda em grupo, deverão redigir gêneros jornalísticos (entrevista, reportagem, notícias, artigos opinativos - conforme conhecimento prévio), utilizando imagens "tratadas" por eles. O adjetivo anterior está entre aspas, porque tratar, nesse caso, refere-se a trabalhar a imagem conforme eles querem que a sociedade a compreenda (ressalta-se que há várias interpretações para uma mesma imagem, o que definirá quais serão convenientes e quais não será o texto verbal que direcionará as interpretações). A ideia é que os alunos, a partir de assuntos atuais, escolham um gênero e utilizem, necessariamente, a imagem "tratada" por eles. 

Os textos prontos deverão ser socializados no blogue da sala ou em sítios afins e, ainda, poderão ser expostos em painéis pela escola ou comporem o jornal da escola.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

BRAGA, A.  Corpo, mídia e cultura.Disponível em:  http://www.razonypalabra.org.mx/CORPO%20MIDIA%20E%20CULTURA.pdf Acesso em 19 jun. 2013.
CASTRO, Ana Lucia de.  Corpo, Consumo e Mídia. Comunicação, Mídia e Consumo . ESPM, vol. I n 1, p. 17- 31. 2004.
SILVA, S. B. da. Regimes de sentido e interação na construção do corpo na mídia semanal. Disponível em:  http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe71/2011esse_sbsilva.pdf  Acesso em 19 jun. 2013.
VERAS, A. L. L. Desenvolvimento e construção da imagem corporal na atualidade: um olhar cognitivo- comportamental.  Disponível em:   http://rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=113 Acesso em 19 jun. 2013.
 
 
Aulas do Portal do Professor:
 
Mídia e imagem corporal. Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20267 Acesso em 16 jun. 2013.
O corpo ao longo da história: padrões de saúde, beleza e estética corporal. Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22306 Acesso em 16 jun. 2013.
Avaliação

Os alunos serão avaliados pela capacidade de elaborarem questões envolvendo a postura corporal e a mídia e, ainda, pelo tratamento dado a imagens (com posições corporais) em gêneros jornalísticos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.