21/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Estratégias e recursos:
Nessa atividade, os alunos deverão compreender que a postura corporal gera várias interpretações, dependendo, inclusive, do seu lugar de ocorrência.
O professor inicia a aula exibindo uma foto
http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.
e dizendo: "essa é uma foto que foi retirada de uma capa de revista de circulação nacional. Qual das opções relaciona-se a essa foto na revista?"
a.( ) "Meu olho está ardendo!"
b.( ) "Estou de olho em você!"
c.( ) "Que coceira!"
d.( )"Abre o olho Perillo!"
Professor, destaque com os alunos a pista: a foto é de uma capa de revista de circulação nacional. Essa pista já indica algumas pressuposições que deverão ser levadas em consideração, tais como:
Após a resposta dos alunos, o professor deverá exibir a foto contextualizada:
http://www.cartacapital.com.br/revista/692 Acesso em 19 jun. 2013.
A ideia é despertar nos alunos a curiosidade acerca das várias interpretações que a posição corporal pode gerar, incluindo seu lugar de ocorrência. Nesse caso, a pressuposição de que não se tratava de um cidadão comum é confirmada porque Perillo, o homem com o dedo no olho, é político e governador do estado de Goiás, no terceiro mandato. O enunciado "Abre o olho Perillo" não somente referencia diretamente a postura corporal do político, mas também direciona as interpretações a partir do momento que se tem conhecimento do contexto social e político da edição da revista. Ademais, como se trata de uma revista de circulação nacional cujas matérias são focadamente orientadas pelos temas políticos e econômicos do país, a posição corporal de Perillo é bastante sugestiva a várias interpretações, mas, sobretudo, coloca como a mídia, no caso específico a Revista Carta Capital, entende e percebe a situação que envolve Perillo. Carta Capital, a meu ver, ao colocar a imagem de Perillo com o dedo no olho, apresenta uma versão irônica acerca dos acontecimentos, de modo que coloca em dúvida a posição do governador em relação ao envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
Professor, para orientar os alunos quanto à situação de Perillo, leia mais informações em: http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/marconi-perillo.shtml Acesso em 19 jun. 2013.
Os alunos deverão elaborar questões de interpretação sobre a posição corporal e a mídia: efeitos de sentido.
Os alunos deverão formar grupos de até 3 pessoas para elaborarem aos colegas questões sobre a relação posição corporal e argumentação, na mídia. A seguir, algumas sugestões para a atividade:
Professor, as imagens abaixo deverão ser acompanhadas de seu contexto no lugar de ocorrência para que os alunos sejam capazes de elaborar questões sobre a relação posição corporal e a mídia. Somente no momento de trocar as questões com outros grupos é que os alunos deverão mostrar apenas as imagens descontextualizadas para gerar os efeitos esperados.
1) "Demitido e de volta"
http://www.cartacapital.com.br/revista/658 Acesso em 19 jun. 2013.
2)"A crucificação de Neymar"
http://placar.abril.com.br/galeria-de-fotos/relembre-as-capas-mais-polemicas-da-revista-placar.html Acesso em 19 jun. 2013.
3) "Para a polícia, não há mais dúvidas sobre a morte de Isabella: foram eles"
http://ipsis.verbis.zip.net/arch2008-04-27_2008-05-03.html Acesso em 19 jun. 2013.
4) "Como afastar os jovens das drogas"
http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/09/Capa_escolhida.jpg Acesso em 19 jun. 2013.
5) "Tarifa do transporte público em São Paulo voltará a ser de R$ 3."
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556743507700990&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.
6) "Governo de Minas pede apoio da Força Nacional depois de confronto de ontem durante protestos."
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556166324425375&set=a.115442961831049.6251.100114543363891&type=1&theater Acesso em 19 jun. 2013.
Ao final da elaboração das questões, os grupos trocarão entre si as atividades, de modo que respondam as questões propostas pelos colegas. Depois, de responderem, devolverão aos proponentes das questões e estes apresentarão as atividades e as repostas dos colegas a toda turma.
Finalmente, uma grande roda de discussão deverá ser formada para alunos e professor discutirem sobre a forma como a mídia posiciona o corpo humano em seus textos e os efeitos de sentido gerados por esse posicionamento.
Os alunos, nessa atividade, experimentarão "tratar" a imagem na produção de um gênero jornalístico.
Os alunos, ainda em grupo, deverão redigir gêneros jornalísticos (entrevista, reportagem, notícias, artigos opinativos - conforme conhecimento prévio), utilizando imagens "tratadas" por eles. O adjetivo anterior está entre aspas, porque tratar, nesse caso, refere-se a trabalhar a imagem conforme eles querem que a sociedade a compreenda (ressalta-se que há várias interpretações para uma mesma imagem, o que definirá quais serão convenientes e quais não será o texto verbal que direcionará as interpretações). A ideia é que os alunos, a partir de assuntos atuais, escolham um gênero e utilizem, necessariamente, a imagem "tratada" por eles.
Os textos prontos deverão ser socializados no blogue da sala ou em sítios afins e, ainda, poderão ser expostos em painéis pela escola ou comporem o jornal da escola.
Para leitura do professor:
Os alunos serão avaliados pela capacidade de elaborarem questões envolvendo a postura corporal e a mídia e, ainda, pelo tratamento dado a imagens (com posições corporais) em gêneros jornalísticos.
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