Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias em quadrinhos: construindo e refletindo sobre histórias solidárias

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Incentivar a leitura de histórias em quadrinhos.
  2. Reconhecer a importância de se adotar ações solidárias na vida cotidiana.
  3. Discutir as temáticas relacionadas à inclusão, diferenças, respeito mútuo, diálogo.
  4. Ampliar a criatividade dos alunos na produção de histórias em quadrinhos.
Duração das atividades
5 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que os alunos estejam cursando pelo menos o quarto ano do ensino fundamental e já estejam alfabetizados. Além disso, se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, é fundamental que os alunos saibam utilizar recursos do Classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o TuxPaint

Estratégias e recursos da aula

Sugestão ao Professor:

Professor, para aprofundar no tema sobre histórias em quadrinhos e ampliar possibilidades de abordá-lo junto aos alunos, assista o programa Salto para o Futuro - Série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque.  Acesso em 18 de julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque. Acesso em 18 de julho de 2013.

Programa 1 – Origem das Histórias em Quadrinhos. Duração 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 2 – Quadrinhos além dos gibis. Duração 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 3 – Quadrinhos na sala de aula. Duração 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 4 – Outros Olhares sobre História em Quadrinhos e Aprendizagem. Duração 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.
Programa 5 – História em Quadrinhos em Debate. Duração 50 min. Acesso em 18 de julho de 2013.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, pergunte aos alunos: Vocês gostam de histórias em quadrinhos? Vocês têm o hábito de ler histórias em quadrinhos? Vocês sabiam que as histórias em quadrinhos existem há muito tempo? Em razão do uso excessivo da tecnologia na atualidade muitas pessoas, dentre elas, as crianças, têm deixado de ler histórias em quadrinhos. O que vocês pensam sobre isso? Na sua percepção, quais as contribuições das histórias em quadrinhos para a aprendizagem?

2º Momento: Apresente aos alunos a seguinte história em quadrinhos: Cascão e Cebolinha em: Amizade. Disponível em: http://www.simplescoisasdavida.com/cascao-e-cebolinha-em-amizade/. Acesso em 20 de julho de 2013.

Fonte: http://www.simplescoisasdavida.com/cascao-e-cebolinha-em-amizade/. Acesso em 20 de julho de 2013.

3º Momento: Explore a história com a turma, perguntando: Em que momentos nessa história identificamos ações de respeito, solidariedade e ética? Vocês têm uma amizade semelhante à do Cascão e do Cebolinha? Que situações vocês já viveram com seus amigos?

4º Momento: Após a reflexão sobre a história, cada criança deverá escolher um amigo da sala para escrever, em dupla, uma história em quadrinhos sobre a relação de amizade que eles têm. Poderão relatar um passeio que fizeram juntos, ou outras ações vividas na escola e interessantes de serem relatadas. Definir quem ficará responsável pelas ilustrações, pela confecção dos quadrinhos, pela escrita. Orientar os alunos para que trabalhem em duplas, dando a oportunidade de as duas crianças participarem efetivamente da atividade.

Para auxiliar os alunos na produção da história em quadrinho, acesse o endereço abaixo que você encontrará sugestões sobre tal produção:

Como fazer uma história em quadrinhos. Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html. Acesso em 15 de julho de 2013.

5º Momento: Propor aos alunos a realização de uma Ciranda de Gibis. Orientar os alunos a adquirirem gibis novos ou seminovos para montarem um acervo na sala de aula. Após ter reunido um número significativo de gibis, esclarecer que farão uma ciranda de gibis, na qual cada aluno poderá escolher um gibi para levar para casa e fazer a leitura ao longo da semana. A cada semana os alunos trocarão os gibis entre si.

Sugestão ao professor: Para conseguir os gibis, você poderá fazer uma campanha na escola, solicitando a doação de gibis usados por outros alunos ou mesmo por professores; ou você poderá percorrer bancas de revistas ou outras revistarias solicitando a doação de exemplares que têm pouca saída.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Leitura compartilhada. Selecione algumas histórias em quadrinhos que tratem do tema solidariedade, respeito mútuo, ética, justiça, dentre outros temas afins e disponibilize aos alunos para que leiam em pequenos grupos buscando compreender a mensagem de cada história lida. Fazer uma rodada de reflexão sobre as mesmas.

Sugestão ao professor: Nas histórias em quadrinhos da turma da Mônica, Maurício de Souza, criou personagens diferentes para tratar dos temas sobre inclusão e diversidade étnica e racial. Vale a pena trabalhar com tais histórias. Acesse os endereços abaixo para se informar sobre isso:

Novos personagens com deficiência invadem as histórias em quadrinhos. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/inclusilhado/novos-personagens-com-deficiencia-invadem-as-historias-em-quadrinhos/. Acesso em 15 de julho de 2013.

Tati: a nova amiga da Mônica. Disponível em: http://www.meujornal.com.br/cbm/jornal/materias/integra.aspx?id=981194. Acesso em 15 de julho de 2013.

Turma da Mônica publica edição especial sobre acessibilidade. Disponível em: http://vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=6217. Acesso em 15 de julho de 2013.

2º Momento: Selecionar diferentes histórias em quadrinhos, recortar trechos e solicitar aos alunos que as completem inserindo ações solidárias dos personagens.

3º Momento: Cada aluno deverá apresentar a história produzida de forma criativa.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Dividir a turma em duplas para que cada dupla acesse um dos três endereços abaixo para fazer a leitura de uma história em quadrinho:

1)Turma da Mônica: Acessibilidade. Disponível em: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-acessibilidade. Acesso em 20 de julho de 2013.

Fonte: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-acessibilidade. Acesso em 20 de julho de 2013.

2) Turma da Mônica Cidadania. Disponível em: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-cidadania. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-cidadania. Acesso em 15 de julho de 2013.

3) Vivendo e aprendendo. Disponível em: http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br/2012/04/licao-de-cidadania-historia-em.html. Acesso em 20 de julho de 2013.

Fonte: http://lulubis-lulubis.blogspot.com.br/2012/04/licao-de-cidadania-historia-em.html. Acesso em 20 de julho de 2013.

2º Momento: Discutir com os alunos suas percepções sobre a história lida. Aproveite a oportunidade para reforçar a importância de se exercer a solidariedade, a ética, o senso de justiça e de respeito mútuo nas relações que estabelecemos cotidianamente com as pessoas da sociedade.

3º Momento: Solicitar aos alunos que produzam uma história em quadrinhos contando uma ação solidária que tiveram, seja com colegas ou professores na escola, seja na família ou na comunidade.

4º Momento: Organize um recreio cultural em que os alunos terão a oportunidade de socializar o que aprenderam no decorrer das aulas, referente à história em quadrinhos e ações solidárias, disponibilizando suas produções, em formato de exposição, com o objetivo de incentivar a prática de leitura e produção de histórias em quadrinhos na escola.

Recursos Complementares

Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19210. Acesso em 15 de julho de 2013.

História em quadrinhos, uma proposta de leitura, uma possibilidade de escrita. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27690. Acesso em 15 de julho de 2013.

Gibi- diversão e aprendizado. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=732. Acesso em 15 de julho de 2013.

Gibis estimulam a turma a tomar gosto pela leitura. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/eu-ja-sei-ler-gibi-423486.shtml?page=1. Acesso em 15 de julho de 2013.

Historia em quadrinhos: estímulo e lições de cidadania no Projeto de Formação de Tweens de Johrei Center Barretos. Disponível em: http://www.slideshare.net/Vis-UAB/tcc-final-eliana. Acesso em 20 de julho de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá se contínua e processual. Procure perceber se os alunos se entusiasmaram com as leituras de histórias em quadrinhos. Observe a concentração, atenção e interesse dos alunos no momento das discussões em rodas de conversa e produção das atividades. Solicite aos alunos uma avaliação da sua criatividade na realização da tarefa de produção de história em quadrinhos. Atribua uma nota ou um conceito para as produções escritas individuais e em grupo. Por fim, produza um relatório final sobre suas percepções sobre o envolvimento dos alunos e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.