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Leitura e escrita de Texto de Opinião

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar textos de opinião.
  • reconhecer a estrutura do texto de opinião.
  • produzir texto de opinião.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Acesso a Dicionários On line
  • Leitura de textos de opinião.
  • Produção de texto.

 

Professor, o Texto de Opinião é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

 

Módulo 1

Motivando os alunos para estudarem o tema.

ATIVIDADE 1

Para sensibilização dos estudantes, o professor deverá solicitar que os alunos em seus notes, tablets ou no Laboratório de Informática acessem os sites de Dicionários On line para procurarem o significado de 

O P I N A R.

1. http://nossalinguaportuguesa.com.br/dicionario/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

2.http://www.lexico.pt/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

3. http://www.dicionarioinformal.com.br/opinar/

Acesso em: 08 jul 2013.

4. http://www.dicionariocriativo.com.br/opinar

Acesso em: 09 jul 2013 ou outros que o professor escolher.

 

Os alunos deverão comparar as acepções, a seguir.

Dicionário 1

Significado de Opinar

v.t. e v.i. Julgar, entender; ser de opinião.
Dizer, manifestando opinião.
Dar seu parecer.

Sinônimos de Opinar

Sinônimo de opinar: deliberar, entender, julgar, pensar e votar

 

Dicionário 2

 

Significado de Opinar

v.t. e v.i.
1. Ato de manifestar uma opinião; dizer aquilo que se tem em mente;

v.t.
2. Ação de deliberar ou considerar.
(Etm. do latim: opināre)

Sinônimo de Opinar

Sinónimos: achar, considerar, deliberar, entender, julgar, pensar e votar.

Exemplos com Opinar

Frases com Opinar na comunicação social

À TSF e ao DN, Jorge Lacão recordou que a Constituição limita os poderes do Presidente e disse que o líder da UGT não deve opinar sobre remodelações governamentais.
TSF, 12.11.2010

Tonel: "Há muita gente a opinar apenas com o objetivo de prejudicar"

O jogo  20.04.2010

 

Dicionário 3

 

Opinar

Por Dicionário Informal  (SP) em 22-11-2009

Julgar, entender; ser de opinião.
Dizer, manifestando opinião.
Dar seu parecer.

Você não vai opinar sobre esse assunto?

Sinônimos: opinar, deliberar, decidir, determinar, discutir, refletir, resolver, votar.


Dicionário 4-

  • opinar (o.pi.nar) v.
  • 1 Exprimir opinião sobre algo ou alguém
  • 2 Considerar, refletir, entender
  • 3 Reputar de acordo com a minoria discriminada.
  • Sinônimos/Antônimos - opinar 1  considerar, entender, haver, julgar, opinar 2 opinar, votar

 

Os alunos, de posse dos significados, com a ajuda do professor, deverão perceber que a ideia principal é que opinar é emitir julgamento, refletir, posicionar-se sobre algo ou alguém. Em vista disso, o professor deverá dizer a eles que estudarão o gênero: TEXTO DE OPINIÃO.

 

 

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos estudantes alguns textos de opinião para que tenham contato com o gênero. Se a escola tiver um laboratório de Informática, leve  seus alunos para o local para que eles acessem os sites abaixo. Se não, reproduza cópia dos textos abaixo para os alunos que deverão ler os textos, atentando-se para o assunto, para o posicionamento do autor e para a estrutura do gênero.

  • Lembre a seu aluno que todo texto de opinião, apesar de não possuir uma estrutura rígida e fixa, pode ter alguns momentos comuns em seu desenvolvimento. São eles:

1. Título:

2. Introdução / Desenvolvimento / Conclusão

Introdução - Identificação do assunto.

Desenvolvimento - É a análise do tema. O autor apresenta informação pertinente sobre o assunto.

Tomada de posição - o autor apresenta os seus pontos de vista e afirma claramente a sua opinião. (Tomar posição é não ser neutro face a uma realidade, mas estar a favor ou contra alguma coisa.)

Argumentação - conjunto de razões apresentadas pelo autor para sustentar a sua posição pessoal e atingir o seu objetivo. (justificação)

Conclusão - No fim do seu trabalho, o autor resume a sua argumentação e demonstra de que forma esta justifica a sua tomada de posição.

Adaptado de: http://novesforanove.files.wordpress.com/2012/01/o-texto-de-opinic3a3o-sc3adntese.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

 

Na sequência, apresentamos os textos de opinião que deverão ser lidos pelos alunos.

 

Texto 1

SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Renato Roseno

A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.

Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.

Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.

Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.

Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

Disponível em: http://casagrandedm.blogspot.com.br/2012/08/oficina-ii-artigos-de-opiniao-o-artigo.html Acesso em: 08 jul 2013.

 

Texto 2

 

O fim do livro de papel é tido como uma questão de tempo. Isso significa que as livrarias vão desaparecer? Para quem, como eu, tem prazer de andar por livrarias e sentir o papel, essa é uma pergunta incômoda. Andando aqui no metrô, vemos quanta gente aderiu ao livro eletrônico. Algumas escolas resolveram aposentar os livros didáticos de papel, usando, até o argumento de que, assim, deixam as mochilas mais leves e preservam a saúde dos estudantes. Comemora-se até o fato de que, com os novos aparelhos, cresce a venda entre os mais jovens.

Com o aumento do consumo dos e -books, surgiu um mercado paralelo legal e clandestino de distribuição de arquivos.[...]

Podemos não gostar quando uma mudança tecnológica nos afeta, mas adoramos poder falar pelo Skype, se pagar a ligação telefônica.Não é tão diferente assim dos desafios do jornal que se estrutura para cobrar os conteúdos digitais. É um desafio que atinge as escolas. Os conteúdos das matérias já podem ser encontrados na internet,

algumas vezes com recursos mais interessantes e provocativos do que os dados em sala de aula. O Media Lab, do MIT, desenvolveu uma plataforma (Scratch) em que as próprias crianças fazem seus jogos e trocam suas criações pelo mundo,aliás, o MITdesenvolveu conteúdos gratuitos só para o ensino médio.

Como a transmissão do conhecimento não para de crescer, os modelos de negócio, depois do baque, vão se reinventando, gerando perdedores e ganhadores. Alguém poderia imaginar que jornais pagariam parte dos salários dos jornalistas com base no número de clicks em suas páginas ou matérias na internet?[...] Os desafios da sustentabilidade são enormes, mas as oportunidades são maiores ainda.

Um caso está correndo aqui em Harvard, onde ganha força um ambicioso projeto para criar a maior biblioteca digital do mundo, que é acessível a todos. A pretensão é nada menos do que selecionar todo o conhecimento já produzido pela humanidade. Uma das inspirações é a Europeana, na qual se encontra (sic)15 milhões de versões digitais de livros e obras de arte.

Além de Harvard, estão aderindo ao projeto as maiores universidades americanas com seus monumentaisacervos de livros, além da biblioteca do Congresso americano. Representantes da Apple, Microsoft e Google estãoparticipando dos encontros.

Os livros de papel, os CDs e até as escolas tradicionais podem morrer. Mas o conhecimento está cada vez mais acessível.

DIMENSTEIN, Gilberto. O livro de papel já morreu? Jornal Folha de São Paulo. Caderno Cotidiano. 10 de abril de 2011. p. 5. (Fragmento)

 
Texto disponível em: http://www.copese.ufla.br/asp/EAD/20112/Arquivos/Prova_EAD.pdf Acesso em: 08 jul 2013.
 
Texto 3
 
Você lê gibis?
 
texto de opinião
 
Módulo 2
 
Produzindo um texto de opinião
 
Professor, a escrita de um texto opinativo pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (não necessariamente nesta ordem):
 
Ø Tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor);
Ø Justificativa da posição assumida, com base em argumentos;
Ø Antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;
Ø Conclusão do texto, reforçando a posição assumida.
 
Proposta de tema:
  • Revolução digital: é possível prever o fim do livro de papel?

texto de opinião

Imagem disponível em: http://novesforanove.wordpress.com/2012/01/12/o-texto-de-opiniao-estrutura/ Acesso em: 08 jul 2013.

Ao final, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática da escola, para que façam as postagem dos textos produzidos no blog da turma. O blog é um instrumento que faz com que haja interação por meio da leitura, comentários sobre os textos dos colegas.

Recursos Complementares

Professor, as aulas do portal sugeridas abaixo poderão ajudá-lo na tarefa de ensinar mais e melhor o Texto de opinião. Acesse-as:

1. Estudo do gênero: texto de opinião - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14292 Acesso em: 08 jul 2013.

2. Aprendendo a escrever textos de opinião - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19870 Acesso em: 08 jul 2013.

3. A estrutura argumentativa do texto de opinião - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9971 Acesso em: 08 jul 2013.

 

E mais:

O texto de opinião - http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/10por/estruturatextoopiniao.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos estudantes, o professor deverá estar  o tempo todo atento. Deve:

  • observar a participação dos estudantes na realização das atividades;

  • perceber se as atividades despertaram o interesse dos estudantes.

  • corrigir e analisar o texto de opinião, tendo em vista o que foi ensinado.

Além disso, a autoavaliação é um instrumento de avaliação muito interessante. O professor deverá solicitar que os alunos falem das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades. Ao final, o professor saberá se deverá criar outras estratégias para melhoria do ensino.

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