- Uso da internet.
- Acesso a Dicionários On line
- Leitura de textos de opinião.
- Produção de texto.
Professor, o Texto de Opinião é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. |
Módulo 1
Motivando os alunos para estudarem o tema.
ATIVIDADE 1
Para sensibilização dos estudantes, o professor deverá solicitar que os alunos em seus notes, tablets ou no Laboratório de Informática acessem os sites de Dicionários On line para procurarem o significado de
O P I N A R.
1. http://nossalinguaportuguesa.com.br/dicionario/opinar/
Acesso em: 08 jul 2013.
2.http://www.lexico.pt/opinar/
Acesso em: 08 jul 2013.
3. http://www.dicionarioinformal.com.br/opinar/
Acesso em: 08 jul 2013.
4. http://www.dicionariocriativo.com.br/opinar
Acesso em: 09 jul 2013 ou outros que o professor escolher.
Os alunos deverão comparar as acepções, a seguir.
Dicionário 1
Significado de Opinar
v.t. e v.i. Julgar, entender; ser de opinião.
Dizer, manifestando opinião.
Dar seu parecer.
Sinônimos de Opinar
Sinônimo de opinar: deliberar, entender, julgar, pensar e votar
Dicionário 2
Significado de Opinar
v.t. e v.i.
1. Ato de manifestar uma opinião; dizer aquilo que se tem em mente;
v.t.
2. Ação de deliberar ou considerar.
(Etm. do latim: opināre)
Sinônimo de Opinar
Sinónimos: achar, considerar, deliberar, entender, julgar, pensar e votar.
Exemplos com Opinar
Frases com Opinar na comunicação social
À TSF e ao DN, Jorge Lacão recordou que a Constituição limita os poderes do Presidente e disse que o líder da UGT não deve opinar sobre remodelações governamentais.
TSF, 12.11.2010
Tonel: "Há muita gente a opinar apenas com o objetivo de prejudicar"
O jogo 20.04.2010
Dicionário 3
Por Dicionário Informal (SP) em 22-11-2009
Julgar, entender; ser de opinião.
Dizer, manifestando opinião.
Dar seu parecer.
Você não vai opinar sobre esse assunto?
Sinônimos: opinar, deliberar, decidir, determinar, discutir, refletir, resolver, votar.
Dicionário 4-
- 1 Exprimir opinião sobre algo ou alguém
- 2 Considerar, refletir, entender
- 3 Reputar de acordo com a minoria discriminada.
- Sinônimos/Antônimos - opinar 1 considerar, entender, haver, julgar, opinar 2 opinar, votar
Os alunos, de posse dos significados, com a ajuda do professor, deverão perceber que a ideia principal é que opinar é emitir julgamento, refletir, posicionar-se sobre algo ou alguém. Em vista disso, o professor deverá dizer a eles que estudarão o gênero: TEXTO DE OPINIÃO.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos estudantes alguns textos de opinião para que tenham contato com o gênero. Se a escola tiver um laboratório de Informática, leve seus alunos para o local para que eles acessem os sites abaixo. Se não, reproduza cópia dos textos abaixo para os alunos que deverão ler os textos, atentando-se para o assunto, para o posicionamento do autor e para a estrutura do gênero.
- Lembre a seu aluno que todo texto de opinião, apesar de não possuir uma estrutura rígida e fixa, pode ter alguns momentos comuns em seu desenvolvimento. São eles:
1. Título:
2. Introdução / Desenvolvimento / Conclusão
Introdução - Identificação do assunto.
Desenvolvimento - É a análise do tema. O autor apresenta informação pertinente sobre o assunto.
Tomada de posição - o autor apresenta os seus pontos de vista e afirma claramente a sua opinião. (Tomar posição é não ser neutro face a uma realidade, mas estar a favor ou contra alguma coisa.)
Argumentação - conjunto de razões apresentadas pelo autor para sustentar a sua posição pessoal e atingir o seu objetivo. (justificação)
Conclusão - No fim do seu trabalho, o autor resume a sua argumentação e demonstra de que forma esta justifica a sua tomada de posição.
Adaptado de: http://novesforanove.files.wordpress.com/2012/01/o-texto-de-opinic3a3o-sc3adntese.pdf Acesso em: 08 jul 2013.
Na sequência, apresentamos os textos de opinião que deverão ser lidos pelos alunos.
Texto 1
SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Renato Roseno
A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
Disponível em: http://casagrandedm.blogspot.com.br/2012/08/oficina-ii-artigos-de-opiniao-o-artigo.html Acesso em: 08 jul 2013.
O fim do livro de papel é tido como uma questão de tempo. Isso significa que as livrarias vão desaparecer? Para quem, como eu, tem prazer de andar por livrarias e sentir o papel, essa é uma pergunta incômoda. Andando aqui no metrô, vemos quanta gente aderiu ao livro eletrônico. Algumas escolas resolveram aposentar os livros didáticos de papel, usando, até o argumento de que, assim, deixam as mochilas mais leves e preservam a saúde dos estudantes. Comemora-se até o fato de que, com os novos aparelhos, cresce a venda entre os mais jovens.
Com o aumento do consumo dos e -books, surgiu um mercado paralelo legal e clandestino de distribuição de arquivos.[...]
Podemos não gostar quando uma mudança tecnológica nos afeta, mas adoramos poder falar pelo Skype, se pagar a ligação telefônica.Não é tão diferente assim dos desafios do jornal que se estrutura para cobrar os conteúdos digitais. É um desafio que atinge as escolas. Os conteúdos das matérias já podem ser encontrados na internet,
algumas vezes com recursos mais interessantes e provocativos do que os dados em sala de aula. O Media Lab, do MIT, desenvolveu uma plataforma (Scratch) em que as próprias crianças fazem seus jogos e trocam suas criações pelo mundo,aliás, o MITdesenvolveu conteúdos gratuitos só para o ensino médio.
Como a transmissão do conhecimento não para de crescer, os modelos de negócio, depois do baque, vão se reinventando, gerando perdedores e ganhadores. Alguém poderia imaginar que jornais pagariam parte dos salários dos jornalistas com base no número de clicks em suas páginas ou matérias na internet?[...] Os desafios da sustentabilidade são enormes, mas as oportunidades são maiores ainda.
Um caso está correndo aqui em Harvard, onde ganha força um ambicioso projeto para criar a maior biblioteca digital do mundo, que é acessível a todos. A pretensão é nada menos do que selecionar todo o conhecimento já produzido pela humanidade. Uma das inspirações é a Europeana, na qual se encontra (sic)15 milhões de versões digitais de livros e obras de arte.
Além de Harvard, estão aderindo ao projeto as maiores universidades americanas com seus monumentaisacervos de livros, além da biblioteca do Congresso americano. Representantes da Apple, Microsoft e Google estãoparticipando dos encontros.
Os livros de papel, os CDs e até as escolas tradicionais podem morrer. Mas o conhecimento está cada vez mais acessível.
DIMENSTEIN, Gilberto. O livro de papel já morreu? Jornal Folha de São Paulo. Caderno Cotidiano. 10 de abril de 2011. p. 5. (Fragmento)
Professor, a escrita de um texto opinativo pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (não necessariamente nesta ordem):
Ø Antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;
Ø Conclusão do texto, reforçando a posição assumida.