18/07/2013
Dalânea C. Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
* Confraternizar com as famílias e com crianças de outros grupos fazendo um lanche;
* Trabalhar aspectos culturais do folclore local;
* Resgatar elementos do Boi-de-Mamão;
* Propor uma brincadeira de boi-de-mamão com a participação das famílias.
Essa atividade exige a compreensão do que significa e como funciona o folclore do boi-de-mamão em Florianópolis - SC. Na instituição em que trabalhamos (Núcleo de Desenvolvimento Infantil-UFSC) e que serviu como inspiração para essa sugestão de aula, o folclore do boi-de-mamão foi e ainda é muito difundido entre as crianças. Foi desenvolvido um projeto institucional intitulado "Boi-de-Mamão: inserindo valores culturais no cotidiano da Educação Infantil". Esse projeto foi encabeçado pelas arte-educadora Vânia Broering e pela professora Regiani Parisi Freitas e resultou na produção de um livro "Malhado, um boizinho de mamão" e um CD. (vide recursos complementares)
Em linhas gerais, nas palavras de Broering e Freitas:
"A brincadeira com o boi-de-mamão é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crianças que freqüentam o NDI. Devido a isso já se publicou um livro com a história do boi-de-mamão onde é possível apreciar as ilustrações elaboradas por diferentes grupos; da mesma forma foi gravado um CD com as músicas que acompanham a brincadeira com arranjos feitos especialmente para e pelas crianças. O folguedo do boi-de-mamão é uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educação com diferentes linguagens que compõem o cotidiano educativo, como o teatro, a música e a dança, possibilitando, entre outras coisas, que a criança conheça e valorize as tradições culturais da região onde vive. Neste trabalho as crianças participam de diferentes formas, destacando-se: a representação dos vários personagens que pertencem à brincadeira, a participação na banda que toca instrumentos e no coro que os acompanha; na confecção dos personagens em diferentes tamanhos, etc. Os personagens que compõem o boi-de-mamão são confeccionados com material leve e adequado ao tamanho das crianças. Para àquelas muito pequenas são confeccionados figuras menores que podem ser manipuladas como fantoches, dedoches ou marionetes. Quando convidadas a “dançar o boi-de-mamão” as crianças não hesitam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive àqueles mais tímidos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo tão popular, querido e representativo do folclore de Florianópolis." Acesso 06-07-2013. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/
Na Educação Infantil o trabalho pedagógico de qualidade depende da relação estabelecida com as famílias. Essa tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a relação com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crianças reconhecem a situação de dependência em relação aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas relações pessoais e íntimas com essas pessoas. Na infância, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da criança se decompõe em dois grupos, o primeiro consiste nas relações com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, mãe, irmãos). Essas relações produzem a forma com que as mesmas crianças se relacionarão com o segundo círculo, que é ampliado, e formado por todas as outras pessoas.
Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as famílias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os vínculos com as crianças e trabalhar os conteúdos intencionalmente planejados que no caso dessa sugestão é o folclore local, a saber: o boi-de-mamão ou folguedos típicos da reunião.
Primeiro passo - Convidando as famílias para confraternizar (30 minutos)
Pelo menos três dias úteis antes da atividade, o professor deve convidar as famílias para a confraternização. Nesse convite já deve estar incluído o que cada família deverá trazer. A sugestão é que seja torradas, patês, frutas e suco de uva. Caso o professor considere que não deve estipular o tipo de contribuição, pode deixar que os pais tragam um prato ou uma bebida de sua escolha. A ideia é que a participação no boi-de-mamão seja uma surpresa só revelada no dia do lanche.
Segundo passo - Organizando o espaço para o café e confraternizando com as famílias (45 minutos)
O professor deverá deixar as mesas nas quais o lanche será servido previamente organizada com toalhas, pratos e copos. Assim, a medida em que as famílias chegam será mais fácil acolhê-las. Quando tudo estiver pronto e as famílias já estiverem presentes a confraternização poderá começar. O ideal é que as famílias lanchem com seus filhos e conversem entre si e com o professor. Durante o café o professor deverá propor a brincadeira do boi com a participação das famílias. Vale destacar que a brincadeira do boi é um folclore conhecido na região e pode funcionar também de maneira improvisada. Em outros lugares se não for possível organizar essa atividade por falta de elementos, ela pode ser substituída por uma roda ou ciranda, por exemplo. No caso do boi-de-mamão, o professor deverá dividir os personagens entre as famílias e organizar o espaço para começar a brincadeira.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Terceiro passo - Dançando o boi com as famílias (45 minutos)
Com apoio da arte-educadora e de uma professora que toca violão na instituição e costuma cantar a música do boi-de-mamão, as fantasias já deverão estar separadas e os tapetes para as famílias e crianças sentarem disponibilizados. Nesse momento, a condição objetiva das instituições podem determinar a forma de organização. Nós, no NDI temos a arte-educadora Vânia Broering como parceira e a professora Juliane La Banca como "tocadora" oficial do boi. Mas, se no caso da indisposição de recursos como esses, um som mecânico e uma ajuda da coordenação pedagógica na preparação do espaço será suficiente.
Com tudo preparado a brincadeira pode começar, respeitando a ordem de entrada dos personagens. (Vide abaixo um pouco da história, a letra e a ordem de entrada)
Creche de Florianópolis investe na diversidade cultural. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1266
Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917
Boi-de-Mamão: inserindo valores culturais no cotidiano da Educação Infantil. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram dos conteúdos folclóricos presente na brincadeira do boi-de-mamão. Poderá ainda ser avaliado se as famílias interagiram com seus filhos, com as outras famílias, com os professores e com a cultura local.
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