Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UM CONVITE ESPECIAL! VAMOS LANCHAR E BRINCAR DE BOI-DE-MAMÃO?

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Confraternizar com as famílias e com crianças de outros grupos fazendo um lanche;

* Trabalhar aspectos culturais do folclore local;

* Resgatar elementos do Boi-de-Mamão;

* Propor uma brincadeira de boi-de-mamão com a participação das famílias.

Duração das atividades
Essa sugestão de atividade terá durabilidade de duas horas. Dessas 30 minutos serão para convidar as famílias. Os outros 45 minutos deverão ser destinados para o lanche coletivo com as famílias e os restantes para a brincadeira de boi-de-mamão.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade exige a compreensão do que significa e como funciona o folclore do boi-de-mamão em Florianópolis - SC. Na instituição em que trabalhamos (Núcleo de Desenvolvimento Infantil-UFSC) e que serviu como inspiração para essa sugestão de aula, o folclore do boi-de-mamão foi e ainda é muito difundido entre as crianças. Foi desenvolvido um projeto institucional intitulado "Boi-de-Mamão: inserindo valores culturais no cotidiano da Educação Infantil". Esse projeto foi encabeçado pelas arte-educadora Vânia Broering e pela professora Regiani Parisi Freitas e resultou na produção de um livro "Malhado, um boizinho de mamão" e um CD. (vide recursos complementares)

Em linhas gerais, nas palavras de Broering e Freitas: 

"A brincadeira com o boi-de-mamão é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crianças que freqüentam o NDI. Devido a isso já se publicou um livro com a história do boi-de-mamão onde é possível apreciar as ilustrações elaboradas por diferentes grupos; da mesma forma foi gravado um CD com as músicas que acompanham a brincadeira com arranjos feitos especialmente para e pelas crianças. O folguedo do boi-de-mamão é uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educação com diferentes linguagens que compõem o cotidiano educativo, como o teatro, a música e a dança, possibilitando, entre outras coisas, que a criança conheça e valorize as tradições culturais da região onde vive. Neste trabalho as crianças participam de diferentes formas, destacando-se: a representação dos vários personagens que pertencem à brincadeira, a participação na banda que toca instrumentos e no coro que os acompanha; na confecção dos personagens em diferentes tamanhos, etc. Os personagens que compõem o boi-de-mamão são confeccionados com material leve e adequado ao tamanho das crianças. Para àquelas muito pequenas são confeccionados figuras menores que podem ser manipuladas como fantoches, dedoches ou marionetes. Quando convidadas a “dançar o boi-de-mamão” as crianças não hesitam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive àqueles mais tímidos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo tão popular, querido e representativo do folclore de Florianópolis." Acesso 06-07-2013. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/

Estratégias e recursos da aula

Na Educação Infantil o trabalho pedagógico de qualidade depende da relação estabelecida com as famílias. Essa  tem um papel fundamental de ajudar a estreitar a relação com nossos pequenos alunos. Na perspectiva de Leontiev (2006) as crianças reconhecem a situação de dependência em relação aos adultos que a cercam, assim como, sabem que seus comportamentos determinam suas relações pessoais e íntimas com essas pessoas. Na infância, ainda segundo o autor, o mundo ao redor da criança se decompõe em dois grupos, o primeiro consiste nas relações com pessoas inteiramente relacionadas a elas (pais, mãe, irmãos). Essas relações produzem a forma com que as mesmas crianças se relacionarão com o segundo círculo, que é ampliado, e formado por todas as outras pessoas. 

Tendo esse pressuposto como base, entendemos que atividades desenvolvidas em parceria com as famílias podem nos ajudar a conhecer, estreitar os vínculos com as crianças e trabalhar os conteúdos intencionalmente planejados que no caso dessa sugestão é o folclore local, a saber: o boi-de-mamão ou folguedos típicos da reunião.

Primeiro passo - Convidando as famílias para confraternizar (30 minutos)

Pelo menos três dias úteis antes da atividade, o professor deve convidar as famílias para a confraternização. Nesse convite já deve estar incluído o que cada família deverá trazer. A sugestão é que seja torradas, patês, frutas e suco de uva. Caso o professor considere que não deve estipular o tipo de contribuição, pode deixar que os pais tragam um prato ou uma bebida de sua escolha. A ideia é que a participação no boi-de-mamão seja uma surpresa só revelada no dia do lanche. 

Segundo passo - Organizando o espaço para o café e confraternizando com as famílias (45 minutos)

O professor deverá deixar as mesas nas quais o lanche será servido previamente organizada com toalhas, pratos e copos. Assim, a medida em que as famílias chegam será mais fácil acolhê-las. Quando tudo estiver pronto e as famílias já estiverem presentes a confraternização poderá começar. O ideal é que as famílias lanchem com seus filhos e conversem entre si e com o professor. Durante o café o professor deverá propor a brincadeira do boi com a participação das famílias. Vale destacar que a brincadeira do boi é um folclore conhecido na região e pode funcionar também de maneira improvisada. Em outros lugares se não for possível organizar essa atividade por falta de elementos, ela pode ser substituída por uma roda ou ciranda, por exemplo. No caso do boi-de-mamão, o professor deverá dividir os personagens entre as famílias e organizar o espaço para começar a brincadeira.

2

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

1

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.

Terceiro passo - Dançando o boi com as famílias (45 minutos)

Com apoio da arte-educadora e de uma professora que toca violão na instituição e costuma cantar a música do boi-de-mamão, as fantasias já deverão estar separadas e os tapetes para as famílias e crianças sentarem disponibilizados. Nesse momento, a condição objetiva das instituições podem determinar a forma de organização. Nós, no NDI temos a arte-educadora Vânia Broering como parceira e a professora Juliane La Banca como "tocadora" oficial do boi. Mas, se no caso da indisposição de recursos como esses, um som mecânico e uma ajuda da coordenação pedagógica na preparação do espaço será suficiente.

Com tudo preparado a brincadeira pode começar, respeitando a ordem de entrada dos personagens. (Vide abaixo um pouco da história, a letra e a ordem de entrada)

BOI-DE-MAMÃO
 
ORIGEM
 
O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá".
Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".
Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de fazê-lo, acabaram utilizando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí o nome de Boi-de-Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão.
A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871 feita pelo historiador José Arthur Boiteux.
 
COMO É APRESENTADO
 
Até algum tempo atrás, cerca de trinta anos, o folguedo era apresentado nas ruas da cidade, no período de junho a agosto. Os grupos percorriam as ruas do bairro, e se apresentavam em frente da casa daquele que contribuía com alguns trocados, o “dono da casa,” mencionado nos versos. Não havia valor fixo, cada um contribuia com o que podia. Hoje as apresentações se restringem a eventos e datas comemorativos, mas continuam tocando o coração de todos, principalmente das crianças.
Além dos integrantes do grupo que vestem fantasias e dão vida a diversos personagens, a cantoria é acompanhada por 3 músicos com pandeiro, violão, gaita, incluindo um cantor que narra a estória.
 
ENREDO
 
O boi de estimação de Mateus, homem simples do interior da ilha, come algo que lhe faz mal e acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do médico e curandeiro para ressuscitá-lo. O boi ressuscita, e toda a freguesia festeja. 
 
PERSONAGENS E CANTORIAS
 
Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.
Antes da apresentação dos personagens há a chamada do povo, com a seguinte cantoria:
 
VAMOS MORENINHA,
VAMOS ATÉ LÁ
VAMOS LÁ NA VILA
PARA VER MEU BOI DANÇAR 
bis
 
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis
 
A FOLHA DO LIMÃO VERDE
TEM CHEIRO DE LIMÃO
MORENA ME DÁ UM BEIJO
QUE EU TE DOU MEU CORAÇÃO 
bis
 
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis
 
A ENTRADA DO BOI
 
TE LEVANTE BOI MALHADO
TE LEVANTA DEVAGAR
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
TE LEVANTA DEVAGAR
QUE É PRA NÃO ESCORREGAR
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
O MEU BOI É DE MAMÃO
DA CABEÇA ATÉ O CHÃO
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
OLHA A VOLTA QUE ELE DEU
OLHA A VOLTA QUE ELE DÁ
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
ESSE BOI É DE MAMÃO
FAZ A TUA OBRIGAÇÃO
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
ESSE BOI É DE FOLIA
DÁ GALHADA NA GURIA
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
A MORTE DO BOI
 
O MEU BOI MORREU
QUE SERÁ DE MIM
MANDA BUSCAR OUTRO,
MANINHA
LÁ NO PIAUÍ
Bis
 
UM MINUTO DE SILÊNCIO
PRO BOIZINHO QUE MORREU
VOU CHAMAR O SEU DOUTOR
PRA VER O QUE ACONTECEU
A RESSURREIÇÃO DO BOI
 
TE LEVANTA BOI DOURADO
TE LEVANTE DEVAGAR
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
TE LEVANTA DEVAGAR
QUE É PRA NÃO ESCORREGAR
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
OLHA A VOLTA QUE ELE DEU
OLHA A VOLTA QUE ELE DÁ
Vem cá meu boi, vem cá
 
ESSE BOI NÃO É DAQUI
É DO SERTÃO DO PIAUÍ
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
TE APRESENTA SEU CAVALO
TUA HORA VAI CHEGAR
 
Vem cá meu boi, vem cá
 
A ENTRADA DO CAVALINHO
 
O MEU CAVALINHO
ELE JÁ CHEGOU
E O DONO DA CASA
JÁ CUMPRIMENTOU
 
O MEU CAVALINHO
DO PÊLO VERMELHO
QUEM MONTA NELE
É UM CAVALEIRO
 
O MEU CAVALINHO
CAVALO BONDOSO
OI, QUEM MONTA NELE
É MOÇO BONDOSO
 
O MEU CAVALINHO
CAVALO LIGEIRO
VAI LAÇAR O BOI
DENTRO DO TERREIRO
 
O MEU CAVALINHO
ESTÁ CHEGANDO A HORA
BOTA O BOI NO LAÇO 
NÃO TENHA DEMORA
 
O MEU CAVALINHO
NÃO TENHA DEMORA
BOTA O BOI NO LAÇO
SAI DE PORTA AFORA
A VEZ DA CABRINHA
 
(O boi das crianças, tem menor porte e dança mais rápido)
 
E O VAQUEIRO CHAMA A CABRA 
 
Ê CABRA, Ê CABRA
 
CHAMA A CABRA PRO SALÃO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
ESSA CABRA NÃO BERRA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
QUERO VER ELA BERRAR
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ UM PULO E DÁ UM BERRO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
ELA COMEU MINHA PARREIRA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
ELA ESTÁ COM CAGANEIRA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
Ê CABRINHA DANADA 
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ GALHADA NO VAQUEIRO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
Ô VAQUEIRO DA CABRINHA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
FAZ A TUA OBRIGAÇÃO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
PEGA A CABRA PELO GALHO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ UMA VOLTA NO SALÃO
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ UMA VOLTA E VAI EMBORA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
TUA HORA JÁ CHEGOU
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ UM PULO E VAI EMBORA
Ê CABRA, Ê CABRA
 
TUA HORA JÁ CHEGOU
Ê CABRA, Ê CABRA
 
DÁ UM PULO E VAI EMBORA
LÁ VEM A BERNUNÇA
 
A BERNUNÇA é figura fantasmagórica que teria sido inspirada na figura do dragão celeste chinês. Durante sua apresentação, a bernunça investe sobre o público engolindo crianças e dando à luz, em seguida, a uma bernuncinha.
 
BERNUNÇA MINHA BERNUNÇA
BERNUNÇA DO CORAÇÃO
BERNUNÇA SÓ DANÇA BEM
QUANDO ENTRA NO SALÃO
 
OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ
ARREDA DO CAMINHO
QUE A BERNUNÇA QUER PASSAR
 
TAVA DEITADO NA SOMBRA
QUANDO OUVI FALAR EM GUERRA
QUANDO ACABA ERA A BERNUNÇA
QUE VINHA DESCENDO A SERRA
 
A BERNUNÇA É UM BICHO BRABO
JÁ ENGOLIU MANÉ JOÃO
COME PÃO, COME BOLACHA
COME TUDO QUE LHE DÃO
 
OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DA FRENTE
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE GENTE
 
BERNUNÇA QUE DANÇA BEM
ENTÃO PRESTE ATENÇÃO
DÁ UMA OLHADA EM TUA VOLTA
E ENGOLE ESSA MULTIDÃO
 
OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DOS FUNDOS
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE O MUNDO
 
A MARICOTA
 
É uma mulher altíssima, vaidosa e desengonçada, que ao dançar rodopiando esbarra seus enormes braços em quem estiver descuidado.
 
FIZEMOS UM BAILE DE REIS
FIZEMOS UM BAILE DE COTA
ESTÁ CHEGANDO A HORA
DE DANÇAR A MARICOTA
ESTÁ CHEGANDO A HORA
DE DANÇAR A MARICOTA
 
A MARICOTA É MOÇA
É MOÇA E VAI SE CASAR
UMA MOÇA TÃO BONITA
MAIS PARECE UM PAU-DE-FITA
UMA MOÇA TÃO BONITA
MAIS PARECE UM PAU-DE-FITA
 
DONA MARICOTA
NARIZ DE PIMENTÃO
DEIXOU CAIR AS CALÇAS
NO MEIO DO SALÃO
DEIXOU CAIR AS CALÇAS
NO MEIO DO SALÃO
 
A DONA MARICOTA
É MOÇA TÃO BONITA
ELA SÓ DANÇA BEM
COM SEU VESTIDO DE CHITA
ELA SÓ DANÇA BEM
COM SEU VESTIDO DE CHITA
 
A NOSSA MARICOTA
ELA É TRABALHADEIRA
AQUI VAI NOSSA HOMENAGEM
ÀS MARICOTAS RENDEIRAS
AQUI VAI NOSSA HOMENAGEM
ÀS MARICOTAS RENDEIRAS
 
FIZEMOS UM BAILE DE REIS
FIZEMOS UM BAILE DE COTA
ESTÁ CHEGANDO A HORA
DA MARICOTA IR EMBORA
ESTÁ CHEGANDO A HORA
DA MARICOTA IR EMBORA
CANTIGA FINAL
 
E TODOS OS BICHOS NO SALÃO
 
OI CIDADE SIM
OI CIDADE NÃO
 
EU QUERO VER BOI-DE-MAMÃO
 
OI CIDADE SIM
OI CIDADE NÃO
 
O NOSSO BOI JÁ VAI EMBORA
 
OI CIDADE SIM
OI CIDADE NÃO
MEIA-LUA DENTRO
MEIA-LUA FORA
SENHOR DONO DA CASA
NOSSO BOI JÁ VAI EMBORA
Bis
 
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
Bis"
 
 
4
 
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
5
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
3
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
6
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013.
Recursos Complementares

Creche de Florianópolis investe na diversidade cultural. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1266

Conhecendo a nossa Ilha! Vamos visitar o Ecomuseu? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48917

Boi-de-Mamão: inserindo valores culturais no cotidiano da Educação Infantil. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/projetos-em-andamento/arte-educacao/boi-de-mamao/

Vídeo de apresentação do boi-de-mamão do NDI. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=qThOUGJ9eKg
 
Malhado: um boizinho de mamão. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=nRieNPx2RYc
 
Boi-de-Mamão. Disponível em:  http://www.vivonumailha.com/page2/page7/page7.html
 
CD do boi. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=SkUazTZEYSI
 
VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.
Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram dos conteúdos folclóricos presente na brincadeira do boi-de-mamão. Poderá ainda ser avaliado se as famílias interagiram com seus filhos, com as outras famílias, com os professores e com a cultura local.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.