Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças de 0 a 3 anos: Confeccionando um carro com sucata

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Interagir com diferentes crianças e adultos;

• Desenvolver atenção, concentração, coordenação e criatividade;

• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
 

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 6 momentos, não necessariamente consecutivos, com durações variadas, entre 30 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.
 

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:
 

As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar a simultaneidade de propostas e experiências. Ao falarmos de espaços, compreendemos que estes servem de suporte: são ambientes intencionalmente organizados para desencadear e materializar os processos imaginativos das crianças. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Através desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Um destaque deve ser dado para a importância de, além da disponibilização dos materiais pedagógicos em locais de acesso às crianças, também estejam contemplados, no ambiente, criações e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crianças, fotografias dos grupos,  bem como a confecção de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crianças um carro, usando materiais recicláveis e objetos em desuso. Esse carro foi confeccionado com crianças entre 1 e 3 anos, em parceria com a arte educadora Vânia Broering, e integra o espaço coletivo das crianças dos grupos menores, contudo, também circula pela escola, trazendo possibilidades de brincadeiras e interações para os diversos grupos, de faixas etárias diferentes.
 

Primeiro Momento: Separando os materiais

Materiais: duas caixas de papelão bem fortes: uma de 80 cm de comprimento por 60 cm de largura e 40cm de altura, aproximadamente, e outra  quadrada de 30 cm, 13 caixas de leite, fita crepe, jornal.

A ideia da confecção desse carro é utilizar materiais recicláveis e objetos em desuso; que podem ser fornecidos pelas famílias, vizinhos e/ou colegas de trabalho. Para  fazer o volante conseguimos uma peça em desuso de um jogo de computador, mas você pode fazer o volante também com material reciclável, disponível na aula da arte educadora Vânia Broering:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809

Outros objetos  em desuso como buzina e retrovisor de bicicleta, celular sem bateria, chaves, também podem compor o carro. Quanto mais apetrechos tiver, mais interessante ele torna-se para as crianças, além de seu valor afetivo, já que elas ajudarão em sua confecção.   

 

Segundo Momento: Confecção do carro passo a passo - papietagem

Materiais:
As duas caixas de papelão, 1 caixa de leite cortada ao meio (para os faróis), fita crepe, jornal e grude.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Veja a receita de grude passo a passo para você fazer em casa:
•    1 copo americano de água em temperatura ambiente
•    1 colher de sopa de farinha de trigo
•    1 colher de sopa de vinagre
       
Modo de fazer:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.

http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar  -
 
Num primeiro momento, você pode oferecer as caixas às crianças, para que explorem a vontade: entrem, empurrem-nas, coloquem objetos em seu interior, etc. Depois fale sobre a ideia de construir um carro com as caixas. Em seguida, cole as caixas uma na outra com fita crepe, conforme ilustração.

 

canhambeque

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

 

Então convide as crianças para papietar o carro. O material para papietagem, preparado previamente, pode ser disponibilizado em uma mesa, em pequenas porções, para cada criança. Com a mediação do professor as crianças poderão manipular o grude e passá-lo em pedaços de jornal, colando-os nas caixas.

“A Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro. É  uma variação do papel machê. Usam-se diversas camadas sobrepostas de tiras de jornal (ou outro papel) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca. O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras”.

http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem  - Este endereço também fornece outras dicas  e nos dá várias ideias.

OBS: Para que o carro fique bem resistente é importante fazer várias camadas de papietagem, algumas com papel pardo em vez de jornal. Estas poderão ser feitas junto com as crianças ou não, mas o importante é que a camada seguinte só seja feita depois que a anterior esteja seca. Você também poderá envolver as famílias nesse processo, combinando um horário em que estejam disponíveis e possam ajudar a papietar o carro.
 

Terceiro Momento: Confecção do carro passo a passo – Fazendo o banco do carro-

Materiais:
12 caixas de leite, abertas em cima,  jornal e fita crepe.

Duração: aproximadamente 1 hora.

OBS: Essa é uma etapa que poderá ser substituída, caso o professor, ou algum familiar tenha um banco ou cadeirinha que possa ser adaptada ao carro, pois lembre-se que a ideia desse trabalho é o reaproveitamento de materiais. Essa cadeira ou banco não precisa ser fixada no carro, ela pode ser móvel, desde que seja segura e fique bem encaixada dentro da caixa de papelão.

 

Para fazer o banco utilizando as caixas de leite, deposite os materiais dentro de um saco ou caixa grande, e convide as crianças para sentarem-se em roda, fazendo mistério, e aos poucos tirando os materiais e entregando para as crianças manusearem, explicando que àquele material será usado para fazer o banco do carro. Na sequência, explique o que deve ser feito: amassar as folhas de jornal e colocar dentro das caixas de leite, apertando bem os jornais para que as caixas fiquem bem duras. Depois feche a abertura das caixas com fita e deixe que as crianças manuseiem as caixas, façam torres, etc. Em seguida cole umas nas outras, com fita crepe, conforme ilustração.

 

 canhambeque

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

 

Agora as caixas já adquiriram o formato de um banco, então você pode convidar as crianças, uma ou duas por vez, para sentar e sentir o banco. Essa peça também deve ser papietada. Sugerimos que o professor solicite a ajuda de algumas famílias para essa etapa, levando a peça para casa (já que  se trata de uma peça não muito grande), realizando esse trabalho  com o seu filho (a). Mas se não houver disponibilidade das famílias, o processo de papietagem  pode ser repetido com as crianças.  

 

Quarto Momento: Confecção do carro passo a passo – Decorando o carro-

Materiais: folhas A4 coloridas ou papel cartão, tesouras, cola colorida ou grude colorido (escolha somente uma cor).

Duração: aproximadamente 1 hora.
 

OBS: O grude colorido é uma ótima opção, também, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crianças bem pequenas,  por não conter materiais tóxicos, não irritar a pele e ser comestível. Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando.

Como essa atividade será realizada com crianças bem pequenas (1 a 3 anos), organize-as em uma roda, no tapete, e ofereça sob sua supervisão, as tesourinhas e os papéis, para que explorem esses materiais, e também com ajuda, cortem-nos  em pequenos quadrados. Depois explore um pouco mais esses materiais; você pode, por exemplo, brincar de fazer chuvinha de papel. Em seguida convide as crianças para trazer os papéis para uma mesa previamente organizada com  cola ou grude colorido e com o carro e o banco papietados. Explique para as crianças que os papéis coloridos devem ser colados nessas duas peças. A cola ou grude colorido pode ser disponibilizado na mesa, em pequenas porções, para cada criança passar nos pedaços de papel, colando-os nas peças, além de, com as mãozinhas espalharem o grude por toda as peças, para que fique bem colorido. É importante que o professor faça a mediação da atividade, participando e orientando as crianças durante o processo.

 

canhambeque  canhambeque  canhambeque
 
Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2012

 

Quinto Momento: Confecção do carro passo a passo –acrescentando os acessórios-

Materiais: cordão, chave de fenda, acessórios.

Duração: aproximadamente 1 hora

Essa etapa deve ser feita pelo professor. Com a chave de fenda, faça pequenos orifícios na frente do carro para amarrar o volante. E também  em  outros locais do carro que achar interessante pendurar outros objetos, como chave, buzina e tudo o mais que a imaginação mandar.

canhambeque

Carro reformado em 2013

Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2013

 

Sexto Momento: Brincando com o carro

Agora que o carro está pronto é só brincar! Tampe o carro com um tecido e reúna as crianças para fazer uma agradável surpresa. Faça ar de mistério e questione sobre o que deve estar escondido embaixo do tecido, e então depois de surpreende-los com o carro pronto, convide-os a brincar. Nos primeiros dias ele pode ser colocado na sala, a disposição das crianças, mas depois é interessante que circule pelos espaços coletivos, dando a oportunidade de brincadeira  e de conhecimento do trabalho do grupo, por outras crianças.

 

canhambeque
Carro reformado em 20013

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários, que auxiliarão o professor, ao final de cada dia,  a avaliar se, e o quanto a criança  se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração e coordenação. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o carro),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças.  Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.