21/07/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Interagir com diferentes crianças e adultos;
• Desenvolver atenção, concentração, coordenação e criatividade;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar a simultaneidade de propostas e experiências. Ao falarmos de espaços, compreendemos que estes servem de suporte: são ambientes intencionalmente organizados para desencadear e materializar os processos imaginativos das crianças. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Através desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Um destaque deve ser dado para a importância de, além da disponibilização dos materiais pedagógicos em locais de acesso às crianças, também estejam contemplados, no ambiente, criações e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crianças, fotografias dos grupos, bem como a confecção de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crianças um carro, usando materiais recicláveis e objetos em desuso. Esse carro foi confeccionado com crianças entre 1 e 3 anos, em parceria com a arte educadora Vânia Broering, e integra o espaço coletivo das crianças dos grupos menores, contudo, também circula pela escola, trazendo possibilidades de brincadeiras e interações para os diversos grupos, de faixas etárias diferentes.
Primeiro Momento: Separando os materiais
Materiais: duas caixas de papelão bem fortes: uma de 80 cm de comprimento por 60 cm de largura e 40cm de altura, aproximadamente, e outra quadrada de 30 cm, 13 caixas de leite, fita crepe, jornal.
A ideia da confecção desse carro é utilizar materiais recicláveis e objetos em desuso; que podem ser fornecidos pelas famílias, vizinhos e/ou colegas de trabalho. Para fazer o volante conseguimos uma peça em desuso de um jogo de computador, mas você pode fazer o volante também com material reciclável, disponível na aula da arte educadora Vânia Broering:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809
Outros objetos em desuso como buzina e retrovisor de bicicleta, celular sem bateria, chaves, também podem compor o carro. Quanto mais apetrechos tiver, mais interessante ele torna-se para as crianças, além de seu valor afetivo, já que elas ajudarão em sua confecção.
Segundo Momento: Confecção do carro passo a passo - papietagem
Materiais: As duas caixas de papelão, 1 caixa de leite cortada ao meio (para os faróis), fita crepe, jornal e grude.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Veja a receita de grude passo a passo para você fazer em casa:
• 1 copo americano de água em temperatura ambiente
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -
Num primeiro momento, você pode oferecer as caixas às crianças, para que explorem a vontade: entrem, empurrem-nas, coloquem objetos em seu interior, etc. Depois fale sobre a ideia de construir um carro com as caixas. Em seguida, cole as caixas uma na outra com fita crepe, conforme ilustração.
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
Então convide as crianças para papietar o carro. O material para papietagem, preparado previamente, pode ser disponibilizado em uma mesa, em pequenas porções, para cada criança. Com a mediação do professor as crianças poderão manipular o grude e passá-lo em pedaços de jornal, colando-os nas caixas.
“A Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro. É uma variação do papel machê. Usam-se diversas camadas sobrepostas de tiras de jornal (ou outro papel) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca. O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras”.
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem - Este endereço também fornece outras dicas e nos dá várias ideias.
OBS: Para que o carro fique bem resistente é importante fazer várias camadas de papietagem, algumas com papel pardo em vez de jornal. Estas poderão ser feitas junto com as crianças ou não, mas o importante é que a camada seguinte só seja feita depois que a anterior esteja seca. Você também poderá envolver as famílias nesse processo, combinando um horário em que estejam disponíveis e possam ajudar a papietar o carro.
Terceiro Momento: Confecção do carro passo a passo – Fazendo o banco do carro-
Materiais: 12 caixas de leite, abertas em cima, jornal e fita crepe.
Duração: aproximadamente 1 hora.
OBS: Essa é uma etapa que poderá ser substituída, caso o professor, ou algum familiar tenha um banco ou cadeirinha que possa ser adaptada ao carro, pois lembre-se que a ideia desse trabalho é o reaproveitamento de materiais. Essa cadeira ou banco não precisa ser fixada no carro, ela pode ser móvel, desde que seja segura e fique bem encaixada dentro da caixa de papelão.
Para fazer o banco utilizando as caixas de leite, deposite os materiais dentro de um saco ou caixa grande, e convide as crianças para sentarem-se em roda, fazendo mistério, e aos poucos tirando os materiais e entregando para as crianças manusearem, explicando que àquele material será usado para fazer o banco do carro. Na sequência, explique o que deve ser feito: amassar as folhas de jornal e colocar dentro das caixas de leite, apertando bem os jornais para que as caixas fiquem bem duras. Depois feche a abertura das caixas com fita e deixe que as crianças manuseiem as caixas, façam torres, etc. Em seguida cole umas nas outras, com fita crepe, conforme ilustração.
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
Agora as caixas já adquiriram o formato de um banco, então você pode convidar as crianças, uma ou duas por vez, para sentar e sentir o banco. Essa peça também deve ser papietada. Sugerimos que o professor solicite a ajuda de algumas famílias para essa etapa, levando a peça para casa (já que se trata de uma peça não muito grande), realizando esse trabalho com o seu filho (a). Mas se não houver disponibilidade das famílias, o processo de papietagem pode ser repetido com as crianças.
Quarto Momento: Confecção do carro passo a passo – Decorando o carro-
Materiais: folhas A4 coloridas ou papel cartão, tesouras, cola colorida ou grude colorido (escolha somente uma cor).
Duração: aproximadamente 1 hora.
OBS: O grude colorido é uma ótima opção, também, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crianças bem pequenas, por não conter materiais tóxicos, não irritar a pele e ser comestível. Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando.
Como essa atividade será realizada com crianças bem pequenas (1 a 3 anos), organize-as em uma roda, no tapete, e ofereça sob sua supervisão, as tesourinhas e os papéis, para que explorem esses materiais, e também com ajuda, cortem-nos em pequenos quadrados. Depois explore um pouco mais esses materiais; você pode, por exemplo, brincar de fazer chuvinha de papel. Em seguida convide as crianças para trazer os papéis para uma mesa previamente organizada com cola ou grude colorido e com o carro e o banco papietados. Explique para as crianças que os papéis coloridos devem ser colados nessas duas peças. A cola ou grude colorido pode ser disponibilizado na mesa, em pequenas porções, para cada criança passar nos pedaços de papel, colando-os nas peças, além de, com as mãozinhas espalharem o grude por toda as peças, para que fique bem colorido. É importante que o professor faça a mediação da atividade, participando e orientando as crianças durante o processo.
Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2012
Quinto Momento: Confecção do carro passo a passo –acrescentando os acessórios-
Materiais: cordão, chave de fenda, acessórios.
Duração: aproximadamente 1 hora
Essa etapa deve ser feita pelo professor. Com a chave de fenda, faça pequenos orifícios na frente do carro para amarrar o volante. E também em outros locais do carro que achar interessante pendurar outros objetos, como chave, buzina e tudo o mais que a imaginação mandar.
Carro reformado em 2013
Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2013
Sexto Momento: Brincando com o carro
Agora que o carro está pronto é só brincar! Tampe o carro com um tecido e reúna as crianças para fazer uma agradável surpresa. Faça ar de mistério e questione sobre o que deve estar escondido embaixo do tecido, e então depois de surpreende-los com o carro pronto, convide-os a brincar. Nos primeiros dias ele pode ser colocado na sala, a disposição das crianças, mas depois é interessante que circule pelos espaços coletivos, dando a oportunidade de brincadeira e de conhecimento do trabalho do grupo, por outras crianças.
Carro reformado em 20013
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26356
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários, que auxiliarão o professor, ao final de cada dia, a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração e coordenação. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o carro), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Cinco estrelas 2 classificações
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26/07/2013
Cinco estrelasMuito boa a atividade pois aproxima os alunos, e incentiva a criatividade.
21/07/2013
Cinco estrelasFantástico!