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Uma análise de “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade

 

15/08/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar o poema drummondiano à  xilogravura de Mário de Andrade.
  • Relacionar o poema drummondiano com outra linguagem: a imagem, e justificar a relação estabelecida.
  • Analisar o poema "Sentimento do Mundo".
  • Conhecer o contexto histórico em que o poema "Sentimento do Mundo" foi produzido.
  • Produzir uma imagem representativa da visão sobre o poema drummondiano trabalhado.
Duração das atividades
3 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Pós-Modernismo.
  • Figuras de linguagem.
  • Texto expositivo.
  • Noções básicas de pesquisa na internet.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • "criação" coletiva de um poema de versos "juntados";
  • discussão oral e coletiva;
  • questionários;
  • pesquisa na internet;
  • produção de texto;
  • criação de imagem relacional ao poema de Drummond.

  

Módulo 1

Atividade 1

Nessa primeira atividade, o objetivo é sensibilizar o aluno à poética.

Professor, é preciso ter clareza de que a proposta ora apresentada tratará do poema "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e não do livro de poemas que tem o mesmo nome, seu homônimo.

Inicialmente, a ideia é distribuir os versos do poema separadamente entre os alunos e pedir-lhes que juntem-nos no quadro de modo a criar um poema. Essa criação é livre e visa à sensibilização do aluno à poesia. Ao todo serão 28 versos escritos em 28 tiras de papel.

Após a "criação" do poema, o professor deve propor leituras de modo a significar a "criação" coletiva. Em seguida, deverá entregar aos alunos uma xerocópia do poema de Drummond e tecer, oralmente junto com os discentes, comparações entre os poemas: aproximações e distanciamentos.

 

SENTIMENTO DO MUNDO
Carlos Drummond de Andrade
 

Tenho apenas duas mãos

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio de escravos,

minhas lembranças escorrem

e o corpo transige

na confluência do amor.

 

Quando me levantar, o céu

estará morto e saqueado,

eu mesmo serei morto,

morto meu desejo, morto

o pântano sem acordes.

 

Os camaradas não disseram

que havia uma guerra

e era necessário

trazer fogo e alimento.

Sinto-me disperso,

anterior a fronteiras,

humildemente vos peço

que me perdoeis.

 

Quando os corpos passarem,

eu ficarei sozinho

desfiando a recordação

do sineiro, da viúva e do microscopista

que habitavam a barraca

e não foram encontrados

ao amanhecer

 

esse amanhecer

mais noite que a noite.

 

Disponível em:  http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13273.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

  

Atividade 2

O alvo dessa atividade é a sistematização de uma análise relacional entre o poema drummondiano e a xilogravura de Mário de Andrade. Essa atividade servirá de preparação para a que vem em sequência, atividade 3.

 

O professor exibirá a xilogravura de nome "Guerra-Medo", de Mário de Andrade, disponível em: 

http://143.107.31.159/catalogo_eletronico/consultaDocumentos.asp?Setor_Codigo=2&Acervo_Codigo=10&Tipo_Consulta=Unidade_Logica&Unidades_Logicas_Codigos=10696&Numero_Documentos= Acesso em: 15 jul. 2013.

 Em seguida, proporá aos alunos que respondam, em grupo, às questões abaixo:

·         Que associações vocês são capazes de fazer entre a gravura e o poema de Drummond?

·         Encontrem no poema trechos que remetam à perplexidade, ao medo e à escuridão.

·         Visto que tanto o poema quanto a xilogravura são contemporâneas, o medo representado em ambas pode ter a mesma causa? Qual?

Professor, para responder à ultima pergunta, os alunos deverão fazer uma pesquisa na internet sobre o contexto histórico de que trata o poema (1940) e a xilogravura (1937).

Sugestão de sites:

http://www.literaturaeshow.com.br/2011/11/sentimento-do-mundo-i-o-autor.html Acesso em: 15 jul. 2013.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/24/913526/estude-os-livros-obrigatorios-da-fuvest-e-unicamp-2013-sentimento-do-mundo-carlos-drummond-andrade.html Acesso em 15 jul. 2013.

http://www.abcdamedicina.com.br/sentimento-do-mundo-carlos-drummond-de-andrade-caracteristicas-analise.html Acesso em: 15 jul. 2013.

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/sentimento-mundo-analise-obra-carlos-drummond-andrade-697605.shtml Acesso em: 15 jul. 2013.

http://valiteratura.blogspot.com.br/2012/06/sentimento-do-mundo-carlos-drummond-de.html Acesso em: 15 jul. 2013.

 

1

Disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_brasileira/estilos_literarios/cronologia_quadro Acesso em: 15 jul. 2013.

Depois de responderem ao questionário, o professor abrirá uma roda de discussão oral acerca das respostas, conduzindo-as para o entendimento de que o poema e a xilogravura tendem ao pessimismo. O contexto histórico era marcado pelas consequências das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Getúlio Vargas. Segundo Universia Brasil, "Sentimento do Mundo faz uma crítica aos tempos de guerras (evidenciados com os movimentos da Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Estado Novo de Getúlio Vargas, Fascismo e Nazismo) e sobre o poder de destruição do homem.". Texto disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/24/913526/estude-os-livros-obrigatorios-da-fuvest-e-unicamp-2013-sentimento-do-mundo-carlos-drummond-andrade.html Acesso em: 15 jul. 2013. 

Em linhas gerais, deve-se  levar os alunos a concluírem que a consciência do tenso momento histórico produziu no eu-lírico a indagação filosófica sobre o sentido da vida, o pessimismo e sensação de incapacidade perante o mundo.  

  

Atividade 3

O objetivo dessa atividade é permitir  que os alunos construam sentidos ao poema drummondiano, a partir de uma relação com outra linguagem: a imagem.

Nesta atividade, os alunos deverão relacionar o poema drummondiano a outras imagens, assim como foi feito com a xilogravura de Mário de Andrade. Para tanto, o professor exibirá algumas imagens e pedirá que os alunos, em grupos, escolham uma das opções imagéticas e construam um breve texto expositivo, de modo a explicar a relação instaurada. O texto, depois, deverá ser lido para a sala e poderá, se o professor julgar pertinente, ser socializado virtualmente em blogues ou afins.

Professor, para essa atividade ser exitosa, é importante os alunos terem noções das figuras de linguagem para desenvolverem sua explicação valendo-se, inclusive, dos conceitos desse conteúdo.

 

Disponível em: http://fabiooli.files.wordpress.com/2011/03/sentimento-do-mundo.jpeg?w=300&h=225 Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/1c8d054d39ab4399ac3d4315fa0f642b.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

 

 

por Fabiooli. Disponível em: http://fabiooli.wordpress.com/2011/03/31/o-sentimento-do-mundo/ Acesso em: 15 jul. 2013.

http://fabiooli.files.wordpress.com/2011/03/drummond_sentimento-do-mundo.jpg?w=640 Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-PBCTv-c4scQ/T6eNnVq7VHI/AAAAAAAACSg/yQ9iagCTFqU/s400/sentimento+do+mundo.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-bEyyXeYhO4Q/T1QEPyy1HXI/AAAAAAAAALM/I6TPyinzKtI/s1600/homem+sozinho.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://nayaracesar.files.wordpress.com/2012/06/mur-dtna.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://egosistema.files.wordpress.com/2009/12/angustia.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

  

Disponível em: http://1claroenigma.files.wordpress.com/2011/10/rufino-tamayo-hombre-contemplando1.jpg?w=450 Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_yVdyzWw4t-c/TLy2d4TYqwI/AAAAAAAAABQ/ioA6jjDDizM/s1600/mundo_na_mao.jpg Acesso em: 15 jul. 2013.

 

 

Módulo 2

Atividade 1

Os alunos terão de analisar o poema a partir de um roteiro de perguntas.

 O professor entregará a cada dupla de alunos um roteiro de perguntas e solicitará que eles respondam ao questionário com base no poema "Sentimento do Mundo". Antes, porém, explicará aos alunos que a poesia de Carlos Drummond de Andrade pode ser desdobrada em três atitudes: “eu maior que o mundo”, “eu menor que o mundo” e “eu igual ao mundo”. Sobre essa explicação, o importante é apresentá-la para enquadrar o poema "Sentimento do Mundo" na perspectiva do "eu menor que o mundo", conforme indicia o quadro abaixo:

SENTIMENTO DO MUNDO

I – O autor

            A poesia de Drummond pode ser abordada da seguinte forma:

A)    “eu maior que o mundo”

·         marcada pela ironia

·         vê conflitos de longe e sem envolvimento

·         texto objetivo, seco, versos curtos e descarnados

·         Alguma Poesia e Brejo das Almas

 

B)    “eu menor que o mundo”

·         poesia social , tem com temas a política, a guerra e o sofrimento do homem

·         desabrocha o sentimento de solidão, marcado pela impotência do homem, diante de um mundo frio e mecânico, que o reduz a objeto.

·         Sentimento do Mundo e Rosa do Povo

 

C)    “eu igual ao mundo”

·         poesia metafísica

·         interrogações e negações que conduzem o homem ao vazio e ao desencanto

·         Claro Enigma

 

Disponível em: http://www.objetivoitajuba.com.br/caro/downloads/resumosgilmar/Sentimento%20do%20Mundo.doc

Acesso em: 15 jul. 2013.

 

Professor, para mais pesquisas sobre essa explicação da poesia drummondiana, acessar: 

http://nomeiodocaminhotinhaumpoeta.blogspot.com.br/2009/09/eu-x-mundo.html Acesso em: 15 jul. 2013. 

http://jbpoesias.comunidades.net/index.php?pagina=1889290705_01 Acesso em: 15 jul. 2013. 

 

Questionário sobre o poema "Sentimento do Mundo":

  1. Qual(is) verso(s) do poema justifica(m) enquadrá-lo na perspectiva do "eu menor que o mundo"?
  2. Descreva o sentimento do autor quanto a sua capacidade de transformar o mundo.
  3. A segunda estrofe apresenta uma projeção para o futuro. Como podemos classificar as expectativas do autor?
  4. Observe o léxico da terceira estrofe e defina a que contexto o poema retoma.
  5. Dentro do contexto recuperado na estrofe, o que significa “trazer fogo e alimento”?
  6. Nesse poema, a noite é vista conotativa ou denotativamente?
  7. Quais as características e simbologias da noite são relevantes para a significação do poema?
  8. Os dois últimos versos sintetizam o sentimento que o poeta tem em relação ao mundo. Como podemos caracterizar esse sentimento?
  9. O sentimento expresso nesse poema é exclusivo desse momento? As palavras de Drummond têm reverberação em nós? Como?

 

Atividade 2

Os alunos deverão produzir uma imagem que represente sua visão sobre o poema drummondiano trabalhado.

 

Aos alunos será oferecido papel e opções de lápis para que possam representar imageticamente sua interpretação sobre o poema de Drummond. 

 

Professor, é possível e bastante sugestivo que essa atividade aconteça em parceria com o professor de artes para que as imagens tomem outras dimensões, inclusive, pelo uso de material diferenciado.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

DE SANT'ANNA, Affonso Romano. Como ler a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://rascunho.gazetadopovo.com.br/como-ler-a-poesia-de-carlos-drummond-de-andrade/ Acesso em: 15 jul. 2013.

NETO, Moisés. Drummond: sentimento do mundo. Disponível em: http://www.moisesneto.com.br/drummond.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Tese:

PERIUS, Cristiano. O sentimento do mundo: o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade. http://www.dfmc.ufscar.br/uploads/publications/4f048d902a489.pdf Acesso em: 15 jul. 2013.

Aulas do Portal do Professor:

Um poeta itabirano: Drummond. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13234 Acesso em: 15 jul. 2013.

Literando: Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18565 Acesso em: 15 jul. 2013.

Interpretando "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5235 Acesso em 15 jul. 2013.

O modernismo - segunda fase. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26258 Acesso em 15 jul. 2013.

Avaliação

A avaliação dessa proposta é processual com base nas atividades que evocam do aluno uma ressignificação do poema "Sentimento do Mundo". Essa ressignificação ora é trabalhada sob a forma de questionário norteador, ora é trabalhada sob perspectiva relacional com imagens. Por fim, a avaliação mais significativa, do ponto de vista subjetivo, é a produção de uma imagem sobre a releitura do poema de Drummond pelo aluno.

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