Estratégias e recursos:
- laboratório de informática com acesso à internet;
- discussões orais e coletivas;
- leitura orientada;
- produção de texto;
- comunicação oral.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo dessa atividade é incitar os alunos a falarem sobre o que sabem, posicionando acerca do tema poesia urbana.
O professor iniciará a aula solicitando aos alunos um posicionamento a respeito da afirmação abaixo:

Disponível em: https://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/p480x480/1010654_590579314315229_1128774300_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.
A ideia é que os alunos discutam com a intervenção do professor se a rua pode ser lugar de e para intervenções poéticas.
Professor, ao final da sequência didática, essa imagem será exibida a eles novamente e o mesmo questionamento será colocado. A proposta, ao final, é os alunos se autoavaliarem quanto às suas percepções e posicionamentos acerca da temática poesia urbana, após trabalho sistematizado. Em outras palavras, haverá um momento de comparação entre as colocações iniciais e as colocações finais.
Atividade 2
Nessa atividade, o propósito é inserir os alunos na temática, por meio da leitura e vislumbre de intervenções poéticas urbanas.
No laboratório de informática, depois da discussão inicial, o professor pedirá aos alunos para acessarem os seguintes sítios:
1) http://nutsideias.wordpress.com/2011/05/16/poesia-urbana-o-poder-das-palavras/ Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, como as intervenções do artista abaixo estão em inglês, é possível fazer a tradução por meio de Tradutores Online, como o Tradutor do Google (http://translate.google.com.br/), ou pedir a um aluno que tenha domínio do idioma para ajudar a turma, ou consultar o professor de inglês da escola.
Poesia Urbana: o poder das palavras

Ao invés de escrever seus pensamentos em um caderno, como uma pessoa comum, Robert Montgomery escolhe fazer uma abordagem um pouco menos convencional. O artista baseado em Londres sequestra grandes outdoors e espaços urbanos para compartilhar seus pensamentos em forma de poesia urbana, com o mundo ao seu redor.
Montgomery também constrói seus próprios sinais luminosos e produz críticas pertinentes à sociadade da imagem vigente, através de uma manifestação visual, mercê das palavras.
Claramente, ele tem muito a dizer…










|
2) http://followthecolours.com.br/tag/poesia-urbana#sthash.yFn8iCdt.2OtqsYdG.dpbs Acesso em: 17 jul. 2013.
Posts Tagged ‘poesia urbana’
20.05.2013

Trânsito, prédios, caos, arte nas ruas. São as cores no meio de tanto cinza que acabam nos deixando apaixonados por São Paulo. Entre tantos projetos legais e intervenções urbanas pela cidade, descobrimos Laura Guimarães. Laura é roteirista e gosta de tirar as pessoas da rotina. Foi assim que ela começou a espalhar sua poesia de rua em 2009 com a série Microrroteiros da Cidade. Colando cartazes lambe lambe por muros e postes, suas pequenas narrativas – textos de até 140 caracteres – descrevem cenas inspiradas no cotidiano e acontecimentos da vida diária. Desde pequena, ela gosta de olhar as pessoas e imaginar histórias. Hoje é a nossa vez. Nada como boas palavras para estimular a nossa criatividade! Adoramos!










No Facebook: Microrroteiros da Cidade
- See more at: http://followthecolours.com.br/tag/poesia-urbana#sthash.yFn8iCdt.dpuf |
3) https://www.facebook.com/IntervencaoPoeticaUrbana Acesso em: 17 jul. 2013.
Professor, como o sítio é parte de uma rede social, o aluno deve se cadastrar para ter acesso à página.

4) http://www.youtube.com/watch?v=9GjC28KLq7Q Acesso em: 17 jul. 2013.

5) http://www.youtube.com/watch?v=Q4O81LgUJEM Acesso em: 17 jul. 2013.

6) http://www.youtube.com/watch?v=ZB97y4dwBws Acesso em: 17 jul. 2013.

7) https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/310137_2358396252827_1456856034_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.

8) https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6730_1120298101147_3342585_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/6730_1120298061146_3089832_n.jpg Acesso em: 17 jul. 2013.


Após ter navegado pelos endereços eletrônicos, o aluno deverá responder, por meio de um texto (expositivo-argumentativo) criado no "word" e enviado ao e-mail do professor:
- Todos os links acima contêm algum tipo de intervenção poética urbana?
- O que seria, na sua opinião, uma intervenção poética urbana ou poesia urbana?
Atividade 3
O objetivo é socializar com a turma os textos produzidos acerca da noção do que seja poesia urbana.
Ainda no laboratório de informática, o professor encaminhará para os e-mails dos estudantes todos os textos produzidos pela turma referentes à conclusão de cada discente sobre o que seja poesia urbana. Dará aos alunos um tempo para leitura das produções e solicitará a eles que elaborem um parágrafo crítico a cada texto. A ideia é que o aluno avalie o texto do colega. Ao final das avaliações, os textos e as críticas devem retornar aos alunos para que a partir da avaliação do colega, cada discente possa olhar seu texto novamente, de modo a reelaborá-lo, conforme julgar pertinente as críticas.
Professor, para que essa atividade seja exitosa, é imprescindível que os alunos já tenham noção básica de como elaborar críticas.
Tendo elaborado a última versão do texto, cada aluno deverá arquivá-lo para posterior utilização.
Módulo 2
Atividade 1
A proposta é expor o aluno a textos científicos que tratem da temática poesia urbana.
Os alunos se dividirão em grupos para ler textos científicos que tratam da arte, de uma maneira geral, relacionada aos espaços urbanos. Após leitura, cada grupo organizará uma comunicação oral para apresentação de suas leituras.
Leituras:
1) http://www.fau.usp.br/fau/ensino/docentes/deptecnologia/v_pallamin/arte_urbana_livro.pdf Acesso em: 17 jul. 2013.
Páginas 46 a 50.
2) http://www.gedest.unesc.net/seilacs/producaoapropriacao.pdf Acesso em: 17 jul. 2013.
3) http://ebookbrowse.com/dart11-a-poesia-urbana-do-homem-comum-pdf-d268582350 Acesso em: 17 jul. 2013.
4) http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37570/000819820.pdf?...1 Acesso em: 17 jul. 2013.
Páginas 35 a 37.
5) http://www.congresoartes.com.ar/Ponencias_completas/Historia/Adriana_Patricio_Vignoli.pdf Acesso em 17 jul. 2013.
6) http://www.slideshare.net/Vis-UAB/tcc-nucia-2011-final Acesso em 17 jul. 2013.
Páginas 13 a 16.
Ao final, das apresentações, os alunos terão um tempo para novamente acessar seus textos produzidos no Módulo 1 - Atividade 3, a fim de acrescentar a eles argumentos científicos que corroboram a noção de poesia urbana. Depois da refacção, os textos estarão prontos para publicação. O ideal é que esses textos possam ser socializados em espaços favoráveis à temática. Por isso, o aconselhado é buscar por blogues ou sítios que tratem da questão e ter o aceite para publicação.
Sugestão de sítios:
https://www.facebook.com/IntervencaoPoeticaUrbana Acesso em: 17 jul. 2013.
http://urbanogramas.wordpress.com/category/poeticas-urbanas/ Acesso em: 17 jul. 2013.
http://aindapoesia.blog.uol.com.br/ Acesso em: 17 jul. 2013.
http://www.sobresites.com/poesia/blogs.htm (apresenta lista de blogues que tratam sobre poéticas diversas). Acesso em: 17 jul. 2013.
Atividade 2
A proposta final é comparar a qualidade das intervenções antes e depois do estudo sobre a temática poesia urbana.
Por fim, chegou o momento de voltar à primeira pergunta da sequência didática que motivou o estudo:
- A rua pode ser lugar de e para intervenções poéticas?

https://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/p480x480/1010654_590579314315229_1128774300_n.jpg. Acesso em: 17 jul. 2013.
Os alunos terão de discutir a questão novamente. A grande diferença será que, agora, terão maior propriedade para tratar o assunto. Logo, o professor deverá avaliar a qualidade das colocações e argumentos discentes, a fim de perceber uma melhor preparação para as intervenções sobre a temática poesia urbana.