Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando com os sentidos

 

21/07/2013

Autor y Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende, Elizabeth Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os órgãos dos sentidos.

  • Reconhecer e identificar os diferentes sons.

  • Desenvolver a leitura e a escrita.

  • Identificar semelhanças de sons em diferentes espaços.

  • Problematizar a questão da exclusão da pessoa com deficiência auditiva.

  • Expor suas ideias e ouvir as ideias do outro.

  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas.

Duração das atividades
6 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber: escrever, ler, conhecer programa para criar textos no Netbook - UCA (Projeto Um Computador por Aluno). Caso sua escola não participe do projeto, você precisará encaminhar os alunos ao Laboratório de Informática para a realização das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2 – Identificando os sons

Material: computador e projeto de slides, UCA (Um Computador por Aluno), aparelho de som, selecionar vários tipos de sons.

Local: Sala de aula ou Laboratório de Informática.

1ª Atividade

Órgãos dos sentidos é um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais dos sentidos. Suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, etc.) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno). O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensações de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percepção de luminosidade (claro ou escuro) ou de distinção de cores.

Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente.

O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação.

Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que são órgãos dos sentidos e quais nós usamos para perceber e reconhecer os estímulos sensoriais presentes no meio ambiente em que vivemos.

Após essa conversa, solicite a todos os alunos que fiquem atentos no vídeo que será exibido a seguir e identifique qual é o sentido que os animais utilizam para procurar o filhote desaparecido.

Apresente o vídeo “A bebê dragão - Parece que é”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=214. Duração: 13 min. Acesso em: 10 de julho em 2013. 

Sinopse
Episódio da série de animação A Bebê Dragão, que conta histórias de um filhote de dragão que é encontrado por um grupo de bichos da floresta. Com a proteção e os cuidados de sua nova família, a bebê vai passar por diversas aventuras em busca de sua verdadeira mãe.

Posteriormente, pergunte aos alunos:

  • Os animais utilizaram somente um órgão dos sentidos?
  • Quais órgãos dos sentidos os animais utilizam para procurar Rumpus?
  • Qual foi o sentido que os animais combinaram para os auxiliarem a procurar o Rumpus?

Após as respostas da turma, converse com os alunos sobre como os seres humanos utilizam os sentidos para perceber e reconhecer os estímulos sensoriais presentes ao seu redor, em especial os estímulos sonoros.

 

Sugestão de sites sobre a audição para subsidiar o professor nas discussões com os alunos:

Audição. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido4.php. Acesso em 10 de julho em 2013.

Sistema Sensorial. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentido. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

2ª. Atividade

Coloque diferentes sons para que cada aluno inicialmente identifique qual objeto produz o som.

sons

Disponível em: http://bonitaadventista.com.br/wp-content/uploads/2013/02/sons-que-ouvimos.jpg. Acesso em 10 de julho em 2013. 

 

 Os sons podem ser, por exemplo, de motor de carro, pássaros cantando, latido de cachorro, grito, fogos de artifícios, bola quicando no chão dentre outros.

 

Sugestão de sites:

Sons de Animais. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sfT2UWyluZk. Acesso em 10 de julho de 2013.

Sons da Natureza: Pássaros. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vPh2r0KXcm4. Acesso em 10 de julho de 2013.

Gritos de pessoas e de cabras. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0fIZZBjJyVo. Acesso em 10 de julho de 2013.

Som ambiente trânsito. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-h0ceUvX9qY  e http://www.youtube.com/watch?v=6_1bUNRdcoE. Acesso em 10 de julho de 2013.

Orientar os alunos a registrar sua resposta no editor de textos de seu UCA (Um Computador por Aluno).

 

Sugestão de quadro para os alunos registrarem em seu editor de texto:

  • Qual é o tipo de som que você ouviu?
  • Quem ou o que produz esse som?
  • Qual foi a intensidade do seu volume?

 

Sequência do Som

Que tipo de som você escutou?

Quem ou o que produz esse som?

Qual foi a intensidade do volume de som escutado

01

 

 

 

02

 

 

 

03

 

 

 

    Imagem do próprio autor, 10 de julho de 2013.

 

O professor tem autonomia para selecionar os sons. Esses sons devem ter intensidades e volumes diferentes.

Ao final dessa atividade o professor apresenta qual objeto produz o som, os alunos “comparam” com suas respostas para analisarem se acertaram e escreveram corretamente.

 

Aula 3 - Encontrando meus semelhantes

 

Material: papel crepom, fita adesiva, jornais, revistas, papel kraft e pincéis Hidrocor, câmera fotográfica e filmadora.

Local: Pátio da escola.

 

1ª Atividade

Cada aluno deverá construir uma máscara e uma roupa com os materiais disponíveis. As roupas deverão representar algum dos animais que assistiram no vídeo. (Dragão, cachorro, urso, esquilo, pássaro, raposa e unicórnio) O professor poderá auxiliar os alunos nessa criação e construção da máscara dos animais.

 

animais

Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=214. Tempo 1’:30’’. Acesso em 10 de julho de 2013.

 

2ª. Atividade

Cada aluno com sua roupa e máscara de animal, veste o que produziu e após todos caracterizados o professor explica a brincadeira.

Os animais com roupas semelhantes, ou seja, os alunos que escolheram o mesmo animal para se vestir, deverão esconder em locais diferentes, pois quando o professor der o sinal, todos os animais farão o som característico de cada um até conseguir encontrar o seu semelhante. Quando esses se encontrarem irão registrar no netebook - UCA, fotos deles mesmos, o tempo gasto para encontrar o seu semelhante e um breve registro sobre as dificuldades e facilidades de procurar e encontrar seus colegas pelo som.

 

Para gravar os vídeos: solicite que os alunos utilizem o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos  Multimídia WxCam.

O botão da “câmera fotográfica” tira uma foto através da webcam.

O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato vídeo, através da webcam.

O “visualizador de imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do UCA ou num pen drive.

Sugestão de quadro para propor aos alunos:

 

Foto:

Animal:

Cachorro

Quantos somos:

4

Tempo para encontrar meus semelhantes:

2’ 21’’

Facilidade para encontrar:

Latimos alto

Dificuldade para encontrar:

Todos os animais faziam barulho ao mesmo tempo

Após todos os animais encontrarem seus semelhantes, solicite que todos se sentem em roda e socializem suas respostas, filmagens e fotos para os colegas. Aproveite o momento para discutir com os alunos a importância da audição nas nossas vidas.

 

Aula 4 a 6– Ouvindo nossas vivências

Material: Computador, projetor de slides, UCA (Um Computador por Aluno).

Local: Sala de aula.

 

1ª Atividade

Professor retome as atividades da aula anterior, e proponha aos alunos a construção de um pequeno texto, individualmente, no netebook - UCA abordando:

  • A importância da audição na vida do ser humano.
  • Quais os locais e momentos que esse sentido é mais utilizado (em casa, na rua, na escola, durante o jogo, no cinema e etc.).

2ª. Atividade

 

Apresente novamente aos alunos o vídeo “A bebê dragão - Parece que é”, mas desta vez, sem som. Deixe que os alunos reclamem da ausência do som, até que muitos reclamem que não estão ouvindo nada. Aproveite este momento para problematizar junto à turma, que uma pessoa com deficiência auditiva vivencia constantemente a situação que estão vivendo momentaneamente.

Dialogar com os alunos a respeito das dificuldades enfrentadas cotidianamente pela pessoa que é excluída do meio em que está por não ouvir. Solicite aos alunos que exemplifiquem situações em que alguém se sinta assim: na escola, no shopping, assistindo televisão, na livraria e etc.

É importante neste momento que os alunos façam proposições para garantir que todo deficiente auditivo tenha condições de participar da vida em sociedade: importância do intérprete de libras, auto descrição em todos os programas de televisão e etc.

libras

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Vk_eoS-hvyo/UBqQpT8WFGI/AAAAAAAAAH8/y1rzF_0qRfo/s1600/concurso-para-deficiente-auditivo.jpg. Acesso em 10 de julho em 2013. 

 

3ª. Atividade:

Após a construção do texto, o professor fará a projeção de cada texto para a turma, solicita que o texto seja lido coletivamente, caso necessário, farão correções ortográficas. Ao término da dinâmica de ler e corrigir os textos, converse com os alunos a respeito da vivência desse conjunto de atividades sobre a audição.

Recursos Complementares

 

Revista Nova Escola. O que é deficiência auditiva? Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/deficiencia-auditiva-inclusao-636393.shtml. Acesso em 10 de julho em 2013. 

Inclusão Educacional e Deficiência Auditiva. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-educacional-deficiencia-auditiva.htm. Acesso em 10 de julho em 2013. 

Mecanismos da audição. Disponível em: http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos4.asp. Acesso em 10 de julho em 2013. 

 

Aulas disponíveis no Portal:

Órgãos do sentido: Olfato. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777. Acesso em 10 de julho em 2013.

Órgãos do sentido: Visão. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25788. Acesso em 10 de julho em 2013.

Os 5 Sentidos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25770. Acesso em 10 de julho em 2013.

Avaliação

Observe em cada atividade se todos os alunos conseguem entender as brincadeiras e interagir com o grupo, respeitando mutuamente. Observe também o desenvolvimento dos alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita, no reconhecimento e identificação dos diferentes sons.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.