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Agenda 21 na escola: como implantar?

 

05/08/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer na Agenda 21 a sua importância para o exercício da cidadania, e sua contribuição na melhoria quantitativa e qualitativa do ambiente escolar;

Reconhecer e vivenciar a importância da Agenda 21 para o exercício da cidadania, contribuindo para a melhoria quantitativa e qualitativa do ambiente em que estuda.

Duração das atividades
20 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A relação sociedade/natureza sob o industrialismo e a economia de mercado

O global e o local sob a ótica da temática ambiental

Sustentabilidade: os limites de um conceito

A ONU e os esforços internacionais institucionalizados

PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Noções de estatística

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A implantação da Agenda 21 na escola deve partir de uma decisão coletiva, envolvendo professores de todos os componentes curriculares, coordenadores de área, pessoal de apoio técnico-administrativo, direção, alunos e até mesmo familiares e membros da comunidade. Informações detalhadas sobre esse tema podem ser acessadas em

http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/com_vida.pdf

Esta aula tem como proposta contribuir para elaborar diagnóstico socioambiental da escola, condição elementar para o apontamento das ações e estratégias a serem realizadas nas etapas seguintes.

Todas as séries podem e devem participar, tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. Sugere-se um tema para cada série, sendo que nas séries iniciais do ensino fundamental os professores especialistas deverão colaborar com os colegas polivalentes. Não há objeções caso mais de uma série tenha que desenvolver o mesmo tema ou se mais de um tema for atribuído para a mesma turma, considerando o número de salas existentes. A gestão dessas particularidades, bem como a distribuição dos temas entre as séries ou salas, deve levar em conta a idade dos alunos, o envolvimento e a disponibilidade dos professores.

O quadro 1 abaixo apresenta a sugestão de dez temas, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as especificidades de cada unidade escolar. Cada um deles aponta aspectos básicos (como limpeza, existência ou não de áreas verdes, consumo de água e energia, desperdício de alimentos, impacto ambiental da emissão de carbono pela comunidade escolar, entre outros) a serem identificados pelos alunos por meio das atividades propostas, objetivando a realização do diagnóstico. O quadro 2 traz um conjunto de itens para serem observados na parte física do prédio da escola e no ambiente escolar. O quadro 3 sugere indagações para composição dos questionários a serem aplicados pelos alunos. O quadro 4 apresenta um cronograma para o desenvolvimento das atividades.

Essas ações requerem organização prévia, bem como a realização de encontros periódicos dos organizadores e alunos para avaliação do trabalho, prevendo a correção de possíveis distorções que possam ocorrer durante o percurso. Deverá ser formada uma comissão central, composta por professores e alunos representantes, cuja função é definir objetivos, elaborar um cronograma de trabalho, e promover reuniões periódicas para desenvolvimento e acompanhamento das ações

Nessa comissão professores e alunos representantes de turmas terão o papel de:

a) Professores: coordenar, definir, acompanhar e avaliar as ações dos alunos, sempre informando as coordenações de área e a direção da escola sobre o andamento dessas ações; b) Alunos representantes de turmas: atuar como pontes entre os colegas e a comissão, trazer informações sobre o andamento do trabalho e sugerir estratégias que possam melhorá-lo.

Quadro 1. Sugestões de temas para elaboração do diagnóstico ambiental da escola

Tema 1:  Água: como chega e como sai da escola?

 Agenda1

http://www.piracicabafacil.com.br/noticias/gilmar-rotta-pede-troca-de-caixa-dagua-e-

cobertura-para-escola-do-campestre-1638

Fornecimento: Identificar a bacia hidrográfica onde se localiza a escola, observando se a água é captada nessa ou em outra bacia hidrográfica.

Captação e tratamento: identificar o tipo de tratamento, a empresa responsável pelo mesmo, bem como os parâmetros de qualidade para avaliação da água consumida.

Armazenamento na escola: Observar as condições de higiene, manutenção, adequação às necessidades da escola, se há sistema de captação e armazenamento da água da chuva, entre outros.

Consumo: Identificar o consumo diário e mensal de água registrado na escola, comparando a média local com os padrões internacionais estabelecidos para consumo individual e escolar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Valor mensal da conta de água:  paga pela escola e o responsável pelo pagamento. Verificar o custo médio por pessoa da escola, dividindo o total pago pelo número de frequentadores da escola.

Avaliação qualitativa:

características de uso e percepção ambiental da água pela comunidade escolar, por meio da aplicação de questionário.

Diferenciar as definições de água potável, água servida e efluente.

Outros aspectos

Proposta: Elaboração de programa interno visando redução de 5% no consumo diário de água.

Disciplinas responsáveis: Geografia e Química.

Fontes de pesquisa

Bacia hidrográfica

http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-hidrografica/

Código Sanitário do Estado de São Paulo

www.apetres.org.br/legislacao_news/C%C3%B3digos/C%C3%93DIGO%

20SANIT%C3%81RIO%20DO%20ESTADO%20DE%20S%C3%83O%20PAULO.pdf

Escolas públicas podem evitar desperdício de água com orientações desenvolvidas na Poli

http://www.renorbio.org.br/portal/noticias/escolas-publicas-podem-evitar-

desperdicio-de-agua-com-orientacoes-desenvolvidas-na-poli.htm

Tratamento de água

http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html

Tema 6: Limpeza geral da escola: eu, um gari?

 Agenda6

http://eejoaobatista.blogspot.com.br/2011/11/mutirao-para-limpeza-da-escola.htm

Avaliação qualitativa: observar o aspecto geral da escola em relação à limpeza das salas de aula, corredores, pátio, banheiros, setor administrativo e outros, comparando com as expectativas detectadas pela comunidade escolar, por meio de um questionário aplicado aleatoriamente a pessoas de todos os segmentos.

Sugestões de perguntas para detecção da expectativa quanto à limpeza do ambiente escolar:

1- Em relação à limpeza da escola, você considera que é:

(  ) muito limpa   (  ) razoável  (  ) ruim

2- A limpeza de quais ambientes você considera impróprios?

(  ) banheiro   (  ) pátio e corredores  (  ) quadra esportiva  (  ) sala de aula  (  ) outros

3- Em que tipo de ambiente escolar você gostaria de estudar?

(  ) limpo e arejado  (  ) limpo, arejado e jardinado 

(  ) não sei

Conhecer o modelo de gestão utilizado para a realização da limpeza da escola, entrevistando o diretor e a equipe executora.

Proposta: Elaboração de programa interno visando melhorar a limpeza geral do ambiente escolar, adotando medidas práticas para redução dos descartes, bem como a maneira correta de acondiciona-los.

Áreas responsáveis: Biologia, Química e Geografia.

Fontes de pesquisa

Cuidando da escola

http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/cartilha.pdf

Lei 12.305/2010 Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

 

 

 

 

 

 

Tema 2: Energia: como usamos esta força?

 Agenda2

http://www.sarmento.eng.br/Tecnica05.htm

Fornecimento e origem: Quem a fornece,  localização da fonte fornecedora e tipo de obtenção (hidrelétricas ou outra fonte)

Consumo: Identificar a quantidade real e ideal de consumo de energia em ambiente escolar.  (ver média internacional proposta, Código sanitário e Código de obras)

Avaliação qualitativa: características de uso e percepção ambiental da energia pela comunidade escolar, por meio da aplicação de questionário.

Outros aspectos

Proposta: Elaboração de programa interno visando ações para redução de 5% no consumo diário de energia.

Áreas responsáveis: Geografia e Física

Fontes de pesquisa

Como evitar o desperdício de energia

http://www.mundojovem.com.br/artigos/como-evitar-o-desperdicio-de-energia

Energia hidrelétrica

http://www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm

 

 

 

Tema 7:  Ergonomia: minha cadeira é minha amiga?

 Agenda7

http://minasempauta.wordpress.com/2010/04/29/governo-anastasia-fapemig-apoiou-pesquisa-que-criou-carteira-escolar-inclusiva/

Avaliação qualitativa: Observação da adequação das cadeiras e carteiras para a idade e o tamanho dos alunos, a partir de critérios apontados pelos professores de Biologia e Educação física.

Proposta: Elaboração de um programa interno visando esclarecimento sobre a postura adequada dos alunos e dos professores. Se possível, substituir carteiras e cadeiras inadequadas.

Áreas responsáveis: Biologia e Educação física

Fontes de pesquisa

O que é ergonomia?

http://www.ergonomianotrabalho.com.br/ergonomia.html

Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf

 

 

 

 

 

Tema 3: Iluminação: janela, lousa e luz estão em harmonia?

 Agenda3

http://srenovaera.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view

=article&id=1710:cesec-de-rio-piracicaba-e-reformado-e-ampliado&catid=1

Importância da iluminação natural e sua adequação às construções escolares.

Relação entre iluminação natural, latitude e clima.

Avaliação qualitativa:

características de uso e percepção ambiental da energia pela comunidade escolar, por meio da aplicação de questionário.

Proposta: Estudo da adequação do prédio escolar aos Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação básica, destacando aspectos em desacordo e propondo ações para adequação.

Áreas responsáveis: Geografia, Física e Artes.

Fontes de pesquisa

Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pd

Código de obras do Estado de São Paulo – Lei 11.228/1992

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQAEAA/codigo-obras-sp-lei-11-228

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema 8: Transporte: quanto de C02 emitimos no trajeto casa escola casa?

 Agenda8

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/deolhonocodigo/?p=625

Avaliação qualitativa: identificar o número de alunos, professores e funcionários da escola, bem como os meios de transporte utilizados para vir à escola.

Mediante cálculos matemáticos, quantificar a distância média diária percorrida pela comunidade escolar, a quantidade de CO2 emitida por cada tipo de motor (ônibus, automóvel etc.), estimando o total da emissão diária desse gás à atmosfera.

Mediante cálculos matemáticos, verificar a emissão diária de oxigênio efetuada por uma árvore (em fase de crescimento e já adulta), visando identificar a quantidade de árvores necessárias para a minimização do impacto ambiental diário provocado pelo transporte da comunidade escolar no trajeto casa escola casa.

Proposta: Elaboração de programa interno para estimular o uso de transporte coletivo, bicicleta ou caminhada entre os alunos, professores e funcionários. Essa proposta visa, ainda, o plantio de árvores no ambiente, nos arredores da escola ou em outra área pré-definida, como medida de compensação do impacto ambiental provocado pela comunidade escolar.

Áreas responsáveis: Geografia e Matemática

Fontes de pesquisa

Árvores Brasil

http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_porque_plantar

Conversão das unidades de medidas

www.materiaprima.pro.br/etefv/medidas/apostila_medidas.pd

Introdução ao cálculo de emissões pessoais de carbono brasildiverso.blogspot.com.br/2009/06/introducao-ao-calculo-de-emissoes.html

Razão matemática

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/razao-matematica.htm

 

Tema 4:  Esgotamento sanitário: que destino é dado às descargas nossas de cada dia?

 Agenda4

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=49

Caracterização física dos banheiros: Observar limpeza, arejamento, tipo de descarga, destino dos dejetos, bem como o tipo de tratamento a que são submetidos.

Proposta: Elaboração de um programa interno para promover o uso responsável dos banheiros da escola.

Áreas responsáveis: Biologia, Química e Geografia.

Fontes de pesquisa

Código sanitário do Estado de São Paulo

http://www.apetres.org.br/legislacao_news/C%C3%B3digos/C%C3%93DIGO%

20SANIT%C3%81RIO%20DO%20ESTADO%20DE%20S%C3%83O%20PAULO.pdf

Como é feito o tratamento do esgoto

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-tratamento-de-esgoto

Lei 11.445/2007 - Institui a Política Nacional de Saneamento Ambiental

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm

 

 

 

 

Tema 9: Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?

 Agenda9

http://www.iguatu.org/portal/verba-para-merenda-e-transporte-escolar-esta-disponivel-nesta-segunda/

Avaliação qualitativa: Observar as sobras da merenda escolar, tanto durante a fase de preparo dos alimentos quanto as sobras deixadas nos pratos, após as refeições.

Entrevistar nutricionistas e agrônomos para detectar técnicas de preparo e acondicionamento de alimentos, bem como de armazenamento da produção agrícola e animal, visando maior durabilidade dos produtos.

Proposta: Elaboração de programa interno visando a redução de 20% das sobras diárias de alimentos da merenda escolar, envolvendo técnicas de preparo e acondicionamento e também hábitos e comportamentos das pessoas que consomem a merenda escolar.

Áreas responsáveis: Biologia, Química e Geografia.

Fontes de consulta

Aproveitamento integral dos alimentos

http://ww2.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf

Dicas para evitar desperdício de alimentos

http://www.portalvilamariana.com/gastronomia/dicas-para-evitar-desperdicio-de-alimentos.asp

 

 

 

Tema 5: Paisagismo: uma síntese tropical na escola?

 Agenda5

http://escolaculturaepreservacao.blogspot.com.br/2009/01/projeto-do-oitavo-perodo-em-destaque.html

Avaliação qualitativa: Observar e mensurar as áreas jardinadas da escola, bem como a sua finalidade. Em caso negativo, identificar os motivos.

Realizar a catalogação das espécies existentes na área interna e na calçada ou praça onde se localiza a escola, identificando nome popular, nome científico, família, habitat, bioma etc.

Avaliar a adequação das espécies existentes, considerando sombreamento, estética, toxidade etc.

Proposta: Intervenção no projeto paisagístico da escola, melhorando, ampliando ou criando uma área jardinada.

Áreas responsáveis: Geografia e Biologia

Fontes de pesquisa

Jardim na escola

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_educar[29240].pdf

 

 

 

 

 

 

 

Tema 10: Respeito às diferenças: quem são os diferentes da escola?

 Agenda10

http://diariosdeumadesconhecida.blogspot.com.br/2010/07/toda-forma-de-amor.html

Realizar um censo interno para identificação do percentual de afrodescendentes, pessoas portadoras de necessidades especiais, e outras condições consideradas especiais.

Conhecer aspectos da lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira”, e outras leis correlatas.

Proposta: Identificação de um programa voltado ao exercício da tolerância e do respeito às diferenças.

Áreas responsáveis: Sociologia, Filosofia, História e Língua portuguesa.

Fontes de pesquisa

A sociedade em busca de mais tolerância

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/sociedade-busca-mais-tolerancia-424483.shtml

Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar?

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importante-falar-sexo-escolas-629611.shtml

Lei 10.639/2003 - Institui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

 

 

Considerando um tema para cada sala, o professor deverá formar grupos de cinco alunos para que acessem as fontes de pesquisa sugeridas. Tal atividade necessita do laboratório de informática ou o professor providenciará a impressão das mesmas. Os alunos anotarão no caderno a síntese das matérias lidas e o professor estabelecerá um prazo de uma aula para a realização dessa atividade.

Na aula seguinte, os alunos serão dispostos num grande círculo, quando o professor promoverá um amplo debate para que todos exponham os principais aprendizados obtidos com as leituras. Essa dinâmica tem a função de apresentar os conceitos básicos do tema em estudo e promover a familiarização dos alunos com o mesmo, facilitando a construção de referenciais necessários à etapa de observação do ambiente escolar. Esses referenciais serão construídos pelo grande grupo, sob a coordenação do professor.

Em grupo, os alunos farão um passeio pela escola, municiados de caderno, lápis, trena e máquina fotográfica. Posteriormente, essas informações constituirão um relatório de observação.

Atividade 2

Prosseguindo com as ações práticas, esta atividade consiste na aplicação de questionários ou entrevistas a pessoas representativas da escola e da comunidade. Para isso os alunos precisarão municiar-se de questionários e, ao final, fazer a tabulação dos dados coletados.

Um grupo de quatro alunos indicados pelo professor terá a tarefa de elaborar as questões que serão aplicadas aos entrevistados (ver sugestões de questionamentos no quadro 3). Antes da aplicação, o professor deverá revisar o questionário, adequando, suprimindo ou incluindo novas questões. Com apoio do coordenador de área, os questionários serão impressos na secretaria da escola. Como forma de exercitar o uso responsável de material, sugere-se que a impressão seja feita no verso de papel rascunho, já descartado pela secretaria.

Definidas as pessoas da escola ou da comunidade a serem entrevistadas, os grupos realizarão a aplicação do questionário. Essa etapa também deverá ser fotografada para inclusão das imagens no relatório final. Concluída a aplicação dos questionários cada grupo de alunos fará a tabulação dos dados coletados referentes ao seu tema. A contribuição do professor de Matemática é essencial nesse momento.  OBS: O questionário referente à observação da estrutura física do prédio da escola (Quadro 2) deverá ser respondido pelos alunos de todos os grupos.

Três alunos voluntários disponíveis e com domínio de informática deverão receber todos os gráficos elaborados pelos grupos, e organizá-los num único arquivo virtual ou em modo impresso, para facilitar a visualização do conjunto das informações. A análise dos dados finais será feita em conjunto (alunos, professores e gestores da escola). Esta análise deverá apontar os pontos fortes e os pontos fracos do ambiente escolar,  e destacar as urgências e emergências para promoção da melhora qualitativa, a partir do trabalho realizado. No momento, da análise, todos deverão se manifestar e opinar sobre as observações realizadas e as conclusões a que chegaram, e indicar os aspectos principais, envolvidos tanto na geração do(s) problema(s) quanto na solução do(s) mesmo(s).

Quadro 2. Sugestão de itens para observação do prédio e do ambiente escolar

1- Localização da escola em relação à cidade (pontos cardeais)

................................................................................

2- Nas quadras próximas à escola predominam:

(   ) indústrias

(   ) estabelecimentos comerciais

(   ) residências

(   ) prédios públicos

(   ) prédios institucionais

(   ) terrenos vazios

(   ) outros

3- Há árvores na calçada da quadra onde se localiza a escola?

(  ) Não. (  ) Sim. Como se apresentam? ------------

4- Como se apresenta o terreno onde a escola está construída?

5- Como se apresenta o prédio da escola em relação à rua:

(   ) mesmo nível    (  ) mais alto    (   ) mais baixo

 

 

 

 

 

 

 

6- Acessibilidade

a)  Há rampas? (  ) Não  (   ) Sim. Como se apresentam? ---------------------------------------

b) Escadas: Os degraus atendem ao padrão universal ( 15 a 17 cm de altura e 28 a 30 cm de largura)? (   ) Não  (  ) Sim

c) Tipo de piso: (   ) liso  (   ) áspero   (   ) brilhante   (   ) fosco

d) Puxadores das portas:  (  ) baixos  (  ) altos 

(   ) bom estado de conservação

(   ) mal estado de conservação

e) Outros itens ..................................

7- Construção

Tipo de janela:  (   ) basculante   (  ) outro tipo . Qual?

a) Altura e largura das portas: ------------------------

b) Área de cada sala: -----------------------------------

c) Altura das paredes: --------------------------------

d) Tipo de forro:   (   ) laje  (  ) madeira   (  )PVC

e) Telhado: tipo de telha   (   ) Cerâmica  

(   ) fibra cimento  (   ) outro tipo .....................

f) Inclinação do telhado: ......................

g) A construção apresenta ventilação cruzada?

(   ) Não   (   ) Sim

h) Direção predominante dos ventos na cidade ....

8- Outros itens ......................................................

 

Para responder aos questionários sugerem-se entrevistas com alunos, professores, direção da escola, pessoal técnico-administrativo, e especialistas da comunidade. Essas informações têm a função de subsidiar o diagnóstico que será elaborado no final da atividade.

O funcionamento de uma escola assemelha-se a uma engrenagem onde centenas de elementos estão interligados. A conexão entre os elementos físicos (giz, apagador, torneiras, papel higiênico, entre tantos outros) e os elementos pedagógicos (aulas bem preparadas, alunos interessados, material didático suficiente e adequado, biblioteca equipada, entre tantos outros) caracterizam a qualidade da escola e do ensino que ela oferece. O quadro 3 traz um conjunto de elementos, aparentemente simples, mas que fazem a diferença qualitativa da escola. Assim, o grupo responsável pela observação da caracterização física da escola deverá também observar os itens elencados logo abaixo.

Quadro 3: Observação de elementos básicos do funcionamento da escola

1- Material didático: papel, tinta, equipamentos como impressoras, xerocopiadoras etc., apresentam

(  ) bom estado de conservação e são suficientes.

(  ) estado razoável de conservação e são parcialmente suficientes.

(  ) péssimo estado de conservação ou são insuficientes.

 

2- Material de limpeza: papel higiênico, cestos de lixo, detergente, desinfetante, vassouras, panos de limpeza, são:

(  ) suficientes, com uso responsável por parte de alunos, professores e funcionários.

(  ) parcialmente suficientes, observando-se escassez temporária ou estado razoável de conservação.

(  ) insuficientes, observando-se escassez permanente.

 

3- Equipamentos básicos: torneiras, descargas, tomadas, interruptores, fiação etc, são:

(  ) novos e apresentam manutenção adequada.

(  ) a aparência e a manutenção são razoáveis.

(  ) a aparência e a manutenção são insuficientes e inadequadas.

 

4- A limpeza da caixa d´água acontece:

(  ) uma vez por ano.

(  ) duas vezes por ano.

(  ) nunca.

 

5- Na sala de aula:

(  ) não há sobras de giz no chão, as luzes e ventiladores são apagados logo após o término das aulas.

(  ) há sobras de giz no chão ou na base da lousa e não há preocupação com o consumo desnecessário de energia.

 

6- No pátio e nos corredores:

(  ) há número suficiente de cestos para lixo, favorecendo o descarte seletivo.

(  ) há poucos cestos para lixo.

(  ) não há cestos para lixo ou os alunos o desconsideram, jogando o lixo no chão.

 

7- Outros itens.

 

Quadro 4: Sugestões de indagações para composição dos questionários a serem aplicados pelos alunos

Tema 1:  Água: como chega e como sai da escola?

1- De onde vem a água que consumimos na escola?

(  ) rio  (  ) poço artesiano   (  ) represa (  ) outro

2- Qual é o tipo de tratamento que ela recebe?

3- Quem faz esse tratamento e como é feito?

4- Como ela é armazenada na escola?

5- A caixa d´água é limpa regularmente? Quem a limpa? Como é feita essa limpeza?

6- A caixa d´água é tampada permanentemente?

7- Qual é o consumo mensal da escola, em metros cúbicos?

9- Qual o custo dessa conta de água? Quem a paga?

10- Existe captação de água de chuva na escola?

11- Qual é a média diária por pessoa considerada tolerável pelos padrões internacionais?

12- Qual é a condição da escola em relação a essa média?

13- O pessoal da limpeza recebe treinamento para uso responsável da água?

14- As torneiras estão em bom estado de conservação e funcionamento? Há vazamentos?

 

 

 

 

Tema 6: Limpeza geral da escola: eu, um gari?

1- Como se apresenta a escola em relação à limpeza?

2- Há lixeiras espalhadas em vários pontos?

3- As lixeiras contemplam a coleta seletiva?

4- Os funcionários usam equipamentos de proteção ao manusear o lixo?

5- Existe alguma iniciativa voltada à redução dos descartes feitos pelos membros da comunidade escolar?

6- Há iniciativas para redução do uso de produtos químicos de limpeza? Eles são biodegradáveis?

7- Para onde vai o lixo produzido na escola?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema 2: Energia: como usamos esta força?

1- Qual é o tipo de energia utilizada na escola?

(  ) hidrelétrica  (  ) termoelétrica  (  ) outra .............

2- Onde é gerada essa energia?

3- Qual é o consumo médio por pessoa/dia considerado tolerável pelos padrões internacionais?

4- Qual é o consumo mensal da escola?

5- Qual é a condição do consumo médio da escola em relação aos padrões internacionais?

6- Qual é o custo mensal da conta de energia da escola? Quem a paga?

7- O que é possível fazer para economizar energia elétrica na escola?

Tema 7:  Ergonomia: minha cadeira é minha amiga?

1- Qual é o modelo de carteira utilizado?

2- Quais materiais foram utilizados na sua fabricação?

3- As carteiras e cadeiras são confortáveis?

4- Elas provocam algum tipo de desconforto? Qual(is)?

5- Qual é a maneira correta de se sentar enquanto assistimos as aulas?

 

 

 

 

 

Tema 3: Iluminação: janela, lousa e luz estão em harmonia?

1- A iluminação do ambiente interno da escola é predominantemente  (   ) Natural  (   ) Artificial

2-  A escola dispõe de alguma iniciativa para aproveitamento da energia solar? (  ) Sim  (  ) Não

3- Posição das carteiras em relação às janelas (as janelas e ou vidraças devem estar dispostas do lado esquerdo dos alunos sentados)

(   ) correta em todas as salas  

(   ) incorreta em todas as salas

(   ) incorreta em algumas salas

4- Pintura: predomínio de cores  (   ) claras 

 (  ) escuras (  ) sem cor

Tema 8:Transporte: quanto de C02 emitimos a cada dia?

1- Quantas pessoas compõem a comunidade escolar?

2- Como vêm para a escola?

3- Qual é a emissão de CO2 feita pelos motores de ônibus, automóvel e moto?

4- Você viria para a escola de bicicleta? Por que?

5- Você viria para a escola a pé? Por que?

6- Qual é a liberação de oxigênio diária de uma árvore adulta e de uma árvore em crescimento?

 

 

 

Tema 4: Esgotamento sanitário: que destino é dado às descargas nossas de cada dia?

1- Para onde vão as descargas feitas na escola, ao longo do dia?

2- O esgoto sanitário da cidade passa por tratamento? Que tipo?

3- Em caso de escola rural, como são feitas a coleta e o tratamento?

 

 

 

Tema 9: Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?

1- De onde vêm os alimentos que comemos na merenda escolar?

2- Quem os prepara?

3- Quais técnicas de conservação de alimentos  e de aproveitamento de folhas e talos são utilizadas na cozinha?

4- Por que os alunos deixam sobras no prato?

5- É possível reduzir as sobras? Como?

 

Tema 5: Paisagismo: uma síntese tropical na escola?

1- Há áreas jardinadas na escola? Onde estão dispostas?

2- Se não houver: por que?

4- As plantas estão bem cuidadas? Por que?

5- Quais espécies existem?

6- Qual é a finalidade das áreas jardinadas?

7- É possível aumentar as áreas ou o número de espécies plantadas?

 

 

Tema 10: Respeito às diferenças: quem são os diferentes da escola?

1- Você se considera uma pessoa diferente?

2- O que é ser diferente para você?

3- É possível conviver de maneira harmoniosa, mesmo que não se tenha afinidade entre um determinado grupo de pessoas? Como?

4- Você considera nossa escola como um espaço de convivência?

6- O que você sugere para que a convivência em nossa escola seja mais agradável?

 

O cronograma apresentado na sequência tem a finalidade de situar temporalmente os envolvidos na realização do trabalho. O estabelecimento de prazos e metas é fundamental em qualquer atividade em que se buscam resultados.

Quadro 5: Cronograma das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, após a reunião geral 

1ª semana: Apresentação e orientação sobre o trabalho a ser desenvolvido, distribuindo os temas para cada turma. Organização inicial dos grupos de trabalho;

2ª semana: Embasamento teórico feito pelo professor (vide sugestão de conceitos a serem trabalhados como subsídios teóricos). Continuidade das investigações;

3ª semana: Leitura das fontes propostas e promoção de um amplo debate para estabelecimento de referenciais que direcionarão as observações a serem realizadas no passeio pela escola;

4ª semana: Visita ao ambiente escolar, aplicando os referenciais de observação;

5ª semana: Aplicação de questionários para coleta de dados. Tabulação e análise dos dados coletados. 

6ª semana: Elaboração do relatório de observação e das apresentações orais;

7ª semana: Apresentação oral de 4 grupos, com comentários dos colegas sobre o conteúdo apresentado. Entrega do relatório concluído ao professor, para revisão;

8ª semana: Apresentação oral de 4 grupos, com comentários dos colegas sobre o conteúdo apresentado. Devolução dos relatórios aos alunos, com as devidas observações para refação. (OK)

9ª semana: Apontamentos para a elaboração do programa para melhora no ambiente escolar. Cada sala elege dois colegas representantes para apresentação dos apontamentos à direção da escola e à comissão central para implantação da Agenda 21 na escola;

10ª semana: Apresentação dos apontamentos à comissão escolar central. Elaboração do diagnóstico ambiental da escola. Definição de cronograma contendo as ações prioritárias, estratégias a serem utilizadas, e equipes responsáveis pela coordenação de cada uma delas. 

Atividade 3

Considerando que cada turma ficou incumbida de pesquisar um dos temas, e que a mesma foi dividida em grupos, espera-se que tenha sido aplicado o mesmo questionário a pessoas diferentes: colegas, professores, direção, pessoal técnico-administrativo, e especialistas da comunidade. Mais uma vez, então, se faz necessária a formação do grande círculo em cada sala de aula para socialização oral dos resultados. São pontos de vista diferentes ou complementares em relação a um mesmo assunto. Num primeiro momento a socialização será feita por turma. Na atividade 4, propõe-se um momento coletivo para a apresentação geral dos resultados, visando a extração dos subsídios para elaboração do programa interno para melhora qualitativa do ambiente escolar.

O grupo responsável pela elaboração dos gráficos estatísticos apresentará os resultados de duas maneiras: virtualmente e impressos. A projeção virtual deverá permitir a visualização de todos os gráficos ao mesmo tempo, enquanto que o material impresso deverá facilitar a análise dos resultados, permitindo, assim, a análise geral dos aspectos pesquisados.

O passo seguinte será a elaboração do relatório para apresentação na reunião geral. Sempre favorecendo e estimulando a participação de todos os alunos, o professor deverá distribuir as tarefas da seguinte forma: grupo 1- cuidará do trato das imagens (recolhimento de todos os grupos, escolha das mais significativas, colocação da legenda, com significado, data e crédito de quem fotografou). Grupo 2- redigirá a introdução. Grupo 3- descreverá as ações realizadas. Grupo 4- redigirá a conclusão (elencando os apontamentos feitos durante a fase de socialização da atividade). Grupo 5-  fará a redação final do trabalho, (recebendo a produção de todos os  demais grupos e promovendo o fechamento do trabalho). Esse material será enviado por e.mail ao professor, que fará a revisão final.

O relatório sugerido deverá apresentar as seguintes partes: Título, data da realização do trabalho, professor coordenador, turma responsável pelo desenvolvimento, objetivos, introdução, metodologia utilizada para coleta dos dados, descrição das ações realizadas, conclusão, e fotos.

Atividade 4

Para esta etapa sugere-se a reunião de todos os alunos no auditório ou na quadra da escola.Cada turma elegerá um grupo de colegas representantes para apresentação do relatório final. Os mesmos serão apresentados em duas versões: uma impressa e outra virtual. A impressa ficará com a comissão central e a virtual será apresentada oralmente, expondo aspectos relevantes da pesquisa realizada.

As apresentações deverão ser ágeis e propositivas, facilitando a votação dos presentes. Sugere-se a votação por aclamação, por atender as características indicadas: agilidade e proposição. Essa etapa tem a finalidade de priorizar as ações, considerando as necessidades e os recursos da escola.

A proposta final deverá ser redigida em forma de um programa, contemplando ações que promovam a redução de desperdícios (caso eles existam) e outras superações, como sugerido nos temas apresentados no quadro 1. Ela deverá apresentar um cronograma das ações, incluindo encontros periódicos para avaliação do trabalho.

Desdobramentos das ações de implantação da Agenda 21 na escola

Uma vez iniciada, a implantação da Agenda 21 na escola não deve ser interrompida. O programa deverá estender-se para vários anos, visando superação das carências ou inadequações do ambiente escolar. O envolvimento de toda a comunidade escolar é fundamental e os gestores e coordenadores do projeto devem envidar esforços para promover a sinergia entre os agentes envolvidos.

Os professores poderão organizar visitas técnicas a locais relacionados aos temas pesquisados, tais como: sistema de captação e tratamento de água; local de destino e tratamento (se houver) do lixo e do esgoto; usina hidrelétrica, entre outros. Em etapas seguintes, cada tema poderá ser melhor explorado, preferencialmente de modo multidisciplinar.

O tema 1 (Água: como chega e como sai da escola?)  sugere muitas abordagens. Uma delas pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1437, envolvendo também o tema 4 (Esgotamento sanitário: que destino é dado às descargas nossas de cada dia?).

O tema 2 (Energia: como usamos esta força?) pode ser desenvolvido juntamente com o tema 3 (Iluminação escolar: janela, lousa e giz estão em harmonia?). Uma proposta de aula pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376.

O tema 5 (Paisagismo: uma síntese tropical na escola?)pode ser abordado sob várias perspectivas, unindo Geografia e Biologia. Uma sugestão de abordagem pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50534.

O tema 7 (Ergonomia: minha cadeira é minha amiga?) pode ser abordado pelos professores de Educação física e de Biologia, orientando os alunos sobre a postura correta quando sentados.

O tema 8 (Transporte: quanto de CO2 emitimos a cada dia?) sugere atividades interessantes: unindo-se ao tema 5 (Paisagismo: uma síntese tropical na escola?), é possível promover ou melhorar as áreas jardinadas da escola ou até mesmo plantar espécies nativas em algum local pré-definido, como praças ou matas ciliares do município.

O tema 9 (Alimentos: vamos reduzir as sobras da merenda escolar?)sugere desdobramentos, envolvendo várias disciplinas, como Geografia, Biologia e Química. Informações sobre como explorá-lo podem ser acessadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48638.

O tema 10 inspira atividades diversificadas, envolvendo vários componentes curriculares. Trata-se de um assunto de extrema sensibilidade no convívio escolar, cujo aprendizado estender-se-á por toda a vida. Uma sugestão de aula pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18913

Recursos Complementares
Avaliação

Por se tratar de um trabalho relativamente longo, o professor deverá estabelecer e apresentar aos alunos, no início do trabalho, os critérios de avaliação a serem utilizados: organização, pontualidade, envolvimento, domínio dos conceitos apreendidos, apresentação dos relatórios, entre outros.

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Opiniones

  • Luzelia Botelho da Silva Costa, Escola Estadual Riachuelo , Tocantins - dijo:
    Luzelia.botelho@hotmail.com

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Otimo trabalho, parabens.... estou aqui com a mão na massa....


  • Angelica Góis Morales, UNESP , São Paulo - dijo:
    angelica@tupa.unesp.br

    18/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa essa aula sobre Agenda 21 direcionada para a escola e as atividades sugeridas são todas aplicadas.


  • Edmiler, ETEC Eudécio Luíz Vicente , São Paulo - dijo:
    edmiler.js@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei interessante a abordagem multidisciplinar que a aula dá ao tema, além das propostas de atividades que envolvem o cotidiano escolar do aluno, tornando os objetivos do documento (agenda 21) mais compreensíveis aos alunos.


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