11/08/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
- Reconhecer as características gerais da demografia brasileira identificando suas principais transformações nas últimas décadas;
- Identificar fatores responsáveis por transformações na demografia brasileira.
- Identificar os impactos sociais, econômicos, políticos e culturais na sociedade brasileira decorrentes da atual configuração demográfica.
Censo demográfico e recenseamento: definição, órgão realizador, critérios de realização
População brasileira: composição etária, étnica, demográfica, distribuição espacial
Aula sugerida para a segunda série do ensino médio.
Atividade 1
Para esta atividade os alunos precisarão do livro didático e do atlas geográfico escolar. Obs: O tema População brasileira faz parte do conteúdo programático de qualquer atlas geográfico e de qualquer livro didático do ensino fundamental e médio. O professor deverá solicitar aos alunos para que observem os mapas da distribuição espacial da população brasileira, IDH por estado e ou região, correntes migratórias, entre outros. Em dupla, os alunos deverão responder as questões propostas no quadro 1. As respostas serão anotadas no caderno e a socialização dos resultados ocorrerá por meio de um diálogo realizado no final das investigações, quando o professor proporá a formação de um grande círculo, na sala de aula.
1- Observe a distribuição espacial da população brasileira e tire algumas conclusões. 2- Estabeleça algumas hipóteses para explicar a irregularidade na distribuição espacial da população no território brasileiro. 3- Identifique fatores que explicam a maior concentração populacional nos estados litorâneos e, particularmente, nas regiões metropolitanas dos mesmos. 4- Identifique fatores que explicam a baixa densidade demográfica observadas em grandes áreas do interior do país. Enumere algumas dessas áreas. 5- Quais áreas recebem maior número de migrantes? Quais áreas mais perdem população? 6- Identifique fatores que explicam a atração e a expulsão de pessoas dos lugares. |
Quadro 1: Questionamentos iniciais para sensibilização dos alunos
Após o diálogo proposto para a socialização dos resultados da pesquisa, o professor deverá estimular os alunos para que identifiquem a forma como são levantadas e registradas as informações oficiais referentes à população brasileira.
Atividade 2
Considerando o caráter dinâmico da sociedade, será proposta uma pesquisa mais diversificada sobre a temática da população brasileira. Como atividade inicial os alunos deverão ler o texto As mudanças na população brasileira, disponível em http://www.mundovestibular.com.br/articles/4383/1/AS-MUDANCAS-NA-POPULACAO-BRASILEIRA/Paacutegina1.html. A leitura deverá ser feita no laboratório de informática ou em texto impresso e distribuído pelo professor, intercalando os alunos leitores, de modo a garantir a participação de todos. Os alunos deverão ser orientados para que anotem aspectos relevantes, estimulando um diálogo dirigido no final da leitura.
O professor deverá propor a formação de seis grupos, distribuindo um tema para cada um deles. A indicação dos temas ocorrerá por sorteio.
Grupo 1: IBGE: Quando surgiu e o que faz esse órgão?
http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar o contexto histórico em que foi criado o IBGE; a qual Ministério Federal está vinculado; sua função; e como é realizado o censo no Brasil.
Fontes de pesquisa IBGE: principais funções http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm Coleta http://censo2010.ibge.gov.br/coleta Evolução da população brasileira http://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira
|
Grupo 4: Aumento de mulheres chefes de domicílio
http://oglobo.globo.com/rio/a-forca-das-mulheres-da-cidade-8708999 Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar fatores que têm contribuído para a emancipação feminina brasileira, destacando aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais decorrentes desse fato. Reconhecer as principais transformações na organização familiar em decorrência da urbano-industrialização e da emancipação feminina.
Fontes de pesquisa Mulheres chefes de domicílios em camadas pobres: trajetória familiar, trabalho e relações de gênero http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_787.pdf Mulheres chefes de família não são mais pobres e nem sozinhas, diz pesquisadora Participação da mulher no mercado de trabalho cresce, mas salário ainda é menor que o do homem |
Grupo 2: Envelhecimento da população brasileira
Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar o percentual de idosos do país e sua evolução censitária; os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida; e os desafios do país diante desse fato.
Fontes de pesquisa Número de idosos dobrou nos últimos 20 anos Expectativa de vida dos brasileiros http://www.brasilescola.com/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm O rápido envelhecimento da população brasileira http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v23n1/v23n1a02
|
Grupo 5: Analfabetismo no Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14455.shtml Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar a evolução histórica do analfabetismo no Brasil e a configuração socioespacial desse fenômeno na atualidade, bem como as políticas públicas para a sua erradicação.
Fontes de pesquisa Mapa do analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/analfabetismo-no-brasil.htm Brasil tem quase 13 milhões de analfabetos
|
Grupo 3: Redução da natalidade no Brasil
http://geografianaminhavida.blogspot.com.br/2012/02/2-ano-ensino-medio.html http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/todos-caminhos-levam-urbe-428071.shtml Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar os fatores que influenciam a queda nas taxas de natalidade e os reflexos desse fato na composição da pirâmide etária do país. Comparar a pirâmide etária brasileira com a de países ricos e a de países pobres.
Fontes de pesquisa Redução na taxa de natalidade explica queda no número de matrículas no ensino fundamental, diz Undime Taxa de fecundidade no Brasil http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/taxa-fecundidade-no-brasil.htm
|
Grupo 6: Composição da população brasileira
http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar a caracterização da população brasileira quanto à composição da cor e das etnias, destacando a miscigenação e a diversidade cultural decorrente desse fenômeno.
Fontes de pesquisa Censo 2010: população do Brasil deixa de ser predominantemente branca O Brasil mostra a sua cor http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html
|
Cada grupo apresentará o resultado de suas investigações por meio de um jornal falado. A elaboração de um pequeno vídeo feito por eles, utilizando seus aparelhos de telefonia móvel, poderá enriquecer o conteúdo. Além de entrevistas eles poderão fotografar o cotidiano da própria família ou da população local. As imagens e os vídeos deverão refletir o tema pesquisado.
Os alunos poderão entrevistar professores da escola, familiares, colegas, e especialistas da cidade sobre a temática que estão estudando. Para a realização das entrevistas terão que elaborar previamente as questões, fazer os contatos, marcar horários, entre outras ações que demandam estudo, organização, e cooperação entre os membros do grupo. Informações sobre a criação de vídeos com aparelhos celulares podem ser encontradas em http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm ou
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
Para a apresentação do jornal falado, os alunos deverão indicar quem atuará como âncora, repórteres externos e entrevistados. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante as investigações poderá ser formatado como notícia, dando uma outra conotação à comunicação. Essa forma de apresentação exercita a capacidade de síntese e a transposição da linguagem. Informações sobre a apresentação de um jornal falado podem ser encontradas em http://comofas.com.br/como-fazer-um-jornal-falado/ e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38846
Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.
Domínio de conteúdo |
Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral |
Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes |
Vídeos: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Atividade 3
O encerramento da aula ocorrerá com duas atividades a serem realizadas pelos alunos: a) redação de um texto narrativo-dissertativo sintetizando o aprendizado adquirido; b) resolução de questões de vestibulares, ENEM, e concursos públicos referentes à temática pesquisada, selecionadas e apresentadas pelo professor.
O texto dissertativo constitui-se num valioso indicador da apreensão dos alunos sobre a temática em estudo. A partir de equívocos ou defasagens conceituais apresentadas o professor deverá retomar alguns aspectos, aproximando a turma dos objetivos propostos no início da aula.
As questões selecionadas constituem-se em oportunidade para revisão e fixação de conceitos, além do treino para os processos seletivos vindouros. A aplicação dessas questões pode atender a dois propósitos: 1) exercitar a cooperação entre os colegas. Nesse caso, a resolução deverá ocorrer em dupla ou em grupo; 2) possibilitar a aferição da aprendizagem. Nesse caso, a aplicação assemelha-se a uma avaliação simulada e a resolução deve ocorrer individualmente.
Matriz de referências do ENEM:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
O diálogo coloca-se como recurso mediador fundamental nas relações de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participação dos alunos e o seu envolvimento na temática em estudo devem ser considerados pelo professor.
Em relação às apresentações dos alunos, o professor deverá considerar o conteúdo apresentado e as expressões de comunicação: fala, gestos, espontaneidade, interação, entre outras.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2013
Cinco estrelasótima!