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População brasileira: perfil demográfico em transição

 

11/08/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as características gerais da demografia brasileira identificando suas principais transformações nas últimas décadas;

- Identificar fatores responsáveis por transformações na demografia brasileira.

- Identificar os impactos sociais, econômicos, políticos e culturais na sociedade brasileira decorrentes da atual configuração demográfica. 

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Censo demográfico e recenseamento: definição, órgão realizador, critérios de realização

População brasileira: composição etária, étnica, demográfica, distribuição espacial

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a segunda série do ensino médio.

Atividade 1

Para esta atividade os alunos precisarão do livro didático e do atlas geográfico escolar. Obs: O tema População brasileira faz parte do conteúdo programático de qualquer atlas geográfico e de qualquer livro didático do ensino fundamental e médio. O professor deverá solicitar aos alunos para que observem os mapas da distribuição espacial da população brasileira, IDH por estado e ou região, correntes migratórias, entre outros. Em dupla, os alunos deverão responder as questões propostas no quadro 1. As respostas serão anotadas no caderno e a socialização dos resultados ocorrerá por meio de um diálogo realizado no final das investigações, quando o professor proporá a formação de um grande círculo, na sala de aula.

1- Observe a distribuição espacial da população brasileira e tire algumas conclusões.

2- Estabeleça algumas hipóteses para explicar a irregularidade na distribuição espacial da população no território brasileiro.

3- Identifique fatores que explicam a maior concentração populacional nos estados litorâneos e, particularmente, nas regiões metropolitanas dos mesmos.

4- Identifique fatores que explicam a baixa densidade demográfica observadas em grandes áreas do interior do país. Enumere algumas dessas áreas.

5- Quais áreas recebem maior número de migrantes? Quais áreas mais perdem população?

6- Identifique fatores que explicam a atração e a expulsão de pessoas dos lugares.

Quadro 1: Questionamentos iniciais para sensibilização dos alunos

Após o diálogo proposto para a socialização dos resultados da pesquisa, o professor deverá estimular os alunos para que identifiquem a forma como são levantadas e registradas as informações oficiais referentes à população brasileira.

Atividade 2

Considerando o caráter dinâmico da sociedade, será proposta uma pesquisa mais diversificada sobre a temática da população brasileira. Como atividade inicial os alunos deverão ler o texto As mudanças na população brasileira, disponível em http://www.mundovestibular.com.br/articles/4383/1/AS-MUDANCAS-NA-POPULACAO-BRASILEIRA/Paacutegina1.html. A leitura deverá ser feita no laboratório de informática ou em texto impresso e distribuído pelo professor, intercalando os alunos leitores, de modo a garantir a participação de todos. Os alunos deverão ser orientados para que anotem aspectos relevantes, estimulando um diálogo dirigido no final da leitura.

O professor deverá propor a formação de seis grupos, distribuindo um tema para cada um deles. A indicação dos temas ocorrerá por sorteio.

 

 Grupo 1: IBGE: Quando surgiu e o que faz esse órgão?

      Censo1 Censo2

http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar o contexto histórico em que foi criado o IBGE; a qual Ministério Federal está vinculado; sua função; e como é realizado o censo no Brasil.

 

Fontes de pesquisa

IBGE: principais funções

http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/instituicao.shtm

Coleta

http://censo2010.ibge.gov.br/coleta

Evolução da população brasileira

http://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira

 

 

 

 

 

Grupo 4: Aumento de mulheres chefes de domicílio

 censo7  censo8

http://oglobo.globo.com/rio/a-forca-das-mulheres-da-cidade-8708999

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/participacao-da-mulher-no-mercado-de-trabalho-cresce-mas-salario-ainda-e-menor-que-o-do-homem/

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar fatores que têm contribuído para a emancipação feminina brasileira, destacando aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais decorrentes desse fato. Reconhecer as principais transformações na organização familiar em decorrência da urbano-industrialização e da emancipação feminina.

 

Fontes de pesquisa

Mulheres chefes de domicílios em camadas pobres: trajetória familiar, trabalho e relações de gênero

http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_787.pdf

Mulheres chefes de família não são mais pobres e nem sozinhas, diz pesquisadora

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/09/22/mulheres-chefes-de-familia-nao-sao-mais-pobres-e-nem-sozinhas-diz-pesquisadora.htm

Participação da mulher no mercado de trabalho cresce, mas salário ainda é menor que o do homem

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/participacao-da-mulher-no-mercado-de-trabalho-cresce-mas-salario-ainda-e-menor-que-o-do-homem/

Grupo 2: Envelhecimento da população brasileira

 Censo3 Censo4

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/09/06/envelhecimento-da-populacao-em-debate-na-terca-feira

http://www.ecodebate.com.br/2012/04/20/envelhecimento-da-populacao-mundial-o-tsunami-grisalho-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

 

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar o percentual de idosos do país e sua evolução censitária; os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida; e os desafios do país diante desse fato.

 

Fontes de pesquisa

Número de idosos dobrou nos últimos 20 anos

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/09/21/numero-de-idosos-com-mais-de-60-anos-dobrou-nos-ultimos-20-anos-aponta-ibge.htm

Expectativa de vida dos brasileiros

http://www.brasilescola.com/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm

O rápido envelhecimento da população brasileira

http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v23n1/v23n1a02

 

 

Grupo 5: Analfabetismo no Brasil

 CENSO1AA

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14455.shtml

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar a evolução histórica do analfabetismo no Brasil e a configuração socioespacial desse fenômeno na atualidade, bem como as políticas públicas para a sua erradicação.

 

Fontes de pesquisa

Mapa do analfabetismo no Brasil

http://www.publicacoes.inep.gov.br/36518554-017A-4834-BACB-783C3016775D/FinalDownload/DownloadId-D1A8D2EBE8FCB08D950B9E17578D509C/36518554-017A-4834-BACB-783C3016775D/arquivos/%7B3D805070-D9D0-42DC-97AC-5524E567FC02%7D_MAPA%20DO%20ANALFABETISMO%20NO%20BRASIL.pdf

Analfabetismo no Brasil

http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/analfabetismo-no-brasil.htm

Brasil tem quase 13 milhões de analfabetos

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/brasil-tem-quase-13-milhoes-de-analfabetos-numero-caiu-apenas-1-em-tres-anos-20120921.html

 

Grupo 3: Redução da natalidade no Brasil

  Censo5  censo6

http://geografianaminhavida.blogspot.com.br/2012/02/2-ano-ensino-medio.html

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/todos-caminhos-levam-urbe-428071.shtml

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar os fatores que influenciam a queda nas taxas de natalidade e os reflexos desse fato na composição da pirâmide etária do país. Comparar a pirâmide etária brasileira com a de países ricos e a de países pobres.

 

Fontes de pesquisa

Redução na taxa de natalidade explica queda no número de matrículas no ensino fundamental, diz Undime

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-12-21/reducao-na-taxa-de-natalidade-explica-queda-no-numero-de-matriculas-no-ensino-fundamental-diz-undime

Taxa de fecundidade no Brasil

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/taxa-fecundidade-no-brasil.htm

 

Grupo 6: Composição da população brasileira

 Censo10 censo11

http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html

http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html

Por meio da leitura e interpretação das fontes sugeridas, identificar a caracterização da população brasileira quanto à composição da cor e das etnias, destacando a miscigenação e a diversidade cultural decorrente desse fenômeno.

 

Fontes de pesquisa

Censo 2010: população do Brasil deixa de ser predominantemente branca

http://oglobo.globo.com/politica/censo-2010-populacao-do-brasil-deixa-de-ser-predominantemente-branca-2789597

O Brasil mostra a sua cor

http://www.paraibamix.com/2011/05/com-casa-cheia-os-nonatos-e-fillipi.html

 

 

 

Cada grupo apresentará o resultado de suas investigações por meio de um jornal falado. A elaboração de um pequeno vídeo feito por eles, utilizando seus aparelhos de telefonia móvel, poderá enriquecer o conteúdo. Além de entrevistas eles poderão fotografar o cotidiano da própria família ou da população local. As imagens e os vídeos deverão refletir o tema pesquisado.

Os alunos poderão entrevistar professores da escola, familiares, colegas, e especialistas da cidade sobre a temática que estão estudando. Para a realização das entrevistas terão que elaborar previamente as questões, fazer os contatos, marcar horários, entre outras ações que demandam estudo, organização, e cooperação entre os membros do grupo. Informações sobre a criação de vídeos com aparelhos celulares podem ser encontradas em http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-video/21027-dicas-para-fazer-um-filme-sensacional-com-a-camera-do-seu-celular-video-.htm  ou

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Para a apresentação do jornal falado, os alunos deverão indicar quem atuará como âncora, repórteres externos e entrevistados. Dessa forma, o conhecimento adquirido durante as investigações poderá ser formatado como notícia, dando uma outra conotação à comunicação. Essa forma de apresentação exercita a capacidade de síntese e a transposição da linguagem. Informações sobre a apresentação de um jornal falado podem ser encontradas em http://comofas.com.br/como-fazer-um-jornal-falado/ e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38846

Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.

Domínio de conteúdo

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Vídeos: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

Atividade 3

O encerramento da aula ocorrerá com duas atividades a serem realizadas pelos alunos: a) redação de um texto narrativo-dissertativo sintetizando o aprendizado adquirido; b) resolução de questões de vestibulares, ENEM, e concursos públicos referentes à temática pesquisada, selecionadas e apresentadas pelo professor.

O texto dissertativo constitui-se num valioso indicador da apreensão dos alunos sobre a temática em estudo. A partir de equívocos ou defasagens conceituais apresentadas o professor deverá retomar alguns aspectos, aproximando a turma dos objetivos propostos no início da aula.

As questões selecionadas constituem-se em oportunidade para revisão e fixação de conceitos, além do treino para os processos seletivos vindouros. A aplicação dessas questões pode atender a dois propósitos: 1) exercitar a cooperação entre os colegas. Nesse caso, a resolução deverá ocorrer em dupla ou em grupo; 2) possibilitar a aferição da aprendizagem. Nesse caso, a aplicação assemelha-se a uma avaliação simulada e a resolução deve ocorrer individualmente.

Recursos Complementares
Avaliação

O diálogo coloca-se como recurso mediador fundamental nas relações de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a participação dos alunos e o seu envolvimento na temática em estudo devem ser considerados pelo professor.

Em relação às apresentações dos alunos, o professor deverá considerar o conteúdo apresentado e as expressões de comunicação: fala, gestos, espontaneidade, interação, entre outras.

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