15/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Perceber as diferentes texturas trabalhadas em sala.
Desenvolver a criatividade e a imaginação nos momentos de criação artística.
Denominar as sensações que experiencia no contato com a argila.
Compreender o processo de transformação da argila.
Este plano é idealizado para um grupo de crianças de 2 a 3 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessária a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar de classe.
Espaço: Os espaços devem ser organizados com antecedência, buscando garantir as crianças segurança e aconchego; todos os momentos podem ser realizados na sala de referência do grupo, mas não impedem que os professores explorem os demais espaços da instituição, como o parque, solário ou hall amplo que possibilite a organização de diferentes espaços (cantos) em que farão as mediações necessárias a efetivação do plano.
1º Momento: Manuseando a argila pela primeira vez.
Materiais Necessários: Argila, plástico grande ou papel pardo, mesas e cadeiras adequadas ao número de crianças do grupo.
Para este momento, o professor deverá organizar um espaço na sala em que as crianças terão acesso a esse material. É indicado, para facilitar o trabalho da equipe de limpeza, que a mesa esteja com uma proteção para a sujeira, podendo ser um papel pardo ou outro suporte
Em seguida, o professor, dispondo das argilas sobre a mesa, convidará as crianças para participarem deste momento, auxiliando-as no processo de acomodação à mesa, e depois, desafiando-as a experimentar esse material, tocando, amassando, fazendo diversas formas, instigando a imaginação das crianças pequenas. Durante o manuseio deste material, o professor e auxiliar devem questionar as crianças sobre o que sentem na interação com a argila, bem como, nomear suas ações, descrevendo as características observadas como a temperatura da argila e sua consistência. Este é momento de instigar a imaginação dos pequenos questionando-lhes sobre o que estão criando e o que podem criar com esse material.
Observando a atenção que o grupo dedica a essa proposta, o professor deverá perceber como as crianças reagiram e combinar com elas a repetição desta atividade nos próximos dias.
.
Experiência com argila.
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
2º Momento: Vamos desenhar na argila.
Materiais Necessários: placas de madeira, argila, água, cadeiras e mesas.
No segundo dia de proposição, o professor deverá organizar uma placa de madeira com argila, na medida em que encontra um suporte adequado e organiza a argila de forma plana, em forma de barra, para que as crianças possam utilizar esse suporte para desenhar.
Neste sentido, o professor, ao receber as crianças, deverá organizar um espaço na sala de referência em que esse material estará disponibilizado durante o dia, e as convidará para experimentá-lo, instigando-as a experimentar a textura com os dedos, desenhar e sentir esse material e as sensações que ele provoca em nosso corpo. Em seguida, deve ser disponibilizados alguns materiais, tais como palitos de churrasco e de picolé, tampas de diversos tamanhos, para que o grupo possa utilizá-los na interação com a argila. O diálogo no desenrolar desta proposta é fundamental, tendo em vista que, na ação de conversar com a turma, os professores auxiliam na atribuição de sentido às produções das crianças.
Desenho na placa de argila
Imagem disponível em: http://artenomurondi.blogspot.com.br/
Acesso em: 07/08/2013
Momento de criação com Argila.
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Ana Laura Bedin
3ª Momento: A peça de argila depois de queimada.
Materiais Necessários: Obras de argilas queimadas ou imagens de esculturas de argila.
O ver, sentir e compreender o processo de transformação da argila, passando pela modelagem, bem como, o processo de queima da obra, é fundamental para a compreensão e ampliação dos conhecimentos das crianças sobre esta expressão artística e, neste sentido, o professor deverá organizar um momento de interação com as obras feitas com argila.
Obras em argila
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
Em roda, o professor deverá apresentar as obras (ou imagens) que levou, dizendo o nome delas e do artista que as criaram. Caso o professor encontre dificuldade em levar algumas esculturas para as crianças, uma opção que auxiliará na compreensão é o manuseio de panelas de barro. Ao manusear e ao ouvir a explicação acerca do modo de produção desses objetos, as crianças visualizarão o processo de transformação da argila. As crianças terão a possibilidade de tocar as obras, sentindo a diferença entre a argila em massa e a obra finalizada. É importante que o professor explique para as crianças como acontece essa transformação, ou seja, que depois de finalizar a modelagem, as obras são colocadas no fogo, com uma temperatura muito alta, adquirindo, desse modo, uma forma mais solidificada. Para facilitar esse momento de explicação, o professor pode utilizar um recurso multimídia e reproduzir o vídeo indicado nos recursos complementares, que auxiliará na conclusão deste plano.
Blog sobre a temática abordada:
http://artenomurondi.blogspot.com.br/
Vídeo sobre o processo de queima da argila:
http://www.youtube.com/watch?v=yW7DwldaLGU
Vídeo sobre uma escultura arte com base em argila:
http://www.youtube.com/watch?v=UtTH4gYkTHY
Reportagens e artigos sobre a temática:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/104/artigo240162-1.asp
Aulas do portal com temática semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37307
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50548
As observações e o registro tem papel fundamental para avaliação deste plano, já que é por meio destas ferramentas que o professor deverá perceber como as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala, neste caso, é importante observar como as crianças interagem com o material proposto, que sentidos atribuem no momento de criação e se e de forma compreendem o processo de confecção das "obras" em argila.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2014
Quatro estrelasGostei muito do planejamento da aula e devo aplicá-lo dentro em breve, pois como projeto de Arte estaremos trabalhando Mestre Vitalino com a fase II da Educação Infantil. Parabéns!!P