Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças de 0 a 3 anos: estimulando o olfato

 

15/08/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

•Conhecer e familiarizar-se com novos odores, apurando o olfato;

•Confeccionar sachês perfumados em parceria com o professor e os colegas.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 3 momentos, não necessariamente consecutivos, com durações variadas, entre 40 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

Essa proposta foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos, com o intuito da trabalhar os sentidos; principalmente o olfato. Essa aula também é interessante para propor a grupos que tenham como integrantes crianças com necessidades especiais (deficiência visual, paralisia cerebral), por proporcionar momentos de interação por meio de um dos sentidos: o olfato, que no caso das especificidades dessas crianças, é um importante canal de comunicação e de desenvolvimento.  

Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente

Materiais: 5 potinhos com tampas contendo os seguintes materiais: cravo da índia, canela em pau, café, alecrim e um algodão embebido em essência de baunilha.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Como essa atividade será proposta para crianças bem pequenas é fundamental que o professor organize previamente o espaço e os materiais que serão utilizados, a fim de que não haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a vivência efetiva da atividade pelas crianças.
Organize um espaço aconchegante, com tapete e almofadas, pode ser na sala, ou mesmo num espaço externo. Reúna as crianças e traga uma caixa contendo os 5 potinhos. Como os materiais que serão explorados pelas crianças, (algumas ainda bebês) são muito pequenos, é indispensável a presença de  2 ou mais adultos e a mediação do professor para que as crianças possam explorar o material de forma segura.
Depois de perguntas como: O que será que tem na caixa? Vamos descobrir? Abra a caixa e vá mostrando os potinhos para as crianças. Explique que são temperos para deixar a comida mais gostosa e cheirosa. Depois vá abrindo os potinhos e convidando as crianças a cheirarem o seu conteúdo. 

 

maria feijão  olfato

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

 

Segundo Momento: Fazendo sachês perfumados

Materiais: os potinhos contendo os temperos, 10 pedaços de tecido de 15cm de largura e de comprimento, cordão.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Reúna as crianças em uma mesa e as convide para mais uma vez sentir o cheiro delicioso dos temperos. Explique que agora os temperos vão ficar na sala, a disposição das crianças, para serem sentidos todas as vezes que tiverem vontade. Mas para isso é preciso embrulhá-los. Forneça então os pedacinhos de tecidos para que possam explorar, e depois vá fazendo os sachês e mostrando para as crianças que os perfumes ainda podem ser sentidos por meio do tecido.

olfato  olfato  olfato    

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

Terceiro Momento: Pendurando os sachês perfumados

Materiais: sachês e cordão.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Mas uma vez, reúna as crianças e as convide para pendurar os sachês. Escolha locais que achar interessante e conveniente e comece a pendurá-los, alguns na sala e outros em espaços coletivos. Estes devem ser pendurados numa distância em que um  não enrole no outro, e também numa altura onde as crianças possam alcançar. Deixe que mais uma vez as crianças sintam os perfumes, agora de forma mais autônoma, já que não oferecem riscos a sua segurança (engolir, enfiar no nariz). Provavelmente elas também vão gostar de balançá-los. Os sachês podem ficar pendurados durante alguns dias ou semanas, de acordo com o interesse das crianças. 

olfato  olfato

Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013

 

 




 

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777 Órgãos dos sentidos: Olfato

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38800 Você sabe o que são olfato e paladar?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21207  O olfato: Odores, sensações e descobertas

Essas são aulas relacionadas aos cinco sentidos.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor,  a avaliar se, e o quanto a criança  se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas. As crianças que ainda não sabiam cheirar, aprenderam a fazê-lo? Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (os sachês),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças.  Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.