15/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
•Conhecer e familiarizar-se com novos odores, apurando o olfato;
•Confeccionar sachês perfumados em parceria com o professor e os colegas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos, com o intuito da trabalhar os sentidos; principalmente o olfato. Essa aula também é interessante para propor a grupos que tenham como integrantes crianças com necessidades especiais (deficiência visual, paralisia cerebral), por proporcionar momentos de interação por meio de um dos sentidos: o olfato, que no caso das especificidades dessas crianças, é um importante canal de comunicação e de desenvolvimento.
Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente
Materiais: 5 potinhos com tampas contendo os seguintes materiais: cravo da índia, canela em pau, café, alecrim e um algodão embebido em essência de baunilha.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Como essa atividade será proposta para crianças bem pequenas é fundamental que o professor organize previamente o espaço e os materiais que serão utilizados, a fim de que não haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a vivência efetiva da atividade pelas crianças.
Organize um espaço aconchegante, com tapete e almofadas, pode ser na sala, ou mesmo num espaço externo. Reúna as crianças e traga uma caixa contendo os 5 potinhos. Como os materiais que serão explorados pelas crianças, (algumas ainda bebês) são muito pequenos, é indispensável a presença de 2 ou mais adultos e a mediação do professor para que as crianças possam explorar o material de forma segura.
Depois de perguntas como: O que será que tem na caixa? Vamos descobrir? Abra a caixa e vá mostrando os potinhos para as crianças. Explique que são temperos para deixar a comida mais gostosa e cheirosa. Depois vá abrindo os potinhos e convidando as crianças a cheirarem o seu conteúdo.
Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013
Segundo Momento: Fazendo sachês perfumados
Materiais: os potinhos contendo os temperos, 10 pedaços de tecido de 15cm de largura e de comprimento, cordão.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Reúna as crianças em uma mesa e as convide para mais uma vez sentir o cheiro delicioso dos temperos. Explique que agora os temperos vão ficar na sala, a disposição das crianças, para serem sentidos todas as vezes que tiverem vontade. Mas para isso é preciso embrulhá-los. Forneça então os pedacinhos de tecidos para que possam explorar, e depois vá fazendo os sachês e mostrando para as crianças que os perfumes ainda podem ser sentidos por meio do tecido.
Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013
Terceiro Momento: Pendurando os sachês perfumados
Materiais: sachês e cordão.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Mas uma vez, reúna as crianças e as convide para pendurar os sachês. Escolha locais que achar interessante e conveniente e comece a pendurá-los, alguns na sala e outros em espaços coletivos. Estes devem ser pendurados numa distância em que um não enrole no outro, e também numa altura onde as crianças possam alcançar. Deixe que mais uma vez as crianças sintam os perfumes, agora de forma mais autônoma, já que não oferecem riscos a sua segurança (engolir, enfiar no nariz). Provavelmente elas também vão gostar de balançá-los. Os sachês podem ficar pendurados durante alguns dias ou semanas, de acordo com o interesse das crianças.
Fonte:Fotos, arquivo institucional NDI 2013
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777 Órgãos dos sentidos: Olfato
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38800 Você sabe o que são olfato e paladar?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21207 O olfato: Odores, sensações e descobertas
Essas são aulas relacionadas aos cinco sentidos.
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor, a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas. As crianças que ainda não sabiam cheirar, aprenderam a fazê-lo? Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (os sachês), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!