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Contos sobre animais: ler e escrever para aprender

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir, ler, escrever e recontar contos de animais;
  • Localizar e inferir informações em contos de animais;
  • Refletir sobre a estrutura composicional de contos de animais
  • Conhecer, valorizar e ler contos de animais, compreendendo-os como histórias que vêm sendo transmitidas de geração em geração há muito tempo;
  • Desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à leitura;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de compreender e de localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que eles já tenham entrado em contato, mesmo que oralmente, com o gênero contos. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse: <http://pacto.mec.gov.br >. Acesso em: 26 de jul. 2013.

Essa aula tem como parâmetro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 06: LEITURA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA,  disponível no Sítio: “Letra viva- leitura também é coisa de criança” <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 26 de jul. 2013.

O vídeo “Leitura também é coisa de criança” trata da alfabetização e do letramento. Tem como foco a contribuição da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situações sociais. Sugerimos que antes de realizar as atividades que propomos você assista ao vídeo, o mesmo tem duração de 29 minutos. Por meio dele você terá oportunidade de verificar a importância de se trabalhar com a literatura literária. Além de poder pensar sobre a valorização da leitura e da escrita enquanto atividades fundamentais na formação intelectual do indivíduo. Acreditamos que cabe a nós educadores, a responsabilidade do importante papel de impulsionar o processo de gostar de ler. É preciso perguntar sobre nossos objetivos e estratégias, buscando, dessa forma, nosso melhor desempenho e também de nossos alunos, em relação à leitura.

Desenvolvemos as atividades lançando mão do conto de animais “A galinha ruiva”.

As atividades sugeridas neste planejamento terão como finalidade criar situações para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre a sequência narrativa, possibilitando a leitura e a escrita desse gênero.

É possível subdividir os contos populares em contos de: animais, encantamento, exemplos, religiosos, dentre outros. Conheça mais um pouco sobre o assunto acessando o sítio: “Recanto das Letras”. Disponível em:<http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 26 de jul. 2013.

Os alunos ouvem contos de animais desde muito pequenos e repetidas vezes, pois elas lhes causam fascínio. É comum terem sobre elas um bom nível de apropriação, seja no aspecto do conteúdo da história (sequência de fatos, personagens, cenários, dentre outros), seja em relação à linguagem, a qual é capaz de reproduzir, às vezes, de memória, ou ainda no que diz respeito à sua estrutura simples, o que talvez contribua para seu sucesso entre os alunos. Os contos de animais têm quase sempre uma estrutura simples e fixa. Essa estrutura pode ser explicada da seguinte maneira: 

  • A ordem existente é a situação inicial;
  • A ordem perturbada que é a situação de equilíbrio inicial sendo destruída, o que dá origem a uma série de aventuras que só é interrompida com o aparecimento de uma força apaziguadora;
  • É a ordem restabelecida.

A leitura, a reprodução e a produção de contos de animais favorecem a alfabetização, uma vez que se criam oportunidades, por exemplo, de registro de trechos, títulos e nomes dos personagens, de modo que os alunos especificam seus conhecimentos sobre o sistema alfabético, em um contexto significativo. Eles possibilitam também a leitura de memória e a identificação dos nomes dos personagens, despertando o interesse pela apropriação da leitura. Ao mesmo tempo torna possível uma aproximação do aluno com cenário, personagem, situação problema e desfecho. Assim, é importante que você chame a atenção para os aspectos discursivos desse gênero: tema, intencionalidade do texto, a quem se destina, em que contexto foi produzido e não apenas aspectos referentes ao cenário, personagens e situação problema.

Nos sítios a seguir você encontrará informações importantes sobre a Literatura Infantil enquanto elemento articulador entre a linguagem oral, escrita e imagética e, sobretudo, a vivência com a contação de histórias como instrumento da aquisição da leitura e da escrita.

Sítio: “Youtube: Literatura infantil: despertando o gosto pela leitura”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=CKQecFFHqQ8>.

Sítio: “Youtube: O conto popular” Disponível em: <http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3936>. Acessados em: 25 de jul. 2013.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOMotivando os alunos...

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 26 de jul. 2013. 

Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre contos populares. Você poderá se basear no diálogo abaixo.

  • Quando ouvimos as expressões: Era uma vez... Num reino muito distante daqui... Em que pensamos?
  • Logo pensamos: lá vem história. É isso mesmo? Vocês gostam de ouvir histórias? Em que momento?
  • Vocês conhecem alguém que conta histórias?
  • Se conhecerem, que histórias vocês já ouviram essa pessoa contar?
  • Quais personagens costumam aparecer nas histórias que vocês ouvem?    
  •  Como geralmente começam e terminam essas histórias?
  • Vocês sabiam que em algumas regiões do Brasil, as histórias contadas de boca em boca são chamadas de: causos, contos da Carochinha, histórias de trancoso e outros? (Para saberem mais sobre o termo “trancoso” acessem o sítio: “Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil” Disponível em: <http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/historia_de_trancoso.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2013.
  • Agora, observem as cenas abaixo.

Leitura e discussão de cena: dialogando  sobre contos de animais

Professor, para apresentar as imagens, você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma.

Contos de animais

Sítio: “Dreamstime” Disponível em: < http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-animais-dos-desenhos-animados-na-selva-image15646444>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Estabeleça um diálogo, indagando:

a- O que vocês estão vendo nessas cenas?

b- Vocês conhecem esses animais? Qual é o nome deles?

c- Vocês já ouviram ou leram alguma história em que as personagens são animais? Conte-nos alguma dessas histórias.

d- Leiam abaixo os títulos de contos e respondam:

Contos de animais

Fonte: Acervo da própria autora.

  • O que os contos acima parecem ter em comum?
  • Vocês conhecem algum deles?
  • Vamos conhecer um deles?

Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula. Ao responder seus questionamentos, chame a atenção dos alunos para o fato de os animais serem personagens nos contos, assumindo comportamentos próprios dos seres humanos.

Selecione uma das histórias e conte para a turma. Você poderá utilizar o Sítio: “Ler... é prazer”. Disponível em: <http://escolovar.org/lp3.htm>. (Acesso 27 de jul. 2013). Ao entrar na página é só clicar em: Histórias com animais e selecionar a história desejada. Se possível leia mais de uma versão da história. Explore os elementos presentes nas diferentes versões: cenário, cores e características de cada um.

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma. 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leitura de um conto de animais

Após a escolha do conto, levante as hipóteses dos alunos com base na leitura do título e, depois na observação das ilustrações da capa do livro, despertando o interesse deles para o texto. Pergunte-lhes se conhecem o conto e sabem por que ela recebeu esse nome; quais são os personagens, dentre outras questões. Em seguida, conte ou leia, por exemplo, o conto popular “A galinha Ruiva”.

A Galinha Ruiva

Um dia uma galinha ruiva encontrou um grão de trigo.
– Quem me ajuda a plantar este trigo? – perguntou aos seus amigos.
- Eu não – disse o cão.
- Eu não – disse o gato.
- Eu não – disse o porquinho.
- Eu não – disse o peru.
- Então eu planto sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez. Logo o trigo começou a brotar e as folhinhas, bem verdinhas, a despontar. O sol brilhou, a chuva caiu e o trigo cresceu e cresceu, até ficar bem alto e maduro.
- Quem me ajuda a colher o trigo? – perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não – disse o cão.
- Eu não – disse o gato.
- Eu não – disse o porquinho.
- Eu não – disse o peru.
- Então eu colho sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a debulhar o trigo? – perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não – disse o cão.
- Eu não – disse o gato.
- Eu não – disse o porquinho.
- Eu não – disse o peru.
- Então eu debulho sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez.
- Quem me ajuda a levar o trigo ao moinho? – perguntou a galinha aos seus amigos.
- Eu não – disse o cão.
- Eu não – disse o gato.
- Eu não – disse o porquinho.
- Eu não – disse o peru.
- Então eu levo sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez. Quando, mais tarde, voltou com a farinha, perguntou:
- Quem me ajuda a assar essa farinha?
- Eu não – disse o cão.
- Eu não – disse o gato.
- Eu não – disse o porquinho.
- Eu não – disse o peru.
- Então eu asso sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez. A galinha ruiva assou a farinha e com ela fez um lindo pão.
- Quem quer comer esse pão? – perguntou a galinha.
- Eu quero! – disse o cão.
- Eu quero! – disse o gato.
- Eu quero! – disse o porquinho
- Eu quero! – disse o peru.
- Isso é que não! Sou eu quem vai comer esse pão! – disse a galinha. – Cocoricó!
E foi isso mesmo que ela fez.

Fonte: Sítio “Atividade de professor”. Disponível em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Pergunte aos alunos se há alguma diferença entre a versão que conheciam e a versão que você leu. Peça que justifiquem sua/s resposta/s. Solicite-lhes que tragam, caso tenham, os livros ou informações sobre o conto para serem compartilhados com a turma.

Providencie a cópia impressa do texto, ou copie-o na lousa e peça que os alunos copiem.

Oriente-os que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de: ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Finalizada a sua leitura, organize um jogral.  Os alunos poderão decidir  quem lerá as falas: do narrador, da galinha, do gato, do cão, do porco e do peru. Dê um tempo para que a turma se organize, auxilie quando necessário. Depois, é só realizar a apresentação. (Professor, se você achar conveniente, faça o jogral com a turma toda. Você poderá, por exemplo, ter um narrador, e dois ou mais alunos representando a galinha, o gato... Ou então, fazer o jogral mais de uma vez, até que todos os alunos tenham participado.).

Para finalizar, peça que os alunos avaliem este momento: o que acharam, como se sentiram no momento em que estavam apresentando, como foi a participação de cada um. É importante que justifiquem suas respostas.

Professor, ressaltamos que de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quanto maior for a experiência de ouvir e ler textos, mais organizada será a produção de sentidos por parte do leitor. Conforme Brainer, Teles, Leal e Cavalcante (2012, p. 17.) “Em relação à leitura de textos, no primeiro ano do Ensino Fundamental, é muito importante a realização de leitura em voz alta pelo professor. Nestes casos, o professor assume o papel de ledor e, ao mesmo tempo, de mediador da discussão. Se forem realizadas escolhas de textos interessantes ao público infantil, a situação será lúdica. O professor, ao fazer uma leitura expressiva, empolgada do texto, motiva as crianças a participar da conversa e a desejar que outros textos sejam lidos. Assim, ressaltamos a importância dos textos literários, que ao longo da história da humanidade vêm encantando gerações. (BRAINER, Margareth, TELES, Rosinalda, LEAL, Tema Ferraz; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Que brincadeira é essa? E  a alfabetização? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ludicidade na sala de aula.  Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 14-21, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOFazendo leituras...

Professor, verifique se os alunos trouxeram algum livro ou outras informações sobre o conto “A galinha ruiva”. Em caso afirmativo, socialize os materiais. Procure fazer comparações com o texto lido na aula anterior, observe as semelhanças e as diferenças entre os mesmos. Mas, você também poderá ir à biblioteca e verificar se há alguma versão para a história e levar para sala de aula.

Logo após, proponha atividades de leitura de alguns textos ou de assistir vídeos do conto estudado. Leve a turma ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Para ler um texto:

Contos de animais

Sítio: “Escolovar.or” Disponível em:  <http://www.escolovar.org/outono_milho_galiruiva.htm>. Acesso em 27 de jul. 2013.

Para ouvir o conto:

Sítio: “Uol Mais” Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/jd9j06acbdc2/regina-duarte-audio-01-a-galinha-ruiva-0402396EE4B90346?types=A&>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Para assistir um vídeo:

Sítio: “Youtube: A Galinha Ruiva” Disponível em: < www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Há alguma semelhança e/ou diferenças entre as versões do conto? Quais? O que vocês pensam sobre o fato dos outros animais não ajudarem a galinha nas atividades de plantação, colheita e fabricação do produto? Qual a opinião de vocês sobre a galinha não dividir o produto fabricado por ela entre os outros animais?

Enfim, dialogue com a turma sobre as impressões causadas pelo conto, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão. Explore alguns valores que estão implícitos no conto: a falta de solidariedade entre os animais e o egoísmo. O importante é valorizar a ideia de cada aluno, mas buscando favorecer a reflexão e ir além do que está no texto, por meio de inferências.

Trabalho interdisciplinar

Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.

Geografia: paisagens naturais e construídas pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; formas de exploração dos trabalhadores do campo e da cidade; transformações dos espaços causadas por ações humanas; relações homem x natureza; problemas ambientais / soluções; o papel das tecnologias na sociedade.

História: debate sobre a importância das pessoas que trabalham no campo e nas cidades; profissões do campo e da cidade; atividades profissionais (campo – predomina agricultura, a pecuária, a silvicultura e outras atividades ligadas à exploração de alguns recursos naturais; cidades - atividades predominantes são: o comércio, os serviços, e a indústria); atividades (produção, comércio, prestação de serviços); grupos sociais; os tempos em diferentes espaços; ocupação e organização espacial através do tempo.

Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário). 

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito; unidades de medidas (massa, capacidade, temperatura, tempo).

Ciências: alimentação; vegetais; origem dos alimentos; atitudes de preservação do meio ambiente; avanços tecnológicos; ações do homem no ambiente; tipos de solos; animais domésticos; produção industrial (objetos e alimentos); matéria prima e transformação.

Informática: linguagem digital, criação de Blog, Quiz, PowerPoint, Wiki, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.

Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “a literatura também é repleta de informações acerca do mundo que nos cerca e também sobre as relações humanas. Neste sentido, propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 26 de jul. 2013.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Após a realização da atividade anterior, converse com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas como:

  • Onde se passa o conto?
  • Quem é a personagem principal? E os demais personagens, quem são?
  • O que a galinha plantou?
  • Que animais a galinha chamou para ajudá-la a plantar, colher e fazer o pão?
  • Quem ajudou a galinha fazer a plantação?
  • Por que os outros animais não se dispuseram ajudar a galinha?
  • O que a galinha fez depois que fabricou a farinha?

Após verificar se os alunos compreenderam o conto, discuta também com eles os elementos da fantasia presentes na história.

Fazendo dobradura

Professor, a partir do conto “A galinha ruiva” disponibilize um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar papéis. Pergunte se já fizeram alguma dobradura e se conhecem ou já ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos.

Explique que:

Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel).

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. (Para obter mais informações sobre origami, acesse o sítio: “Histórias para brincar”. Disponível em: <http://www.historiasparabrincar.com.br/brincar.htm>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Em seguida solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha que façam dobraduras de animais que aparecem no conto.

Solicite que os alunos sigam corretamente as instruções para construir a dobradura. Oriente sempre que necessário. (Aproveite para trabalhar texto instrucional, veja algumas sugestões apresentadas nas coleções de aulas do Portal do Professor, acesse o Sítio: "Portal do Professor" Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=562>. Acesso em: 28 de jul. 2013.

Para fazer a dobradura da galinha e do porco, acesse o Sítio: “Geração Mato Seco”. Disponível em:<http://geracaomatoseco.blogspot.com.br/2012/11/semana-da-alimentacao.html>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Contos de animais      Dobradura da galinha     Contos de animais  Dobradura do porco

Para fazer a dobradura da cabeça de um cachorro e de um gato, acesse o Sítio: “Tia Honey”. Disponível em: <http://tiahoney.blogspot.com.br/2013/05/dobraduras-e-arte-de-construir-formas.html>. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Contos de animais Dobradura da cabeça de  cachorro  Contos de animais Dobradura de gato

No Sítio: “Brincando com dobraduras” Disponível em: <http://sugestaodeatividades.blogspot.com.br/2012/04/brincando-com-dobraduras-fazenda.html>, você encontrará outras dobraduras de animais. Acesso em: 27 de jul. 2013.

Professor, verifique se em sua escola tem o livro de dobraduras circulares (MARTINS, Roberto. A galinha ruiva: dobraduras circulares. São Paulo: Paulus, 1999). Por meio dele é possível confeccionar dobraduras dos personagens do conto.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO Trabalho de campo

Para os alunos vivenciarem um pouco sobre os personagens do conto, seria interessante agendar um horário no zoológico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os hábitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras características.

Se não for possível visitar um zoológico, sugerimos que leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Acesse os sítios abaixo para visitar alguns zoológicos virtuais. Esses sítios são de zoológicos de algumas cidades do Brasil e contém várias informações sobre animais, bem como imagens. Caso não seja possível utilizar nenhum destes recursos, produza cartazes com animais e descreva algumas de suas características, isto poderá ser feito por você ou por seus alunos.

Contos de animais

Página inicial do museu virtual de São Paulo. Basta clicar no link: “Nossos animais” e escolher a espécie desejada.

Fonte: Sítio “São Paulo: zoológico". Disponível em: < http://www.zoologico.com.br/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

 

Contos de animais 

Página inicial do museu virtual de Sorocaba. Basta clicar no link: “faça um tour virtual no zoo através de fotos atualizadas” e escolher a espécie desejada.

Fonte: Sítio “Zoo Sorocaba”. Disponível em:  <http://zoo.sorocaba.sp.gov.br/mapa-zoo/mapa.html>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

 

Contos de animais 

Página inicial do museu virtual do Rio de Janeiro. Basta clicar no link “Animais” e escolher a espécie desejada.

Fonte: <http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo#>. Acesso em: 29 de jul. 2013.  

 

Contos de animais 

Página inicial do museu virtual de Salvador. Basta clicar no link: “O zzô- galeria- animais” e escolher a espécie desejada.

Fonte: <http://www.zoo.ba.gov.br/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

Observação: Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 28 de jul. 2013. Ressaltamos a importância de: solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo; estabelecer objetivos, roteiro e regras de convivência para o trabalho; registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual. Nestes registros é relevante que a turma registre o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

Outras possibilidades

Momento lúdico

Convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os animais. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir, por meio deles será possível acessar vários atividades lúdicas. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi possível aprender. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Jogos monte seu zoológico -  Sítio: “Discovery Kids”. Disponível em:  <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/monte-seu-zoologico/>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

Jogo virtual: Animal de estimação - Sítio: “Mania de jogos”. Disponível em: <http://www.maniadejogos.com/jogos/Virtual+Pet+Game>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

 Jogo virtual: Cenário fazenda - Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-cenario-fazenda.html>. Acesso em: 29 de jul. 2013.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOProdução de texto

Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.

Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.

Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre a flora brasileira, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint.

Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.

Leitura dos textos produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • Usou parágrafos;
  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Professor, lembre-se de planejar momentos para a leitura prazer, deleite, isto é “sem obrigação de ler”. Este tipo de leitura é um hábito que também deve ser conquistado, dia a dia. A inserção do momento da leitura deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertimos e distrairmos. O ambiente de leitura é, também, muito importante, seja na sala de aula, em casa, na biblioteca, à sombra de uma árvore.

Sugestão: Trabalho de campo: organize uma visita à biblioteca escolar ou em uma biblioteca pública (caso tenha em sua cidade). Para isso, faça o planejamento junto com os alunos: o objetivo do trabalho, o dia que faremos a visita, a solicitação da autorização dos pais para sairmos da escola, caso seja fora, o transporte que utilizaremos. Combine com a turma como proceder durante o trabalho de campo, e questões para a entrevista. Enfim, providencie o que for necessário e convide outra pessoa para acompanhá-la no dia agendado para a visita, poderá ser profissional da escola ou pais de seus alunos.  Explique como os livros são organizados em uma biblioteca. Solicite que a turma encontre nas diversas prateleiras, por exemplo, contos de encantamento. Instrua-os a conhecer alguns exemplares e depois selecionar um para que possa fazer a leitura. Importante: verifique as regras da biblioteca que você pretende visitar com os alunos. Geralmente, são algumas delas: ficar em silêncio, não colocar um livro fora de ordem, não devolver livros nas estantes, ter uma carteirinha para poder retirar livros, dentre outras. Agende uma entrevista com um profissional do setor. Após o trabalho promova um momento para dizerem o que acharam da atividade, o que aprenderam, qual foi o livro escolhido e se indica a leitura deste para os colegas. Registre este momento por meio de fotos ou filmagem.

 

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Histórias com animais”. Disponível em: <http://web.educom.pt/~pr1305/fabulas1.htm>. Acesso em: 28 de jul. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Alfabetização divertida”. Disponível em: <http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2013/07/atividades-sobre-historia-galinha-ruiva.html>. Acesso em: 28 de jul. 2013.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um conto de encantamento. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ouvir, ler, escrever e recontar contos de animais; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; reconhecer, valorizar e ler contos de animais, compreendendo-os como histórias que vêm sendo transmitidas de geração em geração há muito tempo; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos contos de animais; desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias.

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