Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como reconhecer um texto instrucional e a sua utilidade em nosso dia a dia?

 

24/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é o de fazer com que os alunos reconheçam a variedade de textos instrucionais que circulam em nosso meio e identifiquem as características desse gênero. As aulas selecionadas apresentam, em sua maioria, atividades práticas de confecção de materiais diversos. As aulas 1 e 2 apresentam as características gerais dos textos instrucionais por meios de textos comuns ao universo da criança: bula de remédio, brincadeiras, dobraduras. A aula 3 trata da leitura e análise de manuais de jogos e propõe a escrita de um manual. A aula 4 apresenta uma proposta de atividade por meio de uma receita culinária. As aulas de 5 a 8 trazem atividades diversas relacionadas ao texto instrucional (leitura, atividade em grupos, atividades no laboratório de informática, confecção de materias) e tratam também dos verbos no imperativo (predominantes no gênero). As aulas 9 e 10 tratam de brinquedos e brincadeiras e, por meio do texto instrucional, trazem atividades lúdicas e de experimentação que poderão permitir um aprendizado prazeroso aos alunos.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

gênero, texto instrucional, imperativo, brincadeiras, receitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Texto instrucional: para falar e escrever melhor

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir texto instrucional; Expressar ideias, conceitos e juízos a respeito do que lê; Dialogar e respeitar diferentes pontos de vista; Produzir um texto coletivo com sequência lógica, observando a escrita das palavras; Ampliar a capacidade de leitura e apreensão do significa...

19/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22922 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 TRABALHANDO COM TEXTO DE INSTRUÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância. Identificar as características de um texto instrucional. Desenvolver a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo. Desenvolver atitudes éticas e de col...

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9035 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 A linguagem dos manuais de jogos - Escrever para fazer

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Empreender pesquisa sobre os jogos indígenas existentes e registrar o conteúdo pesquisado. Usar, na produção de textos ou sequências injuntivas orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação...

05/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6606 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 Texto Instrucional para o preparo da culinária

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Compreender os usos e funções sociais da leitura e da escrita;   Aprender a utilizar o texto instrucional para preparar uma receita;   Identificar o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos.    Produzir pratos da culinária regional;   Registrar as re...

17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17544 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 O texto Instrucional – da leitura à escrita

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero.

14/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 55211 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Gênero: texto instrucional

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer as características desse gênero textual; identificar o uso de verbos no imperativo nesse gênero.  

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 54751 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Trabalhando texto instrucional: uma forma diferente de aprender

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 Compreender a estrutura de um texto instrucional;   Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;   Interpretar reportagens sobre receitas;  Participar da confecção de um livro de receitas da turma;   Compreender a característica informativa;   Realizar jogos eletrônicos por me...

20/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20487 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos. Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo. Ampliar o vocabulário.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7455 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 Literatura infantil e texto de instrução: como articular

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar diferentes nomes dados às pipas. Ler e verificar a compreensão do texto, através de atividades variadas. Dramatizar a história a partir de leitura oral. Reconhecer as especificidades de um texto instrucional. Confeccionar pipas a partir de um texto instrucional.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9388 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 BRINCADEIRAS ANTIGAS: CONTEXTUALIZANDO A LEITURA E A ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais; Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado; Utilizar o texto instrucional na elaboração de regras; Ampliar e enriquecer o vocabulário; Elaborar um Glossário a partir das descobertas; Ler com compreensão.

11/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 98598 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6138 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.