24/10/2011
O objetivo desta coleção é o de fazer com que os alunos reconheçam a variedade de textos instrucionais que circulam em nosso meio e identifiquem as características desse gênero. As aulas selecionadas apresentam, em sua maioria, atividades práticas de confecção de materiais diversos. As aulas 1 e 2 apresentam as características gerais dos textos instrucionais por meios de textos comuns ao universo da criança: bula de remédio, brincadeiras, dobraduras. A aula 3 trata da leitura e análise de manuais de jogos e propõe a escrita de um manual. A aula 4 apresenta uma proposta de atividade por meio de uma receita culinária. As aulas de 5 a 8 trazem atividades diversas relacionadas ao texto instrucional (leitura, atividade em grupos, atividades no laboratório de informática, confecção de materias) e tratam também dos verbos no imperativo (predominantes no gênero). As aulas 9 e 10 tratam de brinquedos e brincadeiras e, por meio do texto instrucional, trazem atividades lúdicas e de experimentação que poderão permitir um aprendizado prazeroso aos alunos.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
gênero, texto instrucional, imperativo, brincadeiras, receitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Texto instrucional: para falar e escrever melhor
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir texto instrucional; Expressar ideias, conceitos e juízos a respeito do que lê; Dialogar e respeitar diferentes pontos de vista; Produzir um texto coletivo com sequência lógica, observando a escrita das palavras; Ampliar a capacidade de leitura e apreensão do significa... 19/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22922 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
TRABALHANDO COM TEXTO DE INSTRUÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância. Identificar as características de um texto instrucional. Desenvolver a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo. Desenvolver atitudes éticas e de col... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9035 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
A linguagem dos manuais de jogos - Escrever para fazer
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Empreender pesquisa sobre os jogos indígenas existentes e registrar o conteúdo pesquisado. Usar, na produção de textos ou sequências injuntivas orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação... 05/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6606 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
Texto Instrucional para o preparo da culinária
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Compreender os usos e funções sociais da leitura e da escrita; Aprender a utilizar o texto instrucional para preparar uma receita; Identificar o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos. Produzir pratos da culinária regional; Registrar as re... 17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17544 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
O texto Instrucional – da leitura à escrita
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero. 14/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 55211 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Gênero: texto instrucional
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer as características desse gênero textual; identificar o uso de verbos no imperativo nesse gênero. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 54751 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Trabalhando texto instrucional: uma forma diferente de aprender
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a estrutura de um texto instrucional; Desenvolver o gosto pela leitura e escrita; Interpretar reportagens sobre receitas; Participar da confecção de um livro de receitas da turma; Compreender a característica informativa; Realizar jogos eletrônicos por me... 20/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20487 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos. Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo. Ampliar o vocabulário. 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7455 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
Literatura infantil e texto de instrução: como articular
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar diferentes nomes dados às pipas. Ler e verificar a compreensão do texto, através de atividades variadas. Dramatizar a história a partir de leitura oral. Reconhecer as especificidades de um texto instrucional. Confeccionar pipas a partir de um texto instrucional. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9388 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
BRINCADEIRAS ANTIGAS: CONTEXTUALIZANDO A LEITURA E A ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais; Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado; Utilizar o texto instrucional na elaboração de regras; Ampliar e enriquecer o vocabulário; Elaborar um Glossário a partir das descobertas; Ler com compreensão. 11/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 98598 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 6138 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!