Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUEM QUER EXPERIMENTAR A CUCA DA TIA NASTÁCIA?

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno de Educação Infantil terá acesso com essa proposta de atividade a um clássico da literatura infanto-juvenil, ampliando o repertório das crianças. A proposta de livro a ser trabalhado é o primeiro da coleção infantil do Monteiro Lobato "Reinações de Narizinho". A partir de trechos da história as crianças terão contato com o universo mágico do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", cujo repertório será apropriado nas brincadeiras e na imaginação dos nossos pequenos alunos. 
 
Objetivos da atividade:
 
* Ampliar o repertório cultural das crianças a partir da história "Reinações de Narizinho";
 
* Desenvolver o gosto por ouvir histórias;
 
* Estimular a imaginação das crianças;
 
* Ampliar o repertório de brincadeiras das crianças;
 
* Conhecer os personagens principais do clássico infantil com ênfase na Tia Nastácia;
 
* Preparar uma receita. 
Duração das atividades
Capítulo 1 e 2 de Reinações de Narizinho (30 minutos); Vídeo Reinações de Narizinho (30 minutos); Música da Tia Nastácia (30 minutos);Receita da cuca da Tia Nastácia e preparo da cuca de banana (1 hora); Degustação do bolo no lanche (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula não exige conhecimento prévio, mas é necessário que o professor organize o trabalho a ser desenvolvido. A primeira providencia é separar o material pedagógico, a saber: o livro Reinações de Narizinho, o DVD do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o CD com a música Tia Nastácia. Além disso, o professor deve planejar o espaço para cozinhar; providenciar os ingredientes para a cuca (sugere-se que se fracione os ingredientes entre as crianças, de forma com que todos contribuam).

Estratégias e recursos da aula
Materiais:
 
* Livro Reinações de Narizinho;
* DVD Sítio do Pica-pau Amarelo
* DVD Sítio do Pica-pau Amarelo; 
* Tigela para bolo;
* Forma;
* Xícaras;
* Colheres;
* Facas descartáveis para cortar as bananas com as crianças;
* Fogão;
* Ingredientes.
 
1º. Momento: Capítulo 1 e 2 do livro Reinações de Narizinho (30 minutos)
 
O livro do Monteiro Lobato "Reinações de Narizinho" é um livro bem grande e com poucas figuras, portanto, sugere-se que o professor conte a história em dias diferentes, de forma fracionada. Um ou dois capítulos ao dia. Para iniciar a atividade é importante que o professor organize uma roda e converse com as crianças explicando que a história não vai acabar naquele dia e que em cada dia as crianças saberão um segredo do sítio. No primeiro dia o Sítio e alguns personagens (Narizinho, Dona Benta e Tia Nastácia) devem ser apresentados para as crianças por intermédio da leitura do primeiro e segundo capítulos. Assim, o professor deve organizar as crianças em uma roda e começar a história. Quando terminar a leitura, o professor deve tentar resgatar com as crianças quem foram os personagens que apareceram e o que eles fazem no sítio dando destaque para a Tia Nastácia.
 
1
 
2º. Momento: Vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo (30 minutos)
 
No segundo momento o professor deve passar o vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo para as crianças. Esse vídeo poderá ampliar o repertório de imaginação das crianças e as deixará ainda mais próximas dos personagens.
 
2
 
 
3º. Momento: Música do Zeca pagodinho Tia Nastácia (30 minutos)
 
Nesse terceiro momento o professor deve disponibilizar a música Tia Nastácia do Zeca Pagodinho para as crianças. Pedindo para que eles prestem atenção na letra. A música servirá para contextualizar a receita que será preparada. É importante que os papeis sociais presentes na história e na letra da música sejam problematizados e ressignificados. Posto que a história foi escrita em um momento histórico que a escravidão era naturalizada.
 
Tia Nastácia
(Zeca Pagodinho)
 
"Lá lá laia laia laia...
 
Na hora que o sol se esconde
E o sono chega
O sinhozinho vai procurar
Hum...hum...hum...
A velha de colo quente
Que conta quadras 
que conta história para ninar
Hum...hum...hum...
 
Sinhá Nastácia que conta história
Sinhá Nastácia sabe agradar
Sinhá Nastácia que quando nina
Acaba por cochilar
Sinhá Nastácia vai murmurando
estória para ninar
 
Lá lá lá lá lá (Firma ai...)
Na hora que o sol se esconde
E o sono chega
O sinhozinho vai procurar
Hum...hum...hum...
A velha de colo quente
que conta quadras
que conta história para ninar
Hum...hum...hum...
 
Sinhá Nastácia que conta história
Sinhá Nastácia sabe agradar...
Ha...Ha."
 
 
4º. Momento - Receita e preparo da cuca de banana da Tia Nastácia (1 hora)
 
O professor deve organizar as crianças para a atividade apresentando na roda de conversas uma receita de cuca de banana supostamente enviada pela Tia Nastácia, que está feliz com o envolvimento das crianças com a história do Sítio do Pica-pau amarelo. O professor pode "encontrar" na sala e ler uma carta vinda com o vento que diz assim: Bom dia crianças, estou gostando muito de ver vocês conhecendo o nosso Sítio. Para ajudá-los a conhecê-lo melhor, envio a receita preferida da Narizinho para vocês! Cuca de banana! Depois dessa contextualização as crianças devem ser incentivadas a lavarem as mãos e a prenderem os cabelos. Depois os pequenos devem ser levados até o local em que a receita será preparada. A receita (ilustrada) deve estar em um local visível e cada um deles deve ter oportunidade de experimentar os ingredientes e colocar alguns deles no bolo. As crianças, no preparo dessa receita deverão ter a oportunidade de cortar as bananas com as facas descartáveis. É importante que as crianças acompanhem o passo a passo até que a cuca vá ao forno. Destaca-se a necessidade do professor atentar as crianças às mudanças químicas e físicas que vão ocorrendo durante a mistura dos ingredientes. Destacando que o fermento faz o bolo crescer, que o calor faz o bolo assar. Essa conversa fará com que as crianças assimilem alguns aspectos do processo de letramento, além de conhecer elementos culturais da nossa sociedade, assim como terão oportunidade de vivenciar experiências científicas com a matemática, a física e a química.
OBS: A receita sugerida pode ser substituída pelo professor, levando em conta as condições objetivas da Instituição de Educação Infantil.
 
3
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
4
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
5
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
6
Fonte: Acervo NDI 2013.
 
5º. Momento - Degustação da receita (30 minutos)
Quando a cuca estiver pronta, as crianças deverão degustar e aproveitar o resultado. O professor nesse momento deve resgatar que a receita veio do sítio e que uma resposta deve ser escrita à carta que chegou. Mas essa resposta fica para uma próxima aula....
Recursos Complementares
 
Monteiro Lobato - Meu amigo mais antigo. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14887
 
LOBATO, M. Reinações de Narizinho. Disponível em:  http://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2010/08/reinacoesdenarizinho.pdf
 
Sítio do Pica-Pau Amarelo - parte 1: Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=g_ExXMD6lN0
 
Sítio do Pica-Pau Amarelo - parte 2: Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=bqHXxV1BOiA
 
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças.  Ainda é necessário que cada professora converse com seu grupo de crianças para saber dele as impressões sobre a receita. As fotos e registros por escrito da atividade enriquecem a avaliação.
 
Durante o desenvolvimento das atividades propostas os professores poderão avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram da história e dos personagens, se compreenderam, de acordo com o que se espera para a faixa etária, os processos químicos que ocorreram durante a preparação da massa do bolo, se usaram os materiais disponibilizados com autonomia, se as atividades suscitaram o interesse do grupo, e, ainda, se as crianças demonstraram compreensão de quantidade e da receita registrada (escrita e desenhada).
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.