Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Medidinha Certa” na escola: qual é sua meta? – Parte 1

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre o próprio estilo de vida e de sua família a partir do conhecimento relativo aos perigos da má alimentação e do sedentarismo.

 

2. Propor soluções para os problemas/inadequações diagnosticadas sobre a alimentação e nível de atividade física individual e dos familiares, fora e na escola.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Noções sobre alimentação e prática de atividade física.

2. Noções sobre a construção textual e utilização da Língua Portuguesa.

3. Capacidade de interpretação, manipulação e relação entre informações, assim como enfrentamento de situações-problema.

Estratégias e recursos da aula

Material para a aula

Papel pardo

 

PRIMEIRO MOMENTO: Explicando a proposta de trabalho

 

Professor(a), pergunte aos alunos quem assistiu à série “Medidinha Certa”, exibida no Programa Fantástico, da Rede Globo. Faça a mediação de forma que sejam abordados os seguintes pontos:

1. Público participante do programa e suas características físicas.

2. Rotina das crianças antes da participação na série.

3. Objetivos do programa.

4. Mudanças de hábitos ocorridas ao longo da série.

5. Resultados do processo vivenciado pelas crianças e seus familiares.

6. Dicas ou curiosidades interessantes que assistiram ao longo dos quadros exibidos no Fantástico.

 

Registre em papel pardo cada um dos pontos abordados anteriormente. Esses cartazes de papel pardo serão acrescidos de novas informações ao longo das semanas, por grupos de trabalho.

 

Em seguida, explique aos alunos que a proposta de trabalho que ora se inicia, diz relação ao estilo de vida dos alunos da escola, mais especificamente sobre a alimentação e a prática de atividade física. E que, nesse sentido:

1. Os alunos assistirão à série do Fantástico como atividade norteadora do trabalho a ser realizado na escola, envolvendo o repensar sobre a alimentação e a responsabilidade da prática regular de atividade física.

Comentário: Nesse momento, o(a) professor(a) colará os seis papéis pardos na sala de aula, cada um com um dos “pontos abordados” na discussão inicial da aula. A proposta é continuar a preenchê-lo ao longo das semanas em que o(a) professor(a) exibir a série do Fantástico.

2. Os alunos conhecerão o próprio Índice de Massa Corporal (IMC) que servirá de parâmetro para avaliar a necessidade de uma reeducação alimentar, mudança de hábitos e acompanhamento profissional.

3. Os alunos auxiliarão no planejamento de um programa de atividades físicas lúdicas a serem oferecidas na própria escola.

4. Após a avaliação sobre alimentação e IMC, os alunos estabelecerão uma meta individual e para família, em caso de necessidade de mudança de hábitos.

 

SEGUNDO MOMENTO: Assistindo à série do Fantástico: “Medidinha Certa”

 

Professor(a), como atividade de estudo dirigido, antes de passar os vídeos, divida a turma em seis grupos. Ao longo das semanas, cada um deles ficará responsável pelo preenchimento de um dos cartazes de papel pardo mencionados anteriormente. Ao final da série do Fantástico, cada grupo se responsabilizará por uma apresentação em forma de seminário, Nesse sentido, recomenda-se que os alunos façam registros durante a exibição da série,

 

Em seguida, explique que a série do Fantástico é composta por dez programas que totalizam, aproximadamente, 1h15min. de duração. Nesta primeira aula, você pode exibir os três primeiros quadros, quais sejam:

1. Crianças aprendem a viver melhor com o Medidinha Certa (12h38min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/criancas-aprendem-a-viver-melhor-com-o-medidinha-certa/1884344/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

2. 'Medidinha Certa' mostra porque atividade física é mais cansativa para gordinhos (10h20nin.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/medidinha-certa-mostra-por-que-atividade-fisica-e-mais-cansativo-para-gordinhos/1894446/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

3. Mudança nos hábitos de vida envolve toda a família (08h28min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/mudanca-nos-habitos-de-vida-envolve-toda-a-familia/1915353/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

 

Comentário: Professor (a), não esqueça de destinar um espaço da aula para os grupos procederem os registros no papel pardo.

 

Professor(a),  ao final da aula converse com a turma sobre:

- as expectativas para assistirem ao restante da série;

- semelhanças entre os alunos da turma e os participantes;

- acompanhamento médico ou nutricional dos alunos;

- conhecimento sobre o estado físico do aluno em relação ao próprio corpo e o da família.

 

TERCEIRO MOMENTO: Leitura da atividade do papel pardo

 

Professor(a), como forma de revisão das atividades da aula anterior, solicite aos alunos que leiam os registros feitos, até então, nos cartazes de papel pardo. Caso necessário, faça complementações.

 

QUARTO MOMENTO: Assistindo à série do Fantástico: “Medidinha Certa” - continuação

Nesta segunda aula, você pode exibir os outros sete quadros. São eles:

 

4. Filho de Ronaldo Fenômeno ajuda crianças do Medidinha Certa (06h06min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/filho-de-ronaldo-fenomeno-ajuda-criancas-do-medidinha-certa/1925358/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

5. 'Medidinha Certa' mostra que videogame pode queimar calorias (06h17min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/medidinha-certa-mostra-que-videogame-pode-queimar-calorias/1935496/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

6. Fernanda Souza coloca participante do Medidinha Certa para dançar (03h18min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fernanda-souza-coloca-participante-do-medidinha-certa-para-dancar/1944272/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

7. Opções saudáveis podem deixar as festas infantis mais saborosas (06h24min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/opcoes-saudaveis-podem-deixar-as-festas-infantis-mais-saborosas/1956064/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

8. Leandro Hassum ajuda criança do Medidinha Certa a jogar futebol americano (05h33min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/leandro-hassum-ajuda-crianca-do-medidinha-certa-a-jogar-futebol-americano/1966328/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

9. Participantes do Medidinha Certa vivem os preparativos para o desafio final (05h53min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/participantes-do-medidinha-certa-vivem-os-preparativos-para-o-desafio-final/1997918/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

10. Participantes do "Medidinha Certa" cumprem desafios no final da série (10h43min.)

Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/participantes-do-medidinha-certa-cumprem-desafios-no-final-da-serie/2009772/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

 

Após a exibição dos vídeos, incentive os alunos a preencherem os cartazes em papel pardo e informe que, na próxima aula, todos os registros deverão estar finalizados.

 

QUINTO MOMENTO: Discussão e Reflexão sobre a série “Medidinha Certa”

 

A partir dos registros feitos no papel pardo, organize um seminário em que seis grupos de alunos da turma apresentem um resumo sobre a série assistida nas duas aulas anteriores.

Após o seminário, solicite aos alunos a construção de um texto reflexivo sobre a sua própria alimentação e o nível de atividade física semanal. Estabeleça uma parceria com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa na correção dessa atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula ou como tarefa de casa. A partir das falas, das perguntas, da produção escrita individual e coletiva, da análise e propostas de solução produzidas pelos alunos e mediadas pelo(a) professor(a), será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a alimentação e prática regular de atividade física. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maristela gonzalez barusso, Faculdades Adamantinenses Integradas , São Paulo - disse:
    maristelabarusso@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    Lembrando que a criança leva para casa aquilo que descobre ou constrói na escola a aula deve permitir que além dele o simples programa de TV vai promover questionamentos na familia e possibilitar otimizar aquilo que a princípio era entretenimento, além de ser uma modalidade de aula bem estimulante e dela proporcionar a discussão (oral ou escrita), a construção de idéias e a participação coletiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.